Últimas indefectivações

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Kipchoge, o pré-biónico

"Onde está o limite do ser humano? A pergunta fazia manchete no jornal desportivo espanhol Marca a propósito de novo recorde do mundo da maratona, batido no domingo pelo queniano Eliud Kipchoge, em Berlim: 2.02.19 horas, retirando 1.18 minutos à anterior melhor marca. O atleta de 33 anos entrou, directamente, no mesmo clube de Usain Bolt quando o Jamaicano bateu o recorde dos 200 metros (19,19s) dos Mundiais de Berlim (feliz a cidade que fica assim na história), em 2009, quando correu os primeiros 100 metros em curva em 9,92 segundos - o mesmo tempo que Carl Lewis fizera nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, nos... 100 metros. Duas corridas einsteinianas que desafiaram leis e criaram novos paradigmas. O desporto tem sido um espelho da evolução do Homem enquanto espécie nos últimos 20/30 anos. Há por aí muitos mais exemplos. A minha dúvida já não é saber se a barreira das duas horas na maratona vai cair; é saber quando. Será seguramente ainda antes de nos tornarmos todos biónicos.

Bruno Alves
Itália não é só Cristiano Ronaldo. Aos 36 anos continua titular no Parma, um clube renascido com Nevio Scala a presidente e Hernán Crespo a vice-presidente. Boas companhias.

Os críticos de Renato
Gozar com o fracasso de Renato Sanches no Bayern chegou a ser desporto nacional e revelador da mais doentia clubite. Terá ontem o internacional português convencido os críticos?

A rábula dos árbitros
um constante clima de tensão entre a Liga e FPF. A rábula do quem tem a culpa por não haver videoárbitro na Taça da Liga interessa a poucos mas influencia (e prejudica) muitos."

Fernando Urbano, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!