Últimas indefectivações

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Vermelhão: Bom jogo...


Benfica 4 - 1 AVS


Qualificação para a Meia-final, com o Estoril, com uma vitória folgada, numa partida com bom futebol, contra um adversário que ajudou ao espectáculo, com bons golos, e com o Benfica novamente a desperdiçar muitas oportunidades, principalmente na fase inicial do jogo...

Boa entrada na partida, com muitos remates, inclusive uma bomba à trave, mas numa perda de bola do Neves, uma transição rápida, e um grande golo para o AVS! Sabíamos que podíamos perder por um golo de diferença e mesmo assim seriamos o 1.º classificado deste grupo, mas muito sinceramente esse cenário, nunca pareceu perto de acontecer, tal a fluência ofensiva do Benfica... e antes do intervalo, já tínhamos efectuado a remontada!



O AVS nunca desistiu, pressionou sempre (com muitas faltas cínicas e duras...), mas após as substituições, os jogadores que entraram (Gouveia, Guedes e Cabral), queriam mostrar serviço ao treinador, e portanto a nossa intensidade ofensiva até aumentou... Chegámos aos 4, mas podiam ter sido mais... aquela paragem cerebral do Guedes merecia uma 'explicação'!!!



Estamos claramente mais 'oleados' ofensivamente, hoje voltámos a confirmar isso... Defensivamente, a cobertura no meio-campo, continua a falhar, e hoje, apesar do resultado, o Trubin voltou a ser obrigado a demonstrar 'trabalho'!



Pode parecer estranho uma equipa da II Liga criar tantos problemas ao Benfica, mas este plantel do AVS é uma plantel de I Liga! Estão ao mesmo nível das equipas do meio da tabela do nosso Tugão, isso é verdade para quase todas as equipas que lutam pela subida na II Liga!



Kokçu a subir de rendimento, no melhor período após a lesão; Aursnes continua a fazer assistências em todos os jogos; o Neves esteve mal no golo sofrido, mas voltou a fazer um excelente jogo; o Di Maria também está melhor fisicamente e mais integrado no coletivo; Gouveia com um grande golo na sua estreia a marcar na equipa principal, na Luz; o Cabral continua a saga de ver os adversários marcarem auto-golos, só para ele não receber a honra de ser o marcador!!!


Mini-férias de Natal, e antes o fim do ano, jornada do campeonato, na Luz, contra o Famalicão. Que no jogo da Taça, nos deu muito trabalho, e não vamos ter o Otamendi... A confiança está a voltar, as rotinas do 11 inicial estão mais oleadas, mas creio que hoje ficou provado, que o Gouveia e o Guedes podem dar outras soluções ao ataque do Benfica, principalmente no ataque da profundidade, algo que o Rafa e o João Mário, raramente fazem...



Gigantes...


Frankfurt 1 - 1 Benfica
Nycole((71')


Estamos a um pequeníssimo passo, de mais um momento para o Futebol feminino do Benfica (e português... diga-se!). A qualificação para os Quartos-de-final da Champions ainda não é 'oficial', matematicamente ainda não estamos lá, mas... mesmo com poupanças, dúvido que o Barcelona em casa, não vença esta equipa do Frankfurt! E se esse foi o caso, nós até poderemos perder na Suécia... onde também não será expectável que isso aconteça!!!

Hoje, foi um jogo de enorme capacidade de resistência! As Alemãs entraram muito forte; muita pressão; muito contacto físico; com a árbitra a permitir; durante muitos minutos, não conseguimos ter a bola no pé, algo que esta equipa não está habituada; tivemos que correr para trás muitas vezes; e tenho a certeza que no final da partida, as nossas jogadoras ficaram com várias marcas no corpo, tantos foram os 'atropelamentos'...

Após algumas oportunidades, o Frankfurt marcou... e a partir daí, conseguimos ter mais bola, as Alemãs baixaram um pouco a pressão, mas mesmo assim, raramente conseguíamos chegar à área... No 2.º tempo, entrámos melhor, a pressionar mais alto, com alguma eficácia, mas estava difícil criar oportunidades... A entrada do Nycole, ajudou, pois é provavelmente a nossa jogadora com mais 'caparro' para este tipo de jogo... E numa altura, onde o Frankfurt estava novamente a pressionar mais alto, conseguimos sair bem num ataque rápido... com a Lúcia a fazer um grande passe, a Kika a ter uma leitura perfeita do jogo, e a Nycole à ponta-de-lança a marcar...

Até ao fim, sofremos, e sofremos muito... com a Amado na relva, a Lúcia fez um penálti ingênuo, a já nos descontos, a nossa Alemã salvadora, voltou a defender um penálti decisivo! Talvez a melhor contratação do Benfica, dos últimos tempos: Pauels!!!!

Grande jogo da Christy, verdadeiramente gigante... Gasper e Faria bem, mas o golo do Nycole a defesa no penalty da Pauels, vão ser as 'fotos' deste jogo!

Eu já critiquei a Patão várias vezes, mas independentemente das nossas 'certezas absolutas', uma coisa mudou no Benfica: a mentalidade! Esta equipa joga sem medo, tem uma postura positiva de querer jogar, mesmo contra adversários teoricamente muito superiores... Algo que por exemplo, a Seleção nacional, não faz!!! Sem a Pauleta (a jogadora mais influente neste Benfica), hoje sem a Jéssica, novamente (a nossa principal desequilibradora), voltámos a demonstrar muita personalidade...

Agora, é festejar, recuperar, e no final de Janeiro, na Suécia, vencer o Rosengard, e fechar matematicamente a qualificação, sem ficar à espera do resultado de Barcelona!


Estamos na Final...

Marléne 2 - 12 Benfica

Goleada, e presença na Final confirmada!
Jogámos primeiro que o confronto entre o Burela e o Bitonto, portanto sabíamos que para garantir a Final, sem ficar dependente de terceiros, tínhamos que vencer por 8 ou mais golos! E no início a coisa pareceu complicada, o golo do empate das Holandeses assustou, mas com o passar dos minutos, e o cansaço a apoderar-se das pernas e das cabeças das nossas adversárias, os golos foram surgindo...

E ainda bem, porque mais tarde, na outra partida, as favoritas, as jogar em casa, acabaram por ser derrotadas pelas Italianas (Brasileiras...) do Bitonto, e assim, vamos ter uma Final, sem a equipa da casa!!!

Não será fácil, mas penso que o nosso tipo de jogo adapta-se melhor ao Bitonto. Na partida da 1.ª jornada, a Ana Catarina foi a MVP da partida, mas acabámos por vencer, com alguma 'segurança', apesar do 5x4 final (durante o jogo, a guarda-redes subiu várias vezes, mas essa situação não nos causou muitos desequilíbrios), nos ter causado muitos problemas... Eficácia no ataque, e solidárias na defesa, sem paragens cerebrais, é isso que é necessário...

Uma nota para a Raquel, que finalmente está a jogar ao seu melhor nível, talvez pela primeira vez, após a lesão!

Comunicado


"O Sport Lisboa e Benfica esclarece, em face da decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia, que a Superliga Europeia continua a não ser uma prioridade ou alternativa e que um crescente entendimento e forte cooperação entre a UEFA e a ECA são o modelo que melhor defende os valores, a tradição e os pergaminhos do futebol europeu.
Mesmo que a decisão hoje proferida colocasse um ponto final no monopólio da UEFA no que respeita à organização de competições – e se abrissem novos horizontes e desafios futuros –, há um pressuposto a salvaguardar: a permanência e defesa das Ligas internas e das competições nacionais."

Focados no apuramento


"A BNews de hoje destaca o jogo, no Estádio da Luz, com o AVS para a Taça da Liga e o embate da Liga dos Campeões de futebol no feminino na Alemanha.

1. Chegar à final four
Benfica e AVS jogam hoje na Luz, às 20h15, para decidir a passagem à final four da Taça da Liga. Roger Schmidt define o objetivo para a partida: "A abordagem é muito clara, já disputámos um jogo e a situação é simples: se vencermos, estamos qualificados para a final four da competição." Uma postura igual em todas as competições: "Sempre que iniciamos a participação numa prova, o nosso objetivo é alcançar finais ou sermos a melhor equipa. Vamos dar o máximo para isso."

2. A pensar em ganhar
As Inspiradoras defrontam, na Alemanha, o Eintracht Frankurt em partida a contar para a 4.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões (hoje às 17h45). Filipa Patão revela a ambição do grupo de trabalho: "Estamos com o grupo motivado para conseguir mais três pontos, não estamos a pensar qual é a história que pode ser feita ou não, estamos a pensar jogo a jogo. A estratégia passa por conseguirmos outra vitória."

3. Futsal feminino na Europa
O Benfica está no torneio Futsal Women's European Champions, considerado a Liga dos Campeões oficiosa. Depois do triunfo na 1.ª jornada da fase de grupos (4-3 com o Bitonto C5 Femminile, de Itália), as águias foram derrotadas pelo Pescados Rubén Burela, de Espanha, por 1-3. Hoje, às 17h00, há jogo com o FC Marlène, dos Países Baixos.

4. Outros resultados
Frente ao Piacenza, em Itália, na Liga dos Campeões de voleibol, predominou o equilíbrio, apesar do resultado, 3-0, para a equipa da casa. Na despedida da Basketball Champions League, derrota forasteira ante o Hapoel Jerusalém (97-68). No andebol, vitória por 36-23 frente ao Vitória de Guimarães. Os Sub-15 mantêm-se na liderança da Série C ao ganharem ao Barreirense por 2-1.

5. Visita especial
Foram 220 os jovens jogadores dos Centros de Formação e Treino do Benfica (Viseu, Vila Real, Braga, Faro, Aveiro e Leiria) presentes, ontem e anteontem, no Estádio da Luz e no Benfica Campus.

6. Protagonista
Formar mais nadadores de excelência e conquistar títulos são os objetivos. Ricardo Santos, treinador de natação do Clube, é o protagonista da semana.

7. Benfica solidário
Colaboradores do Clube das mais diversas áreas e funções uniram-se à Fundação Benfica e apadrinharam presentes de Natal para crianças e jovens mais necessitados."

Vitória merecida


"O Benfica, depois de uma semana difícil e da exagerada contestação a Roger Schmidt, enfrentava uma semana determinante para o seu futuro, na Europa do futebol e no campeonato nacional.
E não se podia ter saído melhor, com duas vitórias concludentes e merecidas. O jogo de Salzburgo pode ter sido mesmo um momento de viragem. Por ter conseguido uma vitória fora pelos necessários dois golos de diferença, o que nunca é fácil. Pela exibição e até pela reconciliação de um plantel que mostrou estar unido ganhando o apoio dos adeptos, sendo que o golo do quase proscrito Arthur Cabral, pelo gesto anterior, foi a melhor metáfora para essa união. Isto, depois do magnífico e artístico golo de Di María, de canto direto.
Já em Braga, para o campeonato, o Benfica reafirmou aquilo que poucos quiseram aceitar quando Schmidt, baseado no que via nos treinos, disse, eventualmente antes do tempo certo, que a equipa estava a melhorar, os índices de confiança a crescer. Demonstrando que o Benfica está na luta pela revalidação do título.
Neste jogo é de resto justo reconhecer duas coisas:
- Desde logo, que se tratou de um dos melhores jogos da nossa Liga, jogado por equipas ofensivas, ao nível de um jogo de Champions. Superior de resto ao clássico do dia seguinte, em que o Sporting derrotou, merecidamente, o Porto;
- Segundo, que no plano tático Schmidt superiorizou-se a Artur Jorge e que esteve aí parte do segredo da vitória do Benfica. O resto do segredo foi a qualidade do meio-campo encarnado, a eficácia de Tengstedt e, sobretudo, a exibição perfeita de Trubin a segurar o nulo na sua baliza."

Pequenez!

Aquela prenda no sapatinho de 20 Milhões 😏 É o Schmidt a perder o balneário...

Porto - factos e interpretações


"Ver nas expulsões no FC Porto um inimigo externo, ou aceitar razões mais racionais

Depois da derrota em Alvalade, dois dados estatísticos e factuais foram divulgados pelos meios oficiais e oficiosos do FC Porto. O primeiro sublinhava algo a que Sérgio Conceição já se tinha referido: nesta temporada, a sua equipa ainda não conseguiu chegar ao fim de um clássico com onze jogadores em campo. Indo ao pormenor, se juntarmos os dois jogos com o Benfica e o jogo com o Sporting, o FC Porto - assinala a comunicação portista - jogou duas horas e meia apenas com dez jogadores.
O outro facto divulgado é que à décima quarta jornada os jogadores do FC Porto já viram mais cartões vermelhos do que em toda a época passada.
Trata-se de uma comunicação útil e profissionalmente dirigida. Para o adepto portista, estes factos apresentados em cima da derrota com o Sporting desfocam as causas reais e remetem para a perceção de que o FC Porto estará a ser prejudicado pela arbitragem e que essa é a primeira razão pela qual, desde há muitos e muitos anos, o FC Porto perdeu dois clássicos consecutivos para o campeonato.
Porém, os factos podem ter, obviamente, outras interpretações, qualquer delas mais racional e provável. A primeira é que o FC Porto tem pior equipa, também tem, indiscutivelmente, menos qualidade competitiva e, por isso, os seus jogadores veem-se obrigados a recorrer mais vezes a faltas e a ações punitivas; segundo, porque não há jogos iguais nem, muito menos, clássicos iguais, e a verdade é que este ano o FC Porto já perdeu duas vezes com o Benfica e uma com o Sporting, o que se pode considerar um padrão de diferença em relação ao passado recente; em terceiro lugar, há que admitir também a hipótese dos árbitros, sobretudo com o apoio mais efetivo do VAR, estarem a ser menos complacentes, ou mais rigorosos para com os jogadores do FC Porto, que, como é próprio da sua cultura e personalidade, vivem com agressividade competitiva e paixão cada momento do jogo.
Evidentemente que a comunicação, saída em tempo útil, tem a intenção óbvia de se tornar diretamente disponível aos seus adeptos, deixando subjacente que o atual terceiro lugar do FC Porto não é de responsabilidade própria. Mas se a arbitragem estivesse verdadeiramente em causa sobre a legitimidade de qualquer expulsão sabe-se que a mensagem seria outra."

Sporting acima dos outros


"O Sporting é a melhor equipa do campeonato até agora, com larga vantagem ao nível do rendimento, maior que nos pontos, o que vale de pouco, mas deve ser assinalado. Com outro resultado no clássico da Luz frente ao Benfica, que esteve perto de acontecer não fosse, principalmente, a expulsão de Inácio, teríamos os leões bem lançados para o título. Só que não. E no futebol valem os pontos, pelo que a equipa de Rúben Amorim terá de demonstrar a cada semana que é melhor que as outras, se conseguir continuar a ser. Ontem, diante do FC Porto foi, claramente.
Bem pode Sérgio Conceição querer iludir-se, bem podem as análises insistir na apetência estratégica do treinador do FC Porto (que não é mentira, embora louvada em excesso), mas a equipa portista tem estado longe do rendimento exigível, perdeu todos os jogos em que não era favorita esta época e a superioridade do Sporting no clássico de ontem não pode sequer ser relacionada com a expulsão de Pepe. O Sporting foi sempre melhor, também enquanto houve onze contra onze e a exibição dos dragões nunca ultrapassou a barreira do sofrível. O FC Porto defendeu mal – com opção quase suicida nos homem-a-homem de Pepe com Gyokeres após os pontapés de baliza do Sporting –, perdeu muitas bolas em construção e muito poucas vezes foi efetivamente perigoso. Esteve muito perto de perder por mais.
O fator Gyokeres não pode ser menosprezado. O sueco foi um achado e Rúben Amorim passou a ter o que teimosamente andou a insistir que não lhe fazia falta: um ponta de lança a sério. E este é a sério em tudo: no impacto físico, na qualidade técnica para o perfil que tem, na velocidade para ser profundo, na frieza para finalizar, na entrega sem limite. É claramente o melhor jogador do campeonato até agora, falta saber se ainda cá estará após o réveillon, na linha do que aconteceu com Luís Díaz ou Enzo Fernández, em casas rivais e anos recentes. Com a CAN a levar Diomandé (em que central magnífico se transformou já o marfinense) e Geny Catamo (jogador de grande, já não há dúvida), o Sporting bem precisa de uma gestão cirúrgica em janeiro para não ver gorar de modo frustrante uma época que promete como poucas.
Já o Benfica teve uma ressurreição anímica em Salzburgo que parecia improvável e que o fez, por arrasto, chegar também à vitória em Braga. No confronto entre duas equipas que defendem com óbvias deficiências, não apenas de transição mas de organização defensiva propriamente dita, ganhou a que tem as melhores unidades no setor recuado, para mais assente num guarda-redes de topo e já muitos furos acima do anterior dono da baliza. Roger Schmidt esteve mal no processo de saída de Odysseas, mas mudou para muito melhor, e bem precisava. O Sporting de Braga é principalmente uma equipa de coragem, que nunca se entrega, mas faz de cada posse de bola um ataque, a menos que essa vertigem identitária seja temperada por homens de clarividência como Al Musrati ou Pizzi, que não jogaram. Houve João Moutinho, ainda em muito bom plano, mas não foi suficiente, porque falta alguma criatividade coletiva nos momentos com bola leva à repetição de gestos de ataque que os adversários vão percebendo. Água mole em pedra dura nem sempre fura. O Benfica podia ter resolvido o jogo antes e acabou por ser feliz, o Braga entrou mal mas bem podia ter chegado empate. Ainda assim, o jogo de Braga, somado ao do dia seguinte em Alvalade, ajuda à conclusão de que a liderança de fim de ano é justa. A equipa mais completa até agora é mesmo o Sporting, mas maio vem longe e aqui chegados, continua a haver quatro emblemas com autorização para sonhar. A qualidade pode melhorar, mas a competitividade está garantida."

M€ !!!


"❌ David Carmo - 20M€
❌ Iván Jaime - 10M€
❌ Alan Varela - 8M€
❌ Nico González - 8.4M€
❌ Gabriel Veron - 10,2M€
❌ Fran Navarro - 7M€
Sem email's fica mais difícil...🤔

#obenficaestáemcrise"

Pepe não esteve bem


"Este Sporting-FC Porto foi um bom jogo, mas Pepe foi o protagonista negativo. A sua expulsão aos 51 minutos, por uma atitude inadvertida sobre Matheus Reis deitou tudo a perder no FC Porto. É evidente que o jogador do Sporting foi provocador ao procurar obstaculizar que Pepe colocasse a bola em jogo.
Pepe com 40 anos, muito experiente não podia ter reagido daquela maneira: balançou o braço para trás e acertou no jogador.
O cartão vermelho mostrado pelo árbitro irritou Pepe, que se retirou aplaudindo o árbitro, todavia Pepe deveria ter ficado irritado com o seu comportamento que prejudicou o seu clube.
Eu aprecio Pepe e tenho- lhe feito rasgados elogios, mas, por vezes, passa-se e comete erros infantis e não consegue manter o sangue-frio no calor do jogo. A sua fama de duro, malicioso e agressivo fazem o resto.
Pepe tem que saber que no futebol actual, quem provoca nada acontece, quem reage paga as favas, nem que que seja de forma instintiva.
Matheus Reis tentou dificultar a reposição da bola em jogo, deveria ter levado amarelo. Pepe soltou o braço (reprovável pela experiência), atinge o adversário.
O VAR deveria verificar o teatro que o jogador do Sporting fez. Para mim, amarelo para os dois. Pepe teria que ser expulso, na mesma, por acumulação de cartões amarelos.
A saída de Pepe sentenciou o jogo que estava 1-0.
O avançado Gyökeres é um jogador a reter pela sua mobilidade e capacidade de finalização.
O Sporting com esta vitória é líder da Liga com um ponto de vantagem sobre o Benfica e três sobre o FC Porto. Está bem encaminhado para ser campeão, todavia, somente no fim é que saberemos.
No final do jogo, um pequeno burburinho, entre Sérgio Conceição e Hugo Viana, do corpo técnico de Rúben Amorim (diretor desportivo), mas prontamente sanado pelos intervenientes das duas equipas. Ao ver as imagens iniciais pensei que, o desaguisado era entre Sérgio Conceição e Rúben Amorim, felizmente enganei-me.
Resquícios de assuntos não resolvidos de outros jogos, nomeadamente no Dragão, mas evitou-se o conflito para bem do jogo e do futebol. Desta vez não houve conflito latente.
O FC Porto tem que aprender a perder, mesmo que só saiba vencer. É o seu ADN, contudo num jogo de futebol há perder, empatar e ganhar.
Neste jogo, o FC Porto pode queixar-se de si próprio."

Será o futebol português tão diferente do turco?


"O futebol acaba por ser “apenas” o expoente máximo de uma sociedade polarizada. Tolda pensamentos e desvanece noções cívicas básicas que, por tão básicas que são, muitas vezes esquecemos.

“Este acidente foi causado pelas decisões erradas do árbitro.” Estas foram as palavras de Faruk Koka, presidente do Ankaragücü, após a agressão ao árbitro Halil Umut Meler, na sequência do jogo da sua equipa diante o Rizespor, na passada semana.
Permitam-me corrigir: “Este acidente” – que, convenhamos, é uma expressão demasiado leve para retratar o que se passou na Turquia – foi causado pela falta de noção e de respeito que hoje invade o futebol e não pelas decisões erradas de um árbitro.
A verdade é que rapidamente o caso (e bem) se alastrou por todo o mundo e foi incontornavelmente contestado. Mas tudo o que tenho visto faz-me pensar se não somos demasiados hipócritas? Convenhamos que o que aconteceu na Turquia podia ter acontecido em Portugal.
Basta olharmos para a realidade do futebol em Portugal, onde adeptos invadem academias, arremessam copos aos treinadores (porque não gostam de uma substituição) ou intimidam candidatos à presidência. Não falando aqui do que, semana após semana, os árbitros sofrem, não só por parte dos adeptos, como também dos próprios clubes.
Isto porque não se trata apenas de atos pacóvios e até mesmo selvagens, mas também de uma ameaça clara a algo básico a que todos nós devemos ter direito: a nossa opinião e a nossa liberdade.
Não deixa de ser igualmente engraçado que isto tem sido algo transversal numa sociedade cada vez mais polarizada, onde ter uma opinião contrária é pecar… onde ser do Sporting é ser contra o Benfica (e vice-versa) e onde ser do Porto é destilar ódio por Lisboa.
O futebol acaba por ser “apenas” o expoente máximo de uma sociedade polarizada. Tolda pensamentos e desvanece noções cívicas básicas que, por tão básicas que são, muitas vezes esquecemos. Se outrora o futebol havia sido cura para muitos dos males da nossa sociedade, hoje talvez isso possa não passar de uma mera utopia.
Precisamos de agir, está na hora de sermos assertivos e, mais do que de uma mão pesada, precisamos que quem manda tenha paciência para educar uma população adulterada por aqueles que são os piores hábitos futebolísticos. E, aqui, palavras podem ser até bem mais eficientes que ações.
É preciso compreender que mais que a destruição da reputação de um grande clube de futebol, está a destruição do próprio futebol em Portugal. Momentos que mancham o panorama do desporto em Portugal e colocam em causa valores tão básicos da democracia.
A minha questão é só uma: até quando isto vai durar? Futebolisticamente falando, precisamos que os nossos melhores líderes apareçam, marquem presença e sejam uma voz ativa numa sociedade e num desporto onde urge uma rápida mudança na forma como age, comunica, e acima de tudo como pensa. Para tal, uma nota: o desporto só muda se as pessoas mudarem. Falo de um problema estrutural de uma sociedade que tarda em acordar para a realidade.
O que é que fizeram ao nosso futebol…"

Zero: Tema do Dia - Superliga vs UEFA: 6 min para perceber o conflito

A Verdade do Tadeia #2024/97 - Balanço de Natal e uma revolução

Terceiro Anel: Diário...

Zero: Saudade - S02E16 - E tu, onde estavas no México-86? O Mundial das nossas vidas

6, excerto...

Central, excerto...

Hora, excerto...