Últimas indefectivações

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Três pontos

"1. Três pontos tem o Sporting de avanço sobre o Benfica. Outros três o Benfica sobre o Futebol Clube do Porto. O Sporting venceu claramente um Nacional em crise de resultados e de confiança. Com uma arbitragem serena de Bruno Paixão, o que se assinala. A Liga ganha, assim, renovado e acrescido interesse. A partir dos resultados desta jornada nenhum dos três grandes pode perder pontos. E havendo já novo encontro entre eles, o Sporting-Benfica, no arranque de Março! Está em causa a conquista da Liga e a conquista do acesso directo à atractiva Liga dos Campeões. E os adeptos serão fundamentais. No apoio e na transmissão de confiança. Mesmo perante resultados não esperados. Que nunca inesperados!
2. Todos os clássicos são imprevisíveis. Já tive o privilégio de assistir no velho e novo Estádio da Luz ou no velho Estádio das Antas (mais) ou no Estádio do Dragão (menos) a muitos clássicos entre Benfica e Futebol Clube do Porto. Já sorri e já sofri. Já exultei e já me calei. Já fiz maldades no final de um jogo e já fui atingido com outras no final de outros. Já me entusiasmei e já fiquei, acompanhando, de joelhos. Já discuti o mérito e já assumi o demérito. E, aqui, importa aplaudir também a arbitragem de Artur Soares Dias. Mas nunca esqueço o meu saudoso e querido Artur Semedo quando, com a sua profunda voz bem rouca e o seu imenso benfiquismo, me dizia que «o nosso Benfica nunca perde; de vez em quando é que não ganha». E quando não ganha, por diferentes razões e outras justificações, exige, sempre, que nunca o abandonemos. Sem prejuízo da nossa opinião e, se for o caso, mesmo contra algumas correntes. E, assim, hoje, não estamos proibidos de chegar a outras conclusões que não sejam as já achadas por outros. Vamos lá então. 
3. José Peseiro ganhou na sexta-feira a Rui Vitória. Não mexeu no seu meio-campo e arriscou na defesa. Com o miúdo grande Chidozie. Mostrou a Brahimi que pode ser bem útil à equipa e menos efusivo nas chegadas ao banco após a decisão da substituição. E permitiu que Casillas fosse de novo, mencionado por boas intervenções. Foi-o no jogo e foi-o a seguir na imensa imprensa espanhola ou de língua castelhana. Basta olharmos para as páginas e os vídeos que lhe dedicam os diferentes jornais de Espanha, particularmente os desportivos. Mas Peseiro arriscou e ganhou. Sofreu, e muito, na primeira parte mas segurou o jogo na segunda. O FC Porto renasceu de repente. Sabia que não podia perder este jogo. E José Peseiro mostrou a muitos que duvidavam das suas capacidades, que sabe arriscar e estudar, em profundidade, os adversários. E mostrou que conhece bem este Benfica de Rui Vitória.
4. Rui Vitória não surpreendeu. Manteve as características do Benfica. De um Benfica que só conhecia, nos últimos jogos, vitórias robustas e uma eficácia impressionante em frente à baliza adversária. Eficácia que, na sexta-feira, foi bem diminuta face à diferença nos remates à baliza. Dezasseis para o Benfica e nove para o Futebol Clube do Porto. Ou seja, uma percentagem portista de eficácia superior a 22%! E perante a desvantagem no marcador este Benfica de Rui Vitória não ganhou no meio-campo e não ganhou Jonas para este jogo. E, assim, o Benfica, este Benfica em que acreditamos, sabe que não pode perder em Alvalade. É que, nos jogos entre os três grandes, só soma derrotas. E importa não ignorar, por todas as razões, este facto. Mesmo em época de transição. Sendo certo, e vamos a uma citação, e como escreveu Machado de Assis, «é muito melhor cair das nuvens que de um terceiro andar». E o Futebol Clube do Porto mantém o terceiro lugar na nossa Liga. Como Rui Vitória continua - e continuará - a ser o treinador em que cada benfiquista acredita para nos levar ao tri e mais longe nesta edição da Liga dos Campeões. E já terça-feira, e de novo na Luz, acredito que vamos regressar às vitórias e frente a um Zenit que, por diferentes e notórias razões, conhece bem este Benfica.
5. Casillas foi imenso na baliza do Futebol Clube do Porto. Defendeu os remates dos jogadores do Benfica e defendeu os cortes defeituosos dos seus colegas de equipa. Mostrou que continua a ser um grande guarda-redes. Redimiu-se na sexta-feira de alguns erros - graves - cometidos em outros jogos. A partir da Luz voltou a ser bestial. Um amigo meu dizia-me que fez defesas monstruosas. Aceitemos duas delas, em particular aquela a um remate de Martins Indi. O que me irritou é que guardou os momentos de excelência para o jogo contra o Benfica. E o que sei é que o seu querido Filho já pode, em próximo Carnaval, voltar a mascarar-se com um leão! Desde que um dos próximos jogos não seja contra o meu Benfica!
6. Renato Sanches mostrou, uma vez mais, o seu valor. Mesmo que com momentos de menos fulgor. Chidozie não tremeu e logo na estreia num clássico complexo para a sua equipa. O que significa que a aposta calculada na juventude é uma aposta certa! E neste encontro participaram oito jogadores portugueses. Quatro em cada equipa. A combinação da juventude com a experiência também se sentiu no bem tratado relvado da Luz. Em diferentes momentos. Onde houve fervor, uma coreografia que se saúda efusivamente e o reconhecimento, no final, que pode haver rivalidade com respeito e real desportivismo. Os abraços no final, entre muitos outros, entre Casillas e Júlio César e entre Renato Sanches e Rúben Neves fazem bem ao futebol, a esta Liga, ao sentimento entre o eu e o tu. Que leva ao nós. E são imagens que a Liga NOS poderia utilizar e replicar! São imagens que valem muitos três pontos. Muitos mesmo!
PS - Um abraço a Octávio Machado. Forte!"

Fernando Seara, in A Bola

PS: Fernando Seara um autêntico Mestre na arte de escrever muito e não se comprometer com nenhuma opinião potencialmente divisória... uma autêntica aula do politicamente correcto!!!

Injúria ou falta de urbanidade?

"1. Recentemente foi publicada uma das primeiras decisões do Tribunal Arbitral do Desporto, o que se saúda pois as mesmas, de acordo com a lei, só são públicas - e passíveis de serem escrutinadas - se as partes o autorizarem. O Processo nº 3/2015 encontra-se disponível, na íntegra, na página do TAD (http://www.tribunalarbitraldesporto.pt/).
2. Entre outras questões que se colocaram ao TAD, dir-se-ia que a principal prende-se com considerar injúria ou somente quebra de um dever de urbanidade, o facto de alguém dirigir-se a outra pessoa, quando esta se afastava do lugar, e afirmar: «vai para o cara...», «vai para a co.. da tua mãe». Adite-se, o que surge como dado relevante a considerar, que a pessoa que «recebeu tais vernáculos» (para usar expressão do TAD), não se mostrou minimamente incomodada, rejeitando aliás que tais expressões lhe tenham sido dirigidas.
3. Foi este subjectivismo que levou o TAD a não considerar injuriosos os mencionados ditos: indecorosos, eticamente censuráveis, mas não rigorosamente injuriosos.
4. Este entendimento fez toda a diferença quanto à qualificação da infracção e à sanção aplicar: de uma suspensão e multa, passou-se para apenas uma multa e no montante mínimo.
5. A verdade é que se encontram decisões dos tribunais superiores que se bastam por uma resposta objectiva, embora ponderada como circunstancialismo existente, mas que partem do princípio de que a injúria, para que «exista» não necessitar que as expressões atinjam efectivamente a honra e consideração da pessoa visada, produzindo um dano de resultado, bastando a susceptibilidade dessas expressões para ofender."

José Manuel Meirim, in A Bola

Ser árbitro no TAD

"Agora que se conhecem as primeiras decisões do TAD, surge o interesse sobre o estatuto dos juízes árbitros que compõem os 'colégios arbitrais' e que estão disponíveis para serem indicados pelas partes litigantes e escolhidos como presidentes desses colégios pelos árbitros aceitantes do encargo. Depois da tomada de posse, neles se afigura, de acordo com a lei uma veste particularmente exigente para o exercício das funções, considerando em particular as suas posições e relações fora do TAD. Sublinhemos alguns pontos.
1. Um árbitro do TAD é designado por um período de quatro anos, renovável por igual período.
2. Ser árbitro do TAD implica que não se pode ser advogado em processos tramitados no TAD.
3. Nenhum árbitro pode exercer em concreto se tiver interesses pessoais ou económicos nos resultados do litígio, estando sujeito ao mesmo regime geral de impedimentos e suspeições dos magistrados judiciais, assim como aos impedimentos específicos de ter tido intervenção no litígio (em qualquer qualidade) e ter vínculo (nomeadamente profissional) com qualquer das partes. Essas circunstâncias, que se entende serem causa de afetação da sua independência e imparcialidade, poderão levar à sua recusa pelas partes, num procedimento que poderá ter no Presidente do TAD a última palavra.
4. Um árbitro indicado num processo tem de aceitar a indicação para assumir o encargo. Se tiver aceite, só terá escusa legítima para não exercer se houver causa ulterior que impossibilite a função, sob pena de responsabilidade.
5. Impende sobre os juízes árbitros um dever permanente de revelação de circunstâncias que perturbem a sua independência e imparcialidade no decurso dos processos.
6. Um árbitro designado para o elenco do TAD não é inamovível. O seu desempenho está sob vigilância do Conselho de Arbitragem Desportiva do TAD, quanto a fatores e comportamentos (externos ou internos) que (entendo eu) possam comprometer o exercício independente, imparcial, credível, diligente e reservado da jurisdição do TAD. A lei exemplifica com a "recusa do exercício de funções" (o encargo de juiz árbitro está dependente de aceitação) e a "incapacidade permanente para esse exercício". Se o CAD estiver perante alguma dessas razões, tem o poder de excluir tais árbitros do TAD e substituí-los nos termos da sua escolha originária. São 40 os árbitros inscritos na lista do TAD. Com uma responsabilidade especial e submissão a um escrutínio que - será importante que o realizem - deve ser o garante da nova entidade."

Prevísivel

Benfica 68 -69 Corruptos
14-13, 17-15, 15-19, 22-22

Pode parecer estranho criticar tanto, uma secção que nos tem dado tantos títulos, mas esta derrota é muito difícil de aceitar... mesmo que tenha sido numa Taça da Liga!

Primeiro porque era totalmente previsível tendo em conta a forma como a equipa tem jogado. E as lesões do Radic ou do Andrade... ou de outro qualquer não podem ser desculpa.
Segundo continuamos a demonstrar uma anarquia ofensiva inquietante, temos uma estrela que anda a maior parte do jogo ausente, e o Wilson que tem realmente muita vontade, mas não pode lançar de qualquer maneira, com percentagens tão baixas!!! Sendo completamente incompreensível como é que o Lonkovic não joga 1 segundo, com o Wilson a lançar tão mal...!!!
O Benfica tem plantel para estar a ganhar aos Corruptos, ao intervalo por mais de 10 pontos, em todos os jogos... Deixar 'pastelar' o jogo, dá nisto...
Sendo que este é o terceiro confronto directo da época, onde ganhámos 1, com um milagre, e perdemos 2... portanto ninguém se pode queixar de ter sido surpreendido.

O jogo foi quase sempre mal jogado, pelas duas equipas, quase sempre com o Benfica em vantagem curta. Mas a entrada do 4.º período foi desastrosa, os Corruptos ganharam uma vantagem grande, nós em desespero ainda aproximámos, mas não conseguimos dar a volta...

Uma coisa é perder quando os outros são melhores, outra coisa é perder, porque nós não fizemos tudo para ganhar... Exige-se competência. É fácil ganhar títulos, quando as diferenças dos plantéis são gigantescas... agora, que a diferença é menor (e mesmo assim, é grande...), não temos margem para brincadeiras...

PS1: Foi preciso o Benfica perder uma Final nas modalidades, para ver tanta festa na PorkosTV!!! Continuo sem deslumbrar qualquer alteração à linha editorial das PrkosTV, nem ao rol de funcionários... Isto a poucos meses dos jogos da Luz voltarem à PorkosTV.

PS2: Para compensar a tristeza do Basket, só mesmo os 'Benfiquistas' do Hóquei de Turquel (sim, a maior parte são Benfiquistas) que derrotaram hoje os Corruptos por 8-5!!! O Benfica tem 10 pontos de vantagem... Matematicamente, precisamos de 7 vitórias, temos 5 jogos em casa, até podemos facilitar em alguns dos jogos fora... Para mim, só em Barcelos e no Porcão é que vamos sentir dificuldades, de resto...
Ontem no Barracão do Livramento, o Torra ainda assustou... pensou-se que teria partido o braço, mas afinal foi só um susto, nada de grave... e o João Rodrigues está quase de regresso.

Benfiquismo (XIV)

4.º anel !!!

Redirectas XXX - Best Fans of Europe

Somos ou não somos os melhores adeptos da Europa? Lá no site do Eurosport parece que os lagartos são melhores. Estamos em terceiro com 44 mil votos. Os segundos são o Spartak de Moscovo com 47 mil votos e os lagartos estão em primeiro com 100 mil votos.
Vamos lá malta. Embora votar. Para votarem mais do que uma vez usem browsers diferentes e limpem o cache.
Partilhem no facebook e divulguem nos blogues benfiquistas. A votação termina segunda-feira.