Últimas indefectivações

domingo, 4 de junho de 2017

Bicampeões Iniciados

Benfica 3 - 1 Sporting

Soares; Matos, Araújo, Brito, Montoia; Fanana, Ronaldo, Cruz (Araújo, 49'), Pereira; Bernardo, Silva

Aconteceu o esperado: 9 jogos, 9 vitórias, 33 golos marcados, 5 sofridos, só nesta Fase Final... e ainda falta uma jornada, para somar mais alguns golos!!!

Muito superiores a todos os adversários, e até ficou a ideia que podíamos ter jogado com alguns jogadores que 'baixaram' dos Juvenis B para esta Fase Final...!!!

Já o escrevi na crónica do jogo dos Juvenis de hoje: até aos Iniciados o Benfica tem dominado, este é o 6.º título em 9 anos!!! Nos Juvenis, os melhores jogadores vão seguramente 'subir' para os Juniores, e será muito mais complicado vencer o Campeonato! Por exemplo, para o ano, o Umaro (se ficar!!!) apesar de ter idade de Juvenil irá jogar nos Juniores quase de certeza... mesmo o Jair (se ficar!!!) poderá fazer o mesmo percurso... Friamente, é a melhor opção... mas nunca é agradável perder títulos, para adversários potencialmente mais fracos...!!!

Esta geração tem vários jogadores acima da média, o Brito, o Ronaldo (vamos ver como cresce fisicamente), o Fábio, o Cruz, o Henrique... entre outros, têm tudo para 'triunfar'!!!

Só mais uma !!!

Corruptos 81 - 83 Benfica
(0-2)
23-23, 20-16, 14-16, 24-28

Mais uma vitória, com um reviravolta nos últimos segundos, com muita azia do outro lado... apesar de vários 'empurrões' dados pelos apitadeiros!!!
Hoje, os Triplos não 'entraram' com a facilidade habitual e o jogo tornou-se mais complicado, e fomos obrigados a fazer aquilo que não estamos habituados: a jogar 'dentro' e até ganhámos a luta dos ressaltos!!!
Mesmo assim continuamos a fazer muitos turnovers, felizmente os Corruptos não ficaram atrás neste aspecto!!!

Temos 3 jogos, para ganhar 1 !!! Mas desenganem-se aqueles que pensam que está ganho... Entrar a 'matar' no jogo 3 na Luz, e não dar esperança ao adversário é aquilo que se pede!!!

Um Domingo no Benfica !!!

Vários notas de destaque nas modalidades do Benfica este Domingo:
- No Hóquei em Patins, as nossas meninas juntaram a Taça de Portugal ao Campeonato, mantendo a hegemonia total na modalidade em Portugal...
- Na Canoagem, a Joana Vasconcelos, fazendo dupla com a Francisca Laia, ganhou a medalha de Ouro, no K2 200m, na Taça do Mundo, de Belgrado... A Teresa Portela, ficou em 9.ª na Final do K1 200m.
- Bom resultado do nosso jovem Judoca João Martinho, no Open Europeu de Bucareste, com um 3.º lugar, na categoria de -81 Kg.
- Nos Stades, a Marta Pen, bateu o seu recorde pessoal nos 1500m, com 4m 5s 71,e conseguiu ao mesmo tempo os mínimos para o Campeonato do Mundo de Atletismo, que se vão disputar este Verão em Londres.
- Destaque também para a nossa equipa de Juniores do Andebol, que hoje se sagraram Bicampeões Nacionais, mantendo assim a tendência dos últimos anos, onde o Benfica tem conquistado vários títulos na formação no Andebol...

Juvenis - 7.ª jornada - Fase Final

Corruptos 2 - 1 Benfica


É sempre frustrante perder um jogo nos últimos instantes, ainda por cima quando somos claramente melhores! O campeonato agora está muito complicado, dependemos de terceiros (depois do roubo com os Lagartos)...

Nas últimas épocas, o Benfica tem quase sempre dominado nos Iniciados, mas depois com a política de promoção dos melhores jogadores aos escalões de 'cima', acabamos por ter mais dificuldade nos Juvenis e Juniores... Este ano, nos Juvenis, tivemos algumas lesões e as Selecções a meio da Fase Final, também não ajudaram...
Mas mesmo assim, podíamos ter feito mais...

Agora, não esquecer que o mais importante é o desenvolvimento individual de cada jogador, e nesta equipa temos vários jogadores com grande potencial... o problema vai ser mesmo 'segurar-los' no plantel... para o ano!!!

Benfiquismo (CDLXXXIX)

Menino...!!!

'Comandante' !!!

«(...)
«Lutei por melhorar naquilo em que ainda sou mais fraco»
- Ganhou ontem (domingo) a Taça de Portugal. É mais fácil dormir após outra grande conquista ou após uma derrota?
- É difícil  dormir nas duas maneiras. Eu por acaso tenho dificuldade em dormir depois dos jogos, mas é sempre melhor dormir com o sabor de uma vitória. Esta época acabei por dormir melhor do que noutras épocas.

- Já cansa ganhar?
- Ganhar nunca cansa. A rotina e o ADN do Benfica é ganhar todos os títulos que disputa. Ontem foi mais uma vitória muito importante para nós, jogadores, para o Benfica em geral porque conquistar uma Taça de Portugal é sempre um momento significativo na carreira de um jogador, mas também para toda a massa associativa. O Jamor é a festa do futebol, a festa do povo. Foi uma vitória que deixou todos os benfiquistas felizes.

- Estão a habituar mal os adeptos?
- Não porque o ADN do Benfica é ganhar. Desde a pré-época que nós, jogadores, trabalhamos para conquistar títulos e as pessoas têm é de estar habituadas a festejar e a celebrar os títulos do Benfica. As conquistas e os títulos é o culminar de 10/11 meses de muito trabalho e muito sacrifício, de muitos momentos bons e de alguns maus.

- Mas acabaram de ganhar o tetra e os adeptos começaram logo a pedir o penta. Como é que os jogadores interpretam isso?
- Os benfiquistas já estão tão habituados a ganhar que isso faz com que os adeptos sejam tão exigentes e queiram sempre mais. A conquista do tetra foi histórica para nós, jogadores, e para todo o Benfica. Os adeptos, como bons benfiquistas que são, querem sempre mais. No pensamento deles já está o penta, mas nós, jogadores, queremos é desfrutar do tetra e da Taça de Portugal e só depois a partir da pré-época pensaremos no objectivo que se seguirá.

-  O Benfica é o maior candidato ao título da próxima temporada?
- É sempre candidato. O Benfica está habituado a ganhar, mas o FC Porto e o Sporting também serão candidatos. Mas o mais importante é desfrutarmos deste título, que foi histórico. É saborear e reflectir sobre a história que acabámos por marcar neste grande clube e acho que estamos todos de parabéns.

- O recente reatar de relações entre FC Porto e Sporting que é visto por alguns como uma aliança vai dificultar a vida do Benfica? A concorrência estará mais forte?
- Está forte e sempre esteve. Na época anterior estivemos na luta com o Sporting, foi uma luta muito grande que conseguimos vencer. Este ano tivemos, primeiro com os dois, e mais para a frente com o FC Porto, uma luta muito complicada. É normal que ano após ano os nossos rivais se reforcem mais, ara tentarem acabar com a hegemonia do Benfica, e todos temos a perfeita noção de que o início da próxima época será complicado como são todos porque temos os nossos rivais com muita vontade de vencer. Mas deste lado estará uma equipa e jogadores com muita vontade de ganhar e dar alegrias aos adeptos.

- O que dirá a história sobre o seu papel no tetra?
- Não sei. Acho que não tive tempo para pensar nisso. O que sei é que não só o Pizzi como todos os que estiveram envolvidos neste título ficaram na história do Benfica. Foi um título inédito, fomos os primeiros a conquistar um tetra, ficará marcado na história. O que mais quero e ambiciono é daqui a uns anos dizer aos meus filhos e netos que fui tetracampeão pelo Benfica e acho que isso é a minha alegria pessoal e realização pessoal. Ficará marcado na minha vida.

- O Benfica tem sempre o mesmo motorista que leva a equipa para todo o lado, de autocarro. Você é o motorista da equipa?
- Sou o jogador que mais tempo tem a bola durante o jogo, sou o primeiro organizador de jogo da equipa, mas não me sinto o motorista. Sou apenas mais um que trabalha todos os dias para tentar levar o Benfica a ganhar jogos. Sei que tive importância na conquista do tetra mas há que realçar o trabalho de toda a equipa, de toda a estrutura, de todo o staff.

«Tento limitar os excessos»
- Sabe quantos jogos fez esta época?
- Por acaso sei porque me disseram isso há bocado. Fiz 52 , não é? É uma marca óptima para um jogador de futebol, mas sinceramente não estava à espera.

- É um recorde para um jogador de campo numa única época no Benfica. Mais que isso só Silvino, guarda-redes, em 1987/88. Sabia disso?
- Acho que ainda nem tive tempo para pensar nessas coisas. Sei que fiz muitos jogos, 52 é uma marca histórica e bastante complicado, há várias circunstâncias na vida de um futebolista que podem fazer com que um jogador não possa fazer esses jogos todos, mas correu tudo bem, ajudei o Benfica nestes 52 jogos. Essa é a marca histórica que levo comigo.

- Não teve lesões que o afastassem muito tempo da competição. Como explica esse fenómeno? Deve-se apenas ao trabalho no Benfica ou tem alguns cuidados pessoais extra?
- Cada jogador tem o seu tipo de cuidados. A estrutura do Benfica permite-nos estar bem preparados para jogar e poder treinar no máximo como é o caso do Benfica Lab, que faz um trabalho excelente que desde o primeiro momento nos prepara para todas as circunstâncias durante a época. Depois, claro, vem o trabalho invisível que as pessoas não veem, que é o que o jogador tem de fazer em casa: o repouso, a alimentação. Eu não fiz nada mais ou menos do que fiz em anos anteriores. Sempre tentei cuidar-me ao máximo e a fazer aquilo que achava o melhor para um jogador profissional. Sempre tive cuidado.

- É fácil resistir à tentação de beber um copo de vinho com uns amigos?
- Tem de haver momentos na vida em que um jogador tem de estar focado no seu objectivo que é o futebol e depois temos os nossos momentos de lazer que obviamente nós, jogadores, também temos. E aí há sempre um excesso ou outro. Mas durante o tempo de competição tem de haver excessos controlados. Já em férias podemos fazer o que bem entendermos para nos divertir. Mas no tempo de competição tento limitar-me ao máximo e consigo controlar-me.

- Renato Sanches disse em entrevista a A Bola que o Pizzi não gosta de correr atrás da bola, apenas quer ter a bola, e que beneficia da presença do Fejsa. É isso que sente?
- Quando comecei a jogar comecei em posições mais avançadas em que não tinha de trabalhar tanto em termos defensivos. Mas com a mudança para o centro do terreno e com muita ajuda do mister Rui Vitória tentei ao máximo melhorar naquilo em que era (e acho que ainda sou) mais limitado, que é defensivamente. Treino e trabalho todos os dias para melhorar nesse aspecto. É verdade que sempre gostei mais de ter a bola no pé mas temos de nos adaptar às circunstâncias da equipa e com a mudança para a posição 8, obviamente que o trabalho defensivo é bastante importante. E seja com o Fejsa, Samaris ou outro jogador atrás de mim, sempre me senti seguro. Acho que é um misto: lutei por melhorar naquilo em que ainda sou mais fraco e a ajuda dos meus colegas e da equipa técnica ajudou-me a ser melhor.

- Esta foi a sua melhor época no que toca a golos marcados, 13, apesar de jogar a médio-centro. Isso deve-se à sua evolução como jogador ou porque joga numa equipa melhor?
- É um misto das duas coisas. A equipa é melhor e estamos mais perto de fazer golos no Benfica do que em qualquer outra equipa como o Paços de Ferreira, por exemplo. Mas também se deve ao meu crescimento, a avançar da idade, à minha maturidade. Acho que evoluí como jogador, agora conheço melhor os timings de chegar à área, de rematar, de tomar as melhores decisões. Ao evoluir, um jogador está mais perto de ser melhor.

- Passou de extremo para médio, uma transformação que começou com Jorge Jesus. Pode explicar como mudou a sua forma de estar em campo?
- Foi uma transformação fácil para mim. Há coisas que eu sabia que teria de melhorar como jogdor para ter mais qualidade na nova posição. Quando jogava na linha tinha mais a tendência para ir para a frente, não tinha a obrigação de defender tanto. A partir do momento em que baixei para a posição 8 claro que tive de mudar a minha mentalidade e melhorar os aspectos em que era menos bom: os defensivos. Nesta posição também tenho de me focar mais na posse de bola, não a posso perder porque estou mais perto da minha baliza e, portanto, mais perto de pôr a minha equipa em perigo, mas acho que acima de tudo melhorei defensivamente, nomeadamente a minha agressividade, de tentar recuperar imediatamente a bola quando a perco. O meu foco desde o primeiro momento, com a ajuda dos treinadores, foi a de recuperar a bola mal a perdia.

- Qual é a vossa maior força?
- A palavra certa é família. Temos a nossa família fora do futebol, que tem a ver com a nossa vida privada, e depois temos a nossa família que é o Benfica, o nosso balneário, que é o Seixal. Este é o nosso maior trunfo, a nossa união, o estarmos a remar todos para o mesmo lado.

- Foi o melhor balneário que teve na carreira?
- Sem dúvida. Já estive em muitos e este é o melhor em termos de companheirismo e união, de chegarmos todos os dias ao Seixal com um sorriso nos lábios porque vamos para o é dos nossos companheiros de equipa, é tudo a lutar pelo mesmo objectivo. É isso que faz com que o Benfica esteja a ser tão forte nos últimos anos.

«Mão no 'derby'? Nada me importo com isso!»
(...)
- Houve momentos da época em que surgiram críticas. Rui Vitória, Salvio e o próprio Pizzi passaram por isso. Considera-as injustas?
- Os adeptos em geral são bastante exigentes e tem de ser assim. O futebol move muitas paixões e faz com que as pessoas se alterem com muita facilidade. Nós, jogadores, queremos sempre fazer o nosso melhor em campo. Quando falhamos um passe ou uma recepção não é porque queremos. Mas os jogadores têm de estar preparados para as críticas não só dos adeptos mas também da imprensa, e não nos deixarmos abalar por isso. Obviamente que durante 11 meses há momentos bons, outros menos bons, momentos muito bons e um jogador, naquilo que pode controlar que é o dia a dia e deixar o que o adepto pensa e o que a imprensa escreve de lado. Só assim podemos evoluir e crescer porque, acho, se dermos demasiada importância a esse tipo de coisas vamos acabar por ir-nos abaixo.

- Conseguiu estar à bica durante 23 jogos e mesmo assim não viu o quinto amarelo. Como conseguiu essa proeza?
- Foi um conjunto de vários factores. A partir de certo momento o meu jogo teve de mudar para conseguir controlar esse tipo de coisas. São situações que à partida conseguimos controlar mas com o calor do jogo e com as emoções à flor da pele não o fazemos.

- Mas mudou o quê?
- A forma como abordava os lances.

- Tirava o pé?
- Às vezes sim, mas apenas em situações em que sei que não prejudicaria a equipa.

- Conseguiria ficar mais 15 ou 20 jogos sem ver um amarelo?
- Não sei mas nem me importo com isso. O mais importante e que nesses jogos em que não levei amarelo consegui ajudar a equipa. Falou-se demasiado desse assunto e não acho que tivesse assim tanta importância. Em determinados períodos soube que a equipa precisaria mais de mim e soube controlar ao máximo, meter a cabeça no lugar. Felizmente acho que consegui levar isso em frente e fui mais um e estar nas últimas jornadas para celebrar o título.

- Mas foi algo que irritou os adeptos dos adversários...
- Se irritou ou não, não me diz respeito. Fiz tudo o que podia para ajudar o Benfica. Levando ou não amarelo consegui ser mais um a ajudar o Benfica a ser tetracampeão.

«Não me meto nas arbitragens»
- Um dos lances mais discutidos na época foi um lance seu com a mão no Benfica- Sporting. Se fosse árbitro, apitaria 'penalty'?
- Não sou árbitro nem a pessoa mais indicada para analisar esse tipo de lances. Já houve muitas análises ao lance. Sinceramente não me importo com isso porque o árbitro nada assinalou naquele momento e nem sequer pensei mais nisso porque o mais importante foi que vencemos esse jogo e é isso que fica na minha cabeça. Em relação às arbitragens eu não me meto nem tenho de me meter porque há outras pessoas mais qualificadas, os tais especialistas que estão aí por esse Portugal fora.

- Aborrece os jogadores falar-se tanto de arbitragens?
- A mim não porque não leio jornais nem vejo programas desportivos. Sei, como é óbvio, que se falou muito porque todo o Portugal falava disso, mas nunca me importarei com esse tipo de situações porque é algo que não posso controlar enquanto jogador de futebol.

- Como analisa a introdução do videoárbitro?
- É uma ajuda muito importante para o árbitro. São as pessoas mais visadas neste tipo de casos e principalmente em jogos decisivos e em jogos que podem decidir campeonatos, para eles é importante acabar por não errar. É mais uma ferramenta para terem menos erros. Mas como costumo dizer: os árbitros são seres humanos e todas as pessoas acabam por errar. Todos erramos. Por isso todos deveríamos ter mais cuidado nas análises que fazemos aos árbitros.

- Na verdade do videoárbitro, na final da Taça de Portugal, houve uma situação em que vocês viveram pela primeira vez um árbitro a ouvir a opinião do VAR pelo auricular.
- Percebemos isso, houve aquele compasso de espera. Tivemos a expectativa de ele marcar penalty. Era o que queríamos, mas a decisão do videoárbitro não foi essa e temos de respeitar. É uma mudança para os jogadores e para o público que está a assistir a jogo. É uma mudança grande mas à qual nos vamos habituar.

- Qual foi o seu melhor jogo nesta época?
- Não tenho um jogo em concreto. Houve uns que correram melhor, outros pior. Apenas isso.

«Queria marcar três, quatro...»
- Em Espanha teve oportunidade de marcar a Barcelona e Real Madrid. Em Portugal marcou a FC Porto e Sporting, mas nunca pelo Benfica. É o que lhe falta?
- Os jogadores de futebol não pensam nisso, são coisas que acontecem naturalmente. O que eu queria era marcar três, quatro, cinco golos ao Sporting e ao FC Porto mas isso não me passa pela cabeça, só queremos que a equipa vença e não importa quem marca os golos.

- Perderam Gonçalo Guedes durante a época, agora será Ederson, outros também podem sair. Custa perder colegas com quem se passa tanto ou mais tempo do que com a família?
- Custa sempre perder jogadores, mas se eles forem para outros clubes deve-se não apenas à qualidade deles mas também à qualidade do Benfica. O facto de ganharmos tantos títulos faz com que os grandes clubes internacionais estejam mais atentos aos jogadores do Benfica. É muito bom para esses jogadores, mas uma coisa é certa: eles até podem ir para um clube financeira e economicamente mais forte, mas não vão encontrar uma família e um balneário como este que temos no Benfica.

- Admite sair?
- Não. Tenho contrato até 2022, acabei de renovar estou muito feliz no Benfica, sinto-me muito acarinhado quer pelos adeptos quer pela estrutura, equipa técnica e colegas de equipa. Não me passa pela cabeça sair do Benfica porque estou muito feliz.

- Foi o contrato da sua vida?
- Foi um contrato muito bom para mim porque são mais cinco anos, porque é o clube onde estou feliz e onde quero continuar a jogar e a conquistar títulos. Se vai ser ou não o contrato da minha vida não sei porque ainda tenho muitos anos pela frente.

- Gostava de ser um dos capitães no futuro?
- Sinceramente não é uma coisa com que me preocupe. Tirando os tempos de infantis, iniciados e juvenis, nunca foi capitão nas minhas equipas. Se for escolhido ficarei muito orgulhoso de pertencer a esse grupo, mas sendo ou não capitão serei mais um a ajudar dentro e fora do balneário. Isso é realmente o mais importante.


«André Horta vai ser titular no futuro»
André Horta foi a primeira aposta da época para a posição 8, mas uma lesão, primeiro, e o rendimento de Pizzi, depois, ditaram a mudança. O que será que Pizzi costuma dizer-lhe: 'Tem calma, miúdo'? A resposta surgiu após um sorriso. «Tenho relação muito boa com o André, até lhe chamo 'meu filhinho'. É um miúdo que tem bastante qualidade, humilde, que sente o Benfica ao máximo. Tem apenas 19 ou 20 anos, digo-lhe para trabalhar muito e tentar aprender com os mais velhos, tentar perceber melhor os tempos de jogo, para melhorar em certos aspectos. É isso que está a fazer e bem. É um bom miúdo que sabe ouvir e tem bastante qualidade. Não tenho a mínima dúvida que no futuro próximo será titular no Benfica», projecta.

«Rui Vitória nada tinha a provar»
Se Pizzi fosse presidente do Benfica, também teria renovado o contrato com Rui Vitória? «Obviamente!», solta de imediato. «Foi um treinador que em dois anos foi campeão nacional e ganhou todos os títulos pelo Benfica. Que mais se pode pedir a um treinador que acaba de chegar? É um treinador de muita qualidade, que ainda é jovem, ainda tem muito para conquistar e o que eu quero e o que os benfiquistas desejam é que conquiste mais títulos», vinca, lembrando que o técnico «nada tinha a provar» quando chegou à Luz. «Fez um grande trabalho em todos os clubes por onde passou, tive a felicidade de trabalhar com ele no Paços de Ferreira e já aí fez um grande trabalho, no V. Guimarães também, e no Benfica está a provar, e não teria de provar nada, repito, que tem valor, conquistando títulos. Todos os benfiquistas estão contentes com o treinador que têm neste momento no clube», garante.

«Objectivo é passar sempre a fase de grupos»
(...)
- Ficou a amargo pela eliminação nos oitavos de final da Champions frente ao Dortmund? Acreditavam que podiam ter ido ainda mais além na prova, como na época anterior? O exemplo do Mónaco...
- Ir longe na Liga dos Campeões é bastante complicada por causa da qualidade das equipas que lá estão. Eu acho que o objectivo do Benfica é sempre passar a fase de grupos porque tem plantel e qualidade para isso. O que vier a seguir é sempre bem-vindo. Na época passada conseguimos chegar aos quartos de final e foi uma grande festa para todos os benfiquistas, estivemos muito perto de conseguir chegar às meias-finais, este ano infelizmente não conseguimos passar dos oitavos, mas, o mais importante foi o trabalho que fizemos na fase de grupos. Frente ao Dortmund fizemos o que podíamos para conseguir passar a eliminatória mas encontrámos uma grande equipa.

«Acredito em Portugal campeão do Mundo»
O seleccionador nacional, Fernando Santos, chamou 24 jogadores para os compromissos com Chipre (particular) e Letónia (qualificação para o Mundial). Um será riscado para a Taça das Confederações. Pizzi acredita que pode seguir a bordo do avião. «Sim. Trabalho todos os dias para isso. Sei que há muita qualidade na Selecção para a posição de médio-centro mas agora é trabalhar. É um orgulho estar presente na Selecção. Caberá ao mister decidir  e respeitarei as suas decisões», promete, considerando legítimo que Portugal aspire a ser campeão do Mundo, em 2018, depois de ter ganho o Europeu, em França. «Sim, acredito nessa possibilidade. Fomos campeões europeus quando acho que ninguém acreditava, tirando os jogadores e as pessoas envolvidas na Selecção. Com os jogadores e a estrutura que temos, de qualidade, acho que podemos ambicionar a isso. E com o embalo de todos os portugueses, com o Euro e com uma boa Taça das Confederações, acho que temos de pensar nisso». Pizzi não foi um dos eleitos para o Europeu, mas reagiu com fair-play. «Esperança, todos têm, mas o mister levou os que considerava os melhores naquele momento. E bem, porque foram campeões. Respeitarei sempre as decisões. Aceitei e fui mais um adepto a torcer por Portugal e a festejar efusivamente», recorda.

«Vou dizer a Pizzi que temos um nome bonito»
- Aconselha-nos um bom almoço transmontano?
- Alheiras, chouriças e uma feijoada.

- Cozinha?
- Dou uns toques.

- O frio de Bragança deu-lhe resistência?
- O frio faz-nos ficar mais rijos e mais fortes. Aqui em baixo nada tem a ver.

- Se pudesse, compraria a lambreta do Eliseu?
- Não posso, já está no museu (risos)

- Poderá cruzar-se com Juan Antonio Pizzi, seleccionador do Chile, na Taça das Confederações. O que lhe dirá?
- Vou cumprimentá-lo. Ele certamente já sabe que existe um jogador com o nome dele, que os meus amigos me puseram em homenagem a ele, e vou cumprimentá-lo, dar-lhe um abraço e dizer-lhe que temos um nome muito bonito.

- Porquê o número 21?
- Não tem qualquer explicação. Quando cheguei ao Benfica apresentaram-me vários números e escolhi-o por ser um número histórico: já tinha sido do Nuno Gomes e do Matic e foi um número que gostei.

O que Pizzi tem a dizer sobre...
-Tetra: Alegria.
- Luisão: Líder.
- Estádio da Luz: Incrível.
- Luís Filipe Vieira: Homem fantástico.
- Colinho: Tetracampeonato.
- Bailando: Festejos.
- Cartilha: A dos nossos adeptos que são fantásticos.
- 37: Com calma...
- Jornalistas: Não lido muito."

Entrevista de Fernando Urbano e Nuno Reis, a Pizzi, in A Bola