Últimas indefectivações

sábado, 23 de julho de 2022

BI: Os primeiros jogos e a fanfarronice benfiquista 🔴⚪

Fura Redes: Girona...

Bigodes: Girona...

Visão: Centrais...

5 minutos: Girona...

Vermelhão: Crescer...

Benfica 4 - 2 Girona


Mais um treino, desta vez na Suíça, contra um adversário 'diferente' (em relação aos adversários anteriores), mais parecido com as equipas que vamos defrontar no Tugão! Girona, bem a defender com o bloco baixo, e com qualidade para sair a jogar em contra-ataque...

E na 1.ª parte criou-nos muitos problemas... as melhores oportunidades foram nossas, mas ao contrário dos jogos anteriores, não marcámos nas primeiras oportunidades, e jogo acabou por ficar 'embrulhado', com o Girona a conseguir sair algumas vezes em 'contra' perigosos!

No 2.º tempo, mais uma equipa totalmente nova, e até entrámos a dominar (o Girona manteve os titulares), mas num ressalto, numa 'bola parada', sofremos um golo... A reacção foi imediata, também de bola parada... mas rapidamente chegámos ao 3-1!
E quando o 4-1 parecia mais próximo, novamente numa bola parada defensiva, sofremos o 3-2... Depois de mais algumas alterações, ainda chegámos ao 4-2, numa bela execução do Pinho!

Jogo importante, para demonstrar as potenciais dificuldades, que poderemos ter com equipas a jogar com bloco baixo... e a falta de alternativas, no meio-campo ofensivo! Na parte final, acabámos com vários ponta-de-lança de raiz a jogar em posições adaptadas!

Uma das nuances posicionais, tem sido a troca do Rafa com o João Mário, aparecendo o pequeno Rafa, muitas vezes na posição de 2.º avançado, e o João Mário encostado à esquerda... Sinceramente, não me parece a melhor solução: uma coisa, é o Rafa 'partir' da esquerda para o meio, com bola, ou em desmarcação, outra coisa é ficar no meio, o tempo todo!

Só temos mais um jogo amigável, antes do início oficial da época. A equipa ainda não está 'fechada', mas tem dado confiança aos adeptos, agora percebe-se que precisa de retoques... Outro factor importante, tem sido a utilização de 'duas equipas' nos 90 minutos! Nos jogos oficiais, vamos ter que manter a maioria dos titulares em campo os 90 minutos, e ainda estão curioso para perceber a capacidade dos jogadores em manter a pressão alta, durante todo o jogo...

Agora, será com estes jogadores que vamos arrancar a temporada oficial, acredito que potenciais negócios até ao final da janela de transferências, vão ser efetuados mais perto do fim do limite...

Uma nota final para o penalty assinalado a favor do Benfica: foi preciso um árbitro não português para marcar um penalty a favor do Benfica! Com o Nice e o Fulham já ficaram dois penalty's por marcar, a favor do Benfica, um em cada jogo... Nada irá mudar neste capitulo do Tugão!

Continuam os jogos de preparação do Benfica para a próxima época. Para quê?

Os 3 golos mais importantes de Seferovic ao serviço do SL Benfica


"O Avançado Helvético Ruma Agora À Turquia Para Uma Nova Aventura Na Sua Carreira

A nova época aproxima-se do seu início e o SL Benfica começa a arrumar a casa para preparar o primeiro jogo a sério que se vai realizar no dia 2 ou 3 de Agosto, a contar para terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, onde vai defrontar o FC Midtjylland ou o AEK Larnaca.
Entre entradas e saídas, há já uma saída que se destaca. Haris Seferovic fez as malas e viajou para a Turquia para representar o Galatasaray SK a título de empréstimo, com o clube turco a ficar com a opção de compra obrigatória do jogador caso este faça 15 jogos.
Chega assim ao fim a aventura do avançado suíço na Luz onde chegou em 2017 proveniente do Eintracht Frankfurt. Seferovic nunca foi um jogador consensual entre os adeptos benfiquistas, que viam nele um jogador que marcava golos mas também falhava muitas vezes em situações favoráveis.
Na memória de todos está ainda bem presente o incrível falhanço frente ao FC Barcelona na época passada e que podia ter dado logo o apuramento para os oitavos de final da Champions.
Chegou a ser criticado e até assobiado por diversas vezes, mas nada disso fazia abalar a confiança que tinha em si próprio e deu sempre tudo em campo, mesmo nos momentos em que perdeu a titularidade e entrava apenas nos minutos finais das partidas.
A melhor temporada com a camisola encarnada aconteceu em 2018/2019, onde fez dupla na frente de ataque com João Félix. Os dois entendiam-se às mil maravilhas e o resultado dessa parceria ficou à vista. 27 golos para o internacional suíço e 20 para o avançado português. Seferovic chegou mesmo a ser o melhor marcador do campeonato nessa época e juntou esse feito individual à conquista do título de campeão.
Em 2019/2020 esteve mais apagado e só conseguiu abanar as redes adversárias por nove vezes. Mas foi com a chegada de Jorge Jesus ao comando técnico da equipa em 2020, que o antigo número 14 das águias renasceu das cinzas e fez uma temporada quase igual à de 2018/2019. Marcou 26 golos mas dessa vez não chegou para ser o rei dos marcadores, tendo ficado em segundo lugar.
A derradeira época de Seferovic em Portugal foi mesmo a pior em termos individuais (15 jogos / 5 golos), muito por culpa também da estrondosa performance de Darwin Núñez e da ascensão de Gonçalo Ramos ao onze titular. Já para não falar do outro avançado do plantel, o ucraniano Roman Yaremchuk, que atirou o agora jogador do Galatasaray SK para quarta opção no ataque encarnado.
Seferovic esteve cinco anos no SL Benfica, onde fez 174 jogos e marcou 69 golos, alguns deles decisivos, e conquistou um campeonato e duas Supertaças. Sai com o dever cumprido e não guarda rancor à massa associativa do clube, que em alguns momentos não lhe deu o carinho que merecia e transformou-o num dos patinhos feios da equipa.
“Foi, é e será sempre uma honra! Obrigado hoje e sempre Benfica e aos nossos fantásticos adeptos.” Assim se despediu o canivete suíço e em jeito de homenagem, aqui ficam três golos que para mim foram dos mais importantes que marcou com a camisola encarnada.

 

1. O herói do clássico (SL Benfica 1-0 FC Porto)
Um jogador que marca um golo ao seu grande rival tem sempre um prazer diferente e se isso for decisivo para a vitória, então o prazer é ainda maior. Foi esse o sentimento que Seferovic teve na tarde de 7 de Outubro de 2018, com o FC Porto a visitar o Estádio da Luz e a sair de lá derrotado por 1-0.
Um clássico é sempre um jogo de enorme equilíbrio entre ambas as formações e este não foi exceção. Mas estes duelos, que têm sempre uma carga emocional gigante, são muitas vezes decididos em detalhes ou num momento de inspiração de um jogador.
Foi o que aconteceu à passagem do minuto 62, quando Pizzi, de cabeça, desmarcou o ponta de lança suíço que com o seu pior pé, o direito, marcou o único golo da partida e garantiu um triunfo importantíssimo frente a um dos seus maiores rivais na luta pelo título.

   

2. Remontada encarnada começou no pé esquerdo suíço (SL Benfica 4-2 Rio Ave FC)
O treinador Rui Vitória acabara de ser despedido devido aos maus resultados e Bruno Lage foi o escolhido para orientar a equipa até final da época 2018/2019. O primeiro teste do novo técnico aconteceu no dia 6 de Janeiro de 2019, num jogo em casa para o campeonato frente ao Rio Ave FC.
Aos 20 minutos os vilacondenses já venciam por 0-2 e pairava no ar mais um resultado negativo para as águias. Mas seis minutos depois entrou em ação o canivete suíço para começar a reviravolta no marcador. Belo trabalho dentro da grande área a tirar um adversário do caminho e de seguida fez passar a bola por entre as penas do guarda-redes Léo Jardim.
Um grande golo e um momento que galvanizou a equipa e o público, que viu João Félix fazer os dois tentos seguintes e Seferovic novamente a fazer o gosto ao pé e a fixar o resultado final em 4-2. Este foi um triunfo muito importante para o SL Benfica, que começava aqui a fantástica recuperação no campeonato que acabou em festa no Marquês.

       

3. Seferovic salvou a águia aos 90′ (Moreirense FC 1-2 SL Benfica)
Na sexta jornada do campeonato 2019/2020, o SL Benfica deslocou-se até Moreira de Cónegos para um embate sempre difícil. Até então a equipa da Luz só tinha uma derrota na Liga e ocupava o terceiro lugar em igualdade pontual com o FC Porto, que não queria ver fugir.
Foi um jogo quase de sentido único do lado das águias mas foi o Moreirense FC a adiantar-se no marcador logo no início da segunda parte. A formação orientada por Bruno Lage não desistiu e foi em busca do empate, que surgiu a cinco minutos do fim por intermédio de Rafa.
E quando a divisão de pontos parecia ser o cenário mais provável, eis que ao minuto 90 apareceu Seferovic a resolver a partida, num excelente golpe de cabeça após um bom cruzamento de Jota na esquerda. Um golo muito importante do atacante suíço que deu três pontos à sua equipa e a manteve colada aos dragões na classificação."

A alegada nova regra de Schmidt para blindar o plantel


"A Confirmar-se, Concordas Com Esta Medida?

Surgiu uma notícia de que os jogadores do SL Benfica vão, alegadamente, passar a almoçar sozinhos para evitar fugas de informação.
Apesar de ainda não ter havido qualquer confirmação oficial, esta deverá ser uma regra que Rui Costa quer ver implementada junto da equipa para evitar que o que acontece no seio do plantel, fique no plantel. Ao que tudo indica, Lourenço Pereira Coelho, o novo homem forte do futebol encarnado, não quer que os restantes funcionários, como massagistas, terapeutas e roupeiros, partilhem a cantina com jogadores e treinadores.
Ora, eu não acho por bem uma medida tão ditatorial como esta, visto que os funcionários que serão agora excomungados, são pessoas importantes para o dia a dia dos atletas, passando até mais tempo com estes do que com as próprias famílias.
Pessoas que aturam os jogadores logo pela manhã ou após um jogo menos conseguido e que até têm uma amizade forte, como é o caso, por exemplo, de Paulinho, um roupeiro lendário do rival das águias, o Sporting CP.
Por um lado, entendo a posição da estrutura do SL Benfica, que não quer que episódios como o de Pizzi e Jorge Jesus, se repitam, mas penso que não será por aí que o problema possa ser resolvido, e talvez este medida até sirva para levantar ainda mais desconfiança ao redor do plantel, porque quem é afastado obviamente não se irá sentir bem, e os próprios jogadores também não.
Como já ouvi dizer, há muitas formas das informações saírem dos balneários, claro que podem ser os funcionários próximos deles, mas também pode ser um jogador, ou até um dirigente, o que para mim seria surreal.
Concluindo, esta medida, indo em frente, não acredito que dê resultado. A meu ver, não seria um roupeiro ou um terapeuta a dar com a língua nos dentes. Tornar-se-iam autênticos botes expiatórios e o lado mais fraco da corda.
E com muito menos a ganhar naquele meio, não iriam destruir a sua carreira por causa de fugas de informação. Para já, vamos ver se este emagrecimento do plantel, além de facilitar o dia a dia de trabalho da equipa, não limpa também o plantel de potenciais delatores e se consegue assim matar dois coelhos com uma cajadada só."

Falhou a internet na redação do jornal "O Jogo"


"Da última vez não perderam tempo e lançaram algumas 3 notícias com o falhanço do Darwin logo após o jogo. Até tweets com 11 likes foram buscar. Agora ninguém dá sinais de vida. Não deve ser fácil escrever devido ao peso dos melões.
Poker em 40 minutos. É lidarling!"

A banana está comendo o... chimpanzé



"Sim, tomei a liberdade de não usar «macaco» no título e alterar o velho ditado popular. Melhor afastar qualquer dupla (e bizarra) interpretação.
Francisco Conceição deixou o FC Porto pelo valor da cláusula de rescisão: 5 milhões de euros. Sérgio Conceição vê partir então um talento da formação e, especialmente, uma opção muito interessante para o ataque.
A culpa é de quem? Não é de Francisco, muito menos de Sérgio. Independentemente do grau de parentesco e da forte identificação com os dragões, os dois são, acima de tudo, profissionais. Têm direito de vir e ir, de buscar o melhor caminho, seja ele esportivo ou financeiro.
A culpa da «doação» de um jovem promissor do futebol português ao clube dos Países Baixos está única e exclusivamente na (cada vez mais errática) gestão portista. Não acreditou no potencial e demorou para valorizar o jogador. Falhou feio.
Falham feio, agora, aqueles que preferem perseguir o mensageiro ao invés do responsável pela mensagem. Algo está muito errado quando é a banana a comer o... chimpanzé."

4 !!!


"Darwin!? Ah e tal não vi o jogo...
Poker...alho, Sofia!! 😂!

Curso de cartilheiros


"Quem lê as caixas de comentários dos jornais desportivos, dos sites sobre desporto, como o zerozero, e muito em especial as milhentas páginas de Facebook constata com uma tristeza cada vez maior que não só a intolerância atinge picos da mais perfeita irracionalidade, como a vocação censória de gente presumivelmente inteligente e culta atinge patamares dignos de um qualquer ditadorzeco do século passado numa qualquer República das bananas.
E nalguns casos a ferocidade com que combatem (felizmente apenas por palavras) os adeptos de clubes adversários só é ultrapassada pela violência sectária com que atacam os que sendo do mesmo clube não pensam da mesma forma sobre este ou aquele assunto.
O problema, para além dos enunciados que são muitos e graves pelo menos para quem tiver do Desporto uma visão saudável que não admite o conceito de "inimigo", é que essa gente em larga percentagem escreve mal, dá erros, não sabe exprimir uma ideia que necessite de mais de dois parágrafos, dá à língua portuguesa tratos de polé.
E assim envergonham os seus clubes, envergonham aqueles que querem servir (normalmente as direcções queiram elas ou não conforme os casos) e prestam um mau serviço ao futebol. São aquilo a que se pode chamar cartilheiros de contrafacção. E por isso parece-me que seria útil a Liga portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) ter uma iniciativa pioneira e criativa e, na defesa da imagem do futebol, promover cursos de formação para cartilheiros!
Para professores poderia recorrer a comentadores da RTP, SIC, TVI e CMTV, que os tem às manadas e com valiosos serviços prestados a três clubes (claro que no curso teriam de se abster de fazerem a habitual propaganda deles) e para alunos poderiam inscrever-se adeptos do futebol que demonstrassem conhecimentos mínimos da língua portuguesa e inequívoca vontade de (ao que acham ser) ao serviço dos seus clubes serem cartilheiros de excelência.
Claro que os associados da Liga teriam a prerrogativa de em número a determinar também poderem propor os seus cartilheiros próprios para com a aquisição de conhecimentos poderem abandonar um amadorismo confrangedor e passarem a exercer uma cartilha profissional que não envergonhasse o clube e quem os contrata.
Já que estamos "condenados" à arte da cartilha ao menos que passasse a ser bem feita.
E quanto a matérias a leccionar?
Deixaria aqui algumas sugestões para módulos a serem ministrados mas naturalmente que o corpo docente e a própria LPFP terão vastas ideias sobre o assunto, e sobre as matérias mais interessantes, dado possuírem enorme experiência nestas coisas.
As sugestões dos módulos a leccionar seriam então:
1) O nosso Presidente é um génio.
2) A nossa SAD é a melhor do mundo.
3) Deixem-nos trabalhar.
4) Bons são os calados.
5) Quem critica é porque não gosta do clube.
6) Os que pensam diferente têm de ser arrasados.
7) Temos de estar unidos e de preferência calados.
8) Antes era o inferno e agora o paraíso.
9) Abanar a cabeça a tudo é amar o clube.
10) Falem nas Assembleias Gerais.
11) Quando houver eleições candidatem-se.
12) A arte de dar o dito por não dito.
13) Mais vale insultar que argumentar.
14) O croquete como prémio supremo da subserviência.
15) A arte de bem cavalgar toda a sela no século XXI.
Concluídas as aulas os alunos teriam de apresentar um trabalho final de curso subordinado ao tema: "O que hoje é verdade amanhã é mentira".
Os que merecessem aprovação teriam direito a diploma de curso, a um pin com a inscrição "cartilheiro de excelência" e a uma certificação de qualidade por parte da LPFP.
Fica a sugestão no interesse do futebol, da imagem dos clubes, do povo que consome produtos de cartilha e desta nova e tão mal servida profissão.

P.S Tal como é moda actual no futebol o curso poderia também ter uma mascote condizente com os fins a que se destina. Sugeriria um papagaio."