Últimas indefectivações

domingo, 31 de maio de 2015

12 estátuas para Trapattoni

"Anda por aí a teoria, válida como outra qualquer, de que Jorge Jesus só teve êxito no Benfica porque, ao longo destes seis anos, teve muitos e grandes jogadores. É, em parte, verdade. Sim: teve grandes jogadores: Cardozo, Saviola, Nuno Gomes, Di María, Aimar, Ramires, Javi Garcia, Fábio Coentrão, David Luiz, Luisão, Maxi, Salvio, Gaitán, Garay, Matic, Witsel, Enzo Pérez, Rodrigo, Ola John, André Gomes, Jonas, Lima, Siqueira, Oblak, Markovic ou Talisca. Mas conhece algum treinador que, sem grandes ovos, tenha feito grandes omeletas? Sim: veja o final deste texto.
Vejamos os jogadores que tinha o inglês Jimmy Hagan quando, entre 1971 e 1973, ganhou três campeonatos para o Benfica e um deles sem sofrer qualquer derrota: Artur Jorge, Humberto Coelho, José Henrique, Eusébio, Nené, Jaime Graça, Simões, Vítor Martins, Toni, José Torres, Artur Correia, Rui Jordão, Rui Rodrigues, Vítor Baptista, Shéu ou Bento. Cansa, não é, de tantos e tão bons. E Eriksson em 1983, 1984 e, depois, 1991, quando ganhou três campeonatos: Carlos Manuel, Humberto Coelho, Diamantino, Chalana, Bento, Nené, Pietra, Filipovic, João Alves, Shéu, Veloso, Álvaro, Stromberg, Manniche, Silvino, Magnusson, Pacheco, Paneira, Valdo, Aldair, Thern, Ricardo Gomes, Ademir, Fernando Mendes, Paulo Sousa, Rui Águas, William, Isaías, Neno, Sanchez, Schwarz, Iuran, Rui Costa ou Kulkov. Uf.
E o FC Porto de Artur Jorge, campeão em 1985, 1986 e 1990? Eis os jogadores: Futre, Eurico, João Pinto, Quim, Gomes, Inácio, Zé Beto, Jaime Magalhães, Vermelhinho, Lima Pereira, Frasco, André, Quinito, Semedo, Eduardo Luís, Walsh, Costa, Juary, Celso, Madjer, Mlynarczik, Vítor Baía, Demol, Rui Águas, Branco, Geraldão ou Domingos. Até dói.
O primeiro passo para se ser um grande treinador de futebol é, como diria La Palisse, perceber de bola. O segundo é ter grandes jogadores. Jorge Jesus teve-os. Jimmy Hagan, Sven-Goran Eriksson e Artur Jorge também. Há depois os treinadores que, sem ovos, fazem omeletas especiais. É o caso de Giovanni Trapattoni, campeão pelo Benfica em 2004/05. Vejamos quem, por entre Luisão, Petit, Zahovic, Quim, Geovanni, Simão, Miguel e Nuno Gomes, ajudou o italiano naquela histórica temporada: Amoreirinha, Argel, Alcides, Fyssas, Manuel dos Santos, André Luiz, Paulo Almeida, Everson, Carlitos, Bruno Aguiar ou Delibasic. Até dói, não é? É. Mas ao contrário. Se Jorge Jesus, Jimmy Hagan ou Sven-Goran Eriksson merecem uma estátua na Luz, Giovanni Trapattoni merece uma dúzia.
(...)"

Rogério Azevedo, in A Bola

De Coimbra ao Jamor

"1. De Coimbra ao Jamor serão menos de quarenta e oito horas. Pouco mais de duzentos quilómetros. E com a TVI a rejubilar com as audiências alcançadas. Na sexta-feira, em Coimbra, e com um estádio quase cheio, o Benfica conquistou uma vez mais a Taça da Liga. Hoje, no bonito Estádio Nacional, Sporting e Sporting de Braga procuram erguer, com orgulho, a conquista da Taça de Portugal. Ontem, em vários estados desta Europa, realizaram-se, igualmente, outras finais da segunda principal competição interna. Desde logo em Wembley realizou-se a edição desta época da competição mais antiga do futebol mundial - a Taça de Inglaterra - já que se disputa desde 1871. E em Barcelona, e em Camp Nou, - e em razão da recusa do Real de Madrid em ceder o Santiago Bernabéu! - realizou-se a final da Taça do Rei entre a equipa de Messi e o Atlético de Bilbau. Singularidades desta Espanha bem dividida e com novas realidades partidárias a emergirem como relevantes actores políticos e governativos em várias regiões e importantes Municípios, como Madrid ou Barcelona. Em França o PSG disputou a Taça francesa com o Auxerre. E no Estádio Olímpico de Berlim, que se prepara para acolher a final da Champions, realizou-se a final da Taça da Alemanha entre o Borússia de Dortmund e o Wolfsburg. É o futebol a preparar-se para entrar no seu período de férias, pelo menos nas principais e mediáticas ligas europeias. E com as transferências de jogadores a tomarem conta da agenda mediática. Com os milhões ingleses a dominarem todas as atenções. E, logo, todos os desejos!
2. Em Coimbra o Benfica, com a conquista de mais uma Taça da Liga, assumiu a liderança dos títulos de futebol em Portugal ao atingir a bonita soma de setenta e cinco. O Benfica ganhou bem. E Jorge Jesus, no final, tinha razões para sorrir uma vez mais. E para partilhar o colinho de mais uma vitória com os fiéis adeptos que apoiaram a equipa constantemente e, em particular, a aplaudiram no momento a seguir ao golo do Marítimo. A equipa liderada por Ivo Vieira foi porventura demasiado agressiva em alguns momentos, mas lutou com dignidade e mostrou a valia de alguns dos seus jogadores, como é o caso de Danilo Pereira, o guarda-redes Salin, João Diogo ou Marega. Sabemos bem que o 'Benfica é uma nação'. E cada vitória é, de verdade, uma satisfação. Cada conquista séria a concretização de uma ambição. Cada troféu justo um instante de evidenciar a grandeza e de sublinhar entre todos, a expressão da implícita felicidade. Como aconteceu, ontem, em Guimarães, com a conquista - o tetra! - de mais um campeonato nacional de basquetebol. Um clube ganhador faz-se, em cada época, destas conquistas. Múltiplas conquistas. Ecléticas vitórias.
3. Hoje no Jamor Sporting e Sporting de Braga procuram uma 'atractiva vitória'. Também um troféu relevante para Bruno de Carvalho e António Salvador já que sonham, legitimamente, e como Presidentes, com a conquista da Taça de Portugal. Como os milhares de adeptos de ambos os clubes que encherão, com fervor, aquele emblemático estádio. E que não deixarão de incentivar os seus jogadores alguns deles envergando, com grande probabilidade, e pela última vez, 'aquela' camisola! Mas será um jogo bem singular para os dois treinadores; Marco Silva e Sérgio Conceição. É um jogo que, na presença do Presidente da República, tem, dentro dele, outros confrontos. E desde logo, o confronto silencioso entre cada Presidente e o seu treinador. Confronto que não é, à vista de todos, nem discórdia nem discussão. Mas confronto que nos faz recordar textos bem interessantes. Desde logo aquele judaico que nos adverte que «as discussões são como as luzes de velas acesas na escuridão». Ou aquele outro xintoísta que nos diz que «não te ressintas se alguém discorda de ti»! Veremos no final da tarde o que aporta a vitória e o que suscita a derrota!
4. Foram dias horríveis para a FIFA e para Joseph Blatter. É claro que foi reeleito, sem oposição final, para o seu quinto mandato como Presidente da FIFA. Mas é indiscutível que o conjunto das ações das autoridades de investigação suíça e americana provocaram 'sérios danos' no prestígio - e na idoneidade - de muitos relevantes dirigentes desta organização que é uma verdadeira multinacional. Mas importa não esquecermos que o ex-Presidente da FIFA, o brasileiro João Havelange, foi obrigado a demitir-se do Comité Olímpico Internacional em 2011 e de anunciar a renúncia ao lugar de Presidente honorário da FIFA em 2013 em razão da sua ligação a uma empresa de marketing, a ISL. O que sabemos é que a FIFA é, na realidade, 'quase um Estado'. Com muito mais poder que grande parte dos Estados reconhecidos pela ONU! Como não podemos ignorar, em outra dimensão, o poder da UEFA. E da sua Liga dos Campeões por excelência! Aqui com a certeza da sua necessária articulação com a União Europeia e algumas das suas regras constituintes. Mas fixemos destes últimos dias a ingerência de Estados - com a Rússia a entrar logo no jogo a defender Blatter! - a divisão europeia - com Franz Beckenbauer a elogiar Blatter e a criticar as posições da UEFA - e as dúvidas dos principais patrocinadores da FIFA acerca da correta posição a adoptar. Com a intuição que alguns dos seus novos e emergentes mercados estão com Blatter! Pressentimos que no âmbito da FIFA algo vai mudar. Mas ou a transição é 'calma' ou a 'revolução será imensa'. E como nos recorda Gilbert Cesbron «a verdadeira revolução acontece quando mudam os papéis e não apenas os autores»! Que dilema! Que está para além dos minutos de um jogo de futebol. Seja na Nova Zelândia, na Rússia ou no Qatar!"

Fernando Seara, in A Bola

Tabus e mitos

"1. O triunfo na Taça da Liga fez de Jorge Jesus o treinador com mais troféus conquistados na história do Benfica, ultrapassando Otto Glória. Dez títulos em seis anos é o tipo de dado estatístico que se pode torturar até ele confessar o que muito bem entendermos. Que está na altura de o treinador encarnado encerrar um capítulo na carreira e partir para um novo desafio, por exemplo. Ou que não faz sentido encerrar uma parceria de sucesso no momento em que atinge a máxima rentabilidade. Em plena fase de renegociação do contrato, é natural que Jesus faça questão de alimentar a dúvida prolongando o tabu e fazendo-se caro, mas por esta altura já é evidente que não tem tantas alternativas como isso para subir na carreira. E, como é óbvio, Luís Filipe Vieira também sabe disso.
2. Há uma boa e uma má notícia para ler no lucro de 22,1 milhões de euros que o Sporting declara nas contas do terceiro trimestre. A boa é a que garante que o clube está a um passo de assegurar os 4,9 milhões de euros de lucro no final do exercício que o fair play da UEFA exige para não o punir com limitações na inscrição de jogadores nas provas europeias e com multa de dois milhões de euros. A má é a dependência que as contas revelam em relação às receitas provenientes da participação na Liga dos Campeões. Receitas que os leões não têm garantidas para a próxima temporada e que pressionam decisivamente o orçamento, limitando a margem de manobra do clube."

Boa entrada...

Começou na última madrugada a participação lusa, no Mundial de Sub-20 na Nova Zelândia, com um Portugal 3 - 0 Senegal.
Com o Nunes, o Guzzo e o Guedes a titular, e com o Nuno Santos a saltar do banco nos últimos minutos, para efectuar uma assistência e um golo!!!
Recordo que o Nuno Santos o ano passado no Europeu, acabou por se lesionar com gravidade pouco dias antes do início da prova... as lágrimas no golo devem ter sido consequência disso!!!
Contra uns Senegaleses bastante ingénuos, Portugal podia e devia ter goleado... mas mesmo assim acabou por ser uma boa entrada numa competição, onde temos algumas ambições... Se a Defesa não comprometer temos muitas opções ofensivas. Recordo que nesta 1.ª fase, os melhores 3.º classificados também se qualificam, portanto o Mundial 'a sério', só vai começar nos Oitavos-de-final! Na próxima partida, vamos defrontar o Qatar, novamente às 5h da manhã!!!

O Nuno Santos, mesmo com poucos minutos acabou por ser um das figuras do jogo. Já o afirmei anteriormente, neste momento, é um dos jogadores da nossa equipa B que mais facilmente poderá fazer a transição para a equipa principal. Tem boa técnica, joga nos dois flancos, é rápido, é inteligente, faz assistências, cumpre tacticamente... é um jogador 'quase' feito, e tem posição definida, algo que por exemplo o Gonçalo Guedes ainda não tem!!!
O outro destaque foi o Guzzo. O jovem que esta época esteve emprestado ao Chaves, fez uma grande exibição principalmente no 2.º tempo...

Moreira; Riquicho, Nunes, Duarte, Rafa; Tomás, Guzzo, Rony (Rodrigues, 83'); Gelson (Santos, 89'), Guedes (Ramos, 73'); Silva.

ADENDA: O Mukhtar começou da melhor maneira o Mundial, marcando três golos, na estreia da Alemanha contra Fiji!!!



Resumo da vitória de Portugal sobre o Senegal por 3-0 em jogo a contar para a 1ª jornada do Grupo C do Mundial Sub-20.Golos de Gelson Martins, André Silva e Nuno Santos.#Portugal #MundialSub20
Posted by Bola ao Meio on Domingo, 31 de Maio de 2015


PS1: Parabéns à nossa equipa de Snooker que hoje se sagrou Campeã Nacional, depois de vencer o Braga nas meias-finais por 5-0, e na Final, novo 5-0 sobre o Vendas Novas!!! Limpeza total...!!!

PS2: O 2.º dia acabou por não trazer novidades na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Atletismo, que se disputou este fim-de-semana na Turquia. Não conseguimos subir na classificação e acabámos no 4.º lugar... A lesão do Marcos Chuva no Salto em Comprimento acabou por retirar o Benfica da luta pela medalha de Prata... Creio que seria muito complicado 'roubar' o 1.º lugar aos Turcos a 'jogar' em casa, com um plantel muito 'internacional'!!!
ADENDA: Afinal os Espanhóis conseguiram dar a volta e terminaram em primeiro!

PS3: No Judo o Célio Dias ficou em 5.º no Open Europeu na Roménia; em Viena a Dulce Félix, ficou na 4.ª posição, numa corrida de 5000m...; no Triatlo o João Silva foi o único Benfiquista em Londres, na 6.ª etapa do Mundial, e terminou em 26.º! Tudo resultados abaixo do potencial dos nossos atletas, sendo que o João Silva, depois de quase 2 anos com muitas desistências, é sempre boa notícia quando termina uma prova...

PS4: Este fim-de-semana o Estádio da Luz, foi palco de festa, com o 10.º Encontro Nacional Geração Benfica, com todas as escolinhas do Benfica a marcarem presença, com muitos miúdos a terem o privilégio de pisar a relva sagrada!!! Para quem não sabe, é bom recordar, que já temos jogadores nas nossas equipas de Juniores que 'apareceram' nestas Escolas, e que hoje representam o Benfica e a Selecção Nacional ao mais alto nível...!!! 

PS5: Não representa o Benfica, mas creio que é Benfiquista: parabéns ao Miguel Oliveira pelo triunfo de esta manha, na mítica pista de Mugello, em Itália,  na categoria de Moto3. A primeira vitória de um português no Mundial de Velocidade... e foi logo de forma épica, com uma última volta repleta de ultrapassagens!!!

PS6: Parabéns também para as nossas meninas do Rugby, que hoje venceram o Campeonato Nacional de Sevens, tornando-se assim Tricampeãs Nacionais, sendo este o 4.º título. 

Fechar os olhos é mais simples...



Este documentário já tem mais de um ano... mas com os acontecimentos dos últimos dias, acabou para 'ganhar' actualidade!!!

A FIFA e a lei

"1. O espaço não permite uma análise detalhada do crash de 27 de Maio de 2015. Também, pela sua natureza, esta coluna - essencialmente de informação jurídica - não se encontra talhada para tal. Assim, para esclarecimento do leitor, centramo-nos nalguns aspectos que o podem auxiliar a enquadrar outras leituras.
2. A FIFA é, porventura, a mais poderosa organização desportiva internacional, e que regula o futebol. É uma associação sem fins lucrativos, constituída na Suíça, de acordo com o direito deste país. Em todo o rigor, a FIFA está para a lei suíça, como Clube Náutico de Ponte Lima está para o direito português.
3. A FIFA é, por outro lado, de um ponto de vista substancial, uma entidade que exerce uma actividade económica, uma empresa. Assim é encarada, desde logo, e há muito pelo Direito da União Europeia, facto que, como muitos saberão, determina, por esta via, muito das suas regras desportivas.
4. Como associação que é, muito da sua organização e actividade ganha espaço primordial de regras, nos seus estatutos, dito por outras palavras, depende, por inteiro, da vontade dos seus 209 associados, as federações nacionais.
5. Este quadro minimalista determina que qualquer controlo da sua actividade pode assumir duas vertentes: a exterior, provinda de normas estatais e a interior, determinada por ela própria, pelos associados.
O controlo externo, pelas limitações da liberdade de associação, somente pode adquirir eficácia palpável pela via criminal. O interno pressupõe uma vontade de mudança dos seus associados.
6. Se este é o quadro legal, há contudo, permita-se-me a expressão, mais dura para além da lex. É o caso das posições que vierem a tomar os poderosos patrocinadores da FIFA. Por vezes, é mais eficaz ir à carteira."

José Manuel Meirim, in A Bola

FIFA no cabo das tormentas

"E, sem surpresa, a FIFA, 'o Estado' dentro do Estado (e dos Estados), enfrenta a maior crise da sua história centenária. Não está insolvente. Nem está impotente. Está apenas e só com sintomas de estar decadente. O que pode dar insolvência e impotência. Mas não para já. Para já é o tempo da investigação. E da resistência de Joseph Blatter, com metade da vida na FIFA...
Em primeiro lugar, este é o tempo da investigação da ilicitude criminal, a jogar-se em dois tabuleiros. O mais complexo e amplo, domiciliado no Departamento de Justiça dos EUA e liderado pelo FBI, averigua corrupção, extorsão, branqueamento de capitais e fraudes relativas aos contratos de publicidade, 'marketing' e transmissão de direitos televisivos e outros direitos de exploração das competições organizadas pela FIFA (em especial o Mundial da África do Sul); aponta-se para 150 milhões de dólares de subornos e pagamentos ilegais. Por outro lado, no tabuleiro do Ministério Público suíço investiga-se a corrupção, o tráfico de influências e o branqueamento nos processos de atribuição e organização dos Mundiais de 2018 e 2022 (Rússia e Qatar). Em ambos os tabuleiros, este é o tempo crítico de obtenção da prova; depois da detenção dos principais suspeitos nos hotéis de Zurique e depois de os 'arrependidos' terem naturalmente fornecido os detalhes que podem ser decisivos para confirmar as actuações dos vice-presidentes do Comité Executivo, de dirigentes da CONCACAF e da CONMEBOL, de presidentes de federações da América do Sul e de gestores das empresas ligadas aos eventos da FIFA.
Em segundo lugar, este já é o tempo do início dos processos disciplinares desportivos junto da FIFA e, depois, no seio das confederações e das federações. O Comité de Ética da FIFA suspendeu provisória e cautelarmente 11 dos suspeitos de toda a actividade no futebol. Depois, haverá a migração da prova criminal para os procedimentos disciplinares e teremos (ou não) o encaixe nos ilícitos desportivos.
Em terceiro lugar, este é o início do último ciclo do presidente eleito pela quinta vez esta semana. Blatter foi o melhor secretário-geral que João Havelange poderia ter tido para concretizar o sonho do futebol "global" e 'rentável'. Criaram uma 'máquina' de receitas, supostamente insusceptível de controlo externo por força das constrições estatutárias e alegadamente susceptível de viver apenas com a sua auto-organização. É essa estrutura 'global' e 'fechada' que foi definitivamente colocada em crise. Renovar-se-á ou caminhará para a autodestruição? Aguardemos pela prova..."

Renovação?

"Já lá vão seis anos, escrevi que Jesus iria ser "o Ferguson do Benfica". E a verdade é que, com ele, o Benfica reencontrou-se com a sua lenda. Não ganhou sempre, mas passou a jogar - e a ganhar - de igual para igual com o FC Porto, que há seis anos parecia ir eternizar-se na liderança do futebol português.
Além disso, o Benfica reencontrou a alegria de jogar e tornou-se temível no assalto às balizas adversárias, como nos tempos de Eusébio e Águas. Com Cardozo e Saviola, com Lima e Rodrigo, ou com Jonas e Lima, a equipa ultrapassou sempre os 100 golos por época, construindo várias goleadas. 
Perante isto, poderá o Benfica não querer renovar com Jesus? Seria absurdo. E será correto baixar-lhe o ordenado? Um treinador mais barato poderia poupar 2 milhões ao Benfica. E quantos milhões o Benfica poderia perder se Jesus saísse?
Pensemos na quebra de assinaturas da BTV, nos espectadores no estádio, nos patrocínios, no merchandising, na valorização de jogadores. Tudo junto, poderia atingir o quê? 50 milhões de euros? Mais? O barato sai caro.
Por razões desportivas, por razões económicas, o Benfica não pode deixar fugir Jesus. Claro que Jesus pode achar que é o momento de deixar o Benfica - para provar a si próprio e aos críticos que é capaz de ter sucesso noutras latitudes.
Um dia, falando do Real Madrid, disse-me: "Com estes jogadores, eu ganhava tudo!" Talvez ganhasse, talvez não. Voltando ao início, para Jesus ser o Ferguson do Benfica serão necessárias duas coisas: o Benfica celebrar com ele um contrato de longo prazo e ele assumir que o Benfica o clube onde melhor se poderá realizar. Vamos a isso?"