Últimas indefectivações

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

A Evolução Estratégica no Modelo de Lage

"No “Futebol Total”, programa do Canal 11 de segunda feira, referi-me à confirmação de uma evolução estratégica do Modelo de Lage.
Depois de na temporada passada ter experimentado dificuldades várias no jogo de Alvalade da Taça de Portugal e na recepção ao Belenenses, jogos em que enfrentou a primeira fase de construção adversária em inferioridade (2 avançados contra 3 defesas), e com isso não foi capaz de trazer para si a toada do jogo – Mais até do que estancar as entradas adversárias em criação, perdeu tempo com bola e não foi capaz de assumir o jogo da forma pretendida, o SL Benfica voltou a enfrentar os mesmos adversários logo no primeiro mês de competição da nova época, com uma nuance estratégica diferente.
Estratégica porque a identidade do Benfica não foi alterada. Apenas o comportamento numa fase específica de um momento do jogo. Bruno Lage preparou um encaixe táctico diferente contra o 3+2 da construção adversária (que se repetiu na presente época, depois do sucesso contra o Benfica na época passada), e foi bem sucedido.
Na nova época e perante o 3+2 adversário, na pressão sai com Seferovic ao central do meio e com os extremos Rafa e Pizzi aos centrais mais abertos, enquanto o outro avançado (Raul) fica entre médios, com o apoio proveniente da chegada de um dos outros médios encarnados – Todas as saídas adversárias tapadas através de um encaixe diferente do que o modelo de Lage contempla habitualmente na primeira fase defensiva.
A maior coragem de um treinador é aquela que Bruno Lage evidencia. O mais fácil é não mudar e na derrota gritar por identidade e relembrar que cai de pé. O mais difícil nos dias de hoje em que o parecer conta mais que o ser, é alterar, ser estratégico e ir à procura da vitória. Sabendo que no dia em que corre mal tal será tido como uma causa – efeito. “Perdeu porque defende com os avançados lado a lado e agora foi com um nas costas do outro”.
O impacto Bruno Lage em Portugal tem tudo a ver com um treinador verdadeiramente inteligente em tudo o que importa na sua profissão – Modelo – Estratégia – Liderança – Processo de Treino. 
Sporting X SL Benfica – Meia Final da Taça de Portugal 2018/2019 – Benfica a sair com 2 contra 3 na construção adversária – Felix e Seferovic lado a lado
SL Benfica x Sporting – Supertaça 2019 Alteração Estratégica para melhor encaixe na saída em 3+2 – São os extremos que saem nos centrais (Pizzi e Rafa com centrais mais abertos) e Raul controla os 2 Médios com ajuda da chegada de Florentino ou Gabriel
SL Benfica x Belenenses – Jogo do Estádio da Luz em que Benfica teve menos Posse Jonas + Felix contra 3 que trocaram a bola e congelaram a posse
Belenenses x SL Benfica, 2019/2020 – Encaixe táctico diferente – Extremos saem aos centrais – Raul com ajuda de um dos médios fica com médios – Benfica Sem Inferioridade na construção"

6 comentários:

  1. Este post seria positivo se fosse no final de uma época desportiva, não no começo de uma dando o ouro ao bandido e na vespera de um Benfica -Porto.

    Pois existem mts treinadores que mal sabem descortinar processos defensivos quanto mais ofensivos!!

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vai servir de nada ao Porto que joga num sistema diferente e porque estes esquemas tácticos foram adaptados a adversários específicos.

      Eliminar
  2. Tudo isso seria irrelevante se, na época passada, não tivesse havido os dois erros de Ruben Dias e Vlachodimos, contra o Belenenses e se, em vez de Svilar, Lage não tivesse decidido rodar o GR e tivesse entrado com Vlachodimos.

    É que o Sporting também jogou com os 3 na primeira volta das meias da taça, na Luz, e só não saiu goleado porque Seferovic foi bastante perdulário.

    ResponderEliminar
  3. Estes mestres da bola ninguém os viu treinar qualquer equipa só sei é que o Benfica vai arrasar seja a táctica que for utilizada

    ResponderEliminar
  4. Só existem estudos tacticos do SLB nesse programa??? Parece que todos querem saber como joga e a melhor maneira de bloquear e derrotar o SLB.

    ResponderEliminar
  5. Gosto das alterações na forma de
    jogar que Bruno Lage implementa de
    acordo com a forma previsível como
    o adversário se organiza.Nao é fácil mas tem resultado.Votos da
    minha confiança no nosso treinador.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!