Últimas indefectivações

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Começou complicado... mas terminou bem !!!

Benfica 3 - 1 Ethnikos
18-25, 25-19, 25-18, 25-19


Susto no 1.º Set, com um Benfica a jogar abaixo das nossas possibilidades; e os Gregos mais fortes do que o ano passado. Aliás, o Ethnikos mudou quase toda a equipa, com Sérvios, Alemães, Brasileiros... equipa muito alta, bom bloco nas varetas, bom serviço... Resumindo, no final do 1.º Set, estava mesmo assustado!!!

Tudo mudou a partir daqui... a entrada no André Lopes, para o lugar do Kolev foi importante, mas toda a equipa melhorou. Sendo que a grande debilidade dos Gregos (bloco na zona Central) foi facilmente identificada, e o Benfica começou a aproveitar isso mesmo: 27 pontos para os nosso Centrais (praticamente 100% de aproveitamento); 37 para o resto da equipa!

Era muito importante não perder 2 Set's, por isso no 4.º Set notou-se mais 'entrega' por parte dos adversários. O facto do marcador, ter estado quase sempre próximo (diferença de 2 a 3 pontos), fez os Gregos acreditar... Mas, o facto dos dois pontos mais longos (com muita sustentação) terem sido ganhos pelo Benfica (na luta); em conjunto com a nossa melhoria no Bloco, acabou por 'fechar' a partida a nosso favor!!!

O ano passado, com um resultado parecido, chegámos à Grécia, e ganhámos o dois primeiros Set's, e 'fechámos' a qualificação para as Meias-finais! Depois rodámos toda a equipa, e até perdemos o jogo! Este ano, temos tudo para repetir o feito... sendo que este ano o Ethnikos está mais forte... e com 3-1, garantimos pelo menos o Golden Set!

3 pontos

Benfica 2 - 1 Aves


Pois é, com a linha de água por perto, o Benfica B passou a jogar para o pontinho!!! E a verdade, é que nos últimos 5 jogos não perdemos (3 empates; 2 vitórias). Sabe a pouco, mas é melhor do que ir parar ao CNS!!!

O Aves está a lutar pela subida à I Liga, tem vários jogadores experientes, tem jogadores fisicamente fortes, tem um treinador também experiente... se calhar por tudo isto, o Hélder optou por mudar o Sistema: 3 Defesas! Que de facto foram mais 5 Defesas, com a maior parte dos jogadores mal posicionados... Os jovens jogadores do Benfica não estão rotinados, a este Sistema... demos imenso espaço no contra-ataque, e foi com naturalidade que o Aves marcou... Quase na resposta, numa jogada individual do Berto à linha, empatámos... Foi muito importante ter empatado, logo de seguida.
O jogo ficou repartido, mas sempre com o sinal mais, por parte do Aves... o Hélder percebeu isso, e ainda tirou um dos avançados e colocou mais um Trinco (ficámos com 5 defesas e 3 Trincos em campo!!!) Logo a seguir: o momento do jogo, 2.º amarelo ao avançado do Aves por simulação de penalty... O contacto existe, a queda é um bocado teatral, se o árbitro tivesse marcado penalty não seria escandaloso... o 2.º amarelo foi exagerado!
Com o Aves a jogar com 10, o Benfica arriscou mais... mas também ficámos mais expostos ao contra-ataque. O jogo ficou dividido, mas numa grande jogada (Guzzo-Gonçalves-Saponjic) chegámos ao golo da vitória...
Mais 3 pontos, num jogo, quase sempre mal jogado...

O Aves queixou-se muito do árbitro, é verdade que na expulsão exagerou... mas houve outros erros graves, por exemplo o Nélson Pedroso, também devia ter visto o 2.º amarelo... o árbitro nem marcou falta, porque percebeu que seria a 2.ª expulsão!!! O cartão mostrado ao João Nunes foi outro exagero, e depois foi incapaz de manter o mesmo critério, com claro prejuízo para o Benfica... Resumindo outro árbitro muito fraquinho: Luís Godinho.

Euforia e decepção

"No futebol não vale a pena estarmos com muitas filosofias ou explicações técnico-científicas. O Benfica perdeu o clássico por 2-1, ponto final. Nem há vitórias morais. E essa ideia de que não se ganhou por causa de um guarda-redes é apenas uma forma injusta de desvalorizar esse posto, como se no futebol houvesse 10 jogadores e um supranumerário.
Além disso, está definitivamente enraizada - nos media e nos comentários - a prática de as análises depois dos jogos serem em função do resultado. Neste caso, tendo ganho o Porto, lemos por todo o lado, louvaminhas tácticas, técnicas e emocionais ao génio azul e branco. Tivesse o Benfica marcado o 2-1 e ganho a partida com tudo o resto igual e, claro, teríamos as mesmas lisonjas, agora falando do talento encarnado. Aliás, basta recordar a vitória do Benfica no Dragão por 2-0 na época passada onde se pôde constatar o decalque comentarista, ainda que de sinal contrário.
Em dois aspectos, porém, este importante jogo se distinguiu. Arbitragem sem casos e jogadores a jogar sem pensar nas caneleiras do oponente.
Como benfiquista fiquei decepcionado e já habituado a momentos como este. Foi assim há 3 anos, ao perder o título com o empate caseiro contra o Estoril (sim, foi aí que ele se perdeu), no ano passado perdendo em Paços, o que permitiria uma distância de 9 pontos para o 2.° classificado e agora o mesmo neste clássico. Definitivamente o Benfica não se dá bem com estas soberanas oportunidades, nem com o ambiente excessivamente eufórico que à sua volta se cria com parangonas desmedidas por todo o lado que geram um ambiente de que vai ser canja."

Bagão Félix, in A Bola

Zenit ajudou, a virar a página

"O Benfica respondeu bem ao tiro no porta-aviões que foi perder em casa com um FC Porto que estava ao alcance dos encarnados. Essa é a principal ilação a tirar do jogo de ontem da Champions, onde, sem deslumbrar, a equipa da Luz apresentou um futebol sólido e sério, frente a um opositor experiente e bem orientado, recheado de craques pagos a peso de ouro. Quando Jonas, já em tempo de compensação, mostrou que também marca contra os grandes, o Benfica já tinha feito o suficiente para justificar a vantagem. Não obstante, porque nem André Villas Boas revelava vontade especial de assumir demasiados riscos, nem Rui Vitória ia para além das trocas directas, parecia, à medida que o encontro se aproximava do fim, que tudo ia ficar por um nulo a rever em São Petersburgo. Em boa hora para o Benfica, porém, Gaitán marcou um livre perfeito, Jardel bloqueou Garay e Witsel e Jonas cabeceou certeiro para o fundo das redes russas. Um golo que permite aos encarnados uma abordagem mais confiante para o jogo da segunda mão.
Benfica, da depressão à euforia em quatro dias? Mal irá se assim for. Os ensinamentos que precisa de retirar destes dois jogos devem ir essencialmente no sentido da necessidade de apurar mais o controlo do meio-campo. O FC Porto dos dias de hoje não é melhor que este Zenit e a diferença para os da Luz entre a última sexta e a noite de ontem residiu, precisamente, no maior envolvimento dos alas e do dez no apoio ao seis e ao oito.
Antes da final de Alvalade, o Benfica, que continua no arame sem rede, não tem margem para facilitar. A demanda do título passa por encarar o Paços de Ferreira e o União da Madeira como jogos de vida ou de morte. Para já, a forma como viajou entre o FC Porto e o Zenit é um bom sinal."

José Manuel Delgado, in A Bola

Milagres que se vão fazendo por cá

"Justa e moralizadora. Eis duas palavras que se podem utilizar sobre a vitória do Benfica frente ao Zenit, equipa de investimento milionário que ontem caiu na Luz. Verdade que os russos jogavam contra o facto de estarem sem liga e logo com menos ritmo do que a formação portuguesa, mas não foi só isso que ajudou a esbater a enorme diferença de muitos milhões entre as equipas. Os clubes nacionais têm conseguido ao longo dos anos brilharetes na Europa que os milhões tentam travar. Não há maneira de evitar o facto de sermos um país periférico, onde o investimento não abunda e com um mercado reduzido, que faz com que as somas libertadas para o futebol não se comparem a potências como as cinco grandes ligas europeias e a que outros aspirantes novos-ricos vieram juntar-se. Ontem foi com Jonas, descoberto a preço de saldo em Valência, o inimitável Gaitán e o miúdo Renato que o Benfica enganou uma equipa onde jogam, por exemplo, ex-águias como Garay. Witsel ou o 'rival' Hulk. Não chegou. Ainda bem. Sabe melhor assim.
É óbvio que o apuramento está longe de garantido, mas ganhar sem sofrer golos na Liga dos Campeões é sempre bom. Obriga o Zenit a sair mais do que desejaria na 2.ª mão e potencia o momento mais forte do Benfica, as transições, jogando no erro do adversário. Razões de satisfação para Rui Vitória e toda a estrutura encarnada. E depois há os milhões da Champions. Vitais para a saúde dos cofres da SAD.
Estranho Salvio na bancada. O argentino foi convocado de surpresa com o FC Porto. Mereceu mesmo a entrada no clássico para tentar inverter a derrota. Foi chamado à conferência de antevisão do jogo, onde disse que trabalhava para ser titular. Bancada? Algo falhou. Ou a comunicação chocou com as ideias do técnico, ou o físico. Tentar perceber o quê nos próximos dias."

Benfiquismo (XVII)

Paciência... de Jonas!!!

Benfica 1 - 0 Zenit


Jogo dos 'medos'... o Benfica com medo do contra-ataque do Zenit; e o os Russos com medo do ataque posicional do Benfica. Sendo que o Zenit com vários jogadores fisicamente com pouco ritmo, jogou claramente para o 0-0, fazendo anti-jogo, principalmente através do guarda-redes, desde do início da partida...
A vantagem mínima pode ser curta, mas é melhor que o 0-0. O jogo de São Petersburgo vai ser muito mais difícil: o Zenit vai estar melhor fisicamente, o frio vai afectar a partida, a adaptação à relva dura vai ser um facto importante... e a capacidade dos jogadores do Benfica, resistirem à pressão vai ser decisiva (acreditem os Russos vão montar o Circo... o AVB sabe da poda!!!). E podem esperar ainda um daqueles apitadeiros bem caseiros...!!!
Com o castigo do Jardel, será decisivo ter o Lisandro e o Lindelof aptos... mas a recuperação do Fejsa, também será muito importante (a ausência do Javi Garcia e do Criscito também será importante).
O Vitória não me fez a vontade, e apostou no mesmo 11 do jogo com os Corruptos (vamos ver em Paços, se vamos ter consequências...). O jogo foi quase sempre lento, com poucas transições rápidas, ninguém queria cometer erros... Podemos usar um dos clichés do Futebolês quando as coisas no final correm bem: foi um jogo de paciência...!!! Só o Jonas Pistolas é que quebrou o enguiço!!!
No 2.º tempo, o Benfica tentou jogar mais rápido, e criou algumas oportunidades (2 flagrantes: Gaitán e Jardel), mas a bola continuava a não querer entrar... Até que quando já poucos acreditavam, numa falta estúpida, deu Vermelho ao defesa-esquerdo do Zenit e na sequência do Livre, golaço do Jonas...
Não acredito num 0-0 em São Petersburgo, vamos ter que marcar...
O Júlio foi mais espectador que jogador, uma defesa digna desse nome...; Eu sei que os destaques vão ser outros, mas hoje tenho que destacar o Lindelof, foi provavelmente o nosso melhor Central... e ainda teve tempo de atacar! A confiança está a subir, e isso nota-se, não só no trabalho que ele efectua, mas também se nota na confiança dos companheiros, nele...; o Jardel tem jogado um pouco abaixo do normal, e não foi só hoje... na 2.ª parte acabou por estar melhor na marcação ao Gigante Russo; Eliseu sempre bem a defender, o Givanildo esteve sempre controlado; o André vai fazer muita falta na 2.ª mão, hoje até teria sido melhor o Nelsinho, pois havia espaço para subir... daqui a 3 semanas, com o 'bloco' mais baixo, o André estaria no seu habitat natural...
O Samaris também fez um bom jogo. O facto da partida ter sido jogada com um ritmo lento, com poucas transições rápidas, ajudou... Notou-se que esteve muito concentrado, no posicionamento perto da linha defensiva... E no final do jogo, até pareceu ainda estar fresco! O Renato, voltou a ser muito importante... e voltou a terminar o jogo completamente esgotado, os maus passes nos últimos minutos, são sinais disso mesmo...
O Pizzi ofensivamente, terá feito um dos piores jogos dos últimos tempos... pedia-se a entrada do Carcela mais cedo...; o Nico mesmo sem fazer um grande jogo foi decisivo. O Benfica neste momento, tem poucos desequilibradores ofensivos no 11, ó Nico é praticamente o único que 'parte' para cima do adversário... O 'segredo' para as boas exibições, é o Nico saber quando deve arriscar, ou quando deve fazer o passe seguro...
O Jonas voltou a marcar na Champions, e fez um excelente jogo, sempre entre-linhas, mas como a equipa colocava poucos jogadores nos últimos metros, acabou por fazer poucos remates à baliza...; O Mitroglou teve pouca bola... na 1.ª parte construiu à força, a nossa melhor oportunidade... mas o Mitro precisa de um Benfica, mais 'subido', para se evidenciar... a entrada do Jiménez acabou por ser decisiva, devido ao efeito 'carraça' do Mexicano!!!
Apesar da satisfação pelo golo nos descontos, tenho que reafirmar a minha posição: chegar aos Quartos-de-final seria bonito, mas o Campeonato é mais importante... Vamos ter 3 jogos, antes da deslocação à Rússia, é fundamental não perder pontos com o Paços e com o União, para chegarmos ao derby na luta...