Últimas indefectivações

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Previsível, a nossa vitória, e o vandalismo !!!



A minha intenção hoje, era destacar o Hóquei (em caso de passagem à próxima eliminatória!!!), mas infelizmente outros factos foram mais fortes!!!

Mais um autocarro do Benfica apedrejado, desta vez em Guimarães. Isto depois do que tem acontecido à equipa de Futebol. Depois de situações terceiro mundistas passadas com as nossas equipas de Futsal, Hóquei, Basket, em épocas anteriores. Além das próprias Casas do Benfica. A própria equipa de Volei do Benfica, em Guimarães, já tinha sido 'atacada' dentro do pavilhão. Tudo isto é preocupante, principalmente porque é previsível. Principalmente porque acontece quase sempre em duas regiões bem definidas: Em Palermo, e em Guimarães. Eu sei que em Guimarães a responsabilidade é sempre atribuída, aos residentes de um determinado bairro, vizinho do Estádio do Vitória local, mas a impunidade, e a falta de condenação por parte das autoridades locais, e nacionais, incentivam a perpetuação destes acontecimentos, sendo que um dia, as consequências vão ser mais graves...!!! Até porque algum iluminado ainda virá defender duma maneira torpe, numa coluna qualquer, que a culpa é do Benfica...!!!

Sobre o jogo, não há muito a dizer, vencemos um Guimarães 'arrasado' com muitas lesões, mas como provámos na primeira fase, somos superiores ao Vitória, e a todas as outras equipas. É necessário manter a concentração, a capacidade de trabalho, e o sacrifício, porque o talento está do nosso lado...

Foi à justa...



Uma derrota com sabor a vitória!!! A vitória por 7-4 na Luz (com um golo sofrido praticamente no último segundo), valeu Ouro!!! Foi a segunda derrota oficial da época, mas esta não vai trazer mazelas, de certeza absoluta, bem pelo contrário!!!
Continuamos é com um 'galo' enorme no sorteio, enquanto 'outras' equipas andam a 'brincar' com equipas Francesas, Suíças, ou até Alemãs, nos Quartos-de-final temos que ir a Espanha!!! A Tenerife, ou a Lloret !!!






Dificuldades, que só valorizam a vitória



1ª jornada - Fase final - Juniores


Resultado extremamente injusto. O Benfica assumiu o jogo desde do início, criou muitas oportunidades, mas o Sporting jogando sempre em contra-ataque teve um aproveitamento perto dos 100%.
Uma nota merecida para o senhor Quitério, que pelo que mostrou, vai chegar rapidamente a internacional!!! Andou quase toda a primeira parte a ameaçar que para a próxima mostrava cartão aos Lagartos, sendo que algumas das faltas mereciam vermelho directo, e foram quase sempre os mesmos jogadores do Sporting a executarem as entradas 'assassinas'!!!
Já não é novidade, mas assistir a anti-jogo dos mais 'porco' possível, com simulações de lesões ridículas, nos jogos de Formação, é de bradar aos céus...!!!
No início da época demonstrei pouca confiança nesta equipa de Juniores do Benfica. Das 3 (iniciados, juvenis, juniores), achava que era a menos competitiva. Apesar da derrota de hoje, acho que o trabalho tem sido positivo, a equipa está a praticar bom futebol. Individualmente vários jogadores tiveram evoluções interessantes, isto apesar das muitas lesões durante a época. Relembrar que vários jogadores deste Benfica, são Juniores de 1º ano, e quando se critica tanto os estrangeiros na Formação, o Benfica hoje começou somente com 3!!!
Ainda faltam mais 13 jogos, para recuperar a má fortuna de hoje...

Show de bola

"O jogo do Dragão foi fantástico, mas puxou mais pela solidez e pelo carácter do que pela nota artística. O jogo com o Lyon proporcionou bons momentos, mas a equipa claudicou na ponta final. Frente ao Rio Ave e Nacional viu-se um grande espectáculo, mas também algumas falhas defensivas. Em Aveiro e Setúbal houve minutos de certo apagamento. Talvez nunca como na partida do último domingo, frente ao V. Guimarães, se tenha visto prestação simultâneamente tão brilhante e tão constante a este Benfica 2010/11.
Diante de uma das melhores equipas do Campeonato português, assistiu-se a uma exibição de gala do primeiro ao último minuto, roçando a perfeição em quase todos os parâmetros que possamos utilizar para a analisar. Digo, quase todos, porque em termos de eficácia diante da baliza o Benfica ficou a dever a si próprio um resultado histórico. O caudal de futebol produzido justificaria cinco, seis, sete, ou mais golos, e só algum desacerto na concretização poupou Manuel Machado a novo resultado humilhante diante do seu inimigo de estimação.
É um regalo ver jogar assim. Quando dos pés de artistas como Aimar, Saviola, Salvio e Gaitán (depois também Carlos Martins) brota todo o esplendor de um futebol mágico, fluente e vibrante, os espectadores só têm de agradecer o privilégio de poder presenciar tal requinte, e abrir bem os olhos para dele não perder pitada. Estavam 55 mil nas bancadas da Luz, e se a equipa continuar nesta senda, os lugares irão rapidamente voltar a esgotar, à semelhança do que ocorria na temporada passada - mesmo que a distância para o primeiro lugar do Campeonato se mantenha teimosa e injustamente ampla.
Com meia-hora decorrida, já o resultado poderia estar sentenciado: o poste, a barra e o guarda-redes contrário impediram que os golos se fossem acumulando. Na segunda parte foi a vez do fiscal-de-linha, e da infelicidade de Cardozo no penálti desperdiçado, obstarem à goleada. No final do jogo, os 3-0 acabaram por saber a pouco para tanto futebol e tanta arte."
"Porque não se cala ele? - O miúdo pode perceber de bola, mas de tanto querer agradar ao patrão, acaba por perder o sentido da realidade. Puxar a carreira europeia do Benfica para a discussão foi de muito mau gosto. Insinuar que os benfiquistas - depois de uma exibição portentosa diante do V. Guimarães - estariam frustrados, é não perceber nada do que cá se passa.
..."

Luís Fialho, in O Benfica

Considerações (19º)

"Nilson diz que o Benfica foi mais eficaz. Não foi, não. E porquê? O árbitro, Cardozo, os postes e lances de golo feito, davam uma dúzia de golos. Assim, em vez de um dúzia, foram apenas 3-0.
Mas mais que o resultado, foi a exibição de sonho que o Benfica praticou. Uma noite de magia com muita arte à mistura.
Vou fazer uma profecia: Se ganharmos os jogos todos iremos fazer o Bi. Aguardemos.
O fuinha, talvez assustado, com o que o Glorioso o brindou, disse um chorrilho de disparates a que já nos tem habituado.
É que este garoto, igual a todos os garotos que por lá gravitam, só sabe ganhar na batota e habituou-se a ver o clube a ganhar na batotice.
Mas vamos a factos... Na Taça da Liga, já era, na Taça de Portugal está com a água pelo pescoço. No Campeonato anda aflito com o Sport Lisboa e Benfica. Na Liga Europa desconfio que vamos ter lulas à Sevilhana. É muita fruta, para este papalvo, a juntar a toda a outra fruta que eles ofereceram durante 30 anos. Aliás, quem esperava que eles perdessem em Braga não deve estar atentos ao que se tem passado esta época. O Braga é uma mini-miniatura daquilo que pretendeu mostrar a época passada.
O Paciência, começa a mostrar a sua verdadeira qualidade de treinador de pacotilha, que pouco sabe e nada produz. Não vão faltar mais de 15 dias para este meliante estar a jogar só para o Campeonato.
Modalidades em alta, vamos a caminho dos jogos 'a doer'. Estou confiante. Quem é sério, e trabalha a sério, tem sempre resultados. A começar já no Voleibol, no próximo fim-de-semana, em Guimarães."

José Alberto Pinheiro, in O Benfica

Na senda das vitórias

"Continuamos no bom caminho. Quer no aspecto das exibições desportivas, quer na objectividade pontual que nos permite manter na perseguição ao líder. Apesar das declarações infelizes e tontas de Villas-Boas, o último jogo frente ao Vitória de Guimarães conseguiu materializar o desejo de qualquer benfiquista. Grande intensidade no jogo ofensivo da equipa, muita concentração na defesa e um meio-campo a batalhar incessantemente pela posse de bola. Golos foram três mas podiam ter sido muitos mais, caso a pontaria de Salvio, Saviola e Cardozo estivesse mais afinada. Gostámos muito de atitude da equipa e gostámos ainda mais do ambiente fantástico que se viveu nas bancadas da Luz, onde marcaram presença cerca de 55 mil espectadores. A 'onda vermelha' está de volta e espero que continue em Alvalade na próxima segunda-feira. O Benfica sabe que não pode perder pontos e esta pressão acrescida tem permitido aos nossos atletas desenvolver com grande intensidade cada partida como se da última se tratasse. Acredito que sairemos de Alvalade de sorriso bem aberto. Não pelo momento de certa fragilidade do adversário, antes pela certeza que aqueles que subirem ao relvado estarão imbuídos de um espírito absolutamente avassalador na busca de um resultado que nos permite continuar a sonhar.
Aproveito esta crónica para deixar uma mensagem ao nosso capitão Luisão, que acaba de completar 30 anos e se prepara para renovar o seu contrato. Este central internacional brasileiro, que estoicamente comanda a defesa benfiquista há oito anos, personifica o que deve ser o jogador-tipo do Benfica. Líder, dentro e fora de campo, Luisão é igualmente um companheiro ímpar no balneário que faz ouvir a sua voz de comando sempre que necessária. Feliz do clube que pode contar com um profissional deste calibre nas suas fileiras. Por mim, resta-me apenas agradecer o que já fez dentro desta casa e desejar, arduamente, que o seu caminho desportivo continue a ser trilhado com a camisola da águia vestida."
Luís Lemos, in O Benfica

Seixal & Charneca da Caparica

“Pela história, pelo trabalho de formação, pela atenção às diferentes modalidades desportivas, pelo que representa no panorama desportivo nacional, é inquestionável que o Spot Lisboa e Benfica é uma Instituição de referência única no contexto nacional.
Muito mais do que um Clube de Futebol, o Sport Lisboa e Benfica é uma instituição que tem orgulho no seu ecletismo, nas suas modalidades. E se alguma outra prova fosse necessária, fica a minha presença na Federação Portuguesa de Atletismo na passada quinta-feira.
Tenho orgulho em defender a origem e os valores do Benfica, e as modalidades fazem parte dessa história.
Como também fazem parte as Casas do Benfica. Não me tenho cansado de afirmar nas várias intervenções que tenho vindo a fazer que o Benfica são pessoas. Que a nossa aposta passa pelo seu envolvimento, pela valorização da sua participação junto do Clube.
E nesta perspectiva, o papel das Casas do Benfica é insubstituível. A nossa dinâmica também se vê pela expansão das nossas Casas, pelo esforço que os nossos adeptos emprestam à divulgação do Clube e ao seu crescimento.
Queria, por isso, começar esta intervenção por felicitar os responsáveis pela Casa do Benfica do Seixal na pessoa do seu presidente e manifestar-lhe a minha satisfação por poder associar-me a esta inauguração.
O Benfica tem uma comunidade muito activa neste concelho. Tem, igualmente, no Seixal a sua segunda casa que é o Caixa Futebol Campus e é por tudo isto que esta inauguração se reveste de um simbolismo especial. Obrigado pelo vosso esforço e pelo vosso empenho!
Queria, igualmente, deixar uma palavra para os responsáveis da Casa do Benfica da Charneca da Caparica, a qual – com a nova imagem – foi hoje, também, reinaugurada.
Para mim, devo dizê-lo, tem sido uma honra ser Presidente do Sport Lisboa e Benfica durante um dos períodos mais difíceis da nossa história.
Sabíamos – quando esta caminhada começou - que apesar de contar com um projecto estruturado, iriam aparecer dificuldades. Sabíamos que teríamos de ser fortes para seguir em frente, e sabíamos também que a massa associativa que nos soube apoiar para salvar o Clube e devolve-lo à sua grandeza, iria continuar a apoiar este projecto e todos os que diariamente trabalham para garantir a consolidação e crescimento do Clube!!
Toda a gente sabe qual foi o ponto de partida e sabe, igualmente, tudo o que entretanto foi conseguido. Mas a verdade é que a dimensão do Benfica não nos permite ter tempo para recordar o que já foi feito, mas exige acção para continuar a construir o seu futuro!
É isso que os benfiquistas esperam de mim, um presidente activo e próximo dos seus sócios e adeptos. É isso que tenho procurado ser!
E devo dizer-vos que, independentemente do que fôr o futuro, – há ‘marcas’ neste quase oito anos de mandato que fundamentam a confiança que tenho no futuro:
- Recuperámos a credibilidade do Benfica
-Montámos uma estrutura profissional que ajudou a consolidar a recuperação do Benfica
- Apontámos para o crescimento do número de sócios que nos permite – hoje – ser o
Maior Clube do Mundo!
- Construímos o novo Estádio da Luz
- Edificámos o centro de estágio do Seixal
- Arrancámos com a Benfica TV
- A Fundação Benfica
- O Centro de Documentação e Restauro
É tudo isto que nos permite e nos autoriza a dizer que, se mantivermos o rumo, somos capazes de chegar onde desejamos. Sabendo, no entanto, que o pessimismo ou o discurso fácil e demagógico, não são os melhores caminhos para lá chegar.
Mas num momento em que falamos muito do futuro, não gosto de esquecer nem o presente, nem o passado. Na minha vida sempre fui reconhecido com quem me ajudou. Como Presidente do Clube sou reconhecido a todos aqueles que com o seu esforço e com a sua dedicação ajudaram o Clube a ser o que ele é hoje.
É por isso que tenho feito questão em homenagear, ao longo dos meus mandatos, os nossos campeões, as nossas referências, porque este é um Clube com memória e grato com todos aqueles que com o seu esforço construíram a grandeza do Benfica.
Permitam-me, pelo que acabo de dizer e por razões que, hoje, são conhecidas, que dedique uma palavra especial a um dos símbolos mais recentes do Benfica, mas que já ganhou o direito a ficar na sua história: Pedro Mantorras.
O Pedro é um exemplo de entrega, de sacrifício, de superação. É um exemplo de optimismo e de persistência. Alguém que nunca deixou de lutar, que sempre superou as dificuldades porque passou.
Acompanhei a sua luta, sei da sua capacidade de resistir, de nunca deixar de acreditar. Foi por isso que, apesar de tudo, se conseguiu manter no futebol.
Este é, porém, o momento em que o Pedro decidiu que chegou o tempo de parar de lutar contra o sofrimento, contra as dores e contra as limitações físicas que o impediram de ser o que ele merecia e podia ter sido: uma referência mundial do futebol.
Como sabem tenho uma ligação muito forte ao Pedro, sei o que ele viveu e tudo o que deu ao Benfica. Chegou agora o tempo de retribuir, de dizer a todos os angolanos que devem ter muito orgulho na pessoa, no carácter e no profissionalismo do Pedro.
É evidente que ele nunca deixará o Benfica, porque ele faz parte desta casa. Faz parte da nossa história e encarna os valores que fazem do Benfica o Clube que todos conhecemos.
No tempo certo, vamos promover a despedida formal, com a dignidade e o carinho que o Pedro merece.
Viva o Benfica!”