Últimas indefectivações

domingo, 18 de dezembro de 2011

Que bem (lhe) fica

"O Benfica está nos oitavos-de-final da mais importante competição europeia. Outros, mesmo constando à partida da lista dos favoritos ao título, ficaram pelo caminho. Mas o Benfica venceu esta etapa. Desse triunfo parcial já podem extrair-se vantagens materiais e de prestígio. Sendo primeira do grupo, a equipa não terá de enfrentar os adversários mais temíveis. Isso vale ouro.

Nada do que atrás ficou dito constitui novidade para os benfiquistas ou para quem, não o sendo, acompanha as coisas do futebol. A novidade reside na forma profissional e consistente como o Benfica chegou ao ponto em que neste momento de encontra.

Trata-se agora de gerir de forma criteriosa e prudente os seus recursos humanos, definindo claramente as prioridades e as possibilidades.

O campeonato nacional está a ser dos mais renhidos da últimas temporadas, com as equipas de topo separadas por diferenças pontuais irrevelantes. Isso significa que tudo terá ainda de ser feito. Quem renunciou a horizontes mais ambiciosos irá concentrar-se, naturalmente, na conquista nos títulos nacionais. De uma dessas disputas já o Benfica está liberto, mas não pode, em circunstâncias alguma, deixar de ter os olhos postos na reconquista do título de campeão.

Haverá quem o não saiba?

Há jogadores cansados, menos motivados, mas é visível que o ambiente geral é muito positivo e que o colectivo está contente com o momento que está a atravessar. Tudo o que é obra humana, sempre marcada pela imponderabilidade e pela imperfeição, depende largamente do factor psicológico, da energia individual e colectiva e, há que dizê-lo, também daquilo a que, à falta de termo mais eloquente, poderá chamar-se 'sorte'. As próximas semanas vão ser decisivas. Todos o sentimos e sabemos.

Nenhuma vitória parcial pode ser confundida com a final, que tem sempre outra dimensão e fulgor. É nestes momentos que tudo se pode ganhar ou perder. E no Benfica só a palavra 'vitória' assenta bem. E que bem (lhe) fica!"


José Jorge Letria, in O Benfica

Objectivamente (Cardozo)

"Continuo sem perceber algumas reacções negativas para com o melhor goleador do Benfica da actualidade, o sr. Óscar Tacuara Cardozo!

Não entendo como nunca entendi reacções do mesmo género para com outro genial goleador chamado Néné. São situações muito estranhas e que, penso, venham sobretudo de gente que não tem o mínimo conhecimento do que é futebol!

O último jogo do Benfica na Madeira foi mais uma resposta para juntar a tantas, tantas outras que têm calado os mais ignorantes na matéria da «bola».

Cardozo está sempre no sítio certo. A maior parte das vezes, marca. Outras falha. Porque se não fosse assim, a esta hora estaria como o melhor goleador da Europa! E isto sem jogar sempre os 90 minutos, pois o nosso treinador nem sempre aposta na titularidade daquele que a seguir a Eusébio e Néné é o melhor goleador do «Glorioso»!

Recordo para os mais distraídos que Tacuara «deu» três pontos na Liga dos Campeões colocando o Benfica em 1.º lugar à frente do Manchester United e «deu» mais três pontos na Madeira «in extremis» para continuar a colocar o Sport Lisboa e Benfica no primeiro lugar da Liga portuguesa.

E se calhar ainda estávamos a disputar a Taça de Portugal se tem jogado naquele triste embate frente aos madeirenses no Funchal... Mas o Sr. João Capela inventou e não deixou!

Mas a juntar a esta incompreensível atitude de alguns adeptos custou-me também ver o treinador do Marítimo falar em prejuízo e influência negativa do árbitro Jorge Sousa em relação à sua equipa! Estaria ele a referir-se aos três jogadores que não vão poder alinhar no Dragão na próxima jornada? Roberto Souza (o tal do golo especial da Taça), Rafael (o melhor jogador do meio campo madeirense= e Olberdam, expulso. Bom, a juntar à reclamação de fora de jogo no lance do golo do Benfica, só lhe faltou dizer que devia estar a ver outro jogo e fez confusão!"


João Diogo, in O Benfica

Memória

"Na noite de 7 de Dezembro, no Estádio da Luz, frente ao Otelul Galati num jogo de rendimento mínimo garantido - o 1-0 logo aos 7 minutos garantia não só a passagem aos oitavos da Champions como o primeiro lugar no grupo - dei comigo a recordar Rogério Lantres de Carvalho, conhecido no futebol por 'Rogério, Pipi', glória do Benfica.

Rogério completou 89 anos e fora o capitão do Benfica que erguera o primeiro troféu internacional da galeria do Glorioso, a Taça Latina de 1950.

Rogério começou a jogar ao serviço do Benfica no ano em que nasci. Creio que vi o primeiro jogo de futebol no Campo da Amoreira, num Estoril-Benfica que o meu Clube de sempre venceu por 3-1 com golos de Julinho, Arsénio e Rogério, figuras que conhecia dos bonecos da bola, embrulhados em rebuçados de um tostão.

Rogério jogava ao ataque e teve mesmo a particularidade de alinhar em todas as posições da linha da frente, das pontas, a interior ou avançado-centro. Marcou 210 golos nos 300 jogos que fez pelo Benfica. Era um jogador de grande técnica e inteligência, uma alegria para o futebol e, em particular, para os benfiquistas. E o mais espantoso é que mantinha sempre a imagem cuidada e o sorriso malandro - que ainda conserva - como que pronto para enfrentar confiante o desafio dos rivais no campo da bola ou em qualquer salão de festas de Lisboa.

Voltei ao presente depois daquela breve viagem pela memória. No campo o resultado mantinha-se 1-0 e, tal como eu, pareceu-me que os jogadores também olhavam para o relógio. Outros tempos. A Taça Latina erguida por Rogério foi conquistada numa dura finalíssima que se prolongou por duas horas e 26 minutos. E como pode ver-se na primeira página de 'O Benfica' n.º396, de 24 de Junho 1950, o 'Pipi' não perdeu a linha."


João Paulo Guerra, in O Benfica

Auto-mutilação !!!



Lusitânia 75 - 73 Benfica



Não vi o jogo, mas 'cheira-me' a sobranceria... depois de tanto trabalho para ganhar vantagem em relação aos Corruptos para os Play-Off's, vamos oferecer numa bandeja dourada o factor casa no Play-Off ?!!! A ausência do Ben, e as faltas marcadas (ou não marcadas), não podem justificar esta derrota... agora se nada de estranho voltar a acontecer (a nós e aos Corruptos), somos obrigados a ganhar no antro Corrupto...!!!