Últimas indefectivações

domingo, 16 de maio de 2021

Rescaldo...

Benfica After 90: Sporting...

Bola na Rede TV: Benfica vs. Sporting...

Bello: Benfica vs. Sporting....

O Brinco do Baptista #75 - Bodas de Diamante

Manter o desporto em movimento


"Inspirado numa frase famosa de Albert Einstein*, iniciamos este artigo com vontade de dizer bem alto que é fundamental manter o desporto em movimento.
* ”A vida é como andar de bicicleta. Para ter equilíbrio você tem que se manter em movimento”.
Num tempo de incerteza, mas com a luz ao fundo do túnel cada vez mais luzidia, é fundamental encontrar uma estratégia para garantir o equilíbrio do desenvolvimento desportivo.
Se, por um lado, os paliativos para minimizar os danos no topo de pirâmide têm sido aplicados pelas federações desportivas, em alguns casos com surpreendentes resultados internacionais, por outro lado, existe um elevado número de praticantes da famosa “base da pirâmide” que não obtém respostas para continuar a prática desportiva, não encontra um caminho e não vislumbra um futuro próximo.
Urge encontrar soluções para manter Todo o desporto em movimento.
É fundamental desenvolver uma estratégia nacional - um desígnio - para fazer chegar os apoios a quem deles mais necessita – aos clubes. Mas não podemos ficar pelos planos estratégicos ou táticos, são necessárias ações concretas, projetos que envolvam recursos e devolvam esperança.
Temos de trabalhar para viabilizar o funcionamento das instalações desportivas, temos de reforçar a formação e a empregabilidade dos recursos humanos, temos de impulsionar os quadros competitivos, mesmo que os moldes tenham de ser adaptados às circunstâncias e temos de promover eventos para reativar uma parte da economia que viu o seu negócio estagnar.
Os decisores políticos e dirigentes deverão abraçar esta causa e envolver as estruturas técnicas na preparação de um modelo eficaz para evitar o descalabro do desporto e o desmoronamento do edifício desportivo. Caso contrário serão responsáveis por uma herança pesada, hipotecando o futuro de muitos jovens, muitas associações desportivas e de muitos projetos de vida.
Trata-se de aproveitar este momento histórico para dotar o desporto de um projeto abrangente e equitativo, que garanta que os apoios chegam em tempo e em qualidade às estruturas de base e que estas sejam estimuladas a crescer de forma sustentável e equilibrada.
Apesar das vozes vindas do sistema desportivo, que se têm levantado; da inclusão do desporto na famosa bazuca (em termos ainda pouco percetíveis); e apesar da resiliência de muitos que, num esforço digno de campeões, têm aguentado a tormenta, o tempo está a esgotar-se….
Não será possível iniciar uma nova época desportiva (que para a maioria das modalidades começa em setembro) sem um plano concreto de apoios aos clubes de base. Os organismos de topo são fundamentais para manter a estrutura em funcionamento, mas sem clubes e praticantes de base não existe forma de alimentar essa estrutura.
Em nossa opinião, urge implementar um plano nacional em estreita articulação com as autarquias, deixando de parte os partidarismos e clubismos. A vida das pessoas, os projetos desportivos, a formação dos jovens, a manutenção e o desejável alargamento de uma base desportiva tem de estar acima de quaisquer outros interesses.
Ninguém quererá ficar na história com o ónus da liquidação de instituições desportivas, algumas delas centenárias, que sempre cumpriram o seu papel na sociedade, apesar de adversidades que enfrentaram. Está na hora de construir um legado desportivo e social.
Se algum contributo podemos aqui sugerir passa pela utilização de uma das forças do desporto – o trabalho de equipa. Vamos unir esforços, articulando instituições (administração central, municípios, federações, associações, clubes e operadores privados), criando um programa de ação que promova o equilíbrio do desporto, garantindo o futuro desportivo dos nossos jovens!"

Vermelhão: Vitória...

Benfica 4 - 3 Sporting


Sofrimento desnecessário, com um 3-0 ainda na primeira parte, e um 4-1 no início do 2.º tempo, devíamos ter gerido melhor a vantagem... Curiosamente, após o 4-3, melhorámos, e fomos de facto a equipa mais perigosa nos minutos finais, tal como o Jesus afirmou... Mas tanto aqueles minutos finais da primeira parte, onde a equipa 'recolheu-se', como aqueles minutos após o 4-1 eram totalmente evitáveis!

Não houve grandes surpresas no 11 do Benfica: o Pizzi no lugar que tem sido do Rafa, foi a única alteração significativa, mas com o Rafa ainda a recuperar das pancadas do Pepe, era mais ou menos esperado; destaco o posicionamento do Veríssimo, que praticamente marcou o extremo-esquerdo adversário, fazendo com que o Digui jogasse em 'cima' do Nuno Mendes, o que na prática deixou o Benfica em várias ocasiões a defender com uma linha de 4, com o Veríssimo a fazer de defesa-direito!

Com os Lagartos a deixarem alguns dos caceteiros-mor no banco, tivemos um pouco mais de espaço no meio-campo, mas a dinâmica foi a esperada: ataques rápidos nos Lagartos e o Benfica a tentar jogar em 'posse'!!! A grande diferença, esteve mesmo na eficácia, desta vez não precisámos de falhar 5 golos feitos para marcar um!!!

Defensivamente, quando 'todos' falhavam o Otamendi ia limpando na área... evitando dar trabalho ao Helton! Com 3-0, antes do intervalo, baixámos a intensidade, tentámos controlar mais 'atrás', e isso voltou a dar mau resultado...!!!

Após o descanso, assistimos a um autêntico fenómeno do Entroncamento, com um penalty a favor do Benfica (a cara de espanto do jovem Lagarto foi reveladora: penalty a favor do Benfica? Isso é contra as regras? Eu não fiz nada?)!!! Curiosamente, foi o 2.º penalty a favor do Benfica na actual época, e foi também somente o 2.º penalty contra os Lagartos, na actual época!!!

Com a entrada do Gabriel, podíamos ter 'bloqueado' mais o meio-campo, não isso não aconteceu com os Lagartos a continuarem a sair em ataques rápidos... e acabámos por permitir o 4-3! Mas com a entrada do Rafa, as cosias voltaram a mudar... Ganhámos velocidade nas saídas rápidas, e se não fosse a inimputabilidade do Tiago Moedinhas, o jogo teria ficado decidido antes do apito final!!!

O Pizzi foi o MVP, mas para mim o destaque vai para o Everton, que finalmente está a jogar aquilo que sabe, ganha dribles, assiste... este é jogador que se via no Brasil. O Pizzi não esteve mal, mas houve claramente em vários lances falta de 'arranque'... o Pizzi 'jovem' teria sido muito mais perigoso hoje!!! Grande jogo do Otamendi lá atrás... Menos bem o Helton, hoje, os golos de bola corrida eram defensáveis... a bola entrou no meio nos dois!!!

É óbvio que a Lagartada, vai desculpar os 4 golos com os festejos do título... mas sinceramente, não vi qualquer tipo de quebra física do Sporting durante os 90 minutos. Aliás, vi e ouvi, foi muito mau perder dos jogadores do Sporting, que não pararam de mandar bocas, com o Pote o Nuno Santos e o Nuno Mendes em destaque na má educação...

Como o post anterior demonstra, este 3.º lugar é altamente enganador! Não jogámos bem durante grande parte da época, temos um plantel desequilibrado, vários jogadores estiveram abaixo do seu potencial, mas existiram factores externos que tiveram um impacto demasiado grande na classificação final:
- os penalty's
- sim, o Covid, os dois surtos a seguir aos jogos com os Corruptos, foram fatais: 11 pontos perdidos...
- o facto da Lagartada ter ficado fora da Europa, deu-lhes uma vantagem enorme sobre o Benfica, os Corruptos e o Braga... Basta comparar os resultados do Benfica após a eliminação com o Arsenal, sem-Europa e sem-Covid a partir dessa altura!!!
- e até a ausência de público nas bancadas, que foi penalizadora para nós (não ganhámos pontos nos últimos minutos...), e deu tranquilidade aos Lagartos nos vários momentos onde 'tremeram' e com o Lagartus Assobiadus nas bancadas ainda teria sido pior...!!!

3.ª vitória do Benfica sobre o Sporting no dia de hoje em futebol: Juvenis, Juniores e no final da tarde, em seniores!

Em Guimarães na última jornada, vamos provavelmente jogar com uma equipa de segundas opções, pois neste momento aquilo que importa é a final da Taça de Portugal... E o facto do Benfica ter conseguido bons resultados ultimamente, e o Braga estar em 'queda', não vai decidir nada...

Para a próxima época, vamos ter uma pré-época 'curta', com mais um início de época decisivo em termos financeiros... Será importante o Man United ganhar a Liga Europa, para aumentar as nossas possibilidades de chegar à fase principal da Champions!

É só fazer as contas...!!!


"Em dia de dérbi, o BnrB decidiu pegar na calculadora para ver como seria a classificação atual da Liga NOS caso o Sporting e o FC Porto também tivessem, tal como o SL Benfica, apenas um penálti assinalado a seu favor:

SL Benfica - 70 pontos
Sporting - 64 pontos
FC Porto - 44 pontos

Esclarecedor."

Mais uma roubalheira... até na Europa!

Benfica 5 (1) - (2) 5 Sporting
(Nicolía)

Mais um jogo onde o Benfica foi superior, praticamente a única equipa a tentar jogar Hóquei, com o Sporting na sua habitual estratégia do 'erro' do adversário, com ataques longuíssimos e remates de meio-campo... e no prolongamento ainda mais anti-jogo fizeram!!!
Com uma arbitragem melhor do que estamos habituados no Tugão, mas mesmo assim, não penalizaram os constantes mergulhos para a piscina da Lagartada e no final não quiseram marcar a 10.ª falta do Sporting... Chegados aos penalty's, roubo completo: o Diogo marca o 5.º penalty, o Benfica ganhava a partida, e devido a uma falta do guarda-redes Lagarto os árbitros mandam repetir o penalty!!! Absolutamente vergonhoso...
E depois com a ajuda dos postes (acertámos nos ferros quase uma dezena de vezes!!!), acabamos eliminados...

Como também é normal nestas ocasiões, no final, comportamento animalesco do porco do Girão, com mais agressões ao Nicolía e quem lhe aparecia pela frente, tudo branqueado pelos apitadeiros... Muito sinceramente não sei como os jogadores do Benfica continuam a partilhar balneários da selecção com esta gentalha... não vale a puta que o pariu!!!

Como se pode ver na foto o árbitro nunca levantou o braço antes do Diogo rematar, algo que ele alegou depois... Roubo!