Últimas indefectivações

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Campanha

"Alguém se recorda de que é que falavam os jornais, em matéria de casos do futebol, antes de se entregarem em exclusivo, e com inusitado afinco, a um suposto caso envolvendo o treinador do Benfica? E alguém sabe o que acontece ao primeiro destes dois casos? Eu conto, do meu ponto de vista de simples observador. Antes do suposto caso envolvendo o treinador do Benfica, o Correio da Manhã anunciara com o maior destaque as denúncias contidas em gravações do árbitro Jacinto Paixão sobre corrupção na arbitragem do Futebol e, dias depois, um caso de alegadas «luvas» do líder do Porto e do Sistema, transferidas para paraísos fiscais. A diferença, em relação ao suposto caso do treinador do Benfica, é que as notícias sobre o líder portista pouco ou nada passaram para além das páginas do Correio da Manhã. Ou, quando passaram, consistiam no desmentido do visado. De repente, tudo - que já era pouco - cessou. E porquê? Porque surgiu o alegado caso com o treinador do Benfica, este com eco estrondoso, não apenas no Correio da Manhã, mas na generalidade dos outros jornais, com destaque para DN e JN, com supostas notícias que se desmentem umas às outras.

O Benfica, para o bem ou para o mal, vende mais papel que qualquer outro emblema e há interesses accionistas e editoriais interessados em hostilizar o mesmo denegrir a imagem do Benfica.

Com esta campanha - que espero que a Justiça não deixe arrastar sem uma conclusão, provada irrefutavelmente, com transparência e credibilidade - o Benfica está a pagar diversas facturas. No plano desportivo e competitivo é o único clube que afronta o Sistema. Em seguida, o Benfica mexeu com algo sagrado que são os direitos de transmissão televisiva. Depois, só o Benfica poderia fazer esquecer notícias, embora limitadas e sem grande eco, sobre o mistério dos offshore. E, por fim, há quem não perdoe ao treinador do Benfica ter resistido ao aliciamento, no início da época, pela equipa mãe do Sistema."


João Paulo Guerra, in O Benfica

A cruz de Jesus

"A nova temporada já começou. Ainda não? Começou mesmo, começou com as primeiras tentativas para denegrir Jorge Jesus. Um conjunto de atoardas tem feito manchetes nos jornais e propiciado múltiplos comentários nos diversos órgãos de comunicação. A intenção é clara, o objectivo é fragilizar o técnico principal do Benfica. Há um ano, vitorioso no Campeonato, Jesus estava na ribalta, após ter orientado com mestria a melhor equipa nacional. Do Norte, no defeso, houve mesmo a tentativa de mudar a rota do treinador, propósito que saiu frustrado para gáudio dos benfiquistas a angústia dos mentores da tramóia.

Desta feita, na conclusão de uma temporada que terminou de forma menos conseguida, Jorge Jesus aparece como o alvo daqueles que apostam na instabilidade e desestabilização do Benfica. Qual é o fito? Aumentar a pressão no começo da época com a intenção de crucificar o responsável técnico 'encarnado'.

Sem o mesmo capital de confiança de há um ano, inclusive no universo benfiquista, as atenções estarão voltadas para o Jesus, sendo que os resultados no início do novo ano competitivo recrudescem de importância. Só que Jesus é um profissional experimentado, sobejamente arguto e competente. O enredo, já montado, pode e deve abortar, mais ainda se os adeptos do Clube perceberem sem reservas o que está em causa.

Afinal atacar Jesus é o mesmo que atacar o Benfica. O momento não se compadece com distracções, antes implica vigilância e firmeza. Pretende-se colocar Jesus na cruz do infortúnio. Importa é que Jesus reconquiste a cruz do sucesso."


João Malheiro, in O Benfica

Títulos e «títulos»

"1. Numa sala de jogos ao pé de minha coisa, acabo de cometer a proeza de igualar o máximo de tacadas de bilhar seguidas entre os elementos do meu grupo. Sou um jogador recente pelo que enquanto os outros, mais experimentados, jogam numa mesa às três tabelas, eu entretenho-me numa outra, jogando a variante mais simples. Já igualei o melhor de entre eles e espero brevemente, ultrapassá-lo.

Também sou o melhor vendedor da minha rua. Tenho uma peixaria e, num mês, vendo bastante mais peixes do que o proprietário de uma sapataria vende sapatos, no prédio ao lado. E coitado do vendedor de automóveis, que no stand ali perto lá vai despachando um carro de vez em quando. Ultimamente, desde que me tornei vendedor de peixe, ninguém me bate na minha rua.

Enfim, poderia somar exemplos. É só uma questão de imaginação e de misturar proezas a sério com outras de 'meia tigela', de misturar, por exemplo, campeonatos que dão títulos nacionais ou europeus com jogos que, no final dos 90 minutos, dão simples troféus...


2. Já passaram algumas semanas, a desilusão foi grande, mas há algo que não pode ser escamoteado. O Braga-Benfica das meias-finais da Liga Europa teve mais audiência televisiva que o FC Porto-Braga da final. Lógico. Mas há que recordar que, à mesma hora do Braga-Benfica, o FC Porto jogou em Espanha, pelo que, mesmo na Sport TV, grande parte dos adeptos do FC Porto tinham nesse dia alternativa. Faria se não tivessem...


3. Alguns jornais têm-se multiplicado nos últimos dias em notícias sobre as contratações efectuadas pelo Benfica em épocas recentes, falando em Roberto, Júlio César, Jorge Jesus e não sei que mais. Lendo o que escrevem uns e outros, fica-se com a ideia de que vai por aí muito sensacionalismo e uma grande confusão. Mas se a polícia está mesmo a investigar, que investigue tudo e, tão rápido quanto possível, divulgue o que apurou e... não apurou. Todos queremos contas transparentes. E não queremos notícias a conta gotas, que vendem jornais e... desestabilizam."


Arons de Carvalho, in O Benfica

Quem provoca o ruído?

"Num ambiente de grande perturbação provocada por um militante, pouco inocente e sistemático ruído exterior provocado por um sector específico da comunicação social, continua a preparar-se a próxima época da equipa sénior de futebol.

No entanto, o escarro constante que alguns chefes de redacção fazem no código deontológico da sua profissão leva a que as energias e as atenções que deveriam estar concentradas apenas na dita preparação da época vindoura dispersem pela necessidade de dar resposta às graves acusações que têm sido feitas a alguns responsáveis do Benfica.

Sobre estas acusações, e nos superiores interesses do Benfica, é essencial que as entidades competentes investiguem o que tiverem de investigar, que apurem a verdade dos factos e que este seja um processo justo. Para isso, é indispensável que haja independência e impermeabilidade a pressões. No imediato, louve-se a atitude dos responsáveis do Benfica, pois vieram a público esclarecer sobre a sua reafirmada inocência, não fugiram – ao invés de outros que coincidentemente viajaram para a Galiza – e continuam a poder andar de cabeça erguida.

Dito isto, importa que não sejamos ingénuos e saibamos que todo este ruído não aproveita apenas aos nossos rivais desportivos. Além de outros que se movimentam em águas bem mais profundas, lembremo-nos que também desse ruído contam tirar proveito alguns dos que esperam pela futura renegociação dos direitos de transmissão televisiva. Sabendo a quem aproveita o ruído, resta saber quem o provoca e agir em conformidade."


Pedro F. Ferreira, in O Benfica

As nossas culpas

"Quando o Benfica ganha, nós ganhámos. Quando o Benfica perde, eles perderam.
Esta parece ser a matriz de pensamento de muitos benfiquistas, que na hora da derrota se apressam a procurar culpados, esquecendo que o problema também pode passar por si próprios.
A época não foi feliz, e ninguém deve fugir às responsabilidades. O presidente foi o primeiro a assumi-las, num exercício de humildade que dignifica e engrandece o cargo que ocupa. Também o treinador já confessou ter errado em diversas situações ao longo da temporada, o que não lhe diminui a competência. Obviamente que os jogadores não escapam ao escrutínio, pois muitos deles não renderam aquilo que se esperava. Mas os adeptos também não podem colocar-se à margem do processo.
Se a força das bancadas foi uma das armas com que o Benfica conquistou o campeonato de 2009-2010, é preciso dizer que, nesta temporada, esse apoio nem sempre se fez notar.
Não consigo entender, por exemplo, como ficaram 8 mil bilhetes por vender numa meia-final europeia. Não consigo entender como, no jogo da Taça de Portugal com o FC Porto – que tanta importância viria a ter – apenas estavam presentes cerca de 35 mil espectadores. Não consigo entender como um clube com milhões de adeptos não consegue esgotar o estádio, uma só vez, em tantos meses de competição. A crise económica dói, mas não explica tudo.
Pior ainda foram as incompreensíveis manifestações de hostilidade para com os jogadores. A mais chocante terá ocorrido após a final da Taça da Liga. Mas outras houve, desde invasão de treinos, a esperas nos parques de estacionamento, que trouxeram para nossa casa o que de pior se tem visto nos rivais. Se somarmos os assobios que se dirigiram a Óscar Cardozo (marcando 100 golos, como é possível?), a César Peixoto, a Roberto, e a outros jogadores, teremos matéria suficiente para não deixar quase ninguém inocente.
Antes de atirarmos pedras, pensemos naquilo que fizemos, e naquilo que poderíamos ter feito. Talvez comece aí um Benfica mais forte."


Luís Fialho, in O Benfica

Realidade futebolística !!!

Assustador a forma como passou praticamente 'despercebida' na descomunicação social desportiva Portuguesa, as trapalhadas no último congresso da FIFA, que elegeu o Blater de uma forma que tenho a certeza deixou o Pintinho, extremamente orgulhoso!!! Isto de 'mandar' por baixo da mesa, insinuações para os mérdias, que o único adversário nas eleições, era suspeito de corrupção, obrigando-o a desistir (isto apesar, de que bem à pouco tempo, até seriam 'grandes' amigos, e muito provavelmente até 'cozinhavam' tudo juntos!!!). Isto de ter um suposto comité de ética a investigar as acusações, em vez de pessoas independentes, é extremamente conveniente!!! Isto de ser eleito, em eleições de lista única, é um truque muito antigo!!! Ainda por cima teve o descaramento de exigir uma contagem de votos, muito cuidada!!! Este Suíço, que já tem mais anos de FIFA, do que o Amândio tem de FPF, é um génio...!!! E já agora as tais insinuações sobre o seu ex-adversário, curiosamente são menos graves que muitas das acusações feitas ao Blater, por parte de várias pessoas, só que este nunca se sentiu atingido na sua dignidade, e portanto nunca se demitiu!!! Algumas delas já confirmadas em Tribunal, com condenações em Tribunais Suíços...!!! E é assim que o Futebol é dirigido ao seu mais alto nível!!! E a gente ainda exige a Verdade Desportiva em Portugal...!!!


Enquanto isto, no País da Máfia, mais uma investigação da Policia levou ao desmantelamento de uma rede criminosa de manipulação de resultados na segunda divisão Italiana!!! Ligada às apostas desportivas, envolvendo o Signori (ex-Lázio, ex-Selecção Italiana), onde se pagava a jogadores para perder, e até se chegou a embebedar uma equipa inteira, para baixar o rendimento da mesma!!! Ainda vamos ver jogadores a soprar no balão antes de entrar em campo!!! Haverá jogadores, que se calhar bêbados jogaram melhor...!!! Curiosamente esta história também está a passar ao lado das primeiras páginas!!!

Sidnei emprestado ao Besiktas



O Sidnei não foi um jogador barato, espero que com o estilo de vida Turco (mais 'recatado'), consiga evoluir como jogador para regressar ao Benfica, ou então consiga convencer o 'mercado' a pagar o nosso investimento...




PS: Luisão, Jardel, mais um novo central (pode ser o Garay...) são 3 centrais!!! Isso quer dizer que é preciso mais um, com o empréstimo desejado (por mim, e creio que por todos) do Roderick, será que o Miguel Vítor vai ficar?!!! Ou será o Kanu?!!!

Para o ano é nosso...






Podemos analisar este resultado de duas maneiras:

-Tendo em conta os duelos directos durante a época, as exibições antes desta final, e os dois primeiros jogos desta final do Play-off, este resultado acabou por ser 'normal'. O facto de termos obrigado o adversário a jogar a 'negra', até me surpreendeu...!!!

-Tendo em conta este jogo, acho que oferecemos o título ao adversário!!! E nem foi na defesa, falhámos demasiados ataques fáceis, demasiadas Perdas de Bola, e desta vez lances livres falhados, foram 11 !!!

Tivemos queixas da arbitragem? Sim, tivemos, nada de novo... é impressionante como o Carlos Andrade, não é excluído, depois de fazer 50 faltas, e ter simulado 1000, em média por jogo!!!


Apesar de tudo a equipa nestes últimos 5 jogos demonstrou dignidade, e como no desporto não se pode ganhar sempre, fica para a próxima...!!!

Agora é levantar a cabeça e preparar a próxima época, e é necessário tomar muitas decisões: Temos que ter jogadores totalmente disponíveis fisicamente, temos que ter mais juventude (velocidade) na equipa, temos que ter estrangeiros estilo 'Ben'!!! (qualidade inquestionável, que não se escondem nos momentos decisivos). E é necessário definir prioridades, esta época a equipa ficou dividida entre as competições Nacionais e a Eurochallenge (e este título na minha opinião ficou decidido na Fase Regular, quando perdemos o factor casa, por causa da Europa!!!)...


Recordo ainda, que esta época não ficou em 'branco'!!! Vencemos a Supertaça, e a Taça Hugo dos Santos (ex-Taça da Liga), falhámos o objectivo principal, mas...

Confesso mesmo, que aquilo que mais me irritou com nesta derrota, foi a felicidade do incompetente, sem carácter Monchito. É necessário relembrar que o actual plantel Corrupto foi formado com o seu treinador a utilizar a sua influência como Seleccionador Nacional, para aliciar jogadores do seu principal adversário (e não só), para se mudarem para o seu clube!!!