Últimas indefectivações

domingo, 27 de janeiro de 2013

A caminho da época perfeita !!!


Benfica 85 - 74 Académica
23-14, 25-20, 19-20, 18-20

Mais um troféu, numa época que se quer perfeita... as expectativas são muito altas, por isso mesmo, o grau de exigência é alto, e só o pleno nos troféus poderá satisfazer minimamente os adeptos , porque além das vitórias, queremos ver bom Basket... Este é o terceiro caneco da época, agora só faltam os dois mais importantes: a Taça de Portugal e o Campeonato. 
Hoje até começamos bem, mas nunca conseguimos 'matar' a partida, e a Académica - com muita gente formada no Benfica !!! - foi acreditando. Já nos últimos 5 minutos eles aproximaram-se perigosamente, mas com um tempo de desconto, a equipa acalmou, e voltámos a ter os 10 pontos de vantagem, que soubemos gerir nos últimos segundos.
O MVP da final foi o Betinho, com os 25 pontos - ontem tinha marcado somente 6 !!! -, mas para mim o jogador mais importante foi o Diogo Carreira. Após todos os problemas de saúde, o Carreira demorou algum tempo a recuperar a forma, chegou mesmo a ser a última opção no banco, mas não desistiu, e regressou à sua melhor forma... se calhar até voltou melhor!!! Hoje, é o principal base da equipa, além dos pontos que marca, apreendeu a gerir os tempos de ataque, algo que antigamente fazia com dificuldade... hoje, no momento mais complicado no 4.º período, foi o Diogo que empurrou a equipa para a vitória, com pontos e assistências...

A organização

"O descuido do FC Porto na violação das regras de utilização de jogadores da equipa B antes do tempo permitido na formação principal foi uma enorme surpresa para todos os que se habituaram a considerar a organização portista uma máquina infalível.
Desta vez, parece não se ter tratado de mais uma esperteza para reverter em próprio benefício a ingenuidade dos adversários, nem mais um episódio de batota ou abuso de confiança. No meio da obsessão com os habituais tratamentos de favor ao Benfica, agora à cata dos cartões mostrados ou por mostrar nos jogos do rival e nos dos seus adversários seguintes, a tal máquina descuidou-se e trabalhou com uma falta de rigor que assusta.
Estes acidentes de percurso têm sempre um lado positivo, despertando mentes adormecidas pela rotina do sucesso fácil implantado por José Mourinho no ano antes do Apito Dourado: “Em condições normais vamos ser campeões e em condições anormais também seremos campeões”. Pela conversa de Vítor Pereira, que imita terrivelmente as poses afectadas  a barba descuidada e o tom agreste, o FC Porto não teria adversários privados de jogadores expulsos ou com 5 amarelos, quando na verdade idênticas limitações afectaram metade dos seus opositores na 1.ª volta da Liga, atirando para cima do Benfica o odioso de uma situação que o beneficia por igual.
Quando a organização coloca o treinador nos ecrãs a manipular estatísticas, também aposta na ignorância e na falta de referências dos concorrentes, sempre lerdos a reagir e normalmente apanhados desprevenidos pela capacidade de antecipação das diatribes portistas, para quem a generalidade dos meios de comunicação são mais complacentes.
O rigor é o primeiro mandamento da cartilha profissional e a sua falta acarreta uma má imagem para as instituições, não se percebendo que a Liga tenha demorado três semanas a detectar uma falha tão evidente, ou que esperasse que ela prescrevesse sem ninguém dar por nada. Esta é uma daquelas situações anormais a que Mourinho ou o seu émulo se podiam referir em voz ameaçadora e serem na mesma campeões."

Eliminação


Guimarães 3 - 1 Benfica
10-25, 25-17, 25-18, 25-22

Ontem tinha avisado que este não seria fácil, como não vi o jogo não posso comentar as suas incidências, mas parece que com a vitória no 1.º Set por 10-25 a equipa ficou convencida que seria fácil...!!!
Nas últimas épocas temos falhado no Campeonato, e conquistado a Taça, espero que este ano seja ao contrário... não existe margem de erro, agora que estamos fora da Taça, o único caminho é a vitória...

adenda: O Miguel Tavares, lesionou-se durante a partida, com o Vinhedo indisponível, coube ao Júnior Miguel Rodrigues, que já tinha jogado um bocadinho na véspera com o Esmoriz, ocupar a posição de Distribuidor. Creio que esta situação explica o que se passou...