Últimas indefectivações

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Lixívia 12

Tabela Anti-Lixívia
Benfica.......... 29 (-5) = 34
Corruptos...... 25 (-1) = 26
Sporting........ 27 (+4) = 23


Jornada do tudo ou nada!!! Em vésperas de derby, todas as fichas foram jogadas, esta semana!!! Os Lagartos não se esqueceram que na época anterior, a derrota em Guimarães, antes do Sporting-Benfica, foi decisiva... E assim, apostaram todas as 'malas' nesta jornada!!!
Foi um autêntico regresso ao passado...

Vasco Santos, ficou 'famoso' na Luz, quando num Benfica-Setúbal, anulou um golo ao Benfica (Suazo), voltando com a jogada atrás, quando inicialmente tinha dado a Lei da Vantagem, marcando uma falta a favor do Benfica!!!! Mas esquecendo-se de mostrar o 2.º amarelo ao jogador do Setúbal (Sandro)... o resultado estava em 2-1 a favor do Benfica, o golo do Suazo seria o 3-1!!! Já nos descontos, e com culpas para o Quim, o Setúbal acabou por empatar 2-2, com um pontapé de bicicleta fora da área!!!!!!
Admito, depois disso, até fez alguns jogos discretos... aquele que me trás piores memórias, foi um Arouca-Benfica (aquele onde PSP pediu aos adeptos do Benfica para não festejarem os golos, porque a bancada amovível poderia cair; aquele onde foram despejadas toneladas de areia no relvado...!!!), onde mão quis marcar 2 penalty's descarados a favor do Benfica, quando o resultado do jogo ainda estava em aberto... numa altura onde o campeonato estava a ser decidido ponto a ponto!!!!!!
Pois bem, na Sexta-feira nos Barreiros, deixou os Fortuntos Azevedos (sim, aquele dos conselhos matrimoniais que agora é colunista do Nojo!!!!) desta vida orgulhosos!!!!
Não houve um erro, foram 96 minutos de erros constantes, sucessivos, sistemáticos, premeditados, sempre contra o Benfica, sempre a favor do Marítimo...
Com um jogo decisivo da Champions poucos dias depois, e com um derby na jornada seguinte, a estratégia de condicionamento dos jogadores do Benfica, passou pela agressividade total, com impunidade técnica e disciplinar... Isto é daquelas coisas, que está no manual... Não tem nada de saber!!!!!!
O primeiro Amarelo para o Marítimo surgiu após os primeiros 30 minutos, após quase 15 faltas (as que foram assinaladas), a maior parte delas violentas e logo a um jogador de tendência ofensiva!!!
Aliás nestas primeiras 12 jornadas, tem sido evidente as instruções bem claras nos jogos do Benfica: antes dos 60 minutos, não 'existem' cartões para jogadores adversários do Benfica!!! Só em casos de extrema gravidade... e mesmo assim, só jogadores ofensivos, defesas nunca!!!!
Para 'azar' do Vasco Santos, o tal jogador que levou o Amarelo; imediatamente antes do intervalo, faz penalty (dentro ou fora da área é indiferente para o caso), e no mínimo levaria sempre o 2.º amarelo... qual a solução?!!! Inverter a falta, e marcar falta ofensiva!!!!!! Criatividade máxima!!!!!
Praticamente todos os jogadores de características defensivas do Marítimo mereciam ter levado Amarelo nos primeiros 30 minutos... sendo que o Maurício (autor do segundo golo do Marítimo), foi o pior, por larga margem... sendo que na 'pior' das suas faltas, o árbitro nem sequer marcou falta!!!!!
Penalty's:
- o mais descarado, é claramente sobre o Nelsinho. O contacto até começa fora da área, mas termina claramente dentro da área. A marcação de falta contra o Benfica, é um das decisões mais absurdas que há memória... Repito, não foi incompetência, foi premeditado!!!
- aos 16 minutos, num canto a favor do Benfica, a bola vai à Mão de um defesa do Marítimo, após o Luisão cabecear a bola. Não acho que tenha sido deliberado, portanto não considero penalty. Mas tenho a certeza que com outro Clubes, este lance teria lançado a discussão.
- logo no início da 2.ª parte, num canto, o Mitro é puxado pela camisola quando ia saltar à bola ao 2.º poste...
- logo a seguir, o Pizzi é derrubado dentro da área. Não existe falta do Erden Sen que corta a bola, a falta é do jogador do Marítimo que vem por trás do Pizzi, é empurra descaradamente o Benfiquista...
- aos 61 minutos, o Salvio é impedido de jogar a bola de cabeça... é puxado pelo braço, e derrubado com perna direita pelo defesa do Marítmo. Jogada muito parecida com o penalty assinalado a favor dos Corruptos com o Braga esta semana...
- noutro Canto, Luisão é totalmente placado por um defesa do Marítimo... praticamente igual, ao penalty assinalado a nosso favor no Benfica-Dinamo Kiev!!!
- aos 65 minutos, o Luisão protestou nova bola na Mão, num Canto a favor do Benfica. Não houve uma única repetição neste lance. Revendo o lance na Box parece existir um braço no ar, mas não tenho a certeza...
Conclusão dos penalty's: só ficaram 5 penalty's por marcar!!!!
Mas além dos penalty's, não foram assinaladas várias faltas junto da área do Marítimo. Destaco duas:
- a primeira sobre o Jiménez, agredido na cabeça, na meia-lua...
- a segunda sobre o Mitroglou, já nos descontos, empurrado com os dois braços, completamente à descarada...
Até os livres a favor do Benfica, estavam 'proibidos'!!!!
Ao mesmo tempo que tivemos todos estes erros junto da área do Marítimo, no outro lado do campo, na área do Benfica valia tudo!!! Em Portugal, para o bem e para o mal, os árbitros têm a tendência de marcarem qualquer contacto sobre os guarda-redes nas bolas paradas (para se protegerem de eventuais protestos). Pois neste jogo ficámos a saber que 'bloqueios' sobre o guarda-redes do Benfica são permitidos!!!!
- na 1.ª parte, existe num Canto existe um bloqueio claro, e só por acaso não foi golo...
- quando o Marítimo ganha o primeiro canto do 2.º tempo, o banco do Benfica avisou a equipa de arbitragem da estratégia ilegal do adversário, mas nem assim a falta foi assinalada e deu mesmo golo ao Marítimo...
Até se pode defender que o Ederson foi anjinho, mas a falta existe... alias na área do Marítimo os bloqueios feitos pelo Lindelof já foram assinalados!!! Afinal, o Vasquinho conhece as regras!!!
Somando todos estes erros decisivos no resultado final, seria expectável que a imprensa declarasse  o jogo, como mais um escândalo do Tugão... até os próprios comentadores da PorkosTV, que normalmente nunca comentam os erros de arbitragem contra o Benfica, estavam 'incomodados' com o que se estava a passar!!!! Mas não, a reacção da descomunicação social, foi de rejubilo, pois o campeonato está mais competitivo!!!! A única situação que levantou algumas criticas foi o anti-jogo... e mesmo assim, as criticas foram leves!!! Dos lances capitais nada... O próprio lance do Nelsinho desapareceu dos resumos que passaram nos noticiários!!!!
Os outros penalty's menos óbvios, nem no directo da PorkosTV tiveram realce, foi tudo desvalorizado... foi só espírito guerreiro do Marítimo, que festejou como tivesse ganho a Champions... Isto uma semana depois, da propaganda Lagarta ter começado a falar de incentivos a terceiros (e como nós sabemos, quando eles 'acusam' alguém de fazer alguma coisa, é porque eles já o fizeram ou estão a fazê-lo!!!).
Em relação ao anti-jogo, só em assistências a jogadores lesionados o jogo esteve parado cerca de 10 minutos na segunda parte!!!! Golos, substituições demoradíssimas... e o filho da puta deu seis minutos... Por exemplo, no Dragay, com muito menos anti-jogo, houve 7 minutos de compensação!!!!

Resumindo, uma das mais corruptas arbitragens dos últimos anos... totalmente premeditada, desde da nomeação, até ao resultado final.
Isto organizado e patrocinado, por um CA da FPF dirigido, pelo pai de um puto, atleta dos lagartos, que anda a publicar incentivos à violência contra o Benfica nas redes sociais... com o presidente da APAF também com um filho atleta Lagarto... com o adversário dos Lagartos a ser treinado, por ex-candidato à presidência Lagarta, com um ex-dirigente, ex-comentador Lagarto a assumir o cargo de treinador noutra equipa... Isto é fartote!!!!

Quem quiser ver alguns lances com mais pormenor, aconselho este link do A Minha Chama.


.

Em Alvalixo, Rui Costa fez tudo para satisfazer a entidade patronal!!! Passou tudo, coteveladas, pisadelas... foi sempre em frente!!!
Até os golos anulados ao Sporting, serviram para mais uma vez, passarem por vitimas, quando de facto foram beneficiados!!!!
- no primeiro golo anulado, existe falta clara... nada a dizer.
- no segundo golo anulado, existem dois erros: Coates jogo a bola com o braço, falta não assinalada; e na sequência do canto, o golo é mal anulado!!! Conclusão, um erro, anula o outro!!!!
Agora, como explicar a não expulsão do William e do João Pereira?!!!
William atinge violentamente um adversário com o cotovelo, deixando-o a sangrar; João Pereira pisa a cara, um adversário, intencionalmente... sim, foi intencionalmente, quem joga a bola, sabe perfeitamente que aquele tipo de lances, são perfeitamente evitáveis... Se fosse sem querer, o mais provável era o João Pereira ter feito uma entorse!!!!
Mas com tudo isto, aquilo que tivemos, foi um festival de protestos no banco Lagarto, estilo palhaçada, mais uma vez, com total impunidade...
Mas existiram muitos outros 'pequenos' lances. Só no início do 2.º tempo, João Amaral jogador do Vitória, está envolvido em duas situações 'cómicas':
- primeiro é agarrado pela camisola escandalosamente, quando ia entrar em boa posição na área do Sporting... árbitro nada marca!!!
- logo a seguir, João Pereira, agarra e rasteira João Amaral no bico da área do Sporting, seria um livre perigoso contra os Lagartos!!! Rui Costa decide imitar Vasco Santos!!! Falta contra o Setúbal...!!!


No Dragay, o Xistra até fez uma arbitragem boazinha... o grande erro, na minha opinião, foi no penalty assinalado sobre o André Silva, pois a falta parece-me fora da área... mas como o penalty foi desperdiçado, acabou por não ter influência.
No resto, com um ou outro erro, nos lances mais importantes esteve bem: golos anulados aos Corruptos (dois); e noutro simulação do André Silva!!!!


Anexos:

Benfica
1.ª-Tondela(f), V(0-2), Pinheiro, Nada a assinalar
2.ª-Setúbal(c), E(1-1), Oliveira, Prejudicados, (1-0), (-2 pontos)
3.ª-Nacional(f), V(1-3), Soares Dias, Nada a assinalar
4.ª-Arouca(f), V(1-2), Veríssimo, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
5.ª-Braga(c), V(3-1), Sousa, Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
6.ª-Chaves(f), V(0-2), Martins, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
7.ª-Feirense(c), V(4-0), Luís Ferreira, Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
8.ª-Belenenses(f), V(0-2), Hugo Miguel, Nada a assinalar
9.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-0), Esteves, Nada a assinalar
10.ª-Corruptos(f), E(1-1), Soares Dias, Prejudicados, Impossível contabilizar
11.ª-Moreirense(c), V(3-0), Godinho, Prejudicados, Sem influência no resultado
12.ª-Marítimo(f), D(2-1), Vasco Santos, Prejudicados, (1-4), (-3 pontos)

Sporting
1.ª-Marítimo(c), V(2-0), Nuno Pereira, Nada a assinalar
2.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-1), Hugo Miguel, Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Corruptos(c), V(2-1), Martins, Beneficiados, (0-1), (+3 pontos)
4.ª-Moreirense(c), V(3-0), Almeida, Beneficiados, (2-0), Impossível contabilizar
5.ª-Rio Ave(f), D(3-1), Pinheiro, Nada a assinalar
6.ª-Estoril(c), V(4-2), Capela, Beneficiados, (4-3), Sem influência no resultado
7.ª-Guimarães(f), E(3-3), Soares Dias, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8.ª-Tondela(c), E(1-1), Rui Costa, Beneficiados, (0-1), (+1 ponto)
9.ª-Nacional(f), E(0-0), Vasco Santos, Prejudicados, (0-1), (-2 pontos)
10.ª-Arouca(c), V(3-0), Xistra, Beneficiados, Impossível contablizar
11.ª-Boavista(f), V(0-1), Veríssimo, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
12.ª-Setúbal(c), V(2-0), Rui Costa, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado

Corruptos
1.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Veríssimo, Nada a assinalar
2.ª-Estoril(c), V(1-0), Luís Ferreira, Prejudicados, Sem influência no resultado
3.ª-Sporting(f), D(2-1), Martins, Prejudicados, (0-1), (-3 pontos)
4.ª-Guimarães(c), V(3-0), Sousa, Nada a assinalar
5.ª-Tondela(f), E(0-0), Hugo Miguel, Beneficiados, (1-0), (+ 1 ponto)
6.ª-Boavista(c), V(3-1), Almeida, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
7.ª-Nacional(f), V(0-4), Rui Costa, Beneficiados, Sem influência no resultado
8.ª-Arouca(c), V(3-0), Manuel Mota, Nada a assinalar
9.ª-Setúbal(f), E(0-0), Pinheiro, Nada a assinalar
10.ª-Benfica(c), E(1-1), Soares Dias, Beneficiados, Impossível de contabilizar
11.ª-Belenenses(f), E(0-0), Oliveira, Beneficiados, (1-0), (+1 ponto)
12.ª-Braga(c), V(1-0), Xistra, Beneficiados, Sem influência no resultado

Jornadas anteriores:
1.ª jornada
2.ª jornada
3.ª jornada
4.ª jornada
5.ª jornada
6.ª jornada
7.ª jornada
8.ª jornada
9.ª jornada
10.ª jornada
11.ª jornada

Épocas anteriores:
2015-2016

Do antijogo e de como liquidar a praga

"Os árbitros não podem ser cúmplices do antijogo. E deve ser só deles a decisão de parar o jogo em caso de alegada lesão.

O antijogo é uma praga que assola, sobretudo, o futebol dos países do sul da Europa e da América Latina. Deve-se à conjugação de dois factores, o primeiro de ordem sociológica - a ausência de censura social perante a esperteza do subterfúgio - e o segundo de cariz económico, fundado na disparidade de meios entre as equipas.
Não é fácil, com os meios actualmente à disposição, erradicar tão pernicioso fenómeno, mas há que encará-lo de frente e agir em conformidade. É sabido que a mentalidade de jogadores, treinadores e adeptos levará, pelo menos, uma geração a alterar no sentido do primeiro fair-play (que não é nenhuma treta, é, isso sim, uma das pedras basilares do jogo como foi sonhado pelos founding fathers), mas isso não nos deve impedir de pugnar por melhores práticas, nem que estas, no presente estádio, sejam aplicadas por coerciva.
Enquanto a cronometragem electrónica dos jogos não chega(há, de facto, coisas que não se entendem...), anulando a vantagem dos prevaricadores na queima de tempo, cumprirá aos árbitros uma administração mais criteriosa do tempo de jogo, no sentido de não premiar as más práticas. Os árbitros não podem ser cúmplices do antijogo e quando o forem devem ser censurados e punidos.
Esta é uma parte da equação. A outra tem a ver com as simulações de lesões. O râguebi resolveu, em boa parte, este problema, permitindo a entrada das equipas médicas com o jogo a decorrer. Enquanto essa inovação não chega ao futebol, o árbitro, que não é médico, está obrigado a interromper o jogo para assistência. Mas além de compensar o tempo perdido, deverá também punir comportamentos desviantes, como, por exemplo, quando um jogador «lesionado», mal sai do campo, saltar da maca para reentrar.
Finalmente, uma questão igualmente sensível. Creio que, perante um jogador alegadamente lesionado, a obrigação de interrupção do jogo não deve ficar do lado dos jogadores, mas sim do árbitro. É este que deve definir se há, ou não, lugar à entrada da equipa médica, sem se esconder atrás de um ónus injusto que está a cair sobre os jogadores. Creio, pois, ser justa a decisão dos treinadores que avisam que a sua equipa não coloca a bola fora perante adversários caídos. A decisão de interromper o jogo deve pertencer ao árbitro.

Como foi que disse? Ser ou não ser, eis a questão
«Esta dupla, do Filipe e do Marcadno, é das melhores duplas de sempre do FC Porto e do futebol português»
Pinto da Costa, presidente do FC Porto
Jorge Costa/R. Carvalho, Eduardo Luís/Celso, Fernando Couto/Aloísio, Simões/Freitas, Eurico/Lima Pereira, José Rolando/Armando Manhiça, Virgílio/Miguel Arcanjo, Rolando/Maicon, Otamendi/Mangala, Bruno Alves/Pedro Emanuel. A propósito de grandes duplas do FCP.

O adeus do Campeão
Nico Roseberg, 31 anos, decidiu colocar ponto final na carreira na Fórmula 1, poucos dias depois de sagrar-se campeão mundial. Dez anos no circo foram suficientes para o piloto alemão, que toda a vida viveu entre motores e competição, dizer 'aufwiedersehen'. Será que, como dizem, se fartou de Hamilton?
PS - Na última semana dei conta do meu desencanto por não haver F1 na televisão portuguesa. 'Mea culpa, mea maxima culpa', a F1 está, por cá, disponível no Eurosport 2 XTRA, o canal pago desta plataforma. O seu a seu dono...
A tragédia da Chape vista pelos jornais
O desastre de aviação que dizimou a equipa brasileira da Chapecoense foi motivo de atenção dos media, a nível mundial. Entre muitas capas de sensibilidade e bom gosto, esta, do jornal Meia Hora, do Rio de Janeiro, terá sido a mais inspirada. Ou como é possível, sem qualquer letra, valer mais que mil palavras...
(...)"

José Manuel Delgado, in A Bola

Treino de hoje...

Benfiquismo (CCCVIII)

Benfica 2 - 0 Nápoles