Últimas indefectivações

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

«Henrique O Grande; Henrique O Único»

"Uma vez, em Sófia, em 1973, com a camisola da Selecção Nacional, o Zé Gato fez uma das melhores exibições alguma vez assinadas por um guarda-redes português no estrangeiro. Conta quem lá esteve, com elogios merecidos.

HOJE vou falar de José Henrique: José Henrique Rodrigues Marques. O Zé Gato! O Zé merece! É uma amigo e foi grande como poucos. Por isso o título: roubei-o a um dos velhos mestres, Alfredo Farinha, que o publicou na antiga «A Bola» no dia 3 de Maio de 1973, na sequência de mais uma derrota bisonha da Selecção Nacional, em Sófia, na Bulgária, por 1-2. Uma derrota tão tristonha que praticamente afastava Portugal da Fase Final do Campeonato do Mundo de 1974, na Alemanha. Eram os tempos. 1966 teimava em não se repetir. Teríamos de esperar precisamente quarenta anos, até 2006, também na Alemanha, por nova meia-final de um Mundial.
José Henrique não teve na Selecção Nacional a carreira que mereceu: apenas 15 internacionalizações. Havia o Damas, depois houve Bento, e o Zé Gato ficou-se pelo meio dos dois. Mas, nesse ano de 1973, era ainda o guarda-redes da Minicopa, essa aventura de Verão que nos levou, em 1972, ao Brasil e a um dos momentos mais fascinantes do Futebol português.
Daí que a desilusão da ausência no Campeonato do Mundo de 1974 tenha sido ainda maior: afinal a Minicopa prometera tanto!
E havia ainda Eusébio, marcando mais golos do que nunca, «Bota de Ouro» europeu pela segunda vez.
Havia, mas não houve. Em Sófia, quero eu dizer. Em Sófia, nesse dia 2 de Maio, não houve nada. Ou melhor: houve Henrique, O Grande! O Único!

Ponto mais alto do elogio
ZÉ GATO é de família, mas ficava-lhe bem. Ele conta que quando surgiu no Benfica para se submeter à experiência era tão franzino que o equipamento ficava a boiar-lhe no corpo. Mandaram-no embora. Era pequeno demais para uma baliza tão grande. Teimou. A baliza foi, com o tempo, tornando-se mais pequena por sua vez.
Sobre José Henrique podem escrever-se páginas e páginas. E vamos escrevê-las. Vamos escrever até um livro inteiro, porque ele o merece. É deixar passar esta chuva insuportável e este mar furibundo que teima em destruir os molhes e as praias da Caparica para voltarmos às nossas conversas por dentro da memória, lá desse lado do rio que é o seu lado, da Arrentela ao Seixal onde nasceu e apanhou lamejinhas e ameijôas e começou a jogar futebol e se fez homem. Um homem às direitas na margem esquerda do Tejo!
Fez mais de 400 jogos com a camisola do Benfica: foi campeão por oito vezes. Ainda é um campeão!
Mas hoje vou dedicar aqui, a ele e ao Alfredo Farinha, esse momento brilhante na baliza da Selecção Nacional, em Sófia. Portugal jogou assim: José Henrique; Artur, Humberto Coelho, José Mendes e Adolfo; Toni, Quaresma e Simões; Artur Jorge, Eusébio e Jacinto João. Na segunda parte Nené substituiu Jacinto João e Pavão entrou para o lugar de Quaresma. Equipa de qualidade, como se vê. Não chegou. Na primeira parte Denev fez 1-0, num remate indefensável à entrada da grande-área. Na segunda, Bonev chegou aos 2-0, numa recarga a pontapé de Stoianiov ao poste. Nené faria o 1-2.
Vamos lá à prosa do mestre sobre o gato: «Com dois golos sofridos, derrotado, enfim, tal como os outros (doze), ele foi apesar de tudo o salvador da equipa portuguesa, o que vale por dizer que se não tem sido ele não teriam sido só dois - seriam pela certa mais. Felino como só ele (por alguma razão ganhou jus ao apodo de 'o gato'), arrojado a lançar-se aos pés dos búlgaros, decidido a sair-se aos cruzamentos pelo ar, optando sempre bem entre segurar o esférico e socá-lo para os lados, José Henrique adregou aqui em Sófia não apenas uma das melhores exibições da sua carreira, mas também uma das melhores actuações que já alguma vez vimos a um guarda-redes português no estrangeiro».
Ah pois! De truz! A homenagem é mais do que merecida.
Lembras-te Zé? Olha. Cá fica o meu abraço!"

Afonso de Melo, in O Benfica

Herculano

"1. A Justiça em Portugal é má. E injusta. A Justiça no Futebol português fede! Os ingleses costumam dizer que Londres é a enorme fossa onde vão desaguar todos os deserdados do império. A Justiça do Futebol em Portugal é a imunda cloaca onde vão desaguar os mais ineptos representantes da má Justiça portuguesa.

2. O Conselho Superior da Magistratura, cumprindo o seu dever de aconselhar, já solicitou aos seus membros para não aceitarem cargos nos conselhos de disciplina ou de justiça (assim mesmo, em caixa baixa) do Futebol português. Por alguma razão o fez. Tais organismos não contribuem em nada para a boa imagem dos magistrados. Pelo contrário.

3. Na sua grandíssima maioria, os magistrados que desobedecem às directivas do Conselho Superior da Magistratura são desqualificados que atingiram a jubilação por limite de idade deixando na cauda das suas carreiras uma lista infinita de decisões espúrias e não fundamentadas e muitos processos em atraso. No Futebol encontraram o reconhecimento que não têm entre os seus pares. E podem fazer tábua rasa do princípio básico da vida de um juiz - ser independente.

4. É conhecida a tendência do Madaleno em rodear-se por figuras sinistras que pertenceram aos infames Tribunais Plenários do tempo cão do fascismo. Também é conhecida a sua tendência para ter magistrados amestrados que frequentam o seu camarote e erguem as taças à medida dos seus triunfos - fora e dentro das salas de audiências. É por estas e por outras que em Portugal a Justiça tresanda.

5. Alexandre Herculano escreveu certa vez: «A hipocrisia, suprema perversão moral, é o charco podre e dormente que impregna a atmosfera de miasmas mortíferos e que salteia o homem no meio de passagens ridentes: é o réptil que se arrasta por entre as flores e morde a vítima descuidada». Também há Herculanos decentes. De espinha direita."

Afonso de Melo, in O Benfica

De Borboleta para a vitória !!!

Benfica 1 - 0 Guimarães

Esta semana ficámos a saber que a alcunha do Markovic é Borboleta!!! Talvez por isso, o Douglas, hoje, quando se esticou todo, quando a bola lhe passava por cima, parecia mesmo que estava a tentar apanhar 'borboletas'... mas falhou!!!
Jogo atípico do actual Benfica. Entrámos bem, logo com uma excelente oportunidade, mas também foi imediatamente visível que o esquema defensivo do Vitória, iria nos trazer problemas, com duas linhas muito próximas com 9 jogadores!!! Após o choque entre o Enzo e o Jardel, o jogo 'acalmou', e o Benfica demonstrou muita ansiedade, nervosismo mesmo... neste período falhámos muitos passes, inclusive o Enzo. Com várias perdas de bola improváveis, acabámos por permitir ataques rápidos ao Guimarães. É verdade que o Oblak só foi verdadeiramente posto à prova, numa ocasião, num remate do Maazou, mas existiram outros remates, que acabaram 'bloqueados' pelos nossos jogadores... O Benfica nos últimos tempos, não tem oferecido tantas bolas a meio-campo, como fez hoje, principalmente na 1.ª parte... Neste período, houve um jogador que se destacou claramente: Markovic. E não foi por causa do belíssimo golo, antes disso já tinha executado várias arrancadas, cheias de veneno desperdiçadas pelos companheiros. Não sei se foi a entrevista do Matic, que pediu mais entrega nos treinos ao Borboleta, que o espevitou, mas este foi de longe o melhor jogo do jovem sérvio ao serviço do Benfica...!!!
A 2.ª parte, foi mais calma, o Benfica baixou o ritmo, o Fejsa recuou um pouco mais, e deixámos de 'entregar' a bola ao adversário. O 2.º tempo começou com um grande remate do Sílvio, e uma cabeçada do Maazou que acabou por ser facilmente defendida pelo Oblak... só nos últimos minutos o perigo voltou a rondar as balizas: sempre a baliza do Guimarães... O falhanço do Lima só se pode explicar pelo cansaço...
É verdade que mantivemos a consistência defensiva, e por isso mesmo somámos os 3 pontos, mas a fluidez não foi igual aos últimos jogos... e neste caso nem podemos justificar com o cansaço da Liga Europa, porque no onze inicial só 6 jogadores repetiram, sendo que o Enzo só jogou 60 minutos na Grécia e hoje o Sulejmani foi o primeiro a sair... acredito que a responsabilidade foi repartida, entra o esquema do Vitória, e a ansiedade de voltar a não desperdiçar um mau resultado, de um dos adversários directos!!!
Ainda três notas: hoje jogámos sem o Maxi, e o Gaitán castigados, e sem o Cardozo e Garay lesionados... e ainda temos o Salvio a recuperar a forma, é praticamente meia-equipa...; o Jardel passou demasiado tempo a receber assistência, passámos vários minutos a jogar com 10 jogadores, algo que podia ter sido fatal...; o relvado continua muito mau... muitos dos passes falhados na 1.ª parte foram por causa do relvado. Também não percebi as escorregadelas dos jogadores, principalmente o Enzo e o Rodrigo: os jogadores têm o direito de escolher o tipo de pitons que gostam mais, mas quando as condições do terreno não permitem jogar com o habitual calçado, alguém tem que se fazer ouvir...!!!
O homem do jogo é o Markovic, não é todos os dias que se marca um golo daqueles, nem se faz um jogo desta elevada qualidade, mesmo que nos últimos 30 minutos, o Borboleta tenha 'arrefecido'... Mas esta noite tivemos dois enormes 'guerreiros': Jardel e Fejsa. Grande jogo de ambos... O Luisão no seu 400.º jogo esteve também muito bem, mesmo com algumas escorregadelas. Criticado por muitos, dado como acabado várias vezes por outros, o Luisão será outro daqueles jogadores, que quando deixar de vestir a camisola do Benfica, vai deixar muitas saudades...!!! O Sílvio defensivamente esteve impecável, mas ofensivamente, jogando na direita, torna-se menos perigoso... O Siqueira fez um jogo razoável, e no final da partida soube resguarda-se, porque uma das estratégias ofensivas do Vitória, era fazer passes longos nas costas do Siqueira...!!! Este foi um dos jogos mais fracos do Enzo nos últimos tempos: levou muito tempo a adaptar-se ao relvado, falhou muitos passes, e o povoamento do meio-campo adversário, complicou o seu trabalho... O Sulejmani acabou por não aproveitar o estatuto de titular no Campeonato... tinha feito bons jogos recentemente, mas hoje não conseguiu produzir o esperado. O Rodrigo está a entrar novamente naquelas fases onde tudo lhe corre mal, em frente da baliza... precisa rapidamente de voltar aos golos!!! Grande assistência para o Marko no golo: meio-golo!!! O Lima falhou um golo escandaloso, mas mesmo com poucos remates à baliza, sou da opinião que o Brasileiro estava a fazer um bom jogo, falhou algumas recepções no peito, mas mesmo assim segurou muitas bolas, e quando descaiu para as alas, deu quase sempre seguimento às jogadas...
O Salvio não entrou tão bem, como o tinha feito na Salónica... Vai precisar de vários jogos para recuperar o ritmo... O Amorim entrou tarde de mais!!! Mais uma substituição no 'último minuto', não realizada pelo Benfica!!! Tem sido habitual este cenário... sinceramente não sei qual é o objectivo: perder tempo?!!! Então façam a substituição logo no início do tempo de desconto.
Suspeito que amanhã os elogios à arbitragem vão ser muitos, mas nas bancadas foi visível a pouca-vergonha. Já o escrevi anteriormente, Nuno Almeida depois do Benfica-Académica da época anterior ficou condicionado (penalty no último minuto a nosso favor...). Em todos os jogos que apitará do Benfica, irá fazer tudo para demonstrar que não é 'benfiquista'!!! Amanhã, vão elogiar o critério disciplinar à Inglesa, mas ninguém se irá recordar que ainda recentemente num jogo da nossa equipa B, no Seixal, expulsou 2 jogadores do Benfica, com um critério completamente diferente!!! Mas hoje, uma coisa eu tenho a certeza, acontecesse o que acontecesse, ninguém do Guimarães seria expulso!!! Para cumulo, conseguiu marcar fora-de-jogo ao Benfica, num lançamento lateral, onde existiu uma falta claríssima sobre o Rodrigo mesmo à entrada da área!!! A quantidade de lançamentos laterais trocados (sempre a nosso desfavor), e a ausência de livres a favor do Benfica em situação ofensiva, são prova mais do que suficiente da intenção... repito intenção. Este é daqueles casos onde o problema não foi a incompetência.