Últimas indefectivações

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A mátria do futebol

"A Inglaterra é a mátria do futebol trazido à luz em 1863. 149 anos volvidos, continua a ser a pátria do futebol. Não porque vença mais, ou porque de lá sejam os melhores jogadores. Mas pela magia do seu football association, que perdura acima da intelectualidade das tácticas e do tacticismo das inteligências.

Os estádios aconchegados, quase intimistas, estão sempre cheios, seja qual for a competição, a meteorologia, a classificação, a notoriedade das equipas, os horários, a transmissão televisiva.

O ambiente é de festa. Apoiam-se as equipas com entusiasmo contagiante, canta-se em sinfonia e harmonia, vencendo ou perdendo. Quanto o Benfica ganhou em Anfield Road por 2-0, os adeptos do Liverpool continuaram a cantar vibrantemente You'll never walk alone.

Um futebol sem manhas e sem manobrismos. Sem chicotadas psicológicas inconsequentes. Em que o árbitro é tão-só o juiz que também erra, mas não é alvo das desculpas para o insucesso.

O fair play é lá mais escrutinado. Na memória, preservo a radicalidade de alguns exemplos. Relembro apenas um: há anos, um jogador do Arsenal, depois de um colega ter sido assistido por lesão, devolveu a bola à equipa do Sheffield. Porém, a arsenalista Kanu ficou com a bola e passou-a Overmars, que fez facilmente o 2-1. No fim, a Direcção do Arsenal e o técnico Arsène Wenger pediram para o jogo que o Arsenal venceu ser repetido.

Só o futebol da Liga inglesa nos brinda com jogos como 8-2 do Manchester contra o Arsenal, ou, como no domingo, em que o United, em casa, perdeu 1-6 com o City! Não esquecendo os golos que se marcam nos últimos minutos porque, nunca se desistindo, o último segundo de jogo é igual ao primeiro!

Assim é um prodígio de desporto!"


Bagão Félix, in A Bola

Que embrulhada rumo à FPF!

"Nas eleições para a FPF, sempre houve absoluto poder das associações dominantes (ficando supostamente na sombra os seus clubes...). A alteração de estatutos anulou o poder absoluto; falta ver se não continuarão a levar a melhor...

Grande novidade: quase todos os clubes do futebol profissional deram o grito de Ipiranga: o nosso candidato a líder da FPF é Fernando Gomes. Os clubes querem; a maioria das suas associações discorda... - e aposta em Carlos Marta. Estranhíssimo (apesar do futebol amador)? Não. Ninguém assume o nó górdio: arbitragem, disciplina e justiça regressam em força à FPF (eleições autónomas da dita principal). Fernando Gomes pretende continuidade de Vítor Pereira à frente da arbitragem. Para muitos (o que inclui árbitros), nem pensar! E na sombra das associações mantém-se importantes clubes...

Alguma vez a AF Porto foi contra a posição do FC Porto? Em Lisboa é que surge o caos - para não variar... Braço-de-ferro entre a AF e os principais clubes. Mas não só... Soares Franco foi candidato, teve apoios a Norte e recusa do seu Sporting. Fernando Seara, que o Benfica apoiava, está na lista pelo Benfica recusada. Sporting oficialmente com Fernando Gomes (porém, reticente a Vítor Pereira); mas Luís Duque, líder do seu futebol, apoia Marta e Seara.

Que resultará desta tremenda embrulhada? Palpites: Fernando Gomes sem o previsto fácil passeio...; e dificilmente Vítor Pereira continuará a liderar a arbitragem. Ironia: na recusa de vários árbitros a um jogo do Sporting também houve sublevação contra Vítor Pereira... - do qual o Sporting (como o FC Porto) não gosta.

Já agora: ninguém fala da presidência da Liga. Sem arbitragem, deixou de ser importante?"


Santos Neves, in A Bola

Nico

O Nico 'golos bonitos' Gaitán, renovou o contrato com o Benfica, é só mais uma 'aninho', mas não deixa de ser uma renovação... existem algumas dúvidas sobre a utilidade deste anuncio, neste momento, pessoalmente, 'cheira-me' a preparação para uma futura venda, se calhar, no final da época!!!

Tenho-o criticado várias vezes, continua a ter demasiadas 'brancas' durante os jogos, e fisicamente demonstra uma irritante falta de resistência, mas num momento para o outro faz tudo bem, acelera, desequilibra, passa, remata, marca golos... neste momento ofensivamente é o nosso grande 'acelerador' de jogo, algo extremamente importante... se a Direcção do Benfica está a 'pensar' na venda, é importante, pensar na sua substituição, e apesar de neste momento termos no plantel bons jogadores, que podem ocupar as faixas ofensivas, nenhum tem as caracteristicas do Nico...

Naval 1º de Maio

Tal como o Portimonense a Naval foi despromovida a época passada para a segunda liga, tal como os Algarvios a Naval está a fazer uma época má: 2 vitórias pela margem mínima, 2 empates, e 3 derrotas. O que tudo somado dá 8 pontos, e o 13ª lugar (em 16), somente mais 2 pontos em relação ao Portimonense...

Dito isto a próxima eliminatória da Taça de Portugal, não vai ser fácil. Mais uma vez por causa do jogo em Manchester (a uma Terça-feira), vamos jogar à Figueira, na Sexta-feira anterior. Isto imediatamente a seguir, a mais uma paragem devido às Selecções. Assim além dos jogadores habitualmente poupados pelo nosso treinador, os nossos internacionais sul-americanos também não vão ser opção, como a Bélgica do Witsel está fora da corrida para o Euro, provavelmente o Belga será a única alteração em relação aos jogadores disponíveis... apesar de em Portimão as coisas terem corrido bem, com as segundas opções, nunca fiando...