Últimas indefectivações

sábado, 12 de novembro de 2022

Bem...

Benfica 7 - 1 Quinta dos Lombos

Regresso às vitórias, após o empate de Braga, ainda com vários lesionados, mas com o regresso do Diego e a estreia absoluta do Higor - ainda sem ritmo, mas pela pequena amostra, vai ser muito útil... Hoje, além dos lesionados, o Arthur também não jogou devido a castigo. E ainda houve jogo da Selecção a meio da semana...!!! Como era 'impossível' correr tudo bem, lesão aparentemente grave do Gonçalo Sobral, em mais uma pancada forte... Aliás, a 1.ª parte foi uma verdadeira vergonha, valeu tudo para empurrar o Benfica para trás: faltas inventadas contra o Benfica, várias faltas não assinaladas a favor do Benfica, estamos a falar de faltas descaradas, daquelas que até os cegos vêem!!! Compreendo a 'frustração' dos apitadeiros, que depois de tudo isto, ainda levaram com os protestos constantes do adversário... 'correndo' jogadores, treinador e dirigentes dos Lombos com Amarelos, sempre por protestos!!!

Com todas as incidências e condicionantes, jogámos bem... com o Diego a acertar 3 bombas nos ferros (parece-me que o Diego ainda está com medo dos contactos, provavelmente ainda está a jogar com uma proteção...)! Agora, se a lesão do Sobral for complicada, começa a faltar jogadores para 'defender', terá que o Chishkala jogar a Fixo, rodando com o Afonso (grande jogo)!!! O Silvestre está mais maduro, menos 'brancas' e muito bem a defender... está a aproveitar bem a ausência dos lesionados (Nilson, Romulo, Carlitos, Bruno...).

No início da semana passada, tivemos o Sorteio da Champions, e como não podia deixar de ser, saiu a 'fava' ao Benfica! Vamos ao Cazaquistão, jogar a Ronda de Elite, com o Kairat Almaty como grande adversário...!

Três no Mundial por Portugal


"Nesta edição da News Benfica, são vários os temas abordados, da seleção portuguesa ao notável documentário sobre o Benfica Campus estreado hoje, passando por mais uma vitória europeia no basquetebol feminino e outros.

1
António Silva, Gonçalo Ramos e João Mário estão convocados pela seleção portuguesa para o Mundial do Catar. São ainda vários os jogadores formados no Benfica, além de António Silva e Gonçalo Ramos, na convocatória de Fernando Santos: Bernardo Silva, Danilo, João Cancelo, João Félix, José Sá, Ricardo Horta e Rúben Dias.

2
Já está disponível na plataforma Prime Video, da Amazon, a série documental "Fábrica de sonhos: Benfica". Trata-se de uma vista privilegiada sobre o Benfica Campus e o que possibilita, ano após ano, a integração, na equipa principal, de estrelas em ascensão. A apresentação contou com a presença de António Silva e Henrique Araújo, que partilharam a sua experiência do que é ser formado no Benfica. Saiba mais, aqui.

3
Em época de estreia nas competições europeias, a nossa equipa feminina de basquetebol prossegue na senda vitoriosa. São três triunfos nos três jogos disputados e liderança isolada do grupo G. Veja o resumo.

4
No âmbito da campanha de solidariedade "Liga BPI vai à escola", vários elementos do plantel da nossa equipa feminina de futebol visitaram a Escola Básica Cataventos da Paz, em Almada. Além da entrega do material escolar recolhido no jogo com o Lank Vilaverdense, houve convívio e muito boa disposição. Veja a reportagem da BTV.

5
O Benfica é o primeiro clube português a integrar o Metaverso do Football Club. E o sucesso foi imediato: todos os lançamentos, incluindo as camisolas digitais, esgotaram em poucas horas. Leia o artigo do Site Oficial.

6
Esta noite (21h00) recebemos o Quinta dos Lombos em futsal. Amanhã temos várias equipas em ação. A B defronta o Penafiel, no Benfica Campus, às 18h00. Os Sub-23 têm dérbi com o Sporting marcado para as 11h00, em Alcochete. No andebol, há clássico com o Porto (Dragão Arena, 16h00) e a equipa feminina joga em Leça (18h15). A equipa feminina de futsal visita o Novasemente (17h00). E, no voleibol, desafio, na Luz, com o V. Guimarães (19h00), enquanto a equipa feminina é anfitriã do Leixões (15h00)."

BI: Gil Vicente, antevisão...

Modalidades #103 - Semanada...

Onde andavas tu, Rafadona? | SL Benfica


"Rafa Silva atravessa um grande momento de forma e está bem lançado em fazer a sua melhor época de sempre.

Quando Rafa foi contratado ao SC Braga em 2016, por 16,4 milhões de euros, muitos torceram o nariz ao valor demasiado alto para um jogador que ainda não tinha mostrado créditos num clube da dimensão do SL Benfica, apesar de ter deixado boas indicações no emblema bracarense. E os primeiros tempos de Rafa na Luz não foram particularmente fáceis. Os golos falhados, alguns deles de forma quase escandalosa, levaram os adeptos à beira de um ataque de nervos e a duvidar do sucesso do avançado no clube encarnado.
Só que o tempo encarregou-se de mostrar que estava meio mundo enganado em relação ao número 27 das águias. Aos poucos, as suas exibições foram sendo mais consistentes e os golos começaram a surgir de forma natural. A sua melhor época até agora com o manto sagrado foi a de 2018/2019, onde meteu a bola dentro da baliza adversária por 21 vezes e foi uma peça fundamental na equipa orientada por Bruno Lage, que culminou com a conquista do campeonato nacional. Mas Rafa está disposto a ultrapassar essa marca pessoal e, para já, está a realizar uma época de sonho ao serviço do Benfica.
Na temporada passada, com Jorge Jesus e mais tarde Nélson Veríssimo, também não se safou nada mal, mas em campo era um jogador triste que parecia estar mal com a vida, ao ponto de nem sequer festejar os seus golos. Porém, a chegada de Roger Schmidt veio colocar um ponto final nesse estado de espírito e vemos agora um Rafa diferente, alegre, mais solto e com a cabeça limpa. A sua renúncia à seleção nacional parece ter ajudado e de que maneira a focar-se inteiramente no clube, e não é por acaso que neste momento é o melhor jogador do SL Benfica.
O sistema tático que o técnico alemão implementou para esta época tem sido determinante no aumento de rendimento do avançado português, não só em termos exibicionais, mas também em golos marcados. O 4-2-3-1 faz com que apareça mais vezes na zona de finalização, ao servir de apoio ao ponta de lança, podendo também descair para uma das faixas e atuar como extremo. Essa liberdade que goza dentro das quatro linhas pode ser também um fator que explique a sua elevada performance, já que Rafa parece ser um daqueles jogadores que não gosta de estar preso a uma posição.
A velocidade continua a ser a sua principal arma, mas tem também mostrado alguns pormenores técnicos interessantes. Rafa joga e faz jogar, diria mesmo que é o motor da equipa, e a brilhante exibição com um bis frente à Juventus FC, só veio confirmar em definitivo o excelente momento de forma que atravessa. Apetece mesmo perguntar onde andava este jogador até há bem pouco tempo e que o levou a ter esta mudança de rendimento e atitude da noite para o dia.
Resta agora saber qual a duração desta fase amplamente positiva, pois não se vislumbra qualquer quebra de forma ou desgaste físico, dada a elevada intensidade que tem demonstrado em quase todas as partidas. Soma 11 golos em todas as competições e promete não ficar por aqui. A pausa para o Mundial vai ser benéfica para o avançado encarnado recargar energias, e fazer um resto de temporada que poderá ser a melhor de sempre da carreira até à data."

Ali Baba e os 26 Sultões


"Um Mundial, ainda mais o primeiro Mundial alérgico à universalidade arco-íris e organizado por um sindicato de rufias e marialvas misóginos, traz-me a nostalgia da pureza e ingenuidade a preto e branco de 1966, ano do meu primeiro Campeonato e do meu primeiro filme. Foi a descoberta da magia do futebol e da grandeza e diversidade do mundo, com o meu pai e irmãos na casa de um vizinho, meses antes de estrearmos a nossa própria televisão. E, tal como a montanha russa de emoções do Portugal-Coreia, os socos no ar que Eusébio dava a cada golo heróico ou o desgosto inconsolável pela derrota de Wembley, também nunca me esqueci do filme que passou naquela tarde de domingo após ver pela primeira vez a mira técnica da RTP transformar-se em encadeadas imagens graníticas: “Ali Baba e os 40 ladrões”, passado em torno de uma gruta preciosa no deserto arábico, numa descoberta do exotismo do Médio Oriente e do feitiço do olhar da minha primeira princesa das mil e uma noites.
Parecia um ‘déjà vu’ quando Fernando Santos desfiou o inventário dos 26 que leva à conquista dos palácios climatizados do deserto do Catar. Quando em Roma sejamos romanos, “Ali Baba e os 26 Sultões”, de tão poderosos e abastados serem os nossos príncipes da bola, podia adoptar-se como um daqueles títulos idiotas com que, na pré-história do marketing desportivo, se baptizava a “equipa de todos nós” de Magriços, Infantes, Conquistadores e mais não sei quantos cognomes de aventureiros inglórios em cruzadas da bola.
Entre o sonho e a realidade, dou por mim a pensar que nos tempos modernos já haverá mais quem associe Alibaba à maior plataforma de comércio digital do mundo e menos ao príncipe nobre e corajoso que combatia os usurpadores e se babava pela donzela de cara tapada. Tal como um futebol mercantil, canalha e explorador dos pobres do terceiro mundo, para gáudio e opulência dos seus Emires e Maliks de mãos sujas de petróleo e sangue, tentando usurpar a minha visão encantada dos cavaleiros da Ordem de Cristiano, gritando “Abre-te Sésamo” às balizas do adversário.
Mas, ao contrário de muitos que ameaçam boicotar o evento maldito da FIFA, eu ainda me rendo mais uma vez à pureza do futebol, às reviangas e aos balázios, às tácticas e aos improvisos, mesmo às entrelinhas e às basculações, pronto a ganhar e a emocionar-me.
Os 26 de Portugal são os meus 26 e os de quase toda a gente - era impossível falhar o consenso desta lista tão alargada num país tão pequeno.
Assim os 11 também possam ser os nossos 11, decididos a atacar por todos os lados, enxutos e organizados, com inteligência e determinação, em seus tapetes voadores sobre as fortalezas do Gana, do Uruguai e da Coreia. Assim o nosso Ali Baba da FEMACOSA, numa trégua das preocupações com os vizires da Autoridade Tributária, se meta em brios e os prepare táctica e mentalmente, “na realidade”, para a conquista da pepita dourada nas grutas de Doha.
Não há mais margem para calculismos, taticismos ou encomendas às virgens de Bagdad - apenas três desejos para esfregar nas botas dos génios do nosso contentamento: coragem, entrega e fantasia futebolística, ataque, ataque, ataque, dentro dos padrões de nobreza e ambição de um jogo positivo e espectacular. E como festejo de cada golo, de cada vitória, de cada final feliz, uma homenagem contra o esquecimento das vítimas dos califas do futebol mundial."

Zero surpresas na convocatória de Fernando Santos


"António Silva e Gonçalo Ramos só lá vão fazer número. O João Mário ainda deve ter uns minutos. Mas, boas notícias: ninguém vem cansado!
Leva um Pepe que já não se aguenta em cima das pernas em vez de um central decente tipo Gonçalo Inácio.
Leva um Matheus Nunes que desapareceu nos Wolves - aliás, aquela equipa está uma lástima no geral -, mas deixa o Renato Sanches de fora. Está bem...
Leva o Otávio, esse insigne cidadão e perfeito exemplo no desporto, mas o Pote fica a ver navios.
Então está bem, vamos lá para mais 3 jogos de 4-2-3-1 duplo pivot com 30% de posse de bola e 1 remate à baliza em 90 minutos. Sai um empate com o Gana, duas derrotas com Uruguai e Coreia. Vem tudo para casa mais cedo. Fernando Santos é despedido.
Siga."

Terceiro Anel: Taça, Estoril...