Benfica 1 - 0 Braga
Estava com muito medo deste jogo: jornadas após paragens para as Selecções são sempre complicadas; jornadas antes de jogos da Champions têm um elevado potencial para as distracções; podem apresentar todas as teorias possíveis, mas o treinador no banco, faz sempre falta, ainda por cima um treinador com o estilo do Jesus, que raramente se cala...; o apitadeiro, na época anterior marcou, bem, um penalty decisivo a favor do Benfica, no último minuto dos descontos, no jogo contra a Académica na Luz, sendo posteriormente linchado publicamente... nestas circunstâncias, existe sempre a tendência para 'limpar a imagem'; ainda por cima o Cardozo ficou de fora por lesão e o Maxi desgastado das viagens intercontinentais também não foi opção...; e até a série negativa do Braga com 4 derrotas para o Campeonato me deixava apreensivo, escaldado com situações anteriores!!! Tudo isto - e é muita coisa!!! - deixou-me receoso, e o jogo deu-me razão...
A estratégia do Juju é sempre a mesma: povoar o meio-campo, jogar com as linhas juntas, e ficar à espera de um erro do adversário. O ponto fraco do esquema do Braga eram as costas dos Centrais (sempre muito subidos), mas hoje, tivemos desastrados no passe (e nos cruzamentos): Enzo, Matic, Gaitán, Sílvio... uma desgraça, quase sempre com força a mais!!! E como espaço para jogar era pouco, e as coisas não estavam a sair bem, começamos a ver as cavalgadas inconsequentes do Enzo e do Gaitán, com linhas de passe abertas, mas optando quase sempre por agarrarem-se em demasia à bola!!!
O jogo ia-se desenrolando, com poucas oportunidades... o Lima continua afastado dos golos, quase sempre com más decisões, os Sérvios igualmente - Djuricic e Markovic -, além disso demonstram pouca intensidade no jogo... é verdade que o Braga mandou duas bolas aos ferros - e uma defesa difícil do Artur a remate do Alan -, mas jogando sempre no nosso erro, em remates de longe, com o Éder muito sozinho... O Cavaleiro conseguiu dar mais velocidade ao Benfica, obrigou o Eduardo à defesa da noite, mas tudo parecia encravado e a paciência dos adeptos ia-se esgotando!!!
E quando tudo parecia que ia caminhar para mais um desgraçado empate, apareceu o Matic... que literalmente sozinho, resolveu a partida: primeiro numa recuperação alta, e depois num remate rasteiro cruzado fora da área. Algo que nem é a sua especialidade!!! E nem estava a ser um grande jogo por parte do Sérvio!!!