Últimas indefectivações

sábado, 7 de dezembro de 2013

Inequívoca

Benfica 3 - 1 Sp. Espinho
25-19, 25-18, 19-25, 25-20

Curiosamente começamos a perder nos três primeiros Set's !!! Mas enquanto nos primeiros dois, rapidamente demos a volta, no 3.º Set depois de empatarmos o parcial, logo a seguir ao 1.º tempo técnico, voltámos a ter um parcial negativo, e nunca mais conseguimos recuperar...
No 4.º Set, arrancámos muito bem, o Espinho ainda empatou, mas voltámos a dar uma chicotada no jogo, e desta vez foi definitivo...
Com o Miguel na distribuição, o a Ché a Oposto, e o Gaspar na Zona 4, jogámos com a nossa formação mais forte. É a minha opinião.

O Sp. Espinho continua com as novelas salariais. Se o clube não tem capacidade para ter uma equipa competitiva, que lute pelo título nacional, os contribuintes portugueses não devem ser obrigados a subsidiar as ambições desmedidas de meia-dúzia de gatos pingados...

Bom Galo !!!

Barcelos 64 - 77 Benfica
19-20, 14-23, 9-16, 22-18

Obrigação cumprida, começo tremido, mas no 2.º e 3.º períodos conseguimos ultrapassar a menor inspiração do Jobey... recordar que tradicionalmente temos sempre muitas dificuldades em Barcelos. O regresso do Carlos Andrade é uma excelente notícia. Com a derrota do Guimarães em Ovar, somos lideres isolados.

Mistério !!!

Farense 3 - 1 Benfica B

A história do jogo conta-se em poucas palavras: relvado impraticável, muito contacto físico, Benfica entrou adormecido, a perder por 2-0 reagiu, reduziu justamente para 2-1, contra a corrente do jogo sofreu o 3-1 num livre lateral, voltámos a reagir bem, e foi aqui que aconteceu o grande Mistério: golo anulado ao Benfica!!! Lance que só o gabinete de Fox Mulder poderá resolver...!!! Até final, o Dino ainda foi expulso: não discuto a justiça do vermelho directo, mas num jogo onde ficaram tantos amarelos no bolso...!!! Nas últimas 6 jornadas, só terminamos com 11, no jogo contra os Corruptos... nas outras 5 jornadas, 5 expulsões... e na próxima jornada recebemos os Lagartos.

Formação

"O percurso dos Juniores do Benfica na Youth League é fantástico. Defrontando os mesmos adversários com que se bate a equipa principal na Liga dos Campeões, os Juniores do Benfica seguem na frente da classificação do seu Grupo com quatro vitórias e um empate, 14-4 em golos marcados e sofridos, do que resultado uma vantagem de sete pontos(7) para o segundo classificado, o PSG, que visita o Campus do Seixal no próximo dia 10. O encontro é para o espectáculo. Quando faltavam dois jogos para encerrar o Grupo, os Juniores do Benfica já estavam apurados para a fase seguinte.
Isto é um motivo de orgulho para o Benfica e para os Benfiquistas. E se tivermos em conta as recentes convocatórias de escalões mais novos, ficamos a perceber que o sucesso dos Juniores na Youth League é apenas parte de um fantástico trabalho na Formação: seis jovens jogadores do Benfica convocados para a Selecção Sub-20, sete para a Selecção Sub-18, outros sete para a Selecção Sub-16.
É natural que cada miúdo da Formação de Futebol do Benfica - Traquinas, Benjamins, Infantis - como cada jovem da Formação - Iniciados, Juvenis, Juniores - aspire e entrar um dia em campo envergando a camisola principal do Glorioso. E também é natural que os Benfiquistas em geral sonhem ver mais produtos da Formação na equipa profissional deste grande Clube. Aliás, este ano, esse sonho começa a ser um pouco mais visível que em épocas passadas. Mas, como em todos os sonhos, daí à realidade vai um longo e duro caminho.
Acabo de ver a equipa B a ganhar aos lá de cima, por 3-1, com um futebol bonito de se ver, e que grandes promessas de grandes jogadores ali tem o Benfica. É só questão de sonhar."

João Paulo Guerra, in O Benfica

PS: Confirmando esta aposta, nos últimos dias o Benfica anunciou a assinatura de contratos profissionais com 9 jovens jogadores, todos ainda com a idade de Juvenis: Yuri Ribeiro, Rúben Dias, Francisco Ferreira, Gonçalo Rodrigues, Pedro Rodrigues, João Carvalho, Diogo Gonçalves, Aurélio Buta e Renato Sanches

"Sistema" resiste à decapitação

"Que o espírito democrático é pequeno na corporação do futebol português já o sabíamos há muito tempo, mas este movimento do G-14 para destituir Mário Figueiredo da presidência da Liga é a mais recente prova que o futebol em Portugal resiste à mudança e está, há muito, agarrado a estereótipos geradores de injustiças e imparidades, que prejudicam o futebol. O anterior modelo está esgotado mas sobrevive. O poder de Joaquim Oliveira, enquanto guardião e gestor dos direitos televisivos, já não é o que era, está ameaçado (só o Benfica conseguiria infligir os danos que estão à vista no “barco de guerra” da Olivedesportos, o grande bombardeiro que foi vencendo batalhas através do “oxigénio envenenado” distribuído pelos clubes, tornando-os dependentes, solícitos e mansos) e o que está em causa é aceitar um sistema de concorrência mais aberto, com vantagens no campo da verdade desportiva. Joaquim Oliveira não aceitou como verosímil a dimensão do risco assumido pelo Benfica e resiste como pode, tentando agora, a cavalo da ZON e da PT, e com o beneplácito possível da banca, aguentar a estocada final. Já nada é como dantes e os seus eternos aliados mobilizam-se para salvar o que resta do “tesouro perdido”.
Houve um sismo de grandes dimensões no futebol português, cujos danos ainda estão por apurar. Não se registaram vítimas mortais, mas alguns dos feridos acusam sequelas para sempre e desconhece-se o prazo pelo qual vai ser possível determinar se vão conseguir resistir aos ferimentos.
Sem o “porta-aviões” Benfica, esta mudança de rumo não teria sido possível, mas é bom de ver que a UEFA não vai deixar o Benfica comprar os direitos de equipas que joguem no seu escalão competitivo. Se não houvesse essa regulação externa, e devido à baixa ética que existe em Portugal neste tipo de negócios e relações, acredito que teríamos aqui matéria para muita discussão. Sem essa possibilidade, é crível que o próprio Benfica, a prazo, se possa questionar sobre a rendibilidade do negócio do seu canal televisivo. É o único argumento válido para quem defende a solução da centralização dos direitos televisivos. A “Liga TV”, ou uma entidade semelhante, só será viável, contudo, se o Benfica se colocar numa solução inclusiva.
É por isso que, sem embargo de reconhecer que o objectivo da centralização é muito difícil de alcançar a curto prazo, podemos estar a viver uma fase de transição entre a solução que começa, agora, a ser combatida – protagonizada pela PPTV/Sport TV – e a que pode proporcionar uma distribuição mais equitativa dessas receitas.
Muita água, entretanto, vai passar por debaixo das pontes, sendo legítima a conclusão de que o controlo conjunto da ZON e da PT sobre a Sport TV pode diminuir a concorrência entre operadores, acabando por esvaziar a Vodafone e a Cabovisão.
A PT seria, em tese, a empresa com melhores condições para se constituir como alternativa à Sport TV. Acontece, porém, que debaixo de uma cláusula de confidencialidade, a PT parece estar impedida de concorrer com a Sport TV. Temos, assim, que potenciais concorrentes decidiram convergir: Sport TV, ZON e PT, e esta é matéria perante a qual a Autoridade da Concorrência vai ter de se pronunciar, sendo que a alteração dos players vem suscitando impasses e adiamentos sobre a decisão crucial.
Sem querer valorar, nem positiva nem negativamente, os factos de que resultaram a inversão do sistema a favor do Norte, através de uma estratégia bem urdida por aquele que, hoje, deve ser reconhecido não apenas como um visionário – Pinto da Costa – mas sobretudo como alguém que soube interpretar muito bem as debilidades da intelligentsia do país (poder político, muitos sectores da comunicação social, etc.) e um certo – como dizer? – provincianismo cosmopolita dos dois clubes de Lisboa, são certamente escassas as dúvidas de que esse sistema foi impulsionado pelo self made man, Joaquim Oliveira, que teve a perspicácia de construir um grande negócio através dos direitos televisivos (PPTV), ao mesmo tempo que escolhia o aliado-mor e sinalizava o terreno através de uma posição relevante no domínio da imprensa (jornais) e do audiovisual (rádio e televisão), que conhece agora um novo...contra-ciclo.
Esta tentativa de derrubar Mário Figueiredo acontece numa altura em que Joaquim Oliveira tem entre 20 a 25 milhões de euros para depositar nas contas dos clubes no curtíssimo prazo (na maior parte dos casos, até final do ano). O tal “oxigénio envenenado” continua a fazer muita falta, porque vai dando vida enquanto mata, lentamente.
Quem sustentou o “sistema” até hoje quer um verbo-de-encher na Liga e que esta se anule perante os poderes instituídos.
Justa causa? Só se for para manter a mentira em que o futebol português vive mergulhado. A escassa concorrência não estimula a verdade desportiva.

JARDIM DAS ESTRELAS
Exemplo Mandela
O exemplo Mandela, pela sua mensagem e pelas acções, é talvez o maior de todos os exemplos que, novos e velhos, devemos seguir nesta comunidade multirracial que é o Mundo. O Desporto tem um lado muito bom, de aproximação dos povos, que Mandela soube estimular. Mas o lado bom só pode vencer e prevalecer combatendo o lado mau. O lado mau é a corrupção, o ganhar a qualquer preço, a intolerância, a violência, o racismo, o agiotismo e a discriminação, seja ele qual for. Mandela o que nos disse é que as sociedades podem ser melhores e o Desporto pode ajudar-nos a alcançar esse objectivo.
É uma responsabilidade de todos. A FIFA não tem estado à altura do desafio que Mandela preconizou. Fazer o bem (não) está ao alcance de todos.

O CACTO
Sorteio?
O sorteio do Mundial’2014 realizado ontem fica marcado por uma interpretação abusiva da FIFA relativamente à distribuição das equipas pelos 4 potes e que beneficiou claramente a selecção francesa. São estes critérios convenientes que exibem os poderes atrás da cortina. Se o ranking da FIFA serve para a colocação das equipas nos respectivos potes, então a que tinha a pior classificação entre as europeias tinha de ir obrigatoriamente para o pote 2. Blatter está em má forma e deixa-se ultrapassar. Platini deve estar feliz: assim, ainda se arrisca a ser campeão do Mundo."

Escolher o caminho mais difícil !!!

Benfica 2 - 2 Arouca

Isto começou a correr mal, quando os Corruptos perderam a semana passada em Coimbra... normalmente após 'não vitórias' importantes dos Corruptos, com tochadas, pontapés e murros no autocarro, no treinador, ou nos jogadores, nas jornadas seguintes assistimos a um festival de vilanagem.
Depois levámos com o habitual discurso do facilitismo: o Arouca parecia que ao minuto zero já estava a perder por 5-0, tais seriam as facilidades, quando todos nós sabemos como é que o treinador do Arouca gosta de jogar, com vários autocarros à frente da baliza...
Logo a seguir, foi anunciada a nomeação do Rui Costa...
Tudo isto deveria ter obrigado, toda a estrutura técnica do Benfica, a dar durante toda a semana um 'banho' explicando o Apito Dourado a todos os jogadores... uma daquelas explicações forçadas, estilo lavagem cerebral!!!
Nada disto foi feito.
Ainda por cima, além da ausência dos lesionados de longa duração (Salvio, Cardozo, Amorim, Siqueira e Sílvio, além do treinador principal...), tínhamos o Matic castigado. Em 11 posições, temos 5 titulares de fora. Para mal nos nossos pecados, não sendo tudo isto suficiente, voltou-se a apostar no Cortês, quando já se percebeu que ele no Benfica não dá... sendo que os próprios Frutados percebem a antipatia dos adeptos do Benfica com o jogador, marcando falta praticamente a todos os lances que ele disputa. Tal como já aconteceu com outros jogadores, ajudando a queimar o atleta.

Como é óbvio o Benfica pôs-se a jeito. Esta é a expressão mais adequada a tudo o que se passou esta noite. Não é novidade para ninguém que para o Benfica ganhar, tem que jogar 20 vezes melhor (ou 100) que os adversários, jogando um pouquinho melhor, arrisca-se a não ganhar...
Eu sei, que nestes jogos não é fácil, criticar os árbitros, mas este jogo foi totalmente marcado pelo árbitro. Mesmo jogando mal, o Benfica em condições normais tinha ganho por 3 ou 4...  e mesmo sofrendo golos absurdos, poderia ganhar facilmente por 5-2, ou algo parecido...
Bastava marcar o penalty no início no jogo, bastava marcar a Mão na bola no lance do 1.º golo do Arouca, bastava agir disciplinarmente nas primeira faltas duras dos jogadores do Arouca, bastava ter um árbitro imparcial, que não fosse directamente responsável, por 95% das ocasiões que o Arouca chegou aos últimos 30 metros: ou marcando faltas ridículas contra o Benfica, ou não assinalando faltas ao Arouca... A cereja acabou por ser os descontos: 4 minutos!!! Substituições, massagistas, penalty, golo, tudo situações onde se perdeu mais de 6 minutos, além dos pontapés de baliza, dos lançamentos laterais, na demora nos livres contra o Benfica (que foram muitos... muitos mesmo)... com um relógio 'parado' dava mais de 15 minutos, e o filho-da-puta teve a coragem de dar 4 minutos!!!

No Benfica o Artur voltou a ficar mal na foto, após um período onde parecia ter encarreirado novamente... O Maxi teve um pouco menos afoito, algo estranho, mesmo assim, foi essencial na parte final... O Garay também esteve algum intranquilo na saída da bola... O Luisão falha um golo inacreditável mesmo no fim... O Fejsa não esteve mal, ao seu jeito, bastante lutador, mas com o árbitro a marcar qualquer contacto contra o Benfica, deveria ter sido mais inteligente na maneira como se fazia aos lances... O Enzo foi dos melhores, muito bem na primeira parte, na 2.ª com as substituições muito ofensivas, foi recuando... O Nico esteve mal,  e mesmo a lateral, com uma marcação menos apertada tudo lhe saiu mal... O Markovic nestes jogos sem espaços, é quase uma nulidade... O Sulejmani entrou bem, denota pouca velocidade, mas os cruzamentos são muito bons... O Rodrigo dos avançados foi o melhor, quando recuou demonstrou lentidão nas decisões, preferia que tivesse ficado sempre no meio... O Lima tem muitas dificuldades em jogar de costas para a baliza, e depois quando tudo é permitido aos defesas... O Funes entrou com muita vontade, mas pouca coisa lhe saiu bem... O Cavaleiro entrou tarde, mandou uma ao poste, e efectuou um cruzamentos letal, desperdiçado pelo Capitão!!!

Ouvi o treinador do Arouca no final da partida, falar em honra e dignidade, ouvi jornaleiros a concordar com as declarações do treinador!!! Como é que uma equipa que durante 90 minutos limitou-se a fazer anti-jogo do mais suíno possível, vem falar em honra e dignidade?! E ainda por cima levam com palmadinhas nas costas... Só mesmo em Portugal.

Disto isto, somos lideres isolados. Hoje, perdemos uma oportunidade para colocar mais pressão sobre os nossos adversários, e arriscamos ver os bazófias distanciarem-se... Podemos não ter perdido o título esta noite, mas tornamos tudo muito mais difícil... desnecessariamente.

PS: O mau augúrio esta noite para mim, começou na A8 com um filho-da-mãe em contra-mão, que fechou a auto-estrada, e que depois de bater e ter mandado com vários feridos em estado grave para o hospital,  fugiu, obrigando a GNR a correr atrás dele no meio dos pomares!!! Cheguei ao Estádio poucos minutos antes do golo do Rodrigo!!! Mal me vi naquela situação, comecei logo a temer o pior para o nosso Benfica!!!