Últimas indefectivações

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Evolução...


Quem assistiu com cuidado às exibições do André Almeida na época anterior - os poucos minutos que teve direito -, praticamente todos a defesa direito - só teve direito a uns minutinhos no meio-campo na última jornada com um Leiria de recurso... -, só pode estar espantado, e feliz com a evolução do André...
Cresceu muito, no músculo, e na cabeça... E se o ano passado, a desculpa para não convencer, era o facto de jogar adaptado a defesa direito - fora da sua posição natural... -, este ano apesar de continuar a jogar, na maior parte das vezes, na mesma posição, de defesa direito, já me convenceu, e pelos vistos, também convenceu o treinador e a Direcção!!!
O jogo com o Spartak a trinco, também foi muito bom, nota-se que está confiante, e muito bem fisicamente, já que ganha praticamente todos os duelos defensivamente.
Renovou hoje até 2018, com a justa melhoria salarial, tem tudo para fazer carreira no Benfica - não creio que vá ser assediado pelos grandes Clubes Europeus, por várias razões, inclusive as posições que joga -, se mantiver a cabecinha no lugar, e não cometer os erros de outros - recentemente... -, tem tudo para ser um dos homens da casa, no plantel...

Até chateia tanta normalidade

"Tudo parece normal no mundo do futebol. Nem uma surpresa. O Benfica ganhou com facilidade ao Celtic de Glasgow, porque é muito melhor que os escoceses. Os de Glasgow trouxeram a Lisboa quase 10 000 adeptos em festa porque têm uma das mais fantásticas massas adeptas do mundo. O Chelsea do novo rico russo, despediu o treinador campeão da europa e vencedor da Taça de Inglaterra há quatro meses. O Barcelona ganhou com facilidade na Rússia, como ganhará todos os jogos deste grupo em que se aplique porque é uma equipa óptima.
FC Porto e Benfica conseguiram apuramento sem sobressaltos na Taça de Portugal por serem melhores que  os oponentes. O Benfica não conhece o adversário da Taça de Portugal porque teve em sorteio um algoritmo de tantas variáveis que cansa só de ver.
Jorge Jesus diz que é possível um brilharete em Barcelona e eu acredito no Spartak em Glasgow. Haver duas hipóteses é melhor que uma.
O milionário Manchester City voltou a falhar na Liga dos Campeões mesmo com mais um jogador que o seu adversário. O FC Porto conseguiu o apuramento europeu com a mesma naturalidade com que Braga o não fez. O Zenit com jogadores medianos não sai da mediania porque dinheiro não é tudo. Até fica aborrecido constatar tanta normalidade.
O Benfica tem no Olhanense, no jogo de amanhã, um adversário mais duro que o Celtic. Estou seguro que os algarvios chegam mais de duas vezes à nossa baliza como fizeram os simpáticos escoceses. Sábado teremos um adversário com índices de agressividade muito altos e que só a competência que temos mostrado poderá vencer sem sobressaltos.
No entanto convém, sempre que possível não abusar da vantagem mínima. Em jogos aparentemente controlados, as vantagens escassas prestam-se a perigos desnecessários.
Além disso há várias vantagens cardíacas para os nossos adeptos tão cheios de emoções fortes."

Sílvio Cervan, in A Bola

A comédia dos crónicos anunciadores de tragédias

"Há quem consiga encontrar problemas em todas as soluções, assumindo as dores presentes, os prantos estridentes e os agouros videntes. Agem como se a sua voz fosse a que no Coro da Tragédia Clássica inspirava a catarse feita de horror e piedade.
Recentemente, carpiram-se dores e anunciaram-se desgraças pelas colunas de opinião, porque o nosso Benfica ficaria uns meses sem Luisão. O problema gritava-se na orfandade de uma defesa, no consequente descalabro do meio-campo, na impossibilidade de sucesso do ataque e (só faltou dizerem isso mesmo!) expandir-se-ia até ao esmorecimento do público. Anunciava-se o sofrimento e a catástrofe.
No entanto, a solução chegou, veio de dentro do plantel, sob a forma de uma espécie de “deus ex machina” com mais de uma época de casa e direito a preparação prévia na humilde equipa B. Jardel foi solução e trouxe novas e diferentes valências para a defesa, acabando por se impor naturalmente como mais uma opção válida. Ou seja, contrariando as vozes da tragédia anunciada, encontrou-se mais uma peça angular para a equipa. Como resultado, o coro trágico regressou para dizer que, afinal, nesta solução reside um novo problema: o de ter de escolher apenas dois de um grupo de três excelentes futebolistas.
Chegados a este ponto, observamos que a presença da solução equivale à falta de alimento para crónicas e perorações de quem vive à custa de crises alheias. Logo, há que criar crises sucessivas, provocá-las, espicaçá-las e promovê-las. Apenas assim vão ganhando o sustento. Os ditos inventores de problemas transformam-se numa espécie de relógios parados que, carpindo agoiros ao minuto, nos dizem ufanos duas vezes por dia que eles são os donos da verdade da hora certa. Ou seja, com tanta tragédia anunciada nem se apercebem de que, normalmente, são eles os principais actores de uma comédia em tom de opereta bufa."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica

Vitória no último minuto, para manter o suspense !!!


Benfica B 2 - 1 Sp. Covilhã
Mais uma vitória arrancada com muito suor... algo já habitual nesta equipa!!!
A Benfica TV só transmitiu o relato - imposição da UEFA que não permite a transmissão de jogos de futebol nos mesmo horários das Competições Europeias!!! Como não vi o jogo, não vou fazer grandes apreciações à partida...
Mas vou fazer uma meia-mea-culpa !!! Sempre achei que o estatuto de semi-Deus, que o Miguel Rosa tem, num determinado grupo de Benfiquistas, exagerado... Nunca duvidei do Benfiquismo do Rosa, nem da sua entrega total aos jogos, mas sempre achei que para um médio-ofensivo lhe faltava alguma coisa, para ser jogador da equipa principal do Benfica. Continuo a pensar que ele tem algumas limitações, para a posição que actualmente joga - nas alas, de preferência na esquerda -, mas em compensação tem demonstrado uma apetência pouco habitual para os golos. No futebol, muita coisa pode ser trabalhada, treinada, melhorada, mas o instinto goleador de cada jogador, é algo que se tem, ou não... e o Miguel Rosa apesar de não ser um ponta de lança, é um goleador!!! Não é um driblador, não é um desequilibrador nas faixas, não tem velocidade supersónica, também não é o organizador de jogo que já foi - nos juniores -, mas além da raça, e do espírito vencedor, é um goleador... O Ola John por exemplo, creio que será um grande extremo do Futebol Mundial, mas não me parece que no futuro seja um goleador, vai marcar golos, mas nota-se alguma 'vergonha' no remate... O Futebol Mundial está cheio de exemplos de grandes goleadores, com limitações técnicas noutras áreas, em Portugal, na formação, este tipo de jogador é normalmente desvalorizado - só gostam dos brinca na areia!!! -, e por isso é que na Selecção Nacional temos que aturar os Postigas desta vida!!!
Para cumulo do azar - do Rosa -, o plantel principal do Benfica tem nalgumas posições poucas opções, mas a de flanqueador ofensivo, é onde temos mais jogadores!!! Creio que em Janeiro o plantel do Benfica vai sofrer alguns ajustamentos, sendo possível a venda do Nolito ou do Gaitán, se isso acontecer, creio que o Rosa vai ter mais oportunidades na equipa A, e ele bem merece...

PS1: Só espero se isso acontecer, que os críticos de sempre, não se queixem dos resultados da equipa B, já que esta equipa sem os golos do Miguel Rosa, irá perder muitos pontos!!!

PS2: Sei que haveria alguns perigos - lesões, castigos -, mas o André Gomes - que tem jogado pouco na equipa principal - poderia ser utilizado neste tipo de jogos...