Últimas indefectivações

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Campeões Nacionais: Cross Curto; Marcha... Disco e Martelo!!!

Em dia de vários Campeonatos Nacionais, apesar da intempérie, o Benfica sagrou-se colectivamente Campeão Nacional de Cross Curto (Tetracampeões) e na Marcha ambos em Masculinos...
No Cross com uma equipa 'sub-23' dominámos (1.º André Pereira, 4.º Paulo Pinheiro, 5.º Samuel Barata, 7.º Ruben Pessoa, 8.º Miguel Borges), na Marcha com os melhores nacionais a vitória era inevitável (1.º Pedro Isidro, 2.º Sérgio Vieira...).
Realce ainda na Marcha para as vitórias da Maria Ribeiro (Campeã Nacional de sub-23, Mariana Mota ficou em 2.º), e do Vítor Ramos (Campeão Nacional Júnior). Miguel Carvalho ficou em 2.º nos sub-23 masculinos.
O Campeonato de Cross Curto, acabou por ter muitas ausências, já que os principais atletas estão concentrados no Cross Longo... o Benfica acabou mesmo por não apresentar equipa no sector feminino.
Individualmente, nos Campeonatos Nacionais de Lançamentos Longos, o Jorge Grave venceu o Disco, e o Vital da Silva o Martelo...

Objectivo cumprido... agora é lutar!

Benfica 40 - 30 Madeira SAD
(17-16)

Boa vitória, e qualificação para as Meias-finais carimbadas, num jogo complicado, o marcador não reflecte as dificuldades. O marcador esteve sempre apertado, só nos últimos 10 minutos com a quebra física dos Madeirenses, e com finalmente o Benfica a jogar em superioridade numérica, o jogo ficou resolvido...

Objectivo mínimo cumprido, numa Meia-final com os Corruptos, não temos obrigação de ganhar... mas temos obrigação de dar tudo...

Os 11 golos do Ronny, não são surpresa, mas eu recordo que o nosso Lateral esteve lesionado várias vezes durante a época, e em alguns dos momentos mais importantes, não esteve presente! É claramente a nossa maior arma ofensiva... mas a sua condição física é sempre muito frágil, aquele agarrar da coxa deixa-me muito preocupado!!!

PS: O Benfica anunciou, com bastante antecedência, uma contratação para a próxima época: Stefen Terzic! É um nome surpresa, um jovem Sérvio, Lateral-direito, internacional pelo seu País, que aos 18 anos jogava no Hamburgo (talvez a Liga mais forte na Europa), que à primeira vista parece bom demais para Portugal!
Estava a jogar em Espanha, mas teve uma lesão grave no joelho. Veio para a Luz, fazer a recuperação da lesão, e acabou por assinar... Vamos esperar para ver!!!
Uma nota ainda: o nosso departamento médico já é procurado para fazer recuperações de lesões em atletas profissionais de outras modalidades, além do Futebol! Muito bom... pode trazer benefícios no futuro, e como se viu neste caso, até permitiu a 'aproximação' com um reforço!!!

Líderes...

Barcelos 70 - 88 Benfica
13-28, 12-16, 21-16, 24-28

Entrada demolidora, grande vantagem ao intervalo... no 3.º período permitimos a recuperação do Barcelos, mas o jogo esteve sempre controlado.
É impossível não destacar os 31 pontos do Cook, que nos últimos jogos tem marcado muito... parece que acordou!!!

Excelente início desta nova 2.ª fase (com as melhores 6 equipas), onde temos como objectivo manter o 1.º lugar, para garantir vantagem nos Play-off's.

O autocarro da nossa equipa foi apedrejado no final do jogo. Eu até suspeito que o acto de vandalismo foi cometido por energumes ligados ao jogo de Hóquei... mas, pronto...

Estamos de volta !!!

Burinhosa 2 - 5 Benfica
Patias(2), Brandi, Nino(a.g.), Coelho

Este jogo confirmou, que o Benfica (Futsal) está de volta! Depois de uma fase má, com a paragem para as Selecções, a equipa parece que voltou ao 'normal'!!!
A história do jogo foi os ataques do Benfica, muita intensidade, as cacetadas dos jogadores do Burinhosa, e as defesas do guarda-redes da Burinhosa!!!
Os árbitros bem tentaram retardar, mas as expulsões eram inevitáveis... na 2.ª parte dois vermelhos para os jogadores da casa, e o jogo resolvido...
Recordo que o Burinhosa é o 4.º classificado do Campeonato, e luta com o Braga. pelo 'título honorifico' de 3.º melhor equipa portuguesa!!!
Espero que as lesões do Hemni e do Patias não sejam graves, vitimas de duas entradas a 'matar'.



PS: O senhor funcionário da RTP, desta vez até esteve um  pouco mais discreto no seu anti-Benfiquista primário... mas mesmo assim conseguiu-me surpreender pelo tom condescendente que se referiu à 'província' de Alcobaça!!! Não sabia, mas aparentemente vivo no fim-do-mundo, pois para o funcionário da RTP, é extraordinário existir equipas de Futsal, Pavilhões cheios no Oeste de Portugal!!!

Assalto... de 2 pontos!!!

Barcelos 3 - 3 Benfica

Segunda 'não vitória' do Campeonato (dois empates), num jogo que já se esperava difícil... Tivemos a ganhar 0-2, mas da forma como o jogo decorreu, a conquista de 1 ponto até não é mau resultado...
Como é habitual, o jogo foi mais uma vez decidido pelos apitadeiros, que são incapazes de resistir a ambientes de pressão mais pesados nos pavilhões... quando as faltas sobre jogadores do Benfica, são assinaladas ao contrário, praticamente durante todo o jogo (principalmente a seguir ao segundo golo do Benfica) é difícil vencer o jogo... Sendo que os golos do Barcelos, nasceram quase todos de 'bolas paradas', sendo aquele que não foi de 'bola parada', o Benfica tinha o guarda-redes, e dois jogadores de campo!!!

Muitos Benfiquistas na bancada e parece que houve 'molho' antes do jogo ('vingança' depois da vergonha do ano passado). O Basket também jogou hoje em Barcelos, e não me admirava nada que os 'meninos' do HóKuei tivessem sido os autores dos actos de vandalismo (partiram o vidro da frente do autocarro) no Vermelhão do Basket... Esta gente, devia ser proibida de entrar em qualquer recinto desportivo. E os dirigentes que os apoiam, também...
Eu até não sou contra as Tochadas no Estádio, mas dentro dos pavilhões, acho que não deviam acontecer... ao cuidado dos nossos.

Continuamos a liderar, agora com 8 pontos de diferença, e muito sinceramente, além do jogo no Dragay Caixa, temos tudo para ganhar todos os jogos. Em Valongo, num ambiente parecido, prevejo mais um 'roubo' épico, mas temos tudo para vencer... além desse jogo, só o jogo na Luz com a Oliveirense será perigoso!

Agora, temos Liga Europeia e o Vendrell...

Muito injusto

Benfica B 0 - 1 Chaves


Já critiquei aqui a nossa equipa B, várias vezes. Já fizemos jogos muito maus... Mas hoje nada disso se passou! Cometemos um erro grave (Guzzo), que deu o golo ao Chaves... e de resto foi o Benfica a atacar, o Benfica a desperdiçar, e o Manuel Mota a fazer tudo para o Benfica não marcar...!!!
Tivemos um golo limpo mal anulado (com 0-0), e perto do final ficou por marcar um penalty claríssimo sobre o Bilal... pouco depois, o Benfica até meteu a bola dentro da baliza, mas o árbitro resolveu marcar falta antes... curiosamente, só marcou a falta (que parece ter existido) depois de ter sido golo!!! Foi um fartar de vilanagem, nos cartões, com os cantos e lançamentos, nas faltas a meio-campo... muito, muito mau! Manuel Mota acabou por fazer tudo para afastar o estigma de ser Benfiquista!!!!
É engraçado, ver este Chaves que o ano passado não subiu, com algumas arbitragens duvidosas pelo meio... e este ano, com outro treinador, tudo mudou...! É a experiência!!!

Passando por cima do resultado e da arbitragem, destaco provavelmente o melhor jogo do Bilal no Benfica!!! Está mais móvel, melhor fisicamente... agora só falta passar a bola!!!
Mas a grande surpresa, foi o Alan Benitez, lateral-direito Paraguaio, contratado em Janeiro. Creio que fez os primeiros minutos oficiais, não o conhecia, e gostei bastante. Muito rápido, bom com a bola no pé, de cabeça levantada... é agressivo (como os defesas Paraguaios costumam ser) e mesmo fisicamente, parece ser forte... Ainda falta analisar outros pormenores (posicionamento defensivo por exemplo...), mas as primeiras impressões são importantes, e estas coisas de ser ou não ser bom, às vezes não é preciso muitas analises... e este, pareceu-me de facto, er muito bom jogador...!

O que é um lagarto?

"A propósito das tácticas ultradefensivas de algumas equipas, o treinador do Sporting disse um dia destes que o único 'autocarro' que conhece é «o que vai para Carnide». E fez sucesso. Também o presidente do Sporting, querendo em tempos explicar a deserção de uma mão cheia de anunciados reforços, disse que Mitroglou «foi para o Carnide» porque «aquilo fica em Carnide». Outro sucesso, não 'aquilo' mas Carnide. Nem sequer é uma originalidade portuguesa a arte do desprimor para com o adversário. Acontece por todo o mundo civilizado os adeptos gostarem de tratar os rivais por epítetos que supostamente os menorizam.
Ora não há razão alguma que os benfiquistas se arrepelem com o uso do Carnide. Nem o seu estádio, nem a sua fundação, nem a sua sede alguma vez foram em Carnide, uma freguesia de Lisboa igual em dignidade às demais e que até tem viscondes desde o século XIX. É que em 1805, por decisão do nosso rei D. Luís, foi outorgado o título do 1.º visconde de Carnide a José Street de Arriaga e Cunha que, de certeza, nem sabia o que era uma bola de futebol.
Falando nestes aspectos da nossa nobreza, é justo relembrar que também o estádio do Sporting, na verdade, não fica em Alvalade mas no Lumiar. Entre estes dois bairros vizinhos ainda há a Torre do Tombo e o Hospital Júlio de Matos, lugares sem qualquer espécie de dúvida com as suas tradições. Mas, com toda a franqueza, desde quando é que uma pequeníssima imprecisão geográfica pode ofender alguém? Se, por exemplo. na opinião do treinador do Sporting, a Sibéria fica mais longe do que a China, trata-se apenas de uma questão de perspectiva e não se fala mais disso.
Também os sportinguistas não se deveriam ofender quando os rivais os chamam de lagartos. Na história e na cultura do nosso futebol, o que é um lagarto? É o nome que o próprio Sporting atribuiu aos títulos de subscrição- «nunca inferiores a 10 escudos» - na campanha de recolha de fundos para a construção do velho Estádio José de Alvalade no início da década de 50.
«Já se começa a designar por toda a parte os títulos de subscrição por LAGARTOS» - lia-se no jornal oficial do clube em Fevereiro de 1951. «Congratulamo-nos com o sucedido» - seguia a notícia - «e felicitamos todos os lagartos por preferirem os LAGARTOS, o que significa que o nosso alvitre foi bem acolhido». E não foi mesmo?"

A justiça e a arbitragem no futebol

"Critico o sistema, com reuniões em dia certo da semana, como se fosse um cozido à portuguesa num restaurante de bairro.

O futebol português está nos primeiros lugares do ranking mundial. Nenhum outro setor da vida nacional tem tanta expressão e é tão considerado e admirado no Mundo. Isso deve-se, muito em especial, a um povo que ama profundamente o futebol, aos clubes, que ao longo dos anos, com alguns vícios, mas com muita criatividade, souberam crescer, desenvolver-se, modernizar-se nas suas velhas estruturas de rapazes generosos, mas amadores, deve-se (muito) à elogiável capacidade e competência dos treinadores portugueses, que muito evoluíram nas plurais áreas do conhecimento aplicáveis ao jogo, e deve-se, também, a pessoas diversas e dispersas, pessoas qualificadas e muito profissionais que integraram áreas de responsabilidade de gestão e de liderança em associações e na Federação Portuguesa de Futebol.
Temos, portanto, de assinalar, em primeiro lugar, que o futebol português, em razão de todos os padrões em que o país se pode comparar com outros países, nomeadamente os europeus, está muitos furos acima do que seria expectável e do que lhe poderia proporcionar os escassos meios financeiros de que dispõe. Há, no entanto, setores que não souberam ou não puderam acompanhar este crescimento. Setores onde, por ironia, nem sequer faltam bons técnicos, gente competente e qualificada para a função, mas que acabam submersos, nas ideias e na acção, por organizações decrépitas, ultrapassadas, isoladas e sustentadas numa ideologia amadora.
A pior de todas as organizações do futebol profissional português é a da justiça desportiva. Não quero, obviamente, colocar em causa a capacidade técnica dos seus elementos e gostaria de também poder não pôr em causa o virtuosismo da independência dos jurídicos que têm por obrigação julgar de camisola despida. O que coloco em causa é o sistema. Esse sistema bacoco e desatualizado, esse sistema de reuniões, discussões e decisões em dia certo, como se fosse o cozido à portuguesa na ementa de um restaurante de bairro. Esse sistema que se alimenta de todos os piores dos vícios e apenas de algumas virtudes do sistema judicial comum, que já não é, como se sabe, compatível com o constitucional direito à justiça do cidadão e se torna totalmente desacreditado na justiça desportiva. 
Os exemplos sucedem-se e os mais recentes, com os casos Slimani e, agora, também de Jardel e Eliseu, são tão ridículos que, por si só, matam qualquer laivo de decência na justiça desportiva.
A arbitragem, como se reconhece, também não está bem. Apesar de tudo, não me cansarei de o dizer, nada está a necessitar de maior urgência na reforma, profunda e drástica, do que justiça no futebol profissional.
O problema da arbitragem é outro. É o da insustentável convicção de que o mundo da arbitragem deve continuar a viver assente numa ideia de organização secreta, onde só a família tem assento, quer para agir, quer para influenciar.
Toda a organização que se esconde, procura o escuro das azinhagas do futebol, se torna vulnerável à especulação e à suspeição. Quem não percebe isto, em particular nos dias de hoje, não pode ter lugares de responsabilidade no futebol profissional.
As emoções e as paixões que o futebol desperta, em especial em Portugal, obrigam a uma ainda maior clareza de processos, a uma indiscutível transparência de acções. O risco de perturbação, de falsas acusações, de indícios fabricados, quer seja por maldade, quer seja por interesses inconfessáveis, é enorme, num sistema de quarto fechado e de sociedade secreta. E os árbitros, importará dizê-lo, são os que ficam mais expostos e os que mais sofrem com isso."

Vítor Serpa, in A Bola

Benfiquismo (XXVII)

Platina, Ouro e Prata...

"Caros benfiquistas,
A vossa presença aqui, hoje, projecta o Sport Lisboa e Benfica na sua verdadeira e mais importante dimensão: os sócios. Homens e mulheres que ao longo destes 112 anos construíram a História do Clube.
A vossa presença neste pavilhão representa exactamente aquilo que somos: um Clube que é dos seus sócios. Um Clube que se mantém fiel às suas origens e à vontade dos seus fundadores.
E essa realidade nunca mudará, pelo menos enquanto eu for presidente do Sport Lisboa e Benfica. Os sócios asseguram a transmissão desta herança gigantesca que vem desde 1904 e asseguram a sua permanente renovação.
Vocês são testemunho de uma História centenária, mas são, ao mesmo tempo, os responsáveis pelo crescimento, pela transformação, pela mudança que o Clube sofreu ao longo dos últimos 15 anos. 
Não há segredos ou fórmulas mágicas, sem os sócios, sem o vosso entusiasmo e apoio, não teríamos chegado aqui. É isso que hoje celebramos, a vontade, a determinação, a liderança, e a fidelidade dos sócios a um projecto que cada ano se renova.
Os anéis de platina e os emblemas de ouro e prata, que vão ser entregues dentro de alguns minutos, representam a melhor homenagem do Clube a todos aqueles que foram responsáveis por parte da sua História.
Por que cada um de nós neste pavilhão, de diferentes maneiras, participou na construção de uma parte da História do Benfica.
Vivemos um tempo de muitas exigências e de muitos desafios, mas tenho a certeza que com o vosso apoio, com a capacidade de todos quantos formam parte desta realidade, vamos conseguir ultrapassar todos os obstáculos, por maiores que possam parecer.
A História do Benfica é – e vai continuar a ser - uma história de superação, de inconformismo.
A vossa ambição é a minha ambição: construir um Benfica cada vez maior e cada vez melhor!
Esta cerimónia tem para mim – como facilmente vão perceber – um significado especial, porque também vou receber o meu emblema de ouro. Será o emblema correspondente aos meus 50 anos de filiação.
Mas gostava de evocar aqui a memória do presidente Jorge Brito, que há muitos anos, me entregou e colocou na lapela, como seu fiel depositário, o seu emblema do Benfica, dizendo-me que eu estaria a altura do desafio e da História do Clube.
Onde quer que ele esteja, espero que sinta orgulho do seu Benfica e do homem a quem entregou o seu emblema.
Viva o Benfica!"