Últimas indefectivações

sábado, 6 de julho de 2019

Treino e palavras...

Calendário encarnado na Primeira e Segunda Liga 2019/2020: clássico na terceira, derby e duelo de B’s na última

"O sorteio dos campeonatos profissionais realizado na sexta-feira, no Palácio da Bolsa, no Porto, ditou o início oficial da época 2019/2020. Como tal, foram conhecidos os calendários para a Primeira e Segunda Liga, bem como o emparelhamento da primeira e segunda fase da Taça da Liga. A cerimónia também serviu para atribuir os prémios aos jogadores e treinadores que se destacaram na época transacta.
João Félix foi, sem surpresa, distinguido como Jogador Jovem do Ano, Seferovic arrecadou o troféu de melhor marcador, com 23 golos, e Bruno Lage recebeu o prémio de melhor treinador. O agora reforço do Atlético de Madrid e o internacional suíço juntam-se a Grimaldo e Rafa Silva no onze do ano. Quanto ao sorteio da Taça da Liga, o Benfica, na qualidade de campeão nacional, tem passagem direta para a fase de grupos da Taça da Liga, cujo sorteio se irá realizar em Agosto.
No entanto, o grande destaque foi, sem dúvida, a revelação do calendário que acompanhará o Benfica na temporada que agora começa. Eis o calendário completo:
Jornada 1-18 (Agosto-Janeiro): Paços de Ferreira (Casa-Fora)
Jornada 2-19 (Agosto-Fevereiro): Belenenses SAD (Fora-Casa)
Jornada 3-20 (Agosto-Fevereiro): FC Porto (Casa-Fora)
Jornada 4-21 (Setembro-Fevereiro): SC Braga (Fora-Casa)
Jornada 5-22 (Setembro-Fevereiro): Gil Vicente (Casa-Fora)
Jornada 6-23 (Setembro-Março): Moreirense FC (Fora-Casa)
Jornada 7-24 (Setembro-Março): Vitória FC (Casa-Fora)
Jornada 8-25 (Outubro-Março): Tondela (Fora-Casa)
Jornada 9-26 (Outubro-Março): Portimonense (Casa-Fora)
Jornada 10-27 (Novembro-Abril): Rio Ave (Casa-Fora)
Jornada 11-28 (Novembro-Abril): Santa Clara (Fora-Casa)
Jornada 12-29 (Dezembro-Abril): Marítimo (Casa-Fora)
Jornada 13-30 (Dezembro-Abril): Boavista (Fora-Casa)
Jornada 14-31 (Dezembro-Abril): Famalicão (Casa-Fora)
Jornada 15-32 (Janeiro-Maio): Vitória SC (Fora-Casa)
Jornada 16-33 (Janeiro-Maio): Desportivo das Aves (Casa-Fora)
Jornada 17-34 (Janeiro-Maio): Sporting CP (Fora-Casa)
O arranque da Primeira Liga está marcado para o fim de semana de 11 de Agosto no Estádio da Luz, com o Paços de Ferreira, o campeão da Segunda Liga do ano passado. Por ser um confronto entre campeões, promete ser interessante logo no início. As três jornadas seguintes esperam-se escaldantes, com confrontos nada fáceis: ida ao Jamor, clássico com o Porto na Luz e deslocação à Pedreira para defrontar os arsenalistas. Diria que é a altura do ano mais complicada para os encarnados.
Pelo meio, merece destaque a recepção a Moreira de Cónegos, com a equipa revelação da época transacta, na 6ª e 23ª jornada; o sempre ambicioso Rio Ave à 10ª e 27ª, respectivamente, e a deslocação a Guimarães nas antepenúltimas jornadas.
O eterno derby com os leões está reservado para a última jornada de ambas as voltas: os encarnados começam por jogar em Alvalade e terminam a época junto dos seus adeptos, na Luz, no que promete ser uma recta final vibrante.
A emoção está certamente garantida desde o início e não se espera uma época nada fácil. Os confrontos de maior relevo estão marcados para alturas decisivas do calendário e, nos restantes, não se esperam facilidades. A pressão não poderia ser maior, uma vez que o Benfica entra em campo para tentar revalidar o título, com vista ao já tão desejado 38.

Virando as atenções também para Segunda Liga, a cerimónia premiou o Benfica B com dois prémios: Clube Fair Play e Jogador Jovem do Ano, atribuído a Jota, que começou a época passada na Segunda Liga antes de rumar à principal. A chave, essa, ditou o seguinte emparelhamento:
Jornada 1-18 (Agosto-Janeiro): Estoril Praia (Casa-Fora)
Jornada 2-19 (Agosto-Fevereiro): Vilafranquense (Fora-Casa)
Jornada 3-20 (Agosto-Fevereiro): Oliveirense (Casa-Fora)
Jornada 4-21 (Setembro-Fevereiro): Cova da Piedade (Fora-Casa)
Jornada 5-22 (Setembro-Fevereiro): Académico de Viseu (Casa-Fora)
Jornada 6-23 (Setembro-Março): Leixões (Fora-Casa)
Jornada 7-24 (Outubro-Março): Nacional (Casa-Fora)
Jornada 8-25 (Outubro-Março): Académica (Fora-Casa)
Jornada 9-26 (Novembro-Marco): Chaves (Casa-Fora)
Jornada 10-27 (Novembro-Abril): Penafiel (Fora-Casa)
Jornada 11-28 (Dezembro-Abril): Mafra (Casa-Fora)
Jornada 12-29 (Dezembro-Abril): Feirense (Fora-Casa)
Jornada 13-30 (Dezembro-Abril): Varzim (Casa-Fora)
Jornada 14-31 (Dezembro-Abril): Sporting da Covilhã (Fora-Casa)
Jornada 15-32 (Janeiro-Maio): Farense (Fora-Casa)
Jornada 16-33 (Janeiro-Maio): Casa Pia (Casa-Fora) 
Jornada 17-34 (Janeiro-maio): Porto B (Fora-Casa)
O destaque maior vai para o confronto duplo com o Porto B na última jornada. Aliás, era uma das condicionantes principais do sorteio: que as únicas equipas B’s se defrontassem na derradeira parelha de jogos. No entanto, as duas jornadas iniciais não se revelarão nada fáceis para a turma de Renato Paiva, ou não fossem os duelos o sempre candidato à subida, Estoril Praia, e o finalista vencido do Campeonato de Portugal, o Vilafranquense, que se estreia na competição. Entre a sétima e a nona jornada, os jogos com Nacional, Académica e Chaves também merecem especial atenção, para não falar da ida a Santa Maria da Feira (13ª), Covilhã (14ª) e a partida no Caixa Futebol Campus com o vencedor do Campeonato de Portugal e também estreante Casa Pia, na antepenúltima jornada.
Os dados estão lançados e a bola começa a rolar na segunda semana de Agosto, com os primeiros de muitos jogos que marcarão a longa temporada que se avizinha. Vem aí a 86ª edição da Primeira Liga e a 30ª do segundo escalão. Uma das melhores alturas do ano está prestes a chegar e, do Benfica, espera-se mais uma temporada ao mais alto nível, sabendo sempre as facilidades não estão garantidas."

O melhor lateral direito é um lateral esquerdo

"Há uns anos, o mais considerado comentador em Portugal disse no seu púlpito que “quem julga o futebol pelas estatísticas não percebe nada de futebol”. Eu, que me considero pioneiro nesse tipo de análise na imprensa portuguesa, a partir de 1983, enfiei a carapuça, não porque reduza a minha observação a esses parâmetros, mas porque julgo que eles indiciam quase tudo sobre a capacidade de um jogador ou de uma equipa e, numa análise alargada, fazem sempre o retrato minucioso de qualquer atleta.
Mas há excepções. Há casos de jogadores com estatísticas excepcionais, que coleccionam triunfos e títulos, mas nunca entram nas contas dos que exaltam a sua sapiência com o sacramental “futebol é isto mesmo” e percebem tudo sem recorrer às estatísticas. Mário Jardel não foi contratado pelo Benfica porque, disse-me um dirigente na altura, “só marca golos”, ou seja, tinha boas estatísticas, mas não saberia jogar!
André Almeida é também um destes casos raros, visto pelos especialistas como um jogador banal apesar dos números excepcionais. No final da sua melhor época de sempre, em que foi o mais produtivo lateral direito do futebol europeu, viu-se ultrapassado por dois laterais esquerdos na equipa-tipo da sua própria Liga. E porquê? Porque tanto Grimaldo como Alex Telles tiveram estatísticas semelhantes, mas jogando noutra posição.
Os técnicos da Liga Portugal não tiveram coragem de escolher entre Grimaldo (34 jogos, 4 golos, 12 assistências) e Telles (33-4-8) e atiraram Almeida (32-2-12) borda fora, sem sequer considerar que jogou menos tempo e custa cinco vezes menos que os outros dois. Arrisco-me a dizer que quem fez esta escolha percebe pouco de futebol e ainda menos de estatísticas.
Podiam tê-lo substituído por Manafá ou Ristovski ou Marcelo Baiano, apesar de terem estatísticas bem piores mas serem excelentes jogadores, mas não: o melhor lateral direito de Portugal é um lateral esquerdo
 Pagava para ver Grimaldo ou Alex Telles, de quem o saudoso Neves de Sousa diria que só têm pé direito para subir ao estribo do eléctrico, fazerem um joguinho de alta competição como laterais direitos. Devia ser hilariante, no mínimo. Mas já vi André Almeida desenrascar-se muito bem como lateral esquerdo (39 jogos, 1 golo, 3 assistências, na carreira) e noutras posições, pois ninguém que perceba de futebol lhe negará a condição de melhor jogador polivalente desde António Veloso.
Por tudo isto, também não tinha entendido a desconsideração permanente que lhe faz o seleccionador nacional Fernando Santos, um treinador a quem as estatísticas triunfais acabam, no final das contas, por justificar as decisões mais incompreensíveis.
André Almeida está numa fila atrás de João Cancelo, Nelson Semedo, Cedric Soares, Ricardo Pereira e Diogo Dalot, pelo menos, mas talvez também depois de Mário Rui e Rafael Guerreiro, que são óptimos laterais esquerdos. Talvez tenha de nascer dez vezes, como diria outro grande empírico da bola!"

Saudades...

Benfiquismo (MCCXXVIII)

Grandes...

Sorteio... 2019/20

Admito, não foi nada mau!!! Principalmente se compararmos com os cozinhados dos últimos anos, mesmo assim, ainda temos algumas coincidências 'estranhas': voltamos a ter um jogo 'grande' na 3.ª jornada (não gosto, recordo que o Mercado ainda está aberto...); e os Lagartos voltam a ter um jogo 'grande' na última (provavelmente com a Liga já decidida)!!!
Por outro lado, os jogos com os Corruptos, o Sporting e o Braga, vão-se realizar em momentos onde não temos jogos Europeus...
Janeiro e início de Fevereiro, será importantíssimo: jogaremos no Alvalixo, no Dragay e depois recebemos o Braga, tudo em 5 jornadas!!!

O primeiro objectivo é a Supertaça, mas para nós adeptos, temos que começar a 'preparar' o jogo do Paços na Luz e depois teremos uma visita ao Jamor em Agosto, com muito emigrantes e de preferência com casa cheia... sem esquecer que na última época, perdemos 5 pontos com o Belenenses!!!

Mas a prova dos nove sobre o Sorteio, só após o Sorteio da Champions! Será muito importante perceber quais serão as jornadas, após o 'regresso' das Selecções, e perceber os 'encaixes' com as jornadas da Champions: essencial jogar em casa, após os jogo fora da Champions!!!

Recordo também, que tanto os Corruptos como o Braga vão ter jogos nas pré-eliminatórias da Champions e/ou da Liga Europa em Agosto...

I Liga
1.ª Benfica - P. Ferreira 
2.ª Belenenses - Benfica
3.ª Benfica - FC Porto
4.ª Braga - Benfica
5.ª Benfica - Gil Vicente
6.ª Moreirense - Benfica
7.ª Benfica - V. Setúbal
8.ª Tondela - Benfica
9.ª Benfica - Portimonense 
10.ª Benfica - Rio Ave
11.ª Santa Clara - Benfica
12.ª Benfica - Marítimo
13.ª Boavista - Benfica 
14.ª Benfica - Famalicão
15.ª V. Guimarães - Benfica
16.ª Benfica - Aves
17.ª Sporting - Benfica

A Liga aproveitou para distribuir alguns prémios, relativos à época anterior... com algumas curiosidades 'excêntricas'!!!
Bruno Lage, o melhor treinador
Seferovic, o melhor marcador
Félix, o melhor jogador jovem
No melhor onze da época: Grimaldo, Rafa, Félix, Seferovic

Inacreditável como o Rúben Dias e o Pizzi ficaram de fora do melhor 11 (o 2.º classificado tem mais jogadores no melhor onze!!!!)... Já para não falar que só na I Liga Portuguesa, o melhor jogador, não é Campeão!!!
Estes prémios 'subjectivos' são decididos com o voto dos Treinadores e Capitães da I Liga, não deixa de ser um 'bom' indicador para perceber o alcance do 'polvo' Corrupto, em todos os Clubes da I Liga: nem nestas ocasiões conseguem despir a camisola!!!

Jota, o melhor jogador da II Liga
Benfica B, prémio fair play da II Liga

II Liga
1.ª Benfica B - Estoril Praia
2.ª Vilafranquense - Benfica B
3.ª Benfica B - UD Oliveirense
4.ª C. Piedade - Benfica B
5.ª Benfica B - Ac.Viseu
6.ª Leixões - Benfica B
7.ª Benfica B - Nacional
8.ª Académica - Benfica B
9.ª Benfica B - Chaves
10.ª Penafiel - Benfica B
11.ª Benfica B - Mafra
12.ª Feirense - Benfica B
13.ª Benfica B - Varzim
14.ª Covilhã - Benfica B
15.ª Farense - Benfica B
16.ª Benfica B - Casa Pia
17.ª FC Porto B - Benfica B

Hoje é um dia importante

"O sorteio da Liga está hoje para o imaginário do adepto como o lançamento da caderneta de cromos quando tinha oito anos

Mercado morno onde as contratações não são novidades e as novidades nunca dão em contratações. Uma semana onde as notícias são marcadas pela venda de João Félix ao Atl. Madrid, talvez a notícia mais requentada do defeso, é muito probrezinha. Para animar os adeptos benfiquistas chegam (por recompra) Chiquinho, como anunciado 20 vezes, e concretiza-se a compra de RDT, como anunciado 40.
Quase nunca «embandeiro em arco» com contratações de pré-época, sendo prudente nas euforias clubísticas do defeso, mas este Raúl de Tomás enche-me de ilusão e esperança. Era o jogador que necessitávamos, com as características que precisávamos para a posição mais carenciada do actual plantel. Acredito que se sair Jonas, terá que vir mais um, mas este tem tudo para mostrar que foi barato. Caro foi o Escalona e o Dudic.
Se não é o FC Porto falhar uma aquisição de vez em quando, isto ficava uma pasmaceira total. Um pouco de excitação nesta fase só é possível para um adepto que vai a uma assembleia geral do Sporting.
Hoje é um dia importante nas nossas (de adeptos) vidas, com o sorteio da Liga, no bonito Palácio da Bolsa (era difícil escolher melhor), o próximo ano da nossa agenda é muito decidido mais logo. Esta noite nos claustros da Bolsa dita-se a sorte e o seu calendário.
Onde vamos, quando vamos, roteiros futebolísticos e gastronómicos, contas sobre a facilidade e dificuldade da prova, objectivos de cada equipa, simulações de resultados, mais logo é todo um mar de agradáveis exercícios que se abre para os afazeres deste fim-de-semana. O sorteio é coisa séria para quem gosta desta matéria.
O sorteio da Liga está hoje para o imaginário do adepto como o lançamento da caderneta de cromos quando tínhamos oito anos, abre um leque de possibilidades.
Na mais mesquinha das minhas vontades está o maior dos meus desejos, um calendário para cumprir com êxito e um adversário na última jornada que me indique o caminho do Marquês ao ouvir o último apito, para festejar o 38.
Grande prestação de João Sousa ao mais emblemático dos torneios de ténis, bater M. Cilic na relva é um feito dos maiores realizados pelo ténis português. Vencer um ex-vencedor de um grand slam, num grand slam é assinalável. Haja champagne e morangos à saúde de João Sousa."

Sílvio Cervan, in A Bola

126

"O montante estratosférico da transferência deve-se, sobretudo à capacidade presente e potencial do jogador, mas não só. A notável saúde financeira da SAD benfiquista tem, na saída de João Félix, o exemplo cabal e definitivo que a comprova.
A intransigência quanto ao valor da cláusula de rescisão tornou-se credível a partir do momento em que ocorreram, em simultâneo, alguns factores, entre os quais os sucessivos exercícios económicos lucrativos, o crescimento sustentado das receitas, a redução quase total do endividamento bancário e a facturação assinalável já feita com a alienação de passes (Jiménez; Jovic; Talisca; etc.).
Porém, há um detalhe nesta operação ainda mais revelador quanto à saúde económica-financeira da SAD: não houve urgência, dando até a ideia de que, para a SAD benfiquista, seria melhor que ocorresse em Julho (2019/20), não prejudicando assim, do ponto de vista fiscal, as suas contas.
Mas se não havia necessidade, porque houve uma negociação? A resposta é simples: Não era preciso vender, mas tinha de se vender, procurando-se, por isso, uma solução que permitisse ao Atlético de Madrid apresentar o montante da cláusula de rescisão de João Félix.
Parece paradoxal, mas é mesmo assim. A saúde financeira é evidente, mas não perpétua. Pura e simplesmente o Benfica não conseguiria acompanhar a oferta salarial proposta ao jogador. Além disso, parece-me avisado que os atletas do Benfica percebam que não lhes são cortadas as pernas, assim se acautelam os interesses do clube. E 126 são muitos milhões: Acima de um terço do passivo; Quase dez vezes o endividamento bancário; mais do dobro do passivo financeiro corrente; 75% do todo o endividamento financeiro (RC 1.º Sem. 18/19)."

João Tomaz, in O Benfica

Tudo de novo

"E pronto, recomeçou a época futebolística. Na prática, e com a novela João Félix e a Liga das Nações, parece que nem houve pausa, mas não é sempre assim? Agora que a equipa campeã nacional de futebol voltou aos treinos, os jornais, sites e canais de televisão têm uma oportunidade única de falar de futebol, mas parece-me que não vai acontecer. O que interessa agora é perceber se Jonas continua a jogar, quando é que Félix é apresentado no Atlético (se não foi já enquanto escrevo...) ou se os novos reforços vão marcar pelo menos 50 golos nesta época para não serem considerados um falhanço pelos 'especialistas'.
Recomeça a temporada, e os de sempre não desarmam, procurando falhas de gestão e de planeamento para se colocarem em bicos de pés e dizerem que percebem de bola. Na verdade, percebem é 'bola'. E depois há os vizinhos, que não se conseguem entender, nem que para isso dependa a sobrevivência do seu clube. Podia até dar pena, se não tivessem o que merecem.
E ainda há os rivais do Norte, que tentam esconder as contratações que não fizeram e as saídas a custo zero que permitiram e que não agradaram aos seus adeptos. Uns e outros até tentaram boicotar um negócio de 126 milhões, diz a comunicação social. A ser verdade, é um claro sinal de desespero que se vive no Campo Grande e nas Antas. Entre a dor de cotovelo que não lhes passa e os tiros nos pés que todos os dias apresentam aos seus sócios e adeptos (insultos em assembleias-gerais ou roleta russa de guarda-redes), cheira-me que vai ser um Verão muito interessante para quem gosta de filmes de crime e traição. Para quem gosta de bom futebol, de progresso, de inovação, de alegria no relvado e juventude a dar cartas, fica um conselho: dediquem-se a ver o que o Benfica de Bruno Lage pode fazer em campo."

Ricardo Santos, in O Benfica

Venha daí esse treino aberto

"Amanhã é dia de treino aberto no Seixal, e o meu entusiasmo não podia ser maior. A alegria de celebrar a conquista de um campeonato é gigante, mas confesso que a euforia sempre que este treino de arranque da pré-época acontece não é muito diferente. Até tenho dúvidas se não será mesmo um estado de felicidade maior, ainda que motivado por alguma ilusão. A pré-época é mágica. Foi nesta fase tão maravilhosa da temporada que eu me convenci de que o Michel, vindo do Penafiel, iria explodir e fazer tantos golos como o número da camisola: 40. Acabaram por não ser assim tantos como eu esperava - não marcou nenhum. Eu reconheço que gosto de me deixar levar pela imaginação. Faz parte da piada de ser adepto. Tenho partilhado um pensamento com alguns amigos, apesar de todos reagirem com o mesmo olhar abismado. Se o Tó Madeira era capaz de saltar do Gouveia para se transformar no melhor jogador de todos os tempos no CM 01/02, quem me garante que o Cádiz não leva o Benfica às costas até à final da Liga dos Campeões? Eu estou confiante.
A pré-época é ainda mais especial desde que apareceu a política de subir jogadores da formação para o plantel principal. Já aconteceu com atletas da equipa B, dos juniores, e eu, que acompanho com atenção todos os escalões, já vi um ou dois miúdos dos benjamins com potencial para se afirmarem de imediato. Não me venham com a desculpa da estrutura física - são mais ou menos da altura do Rafa. Estou sempre em pulgas para ver o Pedro Álvaro, Nuno Tavares, o David Tavares, o Tiago Dantas e o Nuno Santos em acção.
Ansioso para conhecer melhor o Cádiz e o Caio Lucas, receber de novo o Chiquinho e rever os nossos craques. Amanhã é dia de matar saudades."

Pedro Soares, in O Benfica

O campeão voltou

"Depois de um merecidíssimo período de repouso, os nossos campeões regressaram nesta semana ao trabalho. E, atendendo ao extraordinário percurso efectuado na segunda metade da época transacta, não faltam razões para encarar este regresso com o maior optimismo. O treinador mantém-se. E a espinha dorsal do plantel campeão também. Entre o que existe na Luz e o que espreita no Seixal, não parece haver necessidade de grandes reforços. À excepção da linha de ataque, onde João Félix e Jonas serão baixas de vulto - que certamente serão supridas a breve trecho - , todos os restantes sectores estão muito bem apetrechados. Com um ou outro acerto se segunda linha, há qualidade mais do que suficiente para responder aos desafios da nova temporada.
A SAD encarnada em boa hora promoveu uma linha de renovações com os principais elementos da equipa, segurando-os face a natural assédio do exterior. Com a já mencionada excepção de Félix, todos os outros titulares da reconquista deverão permanecer entre nós. Pelo menos é isso que se espera, pese embora o maldito mercado ainda se mantenha aberto durante quase dois meses.
Com mais um ano de maturação, alguns dos jovens lançados Bruno Lage poderão atingir um plano ainda mais elevado, face àquilo que já exibiram. E outros já estão na calha.
Agora há que trabalhar com determinação e confiança para que, dentro de um mês, aquando da Supertaça, estejamos em condições de voltar a exibir a superioridade patente ao longo da última época. E depois, atacar o bicampeonato com toda a energia. Talvez sejamos favoritos, mas não há espaço para facilitismos."

Luís Fialho, in O Benfica

Brilhante!

"Se há projecto do Sport Lisboa e Benfica que realizou uma época de sonho, esse projecto foi o do futebol feminino. Logo na primeira temporada conseguir conquistar seis títulos, cinco nacionais e um regional, é digno de registo. O mérito tem de ser atribuído a todos os membros deste excelente grupo de trabalho, que revolucionou o sector em Portugal. A entrada do maior clube português no futebol feminino era muito desejada pela Federação Portuguesa de Futebol. Além  da equipa A, os nossos dirigentes apostaram na principal política do Clube - a formação.
Os resultados estão à vista - as nossas jovens conquistaram brilhantemente quatro títulos, três deles nacionais (sub-19, sub-17 e sub-15).
Fernando Tavares é um dos grandes obreiros deste projecto. Inspirado nas linhas mestras do presidente,  vice-presidente esboçou um projecto sustentado em quatro valores - paixão, compromisso, competência e inovação. Com uma visão arrojada, em que o objectivo passa por ser um modelo de referência nacional e internacional, liderar o futebol feminino nacional e conquistar o título de campeão europeu, este projecto tem tudo para dar certo. Conquistar a Taça de Portugal, eliminando quatro equipas da I Liga, entre elas  campeão nacional, SC Braga, é obra! Uma palavra especial para a equipa técnica, liderada por João Marques, coadjuvado por Valter Pinheiro e Paulo Silva, e ainda para Luís Andrade, coordenador técnico. Olhando para o futuro, a estratégia é clara - formação de excelência, contratação criteriosa, abordagem inovadora ao treino e à condição física, bons resultados desportivos e boa qualidade de equipa."

Pedro Guerra, in O Benfica

Karingana ua Karingana, era uma vez

"Rezam as palavras do poema de Craveirinha, pintadas com estilo no mural da Iverca e repetidas em blues mood pelo Ivan. Jovem fundador da associação Ivan, Erica e Carlos, Iverca, que começou como um sonho e hoje dá cartas no turismo de Maputo a mostrar o património e a história da Mafalala, o bairro dos craques da bola, dos intelectuais, dos dois presidentes da República e do povo, de tanto povo que tem em si toda a diversidade cultural de Moçambique.
O sol de Maputo aquece as chapas de zinco das velhas casas de carcaça esboroadas que lembram aos passantes as origens da Mafalala. Ivan guia-nos com mestria pelo labirinto poeirento das ruelas que revelam sorrisos a cada recanto. Uma brisa suave lembra que estamos no inverno, ameno abaixo do equador, moldando um estar a uma identidade serena e acolhedora, montra de um orgulho genuíno de ser moçambicano. É um povo que sabe ser e tem ciência de estar na vida, sem atropelar o tempo das coisas nem tornar irrelevantes as pessoas e as coisas mudanças. Está-se bem aqui, nesta cidade que outrora foi a não-cidade, da cidadania negada por cadernetas indígenas e livres-trânsitos, no tempo em que a circunvalação era barreira e não caminho, mesmo no limite para lá da velha Lourenço Marques, separando a 'Pérola do Índico' da cidade verdadeira e esta do país autêntico. Pela rua, uma placa na esquina 'Eusébio da Silva Ferreira', muitos benfiquistas e assomar-se a nós atraídos elo microfone vermelho da Benfica TV. No fim da rua, um emblema gigante a vermelho com a palavra tetra! Estamos em casa. E confirmamos o que sentimos durante a campanha 'Alimentos por Moçambique'. Mais precisamente 138 toneladas deles que vamos em caminho de entregar na Beira às vítimas do ciclone Idai: Somos um mesmo povo, com uma mesma língua, sem nações tal como Pessoa sonhou.
Karingana ua Karinhana. Uma história ainda por escrever chamada futuro em que se cumpra o destino da língua portuguesa. Com Benfica à mistura, claro!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Fartotes

"Neste primeiros dias da pré-época - fase que também pode ser definida pela efeminada designação de 'janela de mercado' - tenho-me fartado de rir... E, desta vez, mais frequentemente que das anteriores: até parece que os mais inesperados personagens fazem questão de pedir meças aos mais suspeitosos e boçais 'artistas de variedades' que circulam na melosa órbita gravitacional do futebol português, para literalmente dispararem em rotunda frenética, com os mais inqualificáveis disparates que alguma vez seria possível imaginar ler escarrapachados em letra de forma, na imprensa, ou nauseamente ouvirmos assinalar nas pobrezinhas rádios que nos dão a ouvir e, pior do que tudo, os vemos discutidos nos entediantes fóruns das televisões cá do burgo, para fatalmente acabarem como prato forte das avacalhantes manjedouras das redes sociais.
Mas não há pachorra para tanto dislate, tanta mentira e tanta insinuação. Só bolas para o pinhal. E cada vez pior! Jogadores a 'sair' do Benfica eram mais que muitos... Jogadores a entrar, ainda mais do que as mães deles... Custos e valores de uns e de outros, um fartar vilanagem... Percentagens para estes e aqueles agentes, intermediários e empresários, um fartote... Pagamentos e terceiros e a quartos, por conta de segundos e primeiros, uma mala cheia deles... Desconfianças, incredulidades, desesperos... Nem os 'dados' e as 'certezas absolutas', até sobre treinadores e directores-gerais, escapavam aos pseudoespecialistas, nessa roda livre da asneira em que, à falta de assuntos plausíveis e de factos conformados e fundamentados, o chamado 'jornalismo desportivo' que desprevenidamente somos obrigados a consumir num simples zapping nos quer submergir.
Portanto, está visto que, durante estes períodos, só nos resta rir das especulações. E, no caso, rir da desgraça alheia - o que, convenhamos, não constituindo propriamente um procedimento recomendável, segundo os cânones da caridade cristã, acaba por ser o que de melhor tiramos para o nosso equilíbrio espiritual, dos deploráveis espectáculos mediáticos dos 'mercados abertos', dos 'mercados de transferências' e quejandos subprodutos da comunicação electrónica. Por isso, ainda bem que, sensatamente, os benfiquistas sabem resistir a esse voyeurismo.
É nestas alturas que melhor podemos reconhecer, no nosso jornal, na BTV e na poderosa frente multimédia do Benfica, que a seriedade informativa que aqui prevalece como critério essencial é um bem próprio e cada vez mais exclusivo de quem escolheu a autêntica e genuína Verdade Desportiva como irrevogável modelo de competitividade e de superação dos seus (cada vez mais desgraçados e pobres) adversários."

José Nuno Martins, in O Benfica

Venham mais cinco !!!

Os 5 da formação à procura de um lugar ao sol (ou à sombra de alguém)

"A aposta na formação tem sido um dos desígnios e uma das bandeiras de Luís Filipe Vieira há largos anos. Essa aposta havia sido feita de forma gradual, calculada e, por vezes, forçada (veja-se o caso de Renato Sanches). Havia sido… até chegar São Bru… Bruno Lage (desculpem, é ainda a febre dos santos populares).
O actual treinador do SL Benfica chegou, viu e percebeu. Percebeu que os encarnados teriam muito a ganhar com uma aposta forte, concreta, solidificada nos jovens da sua formação. Perante o não anúncio de reforços para a frente de ataque no mercado de inverno da época transacta, Lage afirmou e mostrou estar descansado, porque, dizia, tinha cinco opções: Jonas, Seferovic, Rafa e, claro, dois “miúdos” do Caixa Futebol Campus – Jota (menos conhecido por João Filipe) e aquele jovem, de quem pouco se fala… como é mesmo o nome dele? Hei de lembrar-me.
Com tal discurso, Bruno Lage deixou antever o que aí vinha. Mas, como há pessoas que, tal como S. Tomé, precisam de “ver para crer”, o setubalense cometeu o ato ousado (há quem diga louco, fica ao critério de cada um/uma) de fazer alinhar frente ao Galatasaray SK – na Turquia – um onze que ficou conhecido internacionalmente como Baby Benfica (Benfica Bebé). E o SL Benfica venceu. Tendo resultado a fórmula, não faria sentido mudar. Assim, não surpreendeu ninguém o anúncio do clube, de 28 de Junho, de que cinco jovens da formação iriam realizar a pré-época com o plantel principal. 
David Tavares, Tiago Dantas, Nuno Santos, Nuno Tavares e Pedro Álvaro são os nomes dos jogadores Made in Benfica que se vão mostrar a Bruno Lage e que vão tentar seguir as pisadas de promessas como Gedson e Jota e de certezas como Rúben Dias, Ferro, Florentino ou aquele rapaz de cujo nome continuo a não me recordar, por ser raro falar-se dele. Hei de chegar lá. É desses jovens de que trata o artigo, cujo propósito é o de traçar uma hierarquia entre eles, tendo em conta a probabilidade de permanência na equipa A.

5. Pedro Álvaro Defesa central, 19 anos, desde os 12 no SL Benfica. Quase tudo o que sabe – e sabe muito – sobre o que são as funções e as competências de um centralão, aprendeu no clube da Luz. É mais uma prova viva da qualidade da formação de defesas centrais que impera, de momento, no Seixal. O jovem natural de Seia parece estar a ser preparado para suceder a Rúben Dias ou a Ferro. E, de facto, tem qualidade para o fazer. Mais tarde, não agora.
Agora, Álvaro precisa de se impor de forma definitiva e jogar de forma constante na equipa B. Na época 18/19, realizou apenas dez jogos pela formação secundária das águias, passando muito mais tempo na equipa de juniores (21 jogos) e na de sub-23 (oito jogos, um golo). À contabilidade da equipa B, juntam-se dois jogos realizados na temporada 17/18, perfazendo um total de 12 jogos, que, ainda assim, são poucos para podermos afirmar com confiança que Pedro Álvaro está pronto.
A idade, regra geral, pouco ou nada me importa num jogador de futebol. Se tem qualidade, não tem por que não jogar. A minha visão alterava-se um bocadinho assim (para referência visual, o meu indicador e o meu polegar estão mais próximos um do outro do que o Rúben Dias dos avançados que tem que marcar) quando se tratava de centrais. Acreditava que a idade era um posto e que esse posto era o de defesa central. Matthijs de Ligt abanou essa minha crença, talvez dogmática, mas não a deitou abaixo.
Continuo a acreditar que é importante que um central tenha muitos minutos de jogo frente a adversários mais velhos, mais experientes e mais matreiros. Tendo o SL Benfica uma plataforma de tentativa e erro designada equipa B, parece-me sensato que Pedro Álvaro ocupe grande parte do seu tempo a figurar no onze titular traçado por Renato Paiva. Até porque, de momento, a equipa principal usufrui de uma das melhores duplas de centrais da sua história recente.
Não obstante, falamos de um jogador de qualidade. Central sóbrio, concentrado e seguro. É dotado de uma excelente capacidade de desarme e de saída em construção (na linha de Ferro) e consegue ganhar bolas aéreas com alguma tranquilidade, ainda que não possua uma altura assinalável, dentro do padrão de defesa central (1,86m). Lê bem o jogo, quer no processo defensivo, quer no ofensivo, e tanto joga pela direita como pela esquerda (faz lembrar alguns políticos. Só uma nota).
De resto, Pedro Álvaro, ficando em permanência, como terceiro central, na equipa A, estagnaria facilmente. Como tal, creio que trabalhar regularmente com Bruno Lage e sus muchachos e jogar sob o comando de Renato Paiva é o melhor cenário para o jovem viseense. E acredito que seja o cenário traçado pela estrutura encarnada.

4. Nuno Santos Médio interior/ofensivo com golo e capacidade para estabilizar um meio campo a três ou jogar a partir da ala, funcionando como terceiro médio, à semelhança de Pizzi. Ingressou no SL Benfica com 13 anos, tendo revelado desde o escalão de iniciados qualidade e apetência para o golo – regista 40 golos desde os sub-15. Já fez o que tinha a fazer nos escalões de formação do clube – em que foi campeão de juniores e de iniciados – e da selecção – em que foi campeão europeu de sub-19 -, bem como nas equipas secundárias dos encarnados – 48 jogos e 12 golos pela equipa B e dois jogos pelos sub-23.
Está na altura de dar o salto para outra realidade. Com a lesão de Gedson, pode ter algum espaço na equipa principal. No entanto, a diversa e forte concorrência (Pizzi, Chiquinho, Gabriel e David Tavares) dar-lhe-ão poucas oportunidades. Neste momento, parece-me que a única forma de Nuno Santos assumir um lugar no plantel principal seria mostrando algo de novo, de diferente, algo que nenhum dos jogadores credenciados do plantel tenha. E a verdade é que, apesar da qualidade do jovem portuense, não o vejo a conseguir importar à equipa o que quer que seja de significativamente novo.
O empréstimo a um clube da Liga – mediante possibilidade – seria o mais acertado e, parece-me, o mais provável. Ainda assim, Bruno Lage, de forma inteligente, vai dar a Nuno Santos a oportunidade de se mostrar. A partir daí, tudo depende do jovem da geração de 99. E, claro, de São La… Bruno Lage (desculpem, mais uma vez).

3. Nuno Tavares Desde os 15 anos no clube, Tavares (um dos muitos) é um lateral esquerdo de altíssima propensão ofensiva. Dotado de quatro pulmões, sobe e desce o seu corredor durante todo o jogo, sendo capaz de fazer sprints mesmo na recta final das partidas.
É dono de um pé esquerdo tecnicamente dotado – talvez não ao nível de Grimaldo, mas mais do que aceitável –, que lhe permite avançar em posse, lançar o colega de ala com paralelas longas, tabelar com o médio mais descaído para a esquerda e cruzar com qualidade. Nuno Tavares apresenta uma conjugação interessante de características: do ponto de vista técnico é um lateral moderno, mas do ponto de vista físico é significativamente mais alto (1,83m vs. 1,71m) e mais físico (76Kg vs. 63Kg) do que Grimaldo e do que outros laterais esquerdos da história recente do SL Benfica.
Tem qualidade e competência suficiente para ser o número dois da posição já esta época, tendo, portanto, maior probabilidade de ficar no plantel do que Pedro Álvaro ou Nuno Santos. Contudo, o ideal seria manter Grimaldo e contratar um lateral experiente e com uma assinalável competência defensiva, complementando o espanhol. Nos entretantos, Nuno Tavares assumiria a lateral esquerda da equipa B, trabalhando com a equipa principal mediante requisição de Bruno Lage (já encarrilei com o nome).
Por falar em nome, já me lembrei. João Félix. É esse o nome do rapaz. É fácil esquecer, ninguém fala dele. Se não estiverem a ver quem é, pesquisem. Não é mau jogador. Adiante.

2. Tiago DantasHá males que vêm por bem, diz o povo português. Tiago Dantas antropomorfiza essa expressão. O alfacinha de 18 anos (faz 19 na véspera do dia de nascimento de Jesus Cristo, entendam isso como quiserem) nasceu com um problema físico que conseguiu contornar e aproveitar para seu benefício futebolístico: Dantas nasceu com um segundo par de olhos nos pés. Coloca a bola onde, como e quando quer. Os olhos dos pés possibilitam-lhe executar passes curtos e longos com os olhos da cara fechados.
Técnica e tacticamente inteligente, lê o jogo como poucos, pensa e decide cinco segundos antes dos colegas e dos adversários sequer se aperceberem de que vem aí uma decisão a tomar. Franzino como um miúdo, mas joga como (poucos) graúdos. O seu 1,69 e, sobretudo, os seus 58 quilos valem-lhe críticas e demonstrações de descrenças: ao que parece, o rapaz precisa de estagiar com Shaquille O’Neal para poder ser jogador de futebol, porque com aquele corpo… Pois bem, na minha opinião, essa mentalidade demonstra um profundo desconhecimento do talento de Tiago Dantas, que é inversamente proporcional ao seu porte físico.
Ele é tão perspicaz, inteligente e tecnicamente dotado que supera qualquer adversário que tenha uma fisionomia considerável. Quando o vejo jogar, vejo inúmeros confrontos entre a força da técnica e a técnica da força. E Dantas leva a melhor quase sempre. Não me recordo de que jogo se tratou, mas tenho impressa na mente uma jogada em que, perante a chegada de dois adversários “matulões”, um pela esquerda, outro pela direita, Tiago Dantas com um toque (recepção orientada) foge de ambos e “abala” com a bola, evitando qualquer confronto físico. Cada jogo deste 10 à moda antiga é uma masterclass de… classe.
Tem qualidade, vamos ver se tem espaço para crescer na equipa de Bruno Lage. Acredito que terá oportunidades, mas tenho algumas reservas de que assuma já um lugar na principal equipa do SL Benfica.

1. David Tavares David “A Certeza” Tavares. Jogador distinto. Melhor do que os outros? Pior? Não sei, nem me interessa. É diferente dos outros. Daí ser, para mim, a única certeza a priori. Acredito que o lisboeta terá o seu espaço, porque simplesmente não há outro como ele nos quadros principais – nem nos secundários – do SL Benfica.
Da maravilhosa geração de 99, David é um motor, um pulmão, um monstro do meio-campo. É um médio ofensivo por designação, mas para mim é um médio de transporte e transição por natureza e vocação. Tem todas as características de um box-to-box, executando bem, várias vezes por jogo, os gestos técnicos que se pedem a quem desempenha tal papel: recuperação de bola, transporte e passe (ou decisão – pode ser um remate).
Aliado a um extraordinário pé esquerdo, tem um porte superlativo – 1,90m e 83kg. Essa conjugação permite-lhe impor o físico como Fejsa e acariciar o esférico como… qualquer jogador que não Fejsa. É forte candidato ao lugar à sombra de Gabriel – o mais próximo das suas características – e, como tal, tem grandes probabilidades de assentar já esta época entre os comandados de Bruno Lage. A falta de jogadores de assinalável porte físico e de canhotos (o SL Benfica acabou a época transacta com apenas seis esquerdinos, três deles suplentes e outro lesionado) pode abrir as portas a David Tavares. E mesmo que estejam fechadas, o rapaz tem corpo para as arrombar."