Últimas indefectivações

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Euro e euros

"Ironicamente, o Euro disputa-se fora da zona do euro. Para a Alemanha bastou um eurogolo para nos derrotar com um certo sabor a injustiça. Depois deste desaire frente ao poderio teutónico (sempre ele), só temos uma hipótese de não sair do Euro. Forçar um plano de resgate, colocando em prática um programa de ajustamento e pondo os golos públicos em ordem, isto é com saldo superavitário. Não vai ser fácil e exige capacidade de sofrimento (ainda que não seja necessário cortar subsídios de Natal e de férias aos jogadores). Haverá também que respeitar as ordens da troika de árbitros. E temos que estar atentos aos bancos. Nossos, da Dinamarca e da Holanda. Verdade se diga que o PEC de há meses, com a Bósnia, apenas terá adiado o plano de resgate, que se pressentia depois da incapacidade de solver os compromissos com a Turquia e a Macedónia.
Claro que podemos contestar a influência excessiva das agências de rating que nos fizeram descer da 5.ª para a 10.ª posição, atrás da própria Dinamarca que está no Euro, mas não aderiu ao euro. Não que tenhamos descido de luxo para lixo, mas tal afectou-nos no mercado secundário. Os CDS (Crédito para a Derrota Seguinte) desvalorizaram-se e só espero que não haja necessidade de um qualquer haircut (de que, naturalmente, Pepe está isento).
O derradeiro jogo do grupo, com a Holanda, joga-se no Estádio Metalist. Cheira-me a moeda... Cuidado com o efeito dominó do vil metal sobre o crescimento da nossa selecção.

P.S. - Os 4 países do euro intervencionados (Portugal, Grécia, Irlanda e agora Espanha) não ganharam nenhum jogo da 1.ª jornada do Euro. Que coincidência..."

Bagão Félix, in A Bola

PS: Portugal acabou por vencer hoje a Dinamarca, mas como tenho pouca vontade em escrever sobre o tema, deixo só um desabafo:
Exibição vergonhosa de Cristiano Ronaldo, mais do que os golos falhados, a falta de solidariedade defensiva foi revoltante - obviamente que o treinador ao não 'tapar' aquele buraco à frente do Coentrão, também deve partilhar o ónus -, para quem não perde uma única oportunidade em público, para demonstrar uma total falta de humildade, devia rever o filme deste jogo, até à exaustão...!!!