Últimas indefectivações

sábado, 26 de setembro de 2020

Grande arranque...

Benfica 7 - 3 Corruptos
(4-1)

Devemos admitir que o jogo foi mais equilibrado do que parece... principalmente na 1.ª parte fomos bastante eficazes, mas num jogo onde o apito acabou por não influenciar, às vezes também pode cair para o nosso lado!!!
Apesar de ser muito cedo para retirar ilações, parece-me que temos essencialmente este ano, uma equipa mais consistente, mais colectiva, mais equilibrada... onde se começa a 'sentir' o dedo do treinador...
Destaque para o puto, Gonçalo Pinto, que começa a época a confirmar aquilo que fez o ano passado: é goleador! E com outros jogadores mais criativos na equipa, é importante ter alguém que saiba 'empurrar' a bola lá para dentro...


Vitória no Minho...


Guimarães 0 - 3 Benfica
20-25, 20-25, 22-25

Obrigação cumprida...

Mais um triunfo...

Benfica 32 - 25 Gaia
(17-13)

Vitória fácil, ainda sem o Djordjic... e o Keita!

PS: Parabéns ao Fernando Pimenta (Ouro e Prata) e à Joana Vasconcelos (Bronze), pelos excelentes resultados na Taça do Mundo de Canoagem em Szeged na Hungria...

Respostas que se exigem


"Face à resposta dada esta tarde pela Liga Portugal, pouco esclarecedora e em que parece jogar com as palavras e estar a brincar com os clubes, a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD solicita que de uma forma clara e inequívoca sejam esclarecidas as seguintes questões por parte da direção da Liga Portugal:
1 – De acordo com o ponto 2.6 (Tribunas e Camarotes) mencionado do referido Regulamento, podem ou não os clubes ocupar até 50% dos lugares dos camarotes presidenciais, o que no caso do Benfica significa 92 lugares?
2 – Essa norma tem ou não a concordância da Direção-Geral da Saúde?
São estas questões concretas que carecem de respostas diretas e simples, sem subterfúgios nem omissões, em nome da necessária transparência de procedimentos."

Lamentável incúria da Liga Portugal


"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD foi esta manhã informada pela Liga Portugal da receção por parte daquela entidade de um email datado de ontem às 23h39, proveniente da Diretora-Geral da Saúde, Dra. Graça Freitas, dando conta que não existia autorização para o convite feito pelo nosso clube para a presença de um número limitado de sócios, Casas do Benfica e patrocinadores no camarote presidencial, no jogo que se realiza este final de tarde no Estádio da Luz. Tendo tomado conhecimento desta decisão, cumpre esclarecer:
1 – A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD tomou esta iniciativa de acordo com o Manual de procedimentos do regulamento da Liga Portugal definido para esta época 2020/2021, onde expressamente se refere a possibilidade de ocupação até 50% dos números de lugares das tribunas presidenciais.
2 – Consideramos absolutamente inadmissível e lamentável que afinal a Liga Portugal, numa recorrente demonstração de incompetência e incúria por parte dos seus principais responsáveis, não tenha validado junto da Direção-Geral da Saúde e entidades competentes as normas que definiu e transmitiu como seguras aos clubes no Manual das competições oficiais.
3 – A Liga Portugal, o seu presidente e os seus principais dirigentes responsáveis pela organização e gestão das competições devem assumir a plena responsabilidade pelo nível de amadorismo que revelam, ao definirem no Manual da Liga normas e orientações expressas que não foram devidamente validadas junto das autoridades competentes, nem informando atempadamente os clubes por essa falha, prejudicando assim mais uma vez a imagem do futebol português.
4 – Acresce que seria importante esclarecer como pensa a Liga Portugal implementar esta recomendação, uma vez que é do conhecimento público que, já na primeira jornada do Campeonato, vários clubes colocaram em prática esta autorização da Liga, em modelos que variaram de clube para clube.
5 – Não podemos também deixar de manifestar a nossa incompreensão pelo facto de, sendo conhecida há vários dias esta nossa iniciativa, só ontem à noite a Direção-Geral da Saúde tenha expressamente informado a Liga dessa impossibilidade e da necessidade de existir um prévio pedido nesse sentido por parte do respetivo clube, o que nunca se perspetivou perante o que estava expressamente autorizado pelo Manual das competições.
6 – Não querendo entrar numa discussão sobre a coerência dos critérios que determinam as decisões das autoridades de Saúde, aproveitamos para realçar o exemplo de civismo, organização e rigor com que os clubes têm adotado e gerido todas as orientações de salvaguarda e proteção da saúde pública, apesar dos recorrentes exemplos de incúria por parte da direção da Liga Portugal.
7 – Por último, informamos que de imediato demos conhecimento desta decisão da DGS aos convidados que seriam contemplados por esta iniciativa, reiterando o enorme desejo de, logo que possível, voltarmos a ter o prazer do regresso gradual do público aos estádios, assim permita a evolução da situação."


PS: Mais um episódio dos regulamentos só existem para proibir ou limitar o Benfica... quando são os outros, não existe 'problema'!!!

Fever Pitch - João & Patrick... França!

Esquizofrenias mediáticas


"Numa prova de regularidade não são jogos como o de amanhã que dão títulos... mas muitas vezes são estes que os tiram

Ora aí está a esquizofrenia à volta do Benfica mediático. Tanto faz a visão (genial) que chega a António Bagão Félix directamente de Pago Pago no Atol de Funafuti ou aquela com que me debato na Travessa da Urtigueira enquanto bato nas bolas de ténis a tentar perceber o mundo.
Depois de semanas onde se noticiavam todas as compras, as que eram possíveis, as que eram impossíveis e aquelas que nem se sabiam existir para os lados da Luz, agora, são todas as vendas em cima da mesa. Não há criatura que treine no Seixal a salvo da fúria mediática. Todos tem interessados, preços e compradores, é só inventar e publicar que nalgum se há de acertar, nem que seja por aproximação.
Dos 30 jogadores que treinam no Seixal, há pelo menos 40 já vendidos, alguns, para mais que um clube ao mesmo tempo. Magias mediáticas do anti-Benfica. Como o preparado Especial Crise ficou comprometido em Famalicão com a goleada no jogo incial do campeonato, tem o ruído que vir por outro lado e outro tema.
Teremos que esperar por 6 de Outubro (fecho do mercado) para ver mudar o mote das tentativas de destabilizar. Muito intenso o anti-Benfica, por vezes mesmo divertido.
O Benfica começou bem o campeonato contra um adversário que ainda não está no patamar que vai atingir pela excelência da sua administração e treinador. Foram cinco o podiam ter sido oito, num jogo onde o verdadeiro destaque é colectivo, embora fosse fácil destacar talento.
Amanhã contra o Moreirense vai ser mais difícil, pois o adversário está melhor e tem sido carrasco do Benfica na Luz. Contra a equipa de Moreira de Cónegos perdemos há dois anos por 3-1 e, no último ano, entregamos a liderança na tabela que não voltamos a recuperar até ao fim do campeonato. Tradição para inverter, aumentar a vontade de vencer o continuar a liderar o maior objectivo da época, ser campeão nacional.
Numa prova de regularidade não são estes os jogos que dão títulos, mas muitas vezes são os que os tiram. Enquanto os desesperados insultam, o Benfica tem que continuar a vencer com naturalidade. Vantagem para nós benfiquistas será no final do campeonato, para desespero de muitos, e todo o ruído passado, perceber-se desde a Urtigueira a Funafuti, que o Benfica jogou o melhor futebol e sagrou-se campeão nacional."

Sílvio Cervan, in A Bola

Mais do mesmo


"Na semana passada insurgi-me contra o tratamento noticioso das contas apresentadas pela Benfica, SAD. Os excelentes resultados foram quase ignorados em detrimento do cumprimento apertado de uma recomendação da UEFA no âmbito do fair play financeiro.
Assim, já não estranhei que, após a eliminação da Liga dos Campeões, se multiplicassem os Nostradamus, mesmo reconhecendo o forte revés, desportivo e financeiro, que o desaire implica. Qualquer um perceberá que a sonegação dessa enorme receita é muito relevante, mas daí até cenários apocalípticos vai uma grande distância.
Vi de tudo, até alguém, publicado num jornal de economia, a confundir o montante de uma compra com o custo contabilizado dessa compra numa época. Não há grande mal que o cidadão comum ignore o conceito contabilístico do amortizações... a menos que o atropele num meio especializado.
Como este houve outros, diferindo só na criatividade com que abordaram a questão. De todos resultou a mesma lapalissada: A Benfica SAD, se não vender jogadores, dará prejuízo.
Mas convém realçar que 2020/21 terminará só em 30 de Junho. Havendo necessidade de vender jogadores, tanto poderá ser hoje como no final da época. E confirmando-se o hipotético prejuízo, qual é o problema que ocorra de vez em quando? A lucrar há sete anos consecutivos, a Benfica, SAD tem capitais próprios a rondar os 161M€, significativamente acima do capital social, comprovando que há resultados acumulados positivos. Acresce que não existe para distribuir dividendos aos accionistas. E num ano em que se investe fortemente no apetrechamento do plantel, é natural que se verifique deficit, sabendo-se que se incrementa a probabilidade de retorno desportivo e financeiro."

João Tomaz, in O Benfica

Confiança!


"Não é uma questão de embandeirar em arco, é apenas constatar um facto. A conturbada época passada até pode ter acabado mal no futebol ou sem entrega de títulos nas restantes modalidades, mas a forma como o Sport Lisboa e Benfica se está a apresentar, em todos os quadrantes, está a encher-me de confiança para uma temporada de sucessos desportivos. Depois do baque na Grécia, uma exibição bem conseguida abriu as hostilidades no futebol. Começar com uma 'manita' não é para todos. No andebol, duas vitórias expectáveis no campeonato são promessas de uma temporada em que todos queremos o Glorioso a lutar até ao fim. No voleibol masculino, já poderíamos ter um título conquistado (Supertaça), tal a excelência que a equipa está a demonstrar, mas a covid-19 adiou a meia-final do competição. Na equipa feminina, todo o destaque pelo grande feito alcançado: 27 anos depois, o SLB volta a estar presente na principal divisão da modalidade - parabéns a todas! -, e todas as equipas de mulheres, em todas as modalidades do Clube, estão no escalão de topo. Quando se fala de ecletismo e projecto desportivo, é também disto que se deve falar.
No futsal (masculino), os novos reforços já mostram o porquê de terem sido contratados, e espera-se uma época dura onde todos os pontos conquistados vão fazer a diferença. Nas mulheres, sempre respeitando cada adversário, todos esperamos a repetição dos anos anteriores. O basquetebol continua à espera de melhores dias no que à pandemia diz respeito, mas é uma questão de se acreditar no plantel e na equipa técnica, sabem bem o que fazem. E quanto ao hóquei, em ambos os géneros, resume bem o que deve ser o estado de espírito dos sócios, adeptos e simpatizantes benfiquistas: confiança. Em quem veste a camisola, em quem orienta e em quem lidera. Seja qual for a modalidade, a só uma voz: #arrasaBenfica."

Ricardo Santos, in O Benfica

Não há jogos fáceis (só no FIFA)


"Aquela maravilhosa exibição em Famalicão trouxe-me um problema: já fiquei mal-habituado para o resto da época. A magia do Taarabt, o virtuosismo do Everton, o talento do Waldshmidt. A potência do Darwin, a agilidade do Rafa, a qualidade do Grimaldo. A valentia do Rúben, a serenidade do Vertonghen, a fibra do André. A técnica do Pizzi, a segurança do Ody, a vontade de todos os jogadores do plantel, determinados em provar que a queda na Grécia não reflete a capacidade da equipa.
Este foi o arranque de campeonato mais forte que eu já vi o Benfica fazer. Pelo resultado, claro, mas sobretudo pela exibição. Felizmente já vai longe a maldição da primeira jornada (nove temporadas seguidas sem vencer no jogo inaugural entre 2005 e 2013: 3 derrotas e 6 empates). Agora ninguém pode abrandar. Jorge Jesus prometeu uma equipa para jogar o triplo e arrasar. Cumpriu com distinção na estreia no campeonato, porém ainda há 33 jogos calendarizados - e mais alguns por sortear e agendar - onde a promessa tem de ser convertida em realidade.
Amanhã recebemos o Moreirense, que nas últimas duas temporadas somou mais pontos na Luz do que o Sporting e o FC Porto. É um sinal forte o suficiente para que o estado de alerta se mantenha bem activo, porque nenhum jogo se ganha antes de começar. O cliché tantas vezes propagado de que não existem jogos fáceis é muito mais do que uma simples frase feita. Não há jogos fáceis - com excepção dos jogos de FIFA em que eu humilho todos os amigos que passam pela minha casa.
Amanhã é dia 26 de Setembro, uma data que sempre pensei ser muito bonita para ver o Darwin Núñez estrear-se a marcar de águia ao peito. Assim seja!"

Pedro Soares, in O Benfica

De arrasar


"O regresso de Jorge Jesus ao campeonato português não podia ter corrido melhor. Goleada fora de casa à equipa-sensação da última temporada, com nota artística bastante elevada. Foram cinco. Podiam ter sido seis, sete ou oito. Notou-se uma intensidade de jogo que já não víamos no Benfica há bastante tempo. Todos os jogadores em movimento, reacção rápida à perda da bola, triangulações rápidas e incisivas no ataque. Velocidade, força, alegria e eficácia. Os reforços apresentaram-se muito bem, com destaque para Waldshmidt - que foi porventura o melhor em campo, revelando por que motivo cabe nas convocatórias da poderosa selecção germânica. Mesmo sem marcar, também Darwin deixou boas indicações e pormenores que não enganam.
Falta certamente muito trabalho, e as coisas vão ainda melhorar. Estamos apenas no princípio.
Foi pena a eliminação de Salonica. Mas, mesmo aí, pese embora o resultado francamente penalizador, a equipa já havia evidenciado (mormente na primeira parte) algumas das características que Jesus pretende implementar. Falhámos golos, perdemos dinheiro, mas não perdemos a equipa e muito menos uma temporada que só agora está a começar, na qual estaremos em cinco competições, todas elas para ganhar. Seguem-se dois jogos em casa, com Moreirense e Farense. Infelizmente não poderemos estar lá, sentados nas bancadas, como gostaríamos. São estes os tempos que vivemos, em que a palavra distância tomou elevadas proporções em todas as facetas da vida.
Resta-nos assistir pela televisão, e esperar que os nossos jogadores nos possam compensar com duas vitorias e duas grandes exibições."

Luís Fialho, in O Benfica

Nuno Brites


"Se há personalidades que admito no Sport Lisboa e Benfica, são aquelas que nunca se metem em bicos dos pés e que são competentes. Uma dessas personalidades chama-se Nuno Brites, 48 anos de idade e a cumprir a 34,ª época ao serviço do Clube. O nosso treinador da equipa feminina de voleibol tem um palmarés impressionante - 23 títulos conquistados. Quer como atleta e capitão, quer como treinador, destacou-se pela capacidade de trabalho, dedicação e conhecimentos técnicos pouco comuns em Portugal. Nuno Brites ingressou no SL Benfica com apenas 14 anos e fez carreira com uma das nossas maiores figuras, o professor José Jardim. Ambos formaram uma dupla vencedora, conquistando a hegemonia da modalidade.
Quando José Jardim passou a coordenar o voleibol, entregou a Nuno Brites a equipa feminina, extinta em 1994. Estávamos em 2018, e Nuno Brites cumpriu a missão de forma eficaz. Esta é uma das suas maiores facetas. Ninguém dá por ele, mas o trabalho e a competência estão à vista. Num ápice, levou a nossa equipa da 3.ª à 1.ª divisão. Quem pensou que seria apenas um bom adjunto enganou-se. Ao longo das últimas duas épocas, Nuno Brites trabalhou sem parar as 18 briosas jogadoras, provando ser um grande treinador. De forma discreta, preparou a liguilha e bateu o SC Espinho por 3-1. Uma vitória meritória de um plantel que montou meticulosamente, com destaque para a internacional portuguesa Neusa e para as quatro brasileiras. E assim, pela primeira vez na sua história, o Benfica tem cinco equipas femininas no escalão principal das modalidades de pavilhão (andebol, basquetebol, futsal, hóquei em patins e voleibol)."

Pedro Guerra, in O Benfica