Últimas indefectivações
domingo, 12 de janeiro de 2025
Em Leiria para vencer
"Benfica e Sporting disputam hoje, às 19h45 em Leiria, a final da Taça da Liga. Este é o tema em destaque na BNews.
1. Preparados
O treinador do Benfica, Bruno Lage, assume: "Queremos vencer, preparámos bem o jogo, tecnicamente, taticamente, estrategicamente e emocionalmente. Estamos prontos para fazer um bom jogo e vencer. O mais importante é jogarmos a final e podermos alterar o número de Taças da Liga conquistadas pelo Benfica."
"Preparámo-nos muito bem para, durante 90 minutos, fazer aquilo que nos compete: jogar bem, sermos agressivos, sermos fortes na pressão, e, quando estivermos no nosso melhor, quando tivermos as nossas oportunidades, marcar os golos", afirma.
2. Ambição
O capitão de equipa, Otamendi, sublinha: "É um jogo de um título, um jogo que queremos ganhar. No início da temporada preparámo-nos para iniciar um ciclo de objetivos claros. É uma oportunidade que temos para concretizar isso e tentaremos dar o máximo para poder alcançar o título."
3. Lutar pela vitória
Tomás Araújo realça: "O mais importante é ganharmos troféus pelo Benfica. O nosso objetivo é claramente ganhar a Taça da Liga."
4. Sorteio da Taça de Portugal
Está definido o emparelhamento de jogos até à final desta competição. O vencedor do Farense-Benfica é visitado nos quartos de final pelo vencedor do SC Braga-Lusitano de Évora.
5. Resultados
Na visita ao Torreense, a equipa feminina de futebol do Benfica empatou a um golo, cedendo pontos pela primeira vez no Campeonato Nacional da presente temporada. A equipa feminina de futsal ganhou, por 7-0, ante o Sporting.
6. Jogos do dia
Além da final da Taça de Liga de futebol, hoje há muitos jogos para apoiar o Benfica.
Às 16h00, Benfica e Sporting jogam em futsal na Luz. À mesma hora, deslocação ao Alcobacense a contar para a Taça de Portugal de hóquei em patins. Antes, às 15h00, deslocação ao pavilhão do Castêlo da Maia em voleibol. Às 18h00, a equipa feminina de hóquei em patins tem embate no rinque do Arazede.
No futebol de formação, os Juniores visitam o Belenenses às 15h00 e, nesta manhã, os Iniciados venceram no Estoril por 0-4.
7. Agenda para domingo
Há Taça Ibérica de râguebi no feminino no Estádio Universitário, com o Benfica a receber o CR Majadahonda às 11h00. Na Luz, às 12h00, os encarnados enfrentam a AD Galomar em basquetebol. A equipa feminina de andebol recebe o Alavarium às 14h00. Em voleibol, há dois desafios na Luz: a equipa masculina recebe o VC Viana (16h00) e a feminina é anfitriã do Sporting (18h00). A equipa feminina de basquetebol visita a AD Vagos (16h30).
8. Entrevista
Marit Lund, futebolista internacional norueguesa ao serviço do Benfica, é a entrevistada da semana no jornal O Benfica. "O Clube é ainda maior do que imaginava", refere.
9. Convocatória
Quatro futebolistas do Benfica integram a mais recente convocatória da Seleção Nacional Sub-18.
10. Exposição
As visitas ao Estádio da Luz até final de janeiro incluem a exposição de uma nova coleção de posters sobre os 120 anos de história do Sport Lisboa e Benfica.
11. Casa Benfica Paredes
A BTV acompanhou a celebração do 25.º aniversário desta embaixada do benfiquismo."
Sporting-Benfica: a vantagem para o dérbi mudou?
"Disputado a meio de uma temporada em que ambos já trocaram de treinadores, este Sporting-Benfica de Leiria pode mudar o momento de duas equipas que ainda têm para disputar a Taça de Portugal e, sobretudo, o campeonato
Benfica e Sporting em novo duelo, para a disputa da 20.ª final entre os eternos rivais lisboetas. Será o episódio 324 da série, promete golos e acima de tudo vale um troféu. Acima de tudo porque este dérbi não vale só isso.
Disputado a meio de uma temporada em que ambos já trocaram de treinadores, este Sporting-Benfica de Leiria pode mudar o momento de duas equipas que ainda têm para disputar a Taça de Portugal e, sobretudo, o campeonato. A Champions é para competir, pois não entra nos objetivos realistas de se conquistar um troféu.
O primeiro dérbi de 2024/25 foi jogado há muito pouco tempo. Tão pouco que as feridas abertas no lado encarnado não sararam totalmente, nem o ânimo do lado verde e branco está nos níveis pré-João Pereira.
Esse dérbi do José Alvalade – vitória leonina por 1-0, como certamente todos se recordam – teve circunstâncias especiais, desde logo a estreia de Rui Borges no banco.
Essa novidade deu ligeira vantagem ao Sporting. Mas uma ligeira vantagem num dérbi pode ser uma grande coisa. Lage teve de enfrentar o dilema: jogaria o Sporting com uma linha de três defesas ou mudaria Rui Borges para uma linha de quatro? A resposta chegou com uma primeira parte em que os leões foram dominadores e resolveram esse dérbi.
Mas será que essa ligeira vantagem que Rui Borges tinha de surpreender o adversário não mudou para o lado de lá? Bruno Lage tem mais certezas hoje de como se vai apresentar o leão em campo do que a 29 de dezembro do que o oposto: o Benfica defrontou um SC Braga com linha de três defesas ns meia-final e com um onze diferente do mais habitual e isso também dificulta a vida de Rui Borges.
Os dérbis são, por norma, recordados por episódios. Há o dérbi de Sabry, o dérbi de Luís Loureiro, os 5-3 de Djaló ou os dois autogolos, ainda por esclarecer, de Beto...
Há um a que chamo o “dérbi da lã de vidro”. Leonardo Jardim, treinador leonino, tinha preparado uma tática diferente para o Benfica de Jesus. A lã de vidro que caiu do “telhado” adiou o dérbi de domingo para terça-feira e o efeito surpresa foi-se. Como diria Mário Jardel, dérbi é dérbi e vice-versa. Não faço ideia, nunca ninguém faz, do que vai acontecer no dérbi. Mas que a vantagem pré-jogo pode ter mudado, lá isso me parece. Parece coisa pouca, poderá não ser bem assim.
Jogue-se o dérbi, pela 324.ª vez."
2025, o ano de Neymar?
"Neymar, lembram-se dele? O eterno moleque, já não tão moleque assim, faz a 5 de fevereiro, o mesmo dia de Cristiano Ronaldo, a idade de Cristo, 33 anos. E começa 2025 como acabou 2024 e 2023 e 2022 e etc — com um ponto de interrogação à frente, como no título acima.
O jogador que poderia ter sido para Messi e CR7 o que Novak Djokovic foi para Roger Federer e Rafa Nadal deve deixar o Al Hilal, de Jorge Jesus, depois de um ano em que, com a enésima lesão, atuou em meros dois jogos oficiais, sem marcar, nem assistir, pela Liga dos Campeões Asiática, e rumar novamente para fora da Europa onde, segundo as últimas informações, não o querem ver nem pintado.
Entretanto, ambos os destinos especulados até à hora a que este texto é escrito são curiosos.
O Inter Miami, para se reencontrar com o mesmo Messi de quem se quis emancipar em 2017, ao trocar o Barcelona, onde sabia que, jogasse como jogasse, seria sempre um ator secundário do filme do argentino, pelo Paris Saint-Germain, onde acabou, no fim das contas, outra vez subalternizado, desta vez pelo ator emergente Kylian Mbappé.
E o Santos, o clube pelo qual jogou (e perdeu por 0-4) a final do Mundial de Clubes da FIFA de 2011, já apalavrado com o Barça.
Além do futebol de clubes, Ney ainda tem a seleção do Brasil, a atravessar uma das maiores crises de geração e de resultados de sempre, para regressar e para, supostamente, comandar, ao lado de Vini Jr, rumo ao quarto mundial da carreira.
No primeiro, brilhou até acabar lesionado nas costas pelo colombiano Zúñiga no jogo anterior aos 7-1 da Alemanha. No segundo, ganhou fama mundial de cai cai. E, no terceiro, já uma figura globalmente antipática, até para os compatriotas, viu os canarinhos eliminados pela Croácia mesmo depois de marcar um golaço no prolongamento.
Será que Neymar ainda tem fome de ganhar pelo Brasil e «dar a volta por cima», como se diz no seu país? Vai sair da Arábia Saudita? Rumo à Flórida? Ou à Vila Belmiro? Vai dedicar-se 100% ao futebol ou continuar a envolver-se em controvérsias estéreis, como a defesa da privatização das praias brasileiras, ou fúteis, como fazer campanha a favor da saída da casa de participantes do Big Brother Brasil?
Pelé, como já foi dito, devia redigir-se Pelé!, com ponto de exclamação, tantas vezes o seu nome foi exaltado, Neymar devia escrever-se Neymar?, por ser cada vez mais uma interrogação e cada vez menos um jogador."
Subscrever:
Mensagens (Atom)