Últimas indefectivações

domingo, 3 de agosto de 2014

Tenham cuidado... será sempre um dos maiores do Glorioso !!!

Ainda não é oficial, mas é 'quase'. O Cardozo vai para a Turquia, para o Trabzonspor, por cerca de 5,6 milhões de euros.
Nunca foi consensual, mas foi por larga margem, o melhor goleador do Benfica, na minha vida como Benfiquista, e não será fácil aparecer alguém melhor!!!
Sempre o defendi... e nem sempre foi fácil!!!
No final da época anterior, pela primeira vez coloquei o Tacuara na lista dos 'vendáveis'!!! Não foi uma decisão fácil, mas analisando a forma do Óscar após a lesão, neste momento aos 31 anos, parece-me que não tinha lugar no Benfica... Recordo, que outro ponta-de-lança do Benfica, com fisionomia parecida: José Torres... também não terminou a carreira no Benfica. São jogadores que levam muita porrada, nas costas, nos tornozelos, nos joelhos, quase sempre por trás... 
Ele nunca foi rápido, mas com a lesão das costas, parece que perdeu o faro do golo... e nunca mais conseguiu encaixar na maneira como a equipa passou a jogar.
Após toda a polémica na Final da Taça de Portugal de 2013, o Cardozo ficou, e foi decisivo, não só na eliminatória com o Sporting na Taça de Portugal de 2014, como em vários jogos do Campeonato no início da época, é verdade que hoje vale menos, mas pessoalmente, acho que a diferença é perfeitamente compensadora, tendo em conta aquilo que ele nos ofereceu... só aquela choradeira Lagarta vale alguns 'milhões'!!!
É com enorme respeito, que desejo a melhor das sortes ao Cardozo, para o resto da sua carreira e da sua vida pessoal... para mim, e para a maioria dos Benfiquistas, será sempre um dos maiores...



PS: Foi hoje anunciada a saída do Djavan para o Braga. Após a contratação em Junho, a venda em Agosto!!! Nos rumores online, parece que o Jesus pediu o Eliseu, quando já tinha o Benito e o Djavan assegurados, e a direcção fez-lhe a vontade... Tenho muitas dúvidas se esta foi a decisão correcta, tinha muitas esperanças no Djavan... Como já afirmei antes, só o limite dos 17 'estrangeiros' na UEFA, poderá explicar esta mudança de 'vento'!!!
No mal ou menos, vendemos o jogador, e não ficámos com ele, pagando-lhe ordenado, sem jogar, como às vezes acontece!!!

Não foi surpresa...

Arsenal 5 - 1 Benfica

Tendo em conta os resultados e as exibições desta pré-época, com todas as condicionantes das lesões, ausências e indefinições do plantel, e ainda o calendário super-carregado desta semana, esta derrota expressiva, acaba por não surpreender...
Surpresa foi a utilização do Nico no lugar que era do Rodrigo, o Benfica não mudou a táctica, mas colocou um jogador de características diferentes naquela posição. E até começamos bem, repartimos o jogo, tivemos as primeiras oportunidades, sofremos um golo, mas o Benfica parecia estar no jogo... até que no minuto 40 sofremos o 2-0 (com o Amorim fora do campo a ser assistido)... a partir daí tivemos 9 minutos (com o intervalo pelo meio!!!) desgraçados, com muitos erros, desconcentrações, tremedeiras e afins... mas também com uma eficácia quase de 100% (nesses 9 minutos), por parte dos Londrinos!!!
O Benfica começou a dança das substituições, e a equipa parece que melhorou... marcámos um golo, e podíamos ter marcado mais... o Arsenal também acabou por mudar grande parte da equipa, e nessa altura voltámos a sentir dificuldades em segurar o jogo... Apesar de bolas aos ferros nos dois lados o jogo não teve mais golos.

Creio que este jogo mostrou bem os 'buracos' que temos tido na equipa esta pré-época. Se as ausências, ou lesões fossem de Laterais, Extremos ou até de Avançados, a equipa provavelmente não se ressentira tanto... mas neste momento, estamos a jogar sem a dupla de Centrais titular, e sem os dois Médios-centro que 'deverão' (ou deveriam) ser titulares... por muitas voltas que se possa dar, estamos a falar dos principais responsáveis pela segurança defensiva e pelo inicio da construção ofensiva da equipa.
Fala-se muitas vezes de equipas equilibradas ou desequilibradas, o Benfica neste momento é uma equipa totalmente desequilibrada... E nada melhor que uma equipa como o Arsenal, com excelente circulação de bola, e com vários jogadores rapidíssimos, para evidenciar ainda mais os nossos problemas...

Como escrevi na crónica do jogo de Quinta-feira, é urgente resolver a questão dos Centrais!!! Temos 3 (ou 4 se o Steven ainda contar!!!) lesionados: Luisão, Lisandro e Jardel... E temos que resolver a questão do Trinco, o Almeida poderá remendar mas nunca poderá ser a solução titular, e o Amorim é um bom complemento mas não pode ser a âncora do meio-campo. Também defendo a contratação de um guarda-redes titular, mas entre as 3 posições, o nosso problema no imediato, é mais preocupante nos Centrais e no Meio-campo... Alguns, defendem também a contratação de um avançado, pessoalmente não creio ser uma opção prioritária... o pouco jogo ofensivo desta pré-época, deve-se mais à falta de 'bola' na frente, do que a falta de qualidade dos nossos avançados.

Podendo ser injusto nas analises individuais, num jogo onde muita coisa correu mal, tenho que reafirmar as minhas grandes dúvidas no sucesso da adaptação do Talisca a '8' ou a '6'!!! Hoje, cometeu vários erros, com impacto directo nos golos do Arsenal. Faz passes de média e longa distância com enorme qualidade, mas perde bolas proibidas demasiadas vezes, em posições 'impossíveis', isto além de defensivamente ser facilmente ultrapassado pelos adversários... Parece-me que a posição natural do Talisca seria aquela onde hoje jogou o Gaitán, era aí que jogava no Brasil.
Também foi possível observar hoje, as enormes dificuldades que o Bebé terá a jogar a extremo. Quando recebe a bola parado, pressionado, não sabe o que fazer...!!!
O César tem potencial, mas continua a ter paragens cerebrais... e hoje, com o Jesus a querer uma defesa em linha, alta, onde ninguém pode falhar, muito menos contra equipas tipo Arsenal, foi apanhado várias vezes fora de posição...

Aliás, além dos erros individuais dos jogadores, parte da responsabilidade deste resultado também é do Jesus, por ter usado uma defesa em linha, muito alta, juntando as linhas... Compreendo as razões do Jesus, ele próprio disse que na pré-época a analise aos adversários é feita de maneira diferente (ou não é feita mesmo!!!), mas contra o Arsenal que tem um jogo tipificado, dar 30 metros nas costas de uma defesa, sem rotinas, foi (e seria sempre) suicida!!!

Amanhã temos novo jogo, e as expectativas continuam a não ser boas... Além de todos os problemas que tivemos hoje, duvido que o Gaitán, o Amorim, e o Lima, sejam titulares amanhã, devido aos muitos minutos que tiveram hoje...!!! Mesmo os Centrais não sei se vão voltar a ser usados... Poderiam ter sido chamados mais jogadores da equipa B para determinadas posições (Centrais, Médios-centro), estamos a correr sérios riscos de ter ainda mais jogadores lesionados com problemas musculares, por excesso de jogos (4 em 5 dias). A única boa notícia é que o Valência não é o Arsenal, mas...

PS1: Não serve de consolo, mas por acaso recordo-me de algumas 'grandes' equipas portuguesas terem sido goleadas, no Emirates, em jogos a sério, contra outros Arsenais, e não era por isso, que deixavam de ser considerados pela crítica, como os melhores do Mundo e dos arredores!!! Outros tempos...!!!

PS2: Boa vitória hoje no Seixal, da nossa equipa B, sobre o Atlético, um dos nossos adversários na II Liga, por 2-0, com mais dois golos do Rui Fonte...