Últimas indefectivações

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Rodrigo até 2019



Aposta forte do Benfica, num contrato de 7 anos (!!!), com Rodrigo... Gostei.

Obsessões !!!

Vivem-se no Benfica momentos difíceis, as eleições de Outubro têm contribuído para um clima quase irrespirável, num autêntico 'vale tudo'... Nestes quase 3 anos que escrevo aqui, foram muito poucas as vezes que escrevi post's em resposta directa a opiniões expressas noutros blog's, mas hoje de manhã ao fazer zapping na Gloriosesfera, fiquei com os 'cabelos e pé'... - não respondi na caixa de comentários do dito blog, porque já lá fui censurado... -, mas decidi logo, que desta vez, não deixaria passar o absurdo.
O tema principal era o projecto Olímpico do Benfica e por arrasto a formação, principalmente nas modalidades... e a critica à Direcção - ao Presidente Vieira -, era que a estratégia do Benfica, resumia-se ao comportamento dos 'abutres', comprando jogadores/atletas já feitos, não apostando no desenvolvimento dos atletas e das modalidades, com a excepção do Atletismo!!!
Pois bem - vou tentar ser sintético -, nunca na Gloriosa História do Sport Lisboa e Benfica, uma Direcção investiu tanto na Formação - no futebol, como nas modalidades -, repito: NUNCA!!! A criação de equipas B, no futebol, no Basket, no Hóquei são alguns exemplos... nesta última época o Benfica venceu todas as categorias de formação no Basket; no Hóquei vencemos em Juniores, e tivemos na Fase Final em Iniciados e Juvenis, no Andebol voltámos a jogar a 1ª Divisão nos Juniores e chegámos à Fase Final, no Volei fomos vice-campeões de Juniores, etc., etc., etc... Repito: NUNCA houve um investimento tão grande na formação das modalidades do Benfica, primeiro nas infra-estruturas, depois com os quadros técnicos, e depois na aquisição de jovens promessas, inclusive alguns jovens não-portugueses - no Hóquei!!!
A contratação de grandes 'estrelas' como a Telma, o Fortes, a Vanessa, entre outros, é só uma das fases do projecto Olímpico, mas não é a única... Nenhum outro Clube em Portugal aposta tanto na formação - sem apoios públicos -, a contratação dos grande valores do Desporto Português será sempre necessário, até como exemplo para os mais novos, é importante ter os nossos Campeões 'perto' dos jovens... No Triatlo por exemplo, temos nos nossos quadros o jovem promessa Alexandre Nobre - creio que o seu treino é executado no CAR da Federação -, que ainda não é um atleta Olímpico, mas tem potencial para o vir a ser, e o Benfica muito bem, está a apoiá-lo. Não existe nesta situação, nada que deva envergonhar o Benfica, bem pelo contrário...
Em muitas modalidades - principalmente as individuais -, o treino em Portugal é 'responsabilidade' das Federações, através dos CAR, os Clubes acabam por ter um papel secundário, e o Benfica não deve ter a intenção de se sobrepor às Federações... além disso o Benfica apesar de ser bastante ecléctico - outro ponto onde a actual Direcção têm um mérito indiscutível... -, não tem a obrigação de ter secções em todas as modalidades, até porque existem limites financeiros... aquilo que tem acontecido - bem, e deverá acontecer mais vezes... -, é a assinatura de parcerias, com outros Clubes 'especialistas' em determinadas modalidades - Canoagem por exemplo -, com experiência, técnicos, instalações, com uma enorme capacidade em encontrar novos talentos, com benefícios para os três lados: o Benfica, o Clube formador, e o Atleta.
Num País, onde o investimento no Desporto é cada vez menor - o próximo ciclo Olímpico ainda vai ter menos dinheiro... -, existir Clubes, como o Benfica, que estão dispostos a apoiar atletas com potencial, nunca deverá ser criticado...
A obsessão doentia de alguns em criticar tudo o que o Vieira fez, cheira mal... Criticar o Vieira por falta de investimento na Formação, é um absurdo tão grande, que até é difícil de qualificar... Esta estratégia propagandista, de meias-verdades, insinuações, meias-mentiras, mentiras completas, manipulações... com o objectivo de criar um sentimento anti-Direcção - desgaste -, para que em Outubro apareça um desconhecido qualquer como salvador - e aparentemente com uma única ideia: derrubar Vieira!!!... -. não engana ninguém... mas deviam ter um bocadinho mais cuidado, em escolher as criticas, porque às vezes caiem no ridículo.

Os galos do costume

"Relva altíssima, antijogo e árbitro, assim explicou Vítor Pereira os dois pontos deixados em Barcelos depois de uma semana em que no quartel-general portista, com grande prosápia e inabalável optimismo, foi dito e redito que o tropeção da época passada não seria repetido.
O Gil Vicente não foi na conversa e a equipa de Paulo Alves voltou a surpreender os campeões nacionais com uma exibição de solidariedade e abnegação, com destaque para três obreiros muito especiais: o guarda-redes Adriano, simplesmente imbatível, e os alas Luís Carlos e Pedro Pereira, que nunca se cansaram de baralhar o jogo do FC Porto. Foi um grande galo."

Esse clube tão especial

"Voltemos ao tema. Há gente que pelo seu carácter define de caras a que clube pertence. Lá está: não é uma questão de cultura, é uma questão de incultura. Ora vejam, se tiverem paciência.
Há um rabiscador medíocre da nossa praça que, por lhe faltar sentido de humor, resolveu enfeitar a sua primeira obra com umas pilhérias de autoria de uma dupla de escritores, roubando pura e simplesmente uns poucos parágrafos de livro já publicado. Que porcaria!, dirão vocês. Sim, de facto. Uma porcaria. Justifica o figurão que isso não tem importância. Que são meia dúzia de parágrafos num volume de 600 páginas? Para o ladrão, não interessa se pilha seis maças ou sessenta...
Cada um de vós que faça a leitura do caso. Sobretudo quando se sabe que no seu livro seguinte voltou a cometer a mesma canalhice. Ah! Obviamente assume-se adepto fanático de um clube bem conhecido. Qual? Respondam vocês.
Agora falamos de um juiz, mas não de um juiz de linha. De um juiz, desses de beca enfiada pelos ombros. Inqualificável como chefe de tribunais, ei-lo presente na tribuna de honra de um estádio, lado a lado com o também inqualificável presidente do respectivo clube. E ei-lo de malinha na mão a viajar como convidado do mesmíssimo clube, bebendo como um lorde, visitando casas de meninas, rindo-se como um alarve. Daí a ser cabecilha de um gang que se disfarça de conselho discricionário de uma federação apodrecida foi um ai. E desde que aí se mantenha irá favorecer aqueles que lhe pagavam viagens e jantares e meninas. Imaginem a preferência clubística de tal mamífero? Isso... Isso...
Poderia continuar por aí fora até à inconsciência. Mas seria certamente maçador. Fiquemos pelo desafio. Deixei aqui cinco bons exemplos, cada um na sua função, todos eles extremamente considerados por esta sociedade profundamente corrupta. É o país que vamos tendo e nunca deixaremos de ter..."

Afonso de Melo, in O Benfica