Últimas indefectivações

quarta-feira, 26 de março de 2014

Para recuperar na 2.ª parte...!!!

Corruptos 1 - 0 Benfica

Pedi rotação do plantel, e foi isso que o Jesus fez. Foram 6 jogadores actualmente titulares que ficaram de fora: Oblak, Siqueira, Enzo, Gaitán, Markovic e Lima (o único reparo que tenho a fazer a esta gestão, é que sabendo do castigo do Enzo em Alkmaar, é preciso gerir bem a utilização do Fejsa nos próximos jogos). E apesar da derrota, acho que foi a decisão correcta. Neste momento o jogo mais importante, será Domingo em Braga. Quando for tempo de jogar a 2.ª mão desta Meia-final da Taça de Portugal, logo se verá, quais são as prioridades nessa altura...

A forma relativamente 'calma' como os Corruptos, aceitaram a derrota em Alvalade, deixou claro que a prioridade deles, até final da época, vão ser as Taças, começando pela Taça de Portugal. Portanto a agressividade com que entraram neste jogo não foi surpresa para ninguém... aquilo que acabou por desequilibrar, foi o golo sofrido num pontapé de canto - escolhemos uma má altura para voltarmos a sofrer um golo de canto!!! -, deu confiança aos Corruptos, e retirou confiança ao Benfica...
Tivemos dificuldade em segurar o meio campo, até porque os nossos alas jogaram muito presos nos flancos. O Nico por exemplo, neste tipo de jogos, em posse de bola, desliza muitas vezes para o meio, fazendo de 3.º homem do meio-campo, igualando assim o número de centro-campistas e relação ao adversário... algo que o Salvio e o Sulejmani fazem menos.
Mesmo assim, na 1.ª parte, a melhor oportunidade para os Corruptos, é na sequência de uma entrada para vermelho directo, do Fernando (o Herrera durante o jogo, também o fez por merecer...), que mais uma vez, passou impune... Nada de novo, aqui!!!
Adenda: Tanto o Danilo, como o Alex Sandro fartaram-se de fazer faltas impunemente... Se tivessem levado amarelo no inicio da partida, tal como o Maxi levou, talves não tivessem feito mais faltas, sendo assim, ambos - mais o Danilo... - mereciam ter visto vários amarelos!!!

Melhorámos na 2.ª parte, o jogo foi mais repartido, os Corruptos mandaram uma ao poste, mas nós podíamos ter marcado em algumas ocasiões. Notou-se claramente uma melhoria com as substituições, com a entrada principalmente do Nico e do Lima... isto apesar do Rodrigo, que estava a ser um dos melhores, ter saído.
É verdade que voltámos a sofrer um golo de canto, algo que não acontecia à bastante tempo, mas o mais 'estranho' é mesmo, não termos marcado golos, algo muito raro, na era Jesus...

O Cardozo continua a demonstrar estar fora de forma, mas o Salvio está quase a chegar ao nível que já nos habituou... Quando vi o cartão ao Maxi logo no início temi o pior, mas pelo menos saímos deste jogo sem castigos... e aparentemente sem lesões.

Resumindo, eliminatória aberta, que vai ser decidida na Luz, tal como era previsível... Um resultado aceitável, tendo em conta o que se passou. Estou seguro, que o melhor Benfica, pode perfeitamente dar a volta ao resultado, apesar do 1-0 ser um resultado difícil de recuperar num 2.º jogo... tudo vai depender da vantagem que o Benfica vai ter no Campeonato, quando jogar novamente com os Corruptos. Aliás a nomeação do Desdentado para o próximo jogo na Pedreira, foi feita como esse objectivo: um Benfica praticamente Campeão na altura do 2.º jogo, fará com que o Jesus aposte tudo nesse jogo, e se isso acontecer, estaremos na final da Taça de Portugal, seguramente.

Inacreditável...

Sporting 30 - 30 Benfica

A menos de 5 minutos do final estávamos a vencer por 25-29 - não foi a primeira vantagem de 4 golos durante a 2.ª parte!!! -, tudo parecia encaminhado, mas mais uma vez uma 'branca' das grandes, e sofremos 5 golos consecutivos!!! Sim, o Sporting passou para a frente (30-29), e foi preciso um golo nos últimos segundos, em desespero, para empatar uma partida, que devia estar ganha...
Estava com uma esperança escondida para este jogo, alguns jogadores que estiveram lesionados, parece que estão a recuperar o ritmo, e o Sporting teve um jogo desgastante no fim-de-semana para a Taça EHF... quando soube qual seria a dupla de Ladrões, fiquei imediatamente preocupado (5-1 em livres de 7 metros; 3-1 em exclusões!!!), o Sporting conseguiu acabar a 1.ª parte somente com 2 amarelos!!!
Mas tendo em conta como o jogo decorreu, tivemos, mais uma vez o pássaro na mão. Com este empate estamos cada vez mais longe do título, e ainda por cima, facilitámos o trabalho aos Corruptos, que com a vantagem que já têm, dificilmente a vão perder... Resta a Taça!!!

Os holandeses e o relógio

"Sempre apreciei o futebol holandês. Seja o das laranjas mecânicas que brilharam desde os tempos de Cruyff e Cª que se eternizaram apesar de vices, seja o dos clubes-escola como o notável Ajax, sem esquecer o Feyenoord e o PSV. Na Holanda pratica-se um futebol alegre, viçoso, colorido como as tulipas.
Na Holanda, o futebol sempre exprimiu um matrimónio feliz entre o gosto pelo espectáculo e fantasia e o sentido de eficácia que se mede pela exuberância dos golos que se marcam.
Tal como na Inglaterra, nos Países Baixos os jogadores não entram em campo com um relógio de pulso para gerir o tempo em função do resultado. Jogam o primeiro minuto tal qual o último. Jogam a ganhar por um golo tal e qual se estivessem a ganhar por seis. Jogam quando estão a perder com o mesmo ânimo e esperança como se estivessem a ganhar. Jogam com a mesma têmpera, tenham uma semana para descansar ou dois dias de pausa para o jogo seguinte.
Fiquei satisfeito com o que o sorteio designou como oponente do Benfica: o AZ Alkmaar. Dizem os entendidos que foi favorável, considerando outros hipotéticos confrontos. Veremos no relvado. Mas a minha satisfação tem sobretudo a ver com o fascínio que a escola holandesa sempre me suscitou. Como regra, sugere jogos entusiasmantes sem a indolência táctica de tantos outros. A última vez que o Benfica jogou com holandeses (Twente), tivemos dois belos encontros com oito golos.
Em qualquer caso, o Benfica que se acautele. E que tire todas as (boas) lições de ter usado relógio de pulso contra o Tottenham. Nunca há certezas antes dos jogos terminarem..."

Bagão Félix, in A Bola

Fejsa, o Muro !!!