Últimas indefectivações

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Tudo empatado!

Benfica 3 - 2 Sporting

Fomos melhores, principalmente na 2.ª parte, e devíamos ter vencido com uma vantagem maior.
Mesmo com dois erros totalmente desnecessários na 1.ª parte, oferecendo dois golos ao adversário, conseguimos dar a volta...

Sem o Arthur, com vários jogadores com problemas musculares durante o jogo, com muitos minutos dos putos, acabámos por defender bem na maior parte do tempo e em desvantagem tivemos paciência para atacar...

Curiosamente, em vantagem no marcador, não conseguimos atacar em organização... Mas mesmo no final, quando o Sporting arriscou o 5x4 defendemos bem...

O Sporting tem esta época, o pior plantel dos últimos anos! O Benfica com a mudança de treinador e as lesões, temos alguns 'domínios' do jogo mal preparados (bolas paradas principalmente...), e fisicamente temos alguns jogadores 'limitados', mas temos equipa para pelo menos lutar pelo título até ao último segundo de igual para igual...

Agora o Futsal moderno, é feio, pouco espectacular e normalmente as equipas que cometem menos erros defensivos vencem! Não é uma questão de habilidade, é mais uma questão de solidez. E os jogadores têm que meter isso na cabeça...

Nos derbys dos últimos anos, apesar do maior número de vitórias do Sporting, as goleadas têm sido poucas, o que aconteceu no jogo 1, não demonstra o diferencial entre as equipas... O grande problema, é que para o Benfica ganhar, tem que jogar muito melhor que o adversário, e mesmo assim, às vezes não chega! Hoje, nova arbitragem inclinada... O Zicky continua a fazer faltas atrás de faltas, sempre a agarrar os Fixos, para ganhar a posição e rodar, e a atirar-se para o chão!
E nestes dois jogos 'destaco' os bloqueios totalmente ilegais que a Lagartada faz, principalmente nas bolas paradas, é um festival... Em cada 5 faltas (mergulhos incluindo!) que o Sporting os árbitros, em média marcam 1, com sorte! Assim, fica muito mais difícil... Hoje ainda tivemos aquela entrada de carrinho frontal sobre o Afonso, onde deram uma suposta lei da vantagem, só para não assinalarem nada!!!
Depois ainda temos os Amarelos que saem para os jogadores do Benfica à velocidade da luz, hoje com evidência para o nosso banco, quando historicamente o banco do Sporting faz tudo o que quer...

E no fim do jogo, o Animal do treinador dos Lagartos, sendo beneficiado por todos os lados, tem o descaramento de queixar-se da arbitragem, com o intuito óbvio de condicionar, coagir, intimidar os árbitros dos próximos jogos! Porco hipócrita, que noutro contexto competitivo, não ganharia um terço do que tem ganho, sem os empurrões dos apitos! E ainda é mal agradecido...

Qual é a real necessidade de reforços no SL Benfica?


"Campeões há menos de um mês, o SL Benfica já prepara de forma ativa o plantel para a próxima temporada. Com algumas saídas, permanências e entradas já asseguradas é necessário perceber então que posições precisam de ser reforçadas, ou não.
O Benfica não perdeu tempo e entrou no mercado de verão a abrir com a contratação do ex-capitão do Feyenoord e médio turco, Orkun Kokcü, algo que depois da saída de Enzo Fernández se via como completamente necessário, foi aos poucos perdendo alguma força com a ascensão de João Neves como titular e a afirmação de Aursnes como titular indiscutível, seja em posição for.
Contudo, com esta soberba contratação o meio-campo dos encarnados está assim, à partida, completamente assegurado e com várias hipóteses de combinação entre jogadores que atuam nas duas ou três posições do mesmo, dependendo da tática utilizada. Desta forma, prevê-se que este setor esteja definitivamente resolvido caso todos os jogadores permaneçam até ao fecho do mercado.
Com Florentino, Aursnes, Kokcü, João Neves, Chiquinho e possivelmente Paulo Bernardo e Tiago Dantas, sendo a situação deste último difícil de prever, a qualidade do miolo das águias coloca as expectativas face ao rendimento da equipa lá bem no topo, sendo, no papel, um dos melhores conjuntos de meio-campo que o Benfica teve nos últimos anos.
No dia anterior ao anúncio da contratação de Kokcü, os encarnados confirmaram também a renovação do capitão Otamendi por mais duas temporadas, resolvendo assim essa questão, mas abrindo espaço para o surgimento de outra: quais os centrais que vão permanecer no plantel? Com Otamendi, António Silva, Lucas Veríssimo, Morato e o regresso dos emprestados Tomás Araújo e João Vítor está excluída a hipótese de se contratar alguém para a posição, pois, pelo contrário, neste momento é, sim, necessário colocar um ou dois dos nomes referidos noutro clube.
Por outro lado, numa das laterais encontra-se neste momento a posição com mais carência de jogadores e mais necessidade de reforço para a próxima temporada. Na ala esquerda, a saída do titular Grimaldo deixou uma grande vaga no onze, para a qual neste momento apenas Ristic está disponível. Aqui é clara a necessidade de outro jogador, ainda sem saber para que fim exatamente se quer o mesmo, se para substituir diretamente Grimaldo no onze titular, ou, como alternativa a Ristic, que passou uma temporada inteira como suplente, mas que, das poucas vezes que jogou, mostrou uma competência exímia, merecedora de oportunidades continuas e regulares. Mesmo tendo isso em conta, a aquisição de um lateral esquerdo é obrigatória para que exista competitividade entre aqueles que disputam o lugar no onze e, essencialmente, para precaver eventuais lesões sem ter de se recorrer urgentemente à equipa B, às camadas jovens ou a Aursnes.
Já do lado direito o Benfica encontra-se bem servido com Bah, Gilberto e em caso de urgência, Aursnes novamente. Contando com a continuidade de Bah como titular, a aquisição de mais um lateral direito só é necessária caso Gilberto acabe por sair, pois de outra forma, não faz qualquer tipo de sentido a contratação de outro jogador para a posição.
Um pouco mais atrás, na baliza, o Benfica tem como opções Vlachodimos, Samuel Soares e André Gomes. A titularidade de Vlachodimos é há muito discutível, mas mesmo considerando esse facto, só faz sentido a contratação de outro guarda-redes caso surja uma boa proposta para a saída do guardião grego, algo que até ao momento ainda não se verificou. Mesmo que essa saída acabe por se verificar, é também discutível a contratação de outro guarda-redes, pois o Benfica tem em Samuel Soares e André Gomes duas boas opções para assegurar as redes encarnadas nos próximos anos.
Avançado um pouco no terreno, olhemos para os extremos/médios ofensivos. Atualmente o Benfica conta com David Neres, Rafa, João Mário, Schjelderup e por opção técnica, Aursnes também. Tendo em conta que destes cinco nomes três deles são sempre titulares, quando saudáveis, a aquisição de um jogador que possa exercer o mesmo tipo de funções é essencial e, neste caso, existe também mesmo essa necessidade.
Jogadores como Rafa e David Neres, por exemplo, são atletas altamente propícios a lesões e por isso há que precaver esse facto. Para além disso, é importante ter sempre qualidade no banco de suplentes para que a rotatividade no plantel seja de igual qualidade. Com o fim dos empréstimos de Gonçalo Guedes e Julian Draxler, é bastante provável a aquisição de outro jogador. Caso isso não aconteça e o empréstimo de Guedes não seja renovado, a aposta em jovens da formação é o cenário mais provável.
Por último, analisemos a posição de ponta de lança. Ao dia de hoje, as águias contam com Gonçalo Ramos, Petar Musa, Casper Tengsted e Henrique Araújo, que regressa do seu empréstimo ao Watford FC. Caso nenhum destes jogadores saia neste mercado, especialmente Gonçalo Ramos, mantém-se tudo igual a esta última época, não havendo necessidade de nenhuma movimentação. Mas, se Gonçalo Ramos sair, é necessária a contratação de outro avançado? De maneira alguma.
Com Musa, que fez uma excelente época a sair do banco, com Tengstedt, que custou sete milhões aos cofres encarnados em janeiro e ainda não teve oportunidade de mostrar o seu potencial e com Henrique Araújo, o melhor marcador de sempre da equipa B, que tal como os outros, sofreu de escassez de oportunidades por conta da afirmação de Gonçalo Ramos, não seria justo investir noutro avançado quando se tem estas opções disponíveis, que tanto têm para mostrar. De outra forma, com a contratação de mais um avançado, ficaria clara a ideia de que Roger Schmidt não confia nos avançados que tem à sua disposição.
Este é o balanço retirado da análise à situação atual do plantel, mas, como sempre, o mercado de transferências tem muito para dar e até ao início da próxima temporada a aquisição de outros jogadores pode vir a ser efetivamente necessária. Um longo verão está por vir."

Águia: Diário...

5 minutos: Diário...

Isto envelheceu tão bem!! 😏


Lodo...


"Clubes LOUCOS por todo o Mundo a quererem contratar um dos melhores médios do Mundo em saldos e nunca chegam a tempo. 2021, 2022, 2023...and counting! Fenómeno de difícil explicação, não é? Não, não é. Toda a gente no Mundo conhece este repugnante profissional de futebol e toda a gente no Mundo sabe que em mais nenhum lado este trapaceiro pode fazer o que faz cá sem estar suspenso jogo sim, jogo não.
Carrega "Indústria" do futebol em Portugal, produto cada vez mais valioso tendo em vista a Centralização dos Direitos de TV!
LODO, NOJO, ESTERCO!"

Leitura...


Quem quiser ler na totalidade o Acordão do caso dos E-mails, carregue aqui.

Tempo do contra-ataque...


"É com algum regozijo que vejo Francisco J. Marques e Diogo Faria serem condenados, não na praça pública, o veiculo que eles escolheram para enxovalhar o Sport Lisboa e Benfica durante anos a fio, tendo por base o fruto do crime que levaram a cabo em concluiu com o ex-presidente dos sapos e o seu bobby amestrado, a minha memória não é grande coisa mas não me esqueço dos verdadeiros mentores do maior ataque da história do futebol português.

Estes indivíduos deveriam ser proibidos de se aproximar de qualquer tipo de recinto desportivo ou de opinar sobre desporto e afins para o resto da vida, porque não tiveram qualquer pejo em deturpar a correspondência roubada a que tiveram acesso para criar uma narrativa que visava apenas manchar o bom nome do maior clube português.
Mas mais do que a pena que isto me gera, devo dizer que ainda maior é a tristeza que me gerou anos a fio, os benfiquistas que foram na ladainha destes criminosos e que se colocaram ao seu lado. Mas são aguas passadas, não vale a pena bater mais nos ceguinhos.
Agora é passar ao contra-ataque porque basta de enxovalho, é hora de cair em cima de todos os que nos atacaram anos a fio.
TIC TAC TIC TAC!!!

#agoladosabry"

Ainda, ainda, ainda o 38...

Categoria de sócios!


"Em 1907 e 1914, o retrato social dos Sócios do Clube estendia-se a quase todos os sectores de actividade profissional

Atrás dos futebolistas, que correm com os desejos e vontades de um clube, estão os sócios, verdadeiro fiel da balança do universo benfiquista. E quem foram os primeiros a compor a camada associativa encarnada?
Este retrato baseia-se em dois momentos, 1907 e 1914. Estes anos carregavam transformações políticas e sociais da história portuguesa e europeia às quais a massa associativa do Benfica não ficou alheia.
Em Novembro de 1907, depois de uma crise, o Clube contava com 106 Sócios, 76 efectivos (jogadores) e 30 protetores, que contribuíam especialmente com o pagamento das suas quotas. O grosso dos associados do Clube era representado por estudantes, em 30%, seguidos pelos empregados de comércio, que eram 19, onde encaixava Cosme Damião. Ainda se contavam 7 empregados públicos, 3 militares, 2 actores, 2 professores, 2 farmacêuticos, 1 artista e Félix Bermudes como escritor. Não tiveram profissão especificada 35 Sócios.
Sete anos volvidos, em 1914, o Benfica celebrava a sua primeira década de existência com um balanço positivo de 14 títulos regionais conquistados entre os 21 decorridos, nas 4 categorias de futebol.
À época crescia a massa associativa em Lisboa, 'polo dinamizador do futebol'. O crescimento da população na capital e os jogos internacionais que o Benfica empreendeu a partir de 1911 estiveram na base do chamariz que aumentou para quase meio milhar de Sócios no final da gerência de 1913/14.
Dos 489 Sócios, 40% eram empregados de comércio, profissão com maior representatividade, seguidos por 20% de estudantes. Com 11% espelham-se os operários, profissão que ganhou destaque na sociedade, sucedidos por 29 comerciantes, 27 empregados públicos e 25 bancários. Havia ainda 19 proprietários e 10 oficiais do exército. Também eram sócios 2 oficiais da marinha, e da marinha mercante apenas 1. E 5 eram os industriais, médios e professores, bem como 4 trabalhadores ferroviários. Em pares contavam-se despachantes, engenheiros, farmacêuticos e advogados. De notar 1 solicitador e o mesmo escritor de 1907.
Assim se verifica que a associatividade do Benfica não se circunscrevia a uma categoria social, estendendo-se a múltiplos sectores de atividade, exceptuando os trabalhadores rurais, devido às suas condições financeira e geográfica, alheia ao centro urbano onde o desporto se desenvolvia.
Conheça mais sobre o associativismo do Benfica na área 16 - Outros Voos, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Pedro S. Amorim, in O Benfica

Estar mais próximo de títulos


"Lido e analisado o orçamento do Sport Lisboa e Benfica para 2023/24, há várias conclusões e dados interessantes a reter. E também uma ideia que me parece evidente: à semelhança da temporada passada, a primeira planeada pela Direção presidida por Rui Costa, há um grande enfoque na vertente desportiva e na potenciação da competitividade das muitas equipas, masculinas e femininas, que representam o clube.
Chamo a atenção para o incremento nos gastos com pessoal afectos às modalidades, que se pode traduzir numa maior capacidade de apetrechamento dos vários plantéis. Situa-se um pouco acima dos 4,3% em relação à previsão deste investimento em 2022/23. Porém, há que ter em conta que, na presente temporada, o aumento em relação à anterior anda em torno dos 42,3%, o que significa que o crescimento orçamentado para 2023/24 assenta num esforço enorme feito este ano, especialmente se comparado com a época anterior.
Este é, do meu ponto de vista, o mais virtuoso de todos os custos, assim esteja salvaguardada a sustentabilidade económica e financeira, a qual, indubitavelmente, tem sido garantida, conforme se pode constatar na previsão das contas desta época e no orçamento para a próxima, além da situação patrimonial positiva desde há alguns anos.
O Benfica sempre foi, é e terá de continuar a ser um clube cujo fito é vencer, seja em que modalidade for. O corolário desta assumpção é a necessidade imperiosa de centrar todas as decisões na perseguição do tão almejado sucesso desportivo, sejam elas de natureza associativa, comercial, infraestrutural, institucional, logística, etc. Identifico esta visão neste orçamento.

P.S.: Para mim, o dado mais impressionante no orçamento consta nas receitas, mais concretamente na coluna da previsão para 2022/23. Trata-se de um novo recorde nos proveitos anuais com quotização. São quase 18,5 milhões de euros, o que significa que temos mais sócios pagantes. E o que o valor inscrito na orçamentação para a próxima época nos diz é que há a expectativa de assistirmos a mais crescimento. Notável!"

João Tomaz, in O Benfica

Da Luz ao Marquês


"Nem parece verdade, mas já se passaram duas semanas desde que houve aquele bonito desfiladeiro de autocarro desde o Estádio da Luz até ao Marquês de Pombal. Já repassei essas imagens dezoito vezes, portanto neste momento conheço tão bem esse percurso que até me sinto capaz de ser eu a conduzir o autocarro no próximo ano. Só me falta a carta de pesados, pelo que vou tentar entrar em contacto com o Fábio Coentrão.
Tem sido também um teste à paciência da minha namorada, que me pergunta todos os dias quando é que vamos começar a ver a série Rabo de Peixe quando o único rabo que tenho vontade de ver e rever é o do Neres a dançar em cima do palco no Marquês.
Esta viagem é um momento que nunca deixa de ser maravilhoso, apesar do impacto significativo nos ponteiros do relógio. Em condições normais, fazer este percurso no espaço de uma hora levaria qualquer condutor ao desespero. O mesmo caminho, com as ruas pintadas de vermelho, a entoar músicas do Benfica, até podia durar umas três ou quatro e ninguém se aborrecia.
Adormecer às 5h da madrugada destrói a energia de qualquer um nos dias que se seguem à noitada. No entanto, perder horas de sono para celebrar a conquista de um campeonato do Benfica tem precisamente o efeito contrário. O aumento da produtividade no trabalho não passa pela tão badalada semana dos quatro dias. Esqueçam isso. A fórmula mais acertada para elevar o rendimento dos trabalhadores é festejar um título do Benfica todas as semanas.
A Liga e a FPF que tratem de criar as competições, o mister Roger Schmidt que se encarregue de pôr a equipa a jogar com a qualidade que nos habituou e, no espaço de três ou quatro anos, teremos ultrapassado o PIB dos EUA."

Pedro Soares, in O Benfica

O futuro começa agora


"Nas duas últimas ocasiões em que o Benfica recuperou o título de campeão depois de alguns anos sem o conseguir, 2004-05 (após onze anos) e 2009-10 (após cinco), a entrada nas temporadas seguintes foi pouco menos que caótica.
Em 2005, os encarnados, então orientados por Ronald Koeman, registaram duas derrotas e um empate nas três primeiras jornadas do campeonato, ou seja, deixaram desde logo voar 8 pontos, que comprometeram irremediavelmente a revalidação do título.
Em 2010, com Jorge Jesus ao leme, o Benfica perdeu a Supertaça para o FC Porto, entrou na Liga com três derrotas em quatro rondas, e assim 9 pontos perdidos prematuramente - que catapultaram o rival para uma época repleta de triunfos, e cedo nos deixaram fora da corrida.
Em ambas as ocasiões, o FC Porto entrou a ganhar e viria a sagrar-se campeão.
Dir-se-ia que, então, não soubemos festejar esses campeonatos. Entrámos adormecidos, de chinelos e toalha da praia aos ombros. Deixámo-nos iludir pelo triunfalismo, e não percebemos que o rival ferido é sempre (ainda) mais perigoso.
Isto serve de alerta para o que aí vem. Faltam menos de dois meses para a Supertaça - que nesta situação, e com o adversário que teremos por diante, é bem mais importante do que parece. Poucos dias depois começa o novo campeonato, cujas primeiras jornadas (como se viu neste último, nos acima referidos e em tantos outros) podem definir desde logo uma certa hierarquia, que por vezes se torna difícil, ou mesmo impossível, de reverter.
Há que entrar com tudo, o que, reconheça-se, não é tarefa fácil, tendo em conta as vicissitudes do mercado, que obtusamente continua a fechar já com os campeonatos em andamento.
Do lado de lá, não tenhamos dúvidas sobre o que iremos encontrar. Vão empregar todas as forças e todos os meios para nos destruir."

Luís Fialho, in O Benfica

Dia Mundial da Criança


"O Dia Mundial da Criança é uma data especial que nos lembra a importância de garantir o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças em todo o mundo. Na perspectiva da Fundação Benfica, essa celebração ganha um significado ainda mais profundo, pois representa o compromisso que temos em oferecer oportunidades de crescimento, educação e felicidade para as crianças utilizando o desporto e a educação como ferramentas de transformação. Acreditamos que cada criança merece ter acesso a uma infância plena, com igualdade de oportunidades, independentemente das suas origens socioeconómicas.
No Dia Mundial da Criança, reafirmámos o nosso compromisso em continuar a trabalhar em prol das crianças, proporcionando-lhes as condições necessárias para crescerem felizes, saudáveis e com esperança no futuro. Sabemos que cada criança tem um potencial único, e acreditamos que, ao investir nelas, estamos a construir uma sociedade mais justa e igualitária.
No entanto, reconhecemos que ainda há muito a ser feito. A pobreza infantil, a falta de acesso à educação e a violência contra as crianças são realidades que persistem em muitas partes do mundo. Por isso, é importante que todos, enquanto sociedade, unam esforços para garantir os direitos fundamentais de todas as crianças.
Celebramos o Dia Mundial da Criança, para convidar à reflexão sobre o que cada um pode fazer para tornar o mundo um lugar melhor para as crianças. Porque cada gesto conta, e juntos podemos construir um futuro onde todas as crianças tenham a oportunidade de crescerem felizes, saudáveis e plenas de sonhos."

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"1
A judoca Rochelle Nunes regressou à competição após paragem por lesão e logo com o ouro (+78 kg) no Dushanbe Grand Prix 2023;
Roger Iribarne conquistou a medalha de ouro nos 110 metros barreiras na competição Janusz Kusocinski Memorial 2023;

6
Nos escalões seniores, o Benfica é, para já, campeão nacional em 6 modalidades na época 2022/23. Nos masculinos, de futebol e voleibol. Nos femininos, de andebol, futebol, hóquei em patins e polo aquático. Na final dos respetivos campeonatos estão as equipas masculinas de basquetebol, futsal e hóquei em patins e a feminina de futsal;
Já estreou, no BPlay, a série, com 6 episódios, “Eu amo o Benfica” sobre os bastidores do 38. A não perder!

10
O Benfica é decacampeão nacional de hóquei em patins no feminino, o máximo de títulos consecutivos do clube numa modalidade de pavilhão, superando o feito dos 9 campeonatos ganhos no voleibol feminino de 1966/67 a 1974/75. O treinador Paulo Almeida e a guarda-redes Maria Vieira são os totalistas nesta hegemonia. A equipa masculina de atletismo é, no presente, dodecacampeã nacional (12);

6000
Cerca de 6000 crianças participaram no 16º encontro nacional das escolas de futebol do Benfica realizado no estádio da Luz.

982347
Lucro orçamentado, em euros, no orçamento do Sport Lisboa e Benfica para a temporada 2023/24. Destaque para as receitas orçamentadas em cerca de 59,99 milhões de euros, um aumento a rondar os 7,4% relativamente à previsão dos proveitos obtidos na presente época. A refletir a aposta desportiva verifica-se um incremento nos gastos com pessoal afeto às modalidades de 4,3%, quando comparado o montante inscrito no orçamento com a previsão para 2022/23, sendo que este investimento em 2022/23 se prevê que tenham aumentado 42,3% em relação a 2021/22."

João Tomaz, jornal O Benfica

Editorial


"1. É um feito histórico que merece a 1.ª página que lhe reservámos nesta edição: pela primeira vez em 119 anos de vida, uma modalidade de pavilhão do Sport Lisboa e Benfica conquista 10 campeonatos consecutivos. Notável feito das nossas hoquistas femininas, cuja excelência é reafirmada com um póster nas centrais, a devida reportagem a acompanhar o momento tão singular e o discurso direto de Maria Vieira, a guarda-redes que esteve nos 10 campeonatos, no Protagonista da semana. Uma equipa à Benfica! Parabéns.

2. É uma série a não perder, para ver e rever no BPlay: Eu Amo o Benfica desvenda os bastidores da conquista do campeonato e traça o caminho para a consagração do 38, desde os primeiros momentos da pré-época até ao épico desfecho na última jornada. São seis episódios com testemunhos exclusivos, mais de 150 minutos de imagens inéditas com os protagonistas que escreveram a história do trigésimo oitavo título de campeão nacional do Sport Lisboa e Benfica.

3. Em consulta para os sócios, já está disponível no site o orçamento para a nova temporada, cuja discussão e votação terá lugar na quinta-feira, dia 15, em Assembleia Geral. Três notas marcantes: solidez económica com mais um ano de resultados positivos; aumento do investimento nas modalidades, formação e infraestruturas, ainda que num grau menos elevado do que no ano passado; um enfoque na vertente desportiva com uma ambição vincada em conquistar títulos e aumentar o palmarés do Sport Lisboa e Benfica!".

Pedro Pinto, in O Benfica

Aguilar: Kokçu