Últimas indefectivações

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

José Luis Fernández



Canhoto, rápido, lutador parecem ser estas as principais caracteristicas do novo reforço do Glorioso...
Fernández, não será o próximo Di Maria, mas pode ser muito útil, especialmente no equilíbrio da equipa a meio-campo.

Uma questão de grandeza

"Disse Jorge Jesus, numa entrevista ao jornal 'O Benfica', que nunca imaginou que o clube 'fosse tão grande', acrescentando que o Benfica 'não tem comparação em Portugal'. O treinador do Benfica disse aquilo que treinadores e dirigentes de outros clubes também pensam mas não podem dizer.
Em alguns casos, a forma acintosa e agressiva como certas pessoas falam do Benfica faz-me lembrar uma fala de uma personagem de um filme que vi recentemente. 'Odeias-me porque ainda me amas', diz essa personagem, e eu sinto que estas palavras se aplicam a um tipo de relação que ficou mal resolvida e que necessita de escapes emocionais tantas vezes excessivos e despropositados. O Benfica é como é e tem uma dimensão que os bons resultados de outros clubes não chegam para obscurecer nem pôr em causa. É uma questão que talvez só os psicólogos e os sociólogos consigam explicar, já que transcende o imediatismo das explicações ditadas pela simples paixão ou pela mais irracional aversão.
Essa dimensão tem a ver com a forma singular como o Benfica nasceu, se implantou, cresceu e, depois, se afirmou internacionalmente, continuando a ser uma instituição mundialmente respeitada, mesmo quando está afastada da fase final das grandes competições europeias. Persistem a mística e a crença que há muito se tornaram pilares de uma inegável grandeza.
Nunca deixa de me surpreender, e até de me comover, a forma como adolescentes que se orgulham de ser do Benfica falam dos títulos conquistados nos anos sessenta como se os tivessem vivido e sofrido. Um escritor francês falava da existência de um 'espírito do lugar'. Neste caso poderá falar-se do 'espírito do clube'. Por isso, é bom saber que quem está no comando da equipa não deixa cair os braços nem atira a toalha para o chão. O 'espírito de Benfica' não permite que tal aconteça, pois não é sentimento ou atitude que seja compatível com o que há de grandioso e único da sua história."
José Jorge Letria, in O Benfica