Últimas indefectivações

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Lixívia Extra-Forte II

Tabela Anti-Lixívia Extra-Forte:
Benfica.......4 ( 0)...4
Corruptos...6 (+2)...4
Braga........4 ( +1)...3
Sporting....2 ( 0)...2




--A jornada começou sem surpresas!!! Com Rui Silva, árbitro condenado e suspenso no processo Apito Dourado por 20 meses, como mestre cerimonias, o festival começou cedo:
Logo no início do jogo marcou um penalty contra os Corruptos, tão óbvio que seria impossível não marcar, mas inexplicavelmente não mostrou cartão vermelho ao Argentino, este na minha opinião foi o erro mais grave, dos vários cometidos neste jogo; Pouco minutos após, marca penalty a favor dos Corruptos, num lance onde realmente existe contacto, mas dentro das grandes áreas, estes tipos de contacto nunca são considerados faltosos. Se fosse o avançado a empurrar o defesa, nessa situação quase todos os árbitros marcam falta, mas ao contrário só quando a Fruta e o Marisco tiver na agenda... (os critérios de marcação de penalty's a favor dos Corruptos esta época, além dos efeitos imediatos, intimidam os adversários de tal maneira que no segundo golo dos Corruptos, o jogador Corrupto salta à vontade!!!); Os 'meninos' da Sporttv ainda tentaram descobrir mais penalidades a favor dos Corruptos(!!!), a mais cómica é numa jogada do Varela, que quando preparava o remate recebe um encosto legal de um Gilista. Parece que para a Sporttv impedir um remate Corrupto é suficiente para se marcar penalty!!!; Ao minuto 88 Sapanaru, provavelmente bêbado, decidiu abraçar um adversário dentro da área, quando este tentava rematar. Mais uma vez, esta é daquelas faltas que dentro da área raramente são marcadas, mas seguindo o critério do penalty marcado a favor dos Corruptos (neste jogo, e no jogo de Guimarães), este também deveria ser falta, mas não era conveniente... Resumindo, com a expulsão do Otamendi, no primeiro minuto, com os Corruptos em desvantagem, o jogo ganharia uma dinâmica completamente diferente, mas nunca saberemos... o ano passado o Benfica jogou, em casa, contra o Setúbal, em inferioridade numérica, durante bastante tempo, e ganhou, mas estes são os 'testes' que raramente os Corruptos são submetidos!!!
Já agora o 'famoso' e eloquente Tribunal do Jogo, considerou que neste jogo, não houve nenhuma decisão errada, nem controversa!!!
Adenda: No terceiro Corrupto uma nota sobre o zelo do árbitro em empurrar a barreira para trás, foram quase dois minutos, só é pena que nos poucos livres que o Cardozo tem naquela zona, o zelo não seja o mesmo...!!!






--Na Luz houve vários foras-de-jogo mal tirados ao Benfica: ao Cardozo, e principalmente ao Saviola, que ficaria completamente isolado, na zona frontal, repito completamente sozinho... O Nolito é agarrado pela camisola quando tenta ultrapassar o adversário, o Nolito ao sentir que a bola ia sair pela linha de fundo deixou-se cair, boa decisão... Depois de rever o lance do penalty reclamado pelo Feirense, e apesar do desiquilibrio do 'Feirante', eu marcaria penalty. Estes lances são sempre uma questão de intensidade, portanto permitem sempre uma analise subjectiva, mas a falta parece existir... (mas já agora, revejam o golo do Nolito, reparem na luta entre o Cardozo e o central do Feirense, além do contacto corpo a corpo, o jogador do Feirense, coloca o antebraço no pescoço do Cardozo, empurra-o com toda a força, o Tacuara não se atirou para o chão, mas se tivesse 'mergulhado', alguém marcaria penalty? Mesmo se o Nolito falhasse o golo?!!!...).
Estes foram os verdadeiros 'casos' do jogo, mas as analises aos jogos do Benfica, nunca são tão 'simples'!!! Qualquer falta a meio-campo, atrás da baliza, e até no balneário é revista mil vezes!!! O azia Coroado (no tal Tribunal!!!) descobriu 3 penalty's contra o Benfica!!! Na Bola também andaram à procura de supostas expulsões... Como em muitas outras situações, não me importo que os jogadores do Benfica estejam sujeitos a tão rigoroso controle, aquilo que se exige é que o detalhe da analise aos casos dos jogos seja igual para todos!!! E como pelo menos os jogos dos Corruptos e dos Submissos têm o mesmo numero de câmaras, é inaceitável continuarem a desaparecer ângulos de repetição importantes, como aconteceu na primeira jornada em Guimarães, tentando branquear erros de arbitragem, favoráveis aos mesmo de sempre, e depois inventarem penalty's (Garay, e Maxi não fizeram penalty nenhum), ou cartões vermelhos (Javi, e Maxi não mereceram nenhum) aos jogadores do Benfica...
O Vitinho Pereira (convicto treinador Corrupto) decidiu esta semana abrir as hostilidades, com a habitual má educação, ignorância, estupidez, javardice... que a cadeira que ocupa. quase sempre faz realçar!!! Jesus respondeu-lhe bem com silêncio, mas sou obrigado a reafirmar aqui aquilo que escrevi a semana passada: o golo do Nolito em Barcelos, foi completamente legal, não estava em fora-de-jogo. E quem tiver dúvidas é favor clicar aqui.




--Já muito boa gente falou e escreveu sobre o jogo e a arbitragem do Aveiro (parece que o boicote aos Lagartos por parte dos árbitros vai continuar!!! assim o Sporting nos próximos jogos vai finalmente poder ser apitado por um árbitro nomeado pelo seu Presidente!!!). Fernando Martins (este nome agrada-me...) árbitro dos Distritais, categoria B (nem sequer é 'A' !!!), esteve impecável... Não conheço a sua história de vida, mas não deve gostar de Marisco, muito menos de Fruta, e nunca teve Padrinhos...!!! Provou, que afinal apitar um jogo honestamente, não é assim tão difícil como alguns querem fazer parecer... Corromper um jogo através do apito, premeditadamente, isso sim, já requer 'arte'!!! O 'Sistema' começa nas bases, e é nas promoções que se 'reproduz'...
Alguns foras-de-jogo foram mal tirados, mas nada de significativo... o lance mais complicado acabou por ser um encosto no Van Wolf...(qualquer coisa)!!! É curioso que este lance não tenha levantado ondas de indignação Lagarta, nem nos avençados jornaleiros... este lance é exactamente igual ao penalty do Givanildo, o tal que não deixou dúvidas ao Tribunal do Jogo!!!
Uma nota sobre a palhaçada dos árbitros e o Sporting: É muito difícil falar-se em Futebol em Portugal e não falar do Benfica!!! Os Submissos para justificar tudo o que se está a passar, estão constantemente a relembrar que o Benfica o ano passado também se queixou dos árbitros de maneira igual ou parecida!!! O que é MENTIRA. O Benfica reagiu após 3 roubalheiras consecutivas, não comentou Nomeações, on ou off record !!! E já agora, para se queixarem das arbitragens, é importante (acho eu) ter razões palpáveis de queixa!!! E na primeira jornada o erro mais escandaloso do Xistra foi a não expulsão do Jefren!!! O fora-de-jogo foi da responsabilidades do fiscal (um lance muito difícil de decidir bem, já que o central do Olhanense deu um passo em frente no momento do passe...), e o penalty para mim não existiu...!!!







--A Pedreira recebeu mais uma visita do Soares Dias (curioso...), não vi o jogo, mas no rescaldo o treinador do Marítimo queixou-se: é um lance curioso, porque aparentemente vou-me contradizer(!!!). No primeiro golo do Braga, o Robson, central do Marítimo, quando tenta cortar a bola é empurrado no ar, e acaba por 'passar' a bola para o segundo poste, para o adversário marcar golo... Este é mais um contacto, duvidoso, mais uma vez parecido com o do Givanildo, e o do Van Wolf (qualquer coisa...), que eu em ambos os casos considero não existir falta, mas neste caso existe uma grande diferença: quem sofre a falta é o defesa!!! É que os árbitros, facilmente marcam faltas ofensivas nestes lances, mas com muita dificuldade marcam este tipo de faltas aos defesas (excepto aos Corruptos)... os contactos são quase iguais, mas aquilo que está 'convencionado' e é normal ser aplicado, é não marcar penalty's, e marcar as famosas 'inócuas' faltas ofensivas...




Uma nota solta para o Rui Santolas que este fim-de-semana teve uma declaração fantástica(!!!): '...existe uma certa reverência dos árbitros ao FC Porto, é um facto...' !!! A língua portuguesa é tramada, agora 'reverência' é sinónimo de Associação Criminosa!!!




Anexos:




Benfica
1ª-Gil Vicente(f) (2-2), João Ferreira, Nada a assinalar
2ª-Feirense(c) (3-1), Hugo Pacheco, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar




Corruptos
1º-Guimarães(f) (0-1), Olegário, Beneficiados, (0-0), +2 pontos
2ª-Gil Vicente(c) (3-1), Rui Silva, Beneficiados, Impossível contabilizar




Sporting
1ª-Olhanense(c) (1-1), Xistra, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
2ª-Beira-Mar(f) (0-0), Fernando Martins, Nada a assinalar




Braga
1ª-Rio Ave(f) (0-0), Duarte Gomes, Beneficiados, (1-0), +1 ponto
2ª-Marítimo(c) (2-0), Soares Dias, Benficiados (1-0), Sem influência

Um certo livro de George Orwell...

"Não conheço pessoalmente João Ferreira. Dele tenho boa impressão como árbitro - não é um sobredotado mas justifica as insígnias da FIFA - e sei tratar-se de alguém que anda pelo Mundo de espinha direita.

Há uns anos, em Alvalade, ficou marcado por um Sporting-Paços de Ferreira ao validar um golo de forasteiro Ronny, obtido com a mão. Estive, nessa noite, no anfiteatro leonino e da bancada de imprensa também não descortinei qualquer irregularidade. Nem eu, nem a esmagadora maioria dos espectadores. O Paços marcou e seguiu-se um silêncio sepulcral entre os leões, que durou cerca de um minuto. Depois, ouviu-se uma vaia monumental. As rádios, após verem a repetição televisiva, tinham acabado de dar conta de que o golo tinha sido altamente irregular, coisa que toda a gente, nos dias seguintes, teve a oportunidade de confirmar. A indignação leonina («com a mão, andebol...», disse na altura Paulo Bento) levou a que João Ferreira ficasse susceptibilizado com o Sporting. Porém, depois dessa noite, já fez oito jogos dos leões. Mas não quis ir ontem a Aveiro, por sentir-se pressionado com notícias que davam conta de algum desconforto sportinguista quanto às nomeações para a segunda jornada. Que mal que fez! Em primeiro lugar porque não foi coerente, uma vez que, em 2009/10, colocado em causa, de viva voz, pelo treinador-adjunto do FC Porto, antes duma partida dos dragões com a Académica (a seguir ao episódio do túnel da Luz de que João Ferreira, quarto árbitro nessa noite, foi testemunha) para que foi noemado, não pediu escusa. Depois, porque, de facto, nenhum responsável leonino produziu on record, pelo menos, quaisquer declarações a contestá-lo. Finalmente, porque ao dizer que não queria ir a Coimbra puxou o tapete a Vítor Pereira e abriu a caixa de Pandora de onde saltou, de imediato, quem viu a sua estratégia de voltar a mandar na arbitragem abortada pela imposição dos novos estatutos da FPF e encontrou, neste episódio, uma oportunidade de ouro...

Os restantes árbitros, alegadamente solidários com João Ferreira, também disseram não a Aveiro, desrespeitando a indústria onde dizem querer ser profissionais. Com esta mentalidade, nem no INATEL deviam apitar (sem ofensa para os árbitros do INATEL...). Acredito que não era isto que João Ferreira pretendia. Mas foi esta a consequência do seu acto.

Em resumo, desgraçadamente, o controlo da arbitragem continua a ser, no futebol português, a jóia da coroa. O Apito Dourado deu a ver (e ouvir) como funcionava o sistema. Este embora ferido, procura recuperar o terreno perdido. E, se calhar, vai conseguir...

Iremos assistir a uma nova versão do clássico Animal Farm, de George Orwell, traduzido para português como O Triunfo dos Porcos? A frase emblemática desse livro é «todos são iguais, mas uns são mais iguais que os outros».



«Um tipo com um apito pode matar o melhor investimento, pode empolar o valor da uva mijona e aldrabar um dos mais poderosos negócios nacionais (o futebol)»

Moita Flores, presidente da CM Santarém, in 'Correio da Manhã'


Duríssimas palavras de Moita Flores que alertam, sobretudo, para o poder das equipas de arbitragem (a propósito, péssimo e preocupante arranque dos assistentes na Liga Zon-Sagres) no futebol. Aliás, só o controlo de tanto poder explica a guerra sem quartel que por aí anda, a propósito da presidência dos árbitros, quando esta passar da Liga para a FPF.

..."


José Manuel Delgado, in A Bola

Solidariedade no futebol

"As sociedades portuguesa, europeia e mundial atravessam crise económica/financeira de mil demónios, com as gravíssimas sequelas sociais de ela cair sobre os costados de quem, sem mais furos para apertar no cinto, já tem o estômago encostado às costas. Os ricos sentem-se protegidos, os remediados minguam em aceleradíssimo ritmo e os pobres alastram, já na miséria ou vendo-a ao virar da esquina.

Também no futebol se vê tal destrambelho, mas dele vieram dois exemplos de a solidariedade não ter de andar por avenidas de terrível amargura. Em Espanha, greve geral ao início da Liga, encabeçada por milionários do Barcelona e do Real Madrid que não esquecem os 200 futebolistas com ordenados em atraso. Em Portugal, árbitros de 1.ª categoria unidos no intelectual desagravo ao colega João Ferreira. Já lhes critiquei corporativismo. Não o vejo neste caso. Porque o árbitro cometeu grave erro, já lá vai mão cheia de anos!, é inadmissível sobre ele lançar suspeitas de errar de propósito, ou por incompetência. A este longo prazo, nenhum escaparia a veto de quase todos os clubes.

E, se é aceitável árbitro dos distritais para jogo da I Liga, a questão mor não está no nível de competência... já agora: qual foi o do Sporting, ontem, em Aveiro?"


Santos Neves, in A Bola