Últimas indefectivações

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Em Vila do Conde, rumo a mais uma final... que só o melhor Benfica poderá vencer


"Benfica-V. Setúbal... mais final que as outras?
1. Mantendo o raciocínio, já só faltam 4 finais, mas ainda faltam 4 finais!!! E apesar de o Benfica ter feito uma primeira parte com uma grande intensidade e com um futebol que encantou quem lá esteve ou quem viu, o jogo acabou por ser mais complicado (até do que se estava à espera...), como o serão todos até ao final da época.
Foi - reconheçamos - uma vitória sofrida, muito sofrida, mesmo... quase imprópria para cardíacos. A desconcentração, momentânea, do primeiro minuto (para ser verdadeiro, dos primeiros 15 segundos do jogo) custou-nos um golo. Entrando a perder, como se começássemos este jogo a ter que fazer 2 golos para ganhar... pela diferença de 1.
Mas como também destes pequenos acidentes de percurso se fazem os campeões - à semelhança do que acontece algumas vezes quando há má fortuna - a reviravolta não tardou. Com paciência e classe. Com um futebol de encantar e de entusiasmar. À Benfica!
Mas - digo eu - com alguma fadiga à mistura (apesar de serem jogadores do Benfica, deuses dos nossos sonhos futebolísticos... são humanos), que poderá justificar algumas falhas de concentração, alguns passes errados e, até, alguma falta de concretização. E como quem não marca, sofre...
O que sofremos...
Mas, para registo deste Benfica-Setúbal, e para memória futura, fica a atitude do jogador sadino Arnold, no final do jogo!
Confesso que não percebi a reacção... Como se o Setúbal lutasse por algum campeonato, tentasse evitar uma despromoção ou jogasse o acesso a uma competição europeia! Que estranho, aquele choro convulsivo por falhar um golo que não mudaria - em nada - a vida dele e do seu clube, mas, apenas, a possibilidade de um outro clube - que não o Benfica - passar a depender só de si para poder ser Campeão. O que agora acontece, precisamente, ao Benfica.
Que estranho!!!
Nunca vi ninguém chorar assim (nem mesmo Bryan Ruiz, quando falhou o golo do empate... a meio metro da linha de baliza)!
E muito menos um golo que - para aquele jogador e para a sua equipa - era só... um golo!!! Ou será que... poderia ser mais do que isso??? Seria?
Nem Jorge Jesus, quando ajoelhou no Dragão, ao ter perdido, de forma infantil, o título de 2012/2013, chorou (e muito menos convulsivamente), apesar de, com aquele golo... não ter ganho muito dinheiro! Mas regressando ao futebol-espetáculo - o que verdadeiramente importa - Ederson fez, nesse falhanço do desespero de Arnold, uma defesa enorme! Quase tão grande como o apoio dos adeptos, ao longo de todo o jogo! Esses que, novamente numa segunda-feira, compareceram em massa no Estádio da Luz... 55 mil a uma só voz!!! E, ao fim de mais uma jornada, continuamos... líderes! É a vida!

Como a UEFA não percebe de futebol...
2. Estamos na recta final do campeonato, a lutar pela renovação do título, depois de uma grande campanha na Liga dos Campeões, monde fomos eliminados pelo todo poderoso Bayern, jogando olhos nos olhos e sem medo desse hipotético futuro(??? a tradição para isso aponta) Campeão Europeu. Estamos nas meias-finais da Taça da Liga - ainda que, para alguns, esta competição, talvez por já não participarem nela, seja irrelevante. Fomos eliminados da Taça por causa de um penalty não assinalado a beneficiar... imaginem quem... .
Podem, por isso, continuar a dizer que o Benfica apenas vence por sorte e não por ser (manifestamente) superior aos adversários. Mas, continuamos a vencer... sem ajudas dos árbitros.
Ora, como diria Rui Vitória, o futebol tem de ser tratado com elevação!!! Podem fazer os jogos psicológicos que quiserem... em vez de estarem preocupados em vencer de forma legítima. Vencer deveria ser a obrigação de todos, sobretudo para aqueles que só lutam por uma competição - seja por terem sido precocemente eliminados das outras, seja por não terem tido a capacidade (e a superioridade futebolística) para ultrapassar os diferentes e contínuos obstáculos. Até porque só o Benfica e o Braga - nesse aspecto - tiveram uma intensa campanha europeia.
Relembro, por isso, os mais distraídos que, até a esta última jornada, não jogámos apenas uma vez por semana. Mas, ainda assim, o Benfica foi capaz de gerir física e emocional o seu plantel. Numa prova de que temos um grande treinador. Porque o que diferencia - na Europa, como no Mundo - os grandes treinadores... dos outros... é o facto de os grandes técnicos conseguirem gerir a equipa em várias competições, ao mesmo tempo. Os normais, os de trazer por casa, esses... só se conseguem focar numa única competição.
Ano após ano!
Por isso a UEFA nos reconhece e nos coloca onde estamos, por direito próprio. Ou será que a classificação da UEFA (onde somos 6.º, com todo o mérito) não valerá nada? Por muito que isso custe a alguns - e como me custou, a mim, em 3 dos últimos 6 anos - o título de campeão nacional é atribuído a quem tem, efectivamente, mais pontos e não a quem se auto intitula como equipa a praticar... melhor futebol!
E, por muito que os mestres da táctica não gostem, essas duas realidades não têm necessariamente de coincidir.
Por nós, e para nós, opiniões - sempre subjectivas - à parte, relembro que o Benfica depende apenas de si. Se ganhar todos os jogos até ao final da época, como é a minha previsão e aposta, o Benfica será tricampeão. Sem ajudas, sem artimanhas, sem choros.
Não obstante, não posso deixar de reparar na generosidade que por aí anda... mas só com alguns! E não é que a «equipa que melhor futebol joga em Portugal» ganhou - pasme-se - com um fora-de-jogo escandaloso???
Com tantos pontos ganhos assim, também os outros estariam na luta. É só uma questão de fazer contas... Mesmo que para isso tenham a necessidade de interiorizar que nós ganhamos apenas por sorte... Mal sabem eles... que a sorte protege os audazes.

Em Vila do Conde rumo a mais uma final
3. Domingo, véspera, do 25 de Abril, dia da liberdade, segue-se outra final. O Estádio dos Arcos será, uma vez mais - estou certo - um pequeno Estádio da Luz. Perante cerca de 9 mil adeptos, o Benfica jogará em casa. Até porque o Norte (também) é vermelho!
E como isso lhes dói!
Com a certeza que daremos tudo em campo, com raça e ambição (e já sem qualquer pensamento numa próxima quarta feira europeia). Mas isso não poderá invalidar a ideia que... só o melhor Benfica, de um nível muito elevado, poderá ganhar.
Mais do que nunca, e nestas quatro finais, eles, no relvado, e nós, nas bancadas, teremos de dar tudo o que temos... e o que não temos! Pelo Benfica! Tal como Rui Vitória prometeu, no seu discurso de apresentação como treinador do Sport Lisboa e Benfica.
Tudo, então... pelo tricampeonato. Com a crença de que podemos ganhar, mesmo quando os adversários são teoricamente melhores - o que, também com o devido respeito pelo Rio Ave, não é o caso. É tudo uma questão de crença e de mentalidade!
Mais uma final, rumo ao 35.

Jogadores 'à Benfica'
4. Não tenho por hábito individualizar jogadores. Mas permito-me fazer pequena referência àquele que tem sido, não raras vezes, o melhor jogador do mês, o homem do jogo e... ainda, o atual melhor marcador. Só para a Liga já lá vão 31 golos!!!
Nada nem ninguém está acima do Benfica, mas espero que Jonas vença a Bota de Ouro. Com a humildade com que, desde que é um dos nossos, sempre nos habituou a defender o que realmente importa: o Benfica e, neste caso, a conquista dos 3 pontos, em cada jogo. Para que, daqui a uns anos, depois dos muitos que espero que por cá vá andar, o possamos ovacionar, como a Luz fez, na segunda-feira, a Fabrizio Miccoli, que confessou, com lágrimas nos olhos, ser, para sempre, mais um dos nossos!
Um jogador à Benfica, que tantas alegrias nos deu (eu estive em Liverpool...)

Podem explicar a diferença?
5. Petit, treinador do Tondela, foi suspenso por 25 dias e multado em € 1.535,00 euros por ter sido expulso frente ao Braga, na sequência de uma reclamação, perante o quarto árbitro, de uma alegada dualidade de critérios. No entanto, o treinador do Sporting, reincidente, na sequência da sua expulsão na pretérita jornada, foi multado em € 192,00 e... não foi suspenso.
Conseguem explicar-me a diferença de... critérios (sem ser com citações do Acórdão Slimani)???"

Rui Gomes da Silva, in A Bola

Pela Europa

"Entre paraísos, infernos e purgatórios, aproximam-se do fim os campeonatos na Europa.
Não abordando aqui o nosso, o que vemos? Confirmações, surpresas, desilusões.
Em Itália, apesar de um péssimo arranque, a Juventus vai festejar mais um título. Já o AC Milan continua a percorrer a penosa calçada sem Europa, onde já foi a maior referência. O Arouca transalpino é o Sassuolo, em excelente lugar.
Em Espanha, vai haver sprint entre os habituais candidatos, depois da débacle do Barça. Nada de novo na luta pela sobrevivência. Surpresa pela negativa o aportuguesado Valência (11.º!) e pela positiva o galego Celta (6.).
Em França, mais do mesmo, com PSG tão à vontade, mas incapaz de chegar às meias da Champions. Pela positiva, o Nice luta por um segundo lugar na mesma competição, assim fazendo lembrar os seus velhos tempos. Ao invés, outro icónico clube passado, de Fontaine e Kopa - Stade de Reims - luta para não descer e o Marselha é o 15.º, já não ganhando em casa há 14 jogos, como há dias, referia A Bola.
Na Alemanha, a boa surpresa vem do clube berlinense - Hertha - mais habituado a lutar pela sobrevivência e agora em 4.º lugar, atrás só do Bayern, do regressado Dortmund e do habitual clube do quase (Leverkusen). Pela negativa, o antes consagrado Werder Bremen e o bem conhecido Eintracht Frankfurt, em posição de despromoção.
Por fim, o melhor campeonato o inglês. Da surpresa do quase campeão - Leicester - já aqui escrevi. Do Chelsea (10.º), Liverpool (8.º) e até Everton (11.º) vêm as surpresas negativas. Vai descer, o Aston Villa, um dos poucos clubes que ainda não havia provado o amargo da divisão secundária."

Bagão Félix, in A Bola

Benfiquismo (LXXXI)

O desejo....