"Hoje é o Dia das Mentiras. Parece que a origem deste dia vem de França, há alguns séculos. E, por cá, tornou-se, numa versão mais pitoresca e benigna, o consagrado dia das petas. Porque, para mentiras propriamente ditas, há dias todo o ano.
Lembro-me, menino e moço, da aposta que fazia com colegas para descobrir, em primeiro lugar, a peta dos jornais que folheávamos sofregamente. Hoje, creio que se terá perdido esse cândido fascínio adivinhador. Provavelmente porque a peta se espalhou por todos os dias do calendário, no meio de notícias em catadupa que ora aparecem, ora logo desaparecem. A mentira espalha-se virulentamente, como que metarmorfoseada numa nova especiaria comportamental. Vestindo-se ou transvestindo-se de muitas e sofisticadas formas: omissão, meia verdade, exagero, rumor, incoerência, quimera, ilusão, insinuações e até, às vezes, uma versão oficial por via do Diário da República.
Aparentemente estamos perante uma contradição. Há mais informação, a notícia corre célere, a imagem documenta até em excesso, e, todavia, a mentira floresce, a cada instante, em toda a parte. As redes sociais e as novas tecnologias transformam facilmente uma mentira numa aparente e leviana verdade.
Se, no futebol, tivesse que eleger a mentira mais repetida diria que é o amor declarado de uma esmagadora maioria de jogadores ao clube em que vêm jogando. Uma mentira do coração no coração da mentira! E a mentira mais técnica é a costumeira frase 'enquanto for matematicamente possível...'. Uma mentira aritmética na aritmética da mentira.
Chega de conversa. Vamos, agora, descobrir a peta de A Bola..."
Bagão Félix, in A Bola
PS: A mentira da Bolha foi demasiado descarada, o Brunão não fará as pazes com ninguém, seja o Duque ou outro qualquer... Agora a mentira do Rascord, apesar de parecer absurda (o regresso do Desdentado da 'reforma'!!!), tenho de fonte segura, que houve alguém a pensar seriamente no assunto...!!! Mas o próprio, achou que a actual campanha em seu favor, poderia sair prejudicada!!!