Últimas indefectivações

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Lixívia (23/24) - 1


Tabela Anti-Lixívia
Benfica.........0 (-3) = 3
Corruptos.....3 (0) = 3
Sporting......3 (+2) = 1
Braga............0 (0) = 0

ADENDA: Decidi alterar um dos critérios, para a minha subjetiva interpretação dos factos arbitrais da jornada: até agora os tempos exagerados de desconto, não entravam para as contas, mas com a alteração dos critérios por parte do CA, e de grande parte dos jogos terem mais de 7 minutos de compensação, a partir de agora, sempre que um resultado sofrer alterações, na ponta final das compensações, e essas compensações não se justificarem, irei calcular esses golos, para o meu julgamento!
Sendo assim, na 1.ª jornada, o Sporting, chegou à vitória, aos 9 minutos de compensação, numa 2.ª parte, que teve 4 paragens para substituições, e duas celebrações de golo, sem paragens para assistência médica, sendo assim justificava-se cerca de 5 minutos, e não os 8 que foram dados!!!

Já tinha escrito que esta época, podia vir a ser uma 'cópia' de 2010/11, quando o Benfica após ser Campeão, nas 4 primeiras jornadas, perdeu 3 jogos, todos, com arbitragens criminosas: Cosme Machado, Proença e Benquerença para terminar o 'trio'!!!

Aquilo que assistimos no Bessa, em conjunto com o branqueamento que se fez imediatamente a seguir, em todas as televisões, e jornais, chegando a maioria ao cumulo do absurdo, de considerar esta arbitragens como exemplar, só confirma os meus receios!

O Tugão em todos os seus tentáculos, está preparado e totalmente convencido que é 'essencial', fundamental mesmo, o Benfica não ser BiCampeão! Valeu tudo na Segunda à noite no Bessa, vai valer tudo, até ao fim da época...

E nada melhor, que começar 'cedo', para evitar a criação duma onda de entusiasmo benfiquista... E como muitos benfiquistas, preferem encontrar sempre os culpados internos, em vez de defender o Clube e os seus objetivos desportivos, não será muito difícil criar instabilidade...

A 'cassete' do temos que jogar muito melhor do que os outros, porque jogar somente melhor não chega; a 'cassete' das opções 'erradas' do treinador; a 'cassete' dos jogadores estarem acomodados; a 'cassete' da Direção Vieirista, já está a ser preparada!!!

No Bessa, ficaram 2 penalty's por assinalar a favor do Benfica; foi perdoada uma expulsão ao Makouta aos 10 minutos de jogo (e minutos depois quando fez penalty, também devia ter levado o 2.º Amarelo); no 2.º penalty cometido pelo Filipe Ferreira, recebemos uma aula de anatomia, aparentemente os Bíceps, fazem parte do Ombro!!! E no 3.º golo do Boavista, existe uma falta clara sobre o Bah, pontapé na sua perna direita, antes de qualquer contato com a bola, por parte do jogador do Boavista... Sendo que neste lance, ainda antes desta disputa de bola, em zona frontal da área, junto da meia-lua existiu outra disputa de bola, que me pareceu falta, mas não houve uma única repetição...

O Amarelo ao Seba podia ter sido Vermelho, o Malheiro devia ter expulso perto do fim quando agrediu o Jurásek (além disso fez pelo menos 5 faltas, algumas em zonas perigosas, e nem sequer levou um Amarelo).

Quando saíram os 3 Amarelos 'cedo' para o Boavista, alguns benfiquistas devem ter ficado surpreendidos, eu, fiquei com medo, pois sabia que o Lagarto do Nobre iria 'compensar'!!!

A expulsão do Musa é justa, sendo que a pisadela é completamente acidental, após um mau domínio de bola... A entrada do Makouta sobre o Neves, é propositada: esticou a perna, quando percebeu que ia chegar atrasado, e levantou os pítons intencionalmente, para intimidar o adversário...

No penálti do Toni, existem dois jogadores no ar, um falha o remate, e depois temos o choque... até aceito a marcação do penálti mas ao contrário não seria marcado!

Na expulsão do Lourenço, o VAR finalmente interviu... a única decisão 'favorável' ao Benfica durante o jogo todo, nas decisões importantes, contra o Benfica, não foi preciso o VAR, a Lagartixa foi 'corajosa'!!!

Depois do que se passou em Chaves o ano passado, a puta devia ter vergonha de apitar o Benfica, mas como se viu, apitou com as costas protegidas, e orgulhoso da sua falta de integridade!!!



Três notas nos outros jogos (este ano vou acompanhar também o Braga):
- em Braga, falta onde nasce o golo dos da casa, não existe, simulação do Abel Ruiz; expulsão perdoada ao Borja por agressão a um adversário, com o jogo parado: inacreditável a decisão do Veríssimo e do VAR neste lance...
- Nada a assinalar no Alvalixo, além do regresso dos assobios Lagartus!!!
- Em Moreira de Cónegos, nos primeiros 10 minutos, já tinham sido assinaladas 4 faltas a favor dos Corruptos, após simulações nojentas dos jogadores Corruptos!!! Os árbitros até podem 'tentar', mas as simulações são tantas, que é impossível resistir...

Anexos (I):
Benfica
1.ª-Boavista(f), D(3-2), Nobre, (Narciso, A. Campos), Prejudicados, (-3 pontos)

Sporting
1.ª-Vizela(c), V(3-2), Melo, (Narciso, V. Marques), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)

Corruptos
1.ª-Moreirense(f), V(1-2), Malheiro(Rui Costa, C. Martins), Nada a assinalar

Braga
1.ª-Famalicão(c), D(1-2), Veríssimo(Rui Costa, T. Costa), Beneficiados, Sem influência

Anexos(II)
Penalty's (Favor/Contra):
Benfica
0 / 1

Sporting
0 / 0

Corruptos
0 / 0

Braga
0 / 0

Anexos(III):
Expulsões (Favor / Contra)
Minutos (Contra - Favor = Superioridade/Inferioridade):
Benfica
1 / 1
Minutos:
57 - 7 = 50m (inferioridade)

Sporting
0 / 0
Minutos:

Corruptos
0 / 0
Minutos:

Braga
0 / 0
Minutos:

Anexos (IV):
Com influência (árbitros ou Var's):
Benfica
Nobre - -3
Narciso - -3

Sporting
Melo - +2
Narciso - +2

Corruptos

Braga

Anexos(V):
Árbitros:
Benfica
Nobre - 1

Sporting
Melo - 1

Corruptos
Malheiro - 1

Braga
Veríssimo - 1

Anexos(VI):
VAR's:
Benfica
Narciso - 1

Sporting
Narciso - 1

Corruptos
Rui Costa - 1

Braga
Rui Costa - 1

Anexos(VII):
AVAR's:
Benfica
A. Campos - 1

Sporting
V. Marques - 1

Corruptos
C. Martins - 1

Braga
T. Costa - 1

Anexos(VIII):
Jogos Fora de Casa (árbitros + VAR's)
Benfica
Nobre - 1 + 0 = 1
Narciso - 0 + 1 = 1

Sporting

Corruptos
Malheiro - 1 + 0 = 1
Rui Costa - 0 + 1 = 1

Braga

Anexos(IX):
Totais (árbitros + VAR's):
Benfica
Nobre - 1 + 0 = 1
Narciso - 0 + 1 = 1

Sporting
Melo - 1 + 0 = 1
Narciso - 0 + 1 = 1

Corruptos
Malheiro - 1 + 0 = 1
Rui Costa - 0 + 1 = 1

Braga
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Rui Costa - 0 + 1 = 1

Anexos(X):
Jornadas anteriores:

Anexos(XI):
Épocas anteriores:

Terceiro Anel: Boavista...

Águia: Boavista...

Empate...

Benfica 2 - 2 Sporting
Melro(50'), H. Félix(65')


Duas vantagens desperdiçadas, num derby onde o Benfica 'baixou' alguns jogadores, tendo em vista a UEFA Youth League. É bom que os jogadores ganhem algumas dinâmicas coletivas, mas faltaram o Wynder e o Varela lesionados... e o Rafa Luís também poderá jogar na UEFA...

Que se repita...


"A última vez que sofremos uma derrota na estreia de um campeonato foi na temporada 2013/14, ou seja, há exatamente uma década atrás. Também foi fora de casa, diante do Marítimo. Tanto o Sporting como o FC Porto saíram vitoriosos, assim como aconteceu agora.
Vale a pena recordar que nos sagrámos campeões naquela época. Que essa história se repita uma vez mais.
Vamos em frente!"

Boavista 3 - 2 Benfica

"Não vi a primeira parte, logo a minha análise será enviesada uma vez que não tenho a leitura total da partida. Daquilo que vi na segunda parte, o que posso dizer é que assisti a uma daquelas partidas quem fez apaixonar pelo desporto rei, golos, erros, emoção e incerteza, superação, injustiça e frustração! A segunda parte teve de tudo.
A realidade é que Musa é, infelizmente, bem expulso, nada a dizer sobre o lance apesar da infelicidade do Musa que pisa a bola e vê o pé resvalar para a perna do jogador do Boavista, expulsão sem nada a dizer, o problema foi lance sobre Neves aos 10 minutos que não teve a mesma análise, o problema são as dezenas de lances idênticos levados a cabo pelos atletas do Porto e Sporting e que não são alvos do mesmo critério disciplinar, isso sim é injusto.
Depois o timing, Schmidt lê rapidamente o jogo, mas a sua alteração esbarra no golo marcado pelo Boavista no lance subsequente à expulsão, ou seja, nem se consegue analisar se a substituição foi ao encontro daquilo que Schmidt pretendia, reforçar a defesa para assegurar maior capacidade defensiva.
No entanto a resposta da equipa é brutal, nos minutos seguintes como que abafou o Boavista e mais parecia que estes estavam com 10 elementos e não o oposto…mas para marcarmos foi preciso insistir, insistir e insistir, para se alcançar o golo que repunha a justiça no marcador!
Mas parece que muita gente já não sabe o que é futebol e o quanto apaixonante pode ser por momentos que vieram a seguir, num lance algo atabalhoado da nossa defesa…Ody não é isento de culpas, mas os colegas de setor também não, a culpa é coletiva e não apenas de um, o resultado foi um pênalti escusado e o respetivo empate a dois minutos do término o tempo regulamentar, chegados os descontos de tempo, canto a 2 minutos do término da partida remate fantástico de Neres e bola na barra…por apenas 4/5 cm o Benfica passou de super equipa a equipa cheia de problemas devido ao golo sofrido em lance de contra-ataque puro e duro…tem consciência que a equipa que estava com 10 elementos desde o minuto 50 é que sofreu um golo em contra ataque aos 110 minutos não têm?
Por causa disso abateu-se o Carmo e a Trindade sobre a nossa equipa…o treinador não sabe mexer, os jogadores amuam no banco, os reforços são maus e o que lá estão dentro são pinos com olhos.
Que coisa fantástica não é?
Enfim, perdemos naquilo a que se pode chamar de grande jogo de futebol, com golos e emoção.
Duvido que venhamos a perder muito mais vezes a jogar da forma que jogámos ontem, mas também prefiro perder assim a ver futebol de ataque do que vencer a ver futebol defensivo!
O resto tenho a certeza que a equipa dará uma resposta à altura no próximo jogo."

Isto hoje não era mesmo para pontua


"Boavista 3 - Benfica 2

Apontamentos escritos em direto.
00' No topo norte do Bessa. Nenhum camarote ou lugar de central substitui o brutal benfiquismo dos adeptos comuns, que tantas atenções têm para comigo. É aqui o meu lugar, em todos os estádios, sempre!

00' Musa, a arma secreta que sai do banco, está hoje no onze. João Mário de fora, decisão esperada...

20' Estou habituado a más entradas do Benfica nos jogos. Até agora, neste jogo, só vi a dureza do Boavista. E foi tudo. E foi pouco.

21' Rafa, Di María... 1-0! Transição, assistência e golo!!! 1904, 1904, la-la-la-la-la-la-la-la, 1904, 1904! O topo norte está ao rubro!

45' Primeira parte com pouco futebol. Na frente muitas decisões erradas. Atrás temos António Silva em bom nível e, aqui mesmo debaixo das minhas barbas, vejo o Vlacho quase tão espetador como eu.

46' O Benfica vai atacar para esta baliza. Espera-se mais inspiração, vamos, crl!!!

50' Musa no olho da rua. Revejo o lance no telemóvel do vizinho. Exagerado? Fica para memória futura. Já vi pisões mais maldosos serem ignorados. Adivinhem de quem...

54' Sai Di María - OK, não defende... -, mas entra Morato?

55' 1-1 fdx! Isto está a ficar complicado.

75' grande desmarcação do Jurásek, centro e vai uma, não, e vão duas, não, e vão três, goooooooooolo, Rafaaaa!!! La, la, la, la, la, eu amo o Benfica...

88' onde anda o Vlachodimos... penalti. E ele não defende um. Já fomos, pqp. 2-2, claro.

90' Deu 10 min, vamos Benfica!!!

113' 3-2 num contra ataque, que mais nos havia de acontecer?

Expulsão, penalti, bolas na barra, jogo aos repelões, nunca fomos dominantes. Derrota, apesar de tudo, imerecida. Lições, muitas, para o futuro."

Falar Benfica #127

Vinte e Um - Como eu vi - Boavista...

5 minutos: Diário...

A Verdade do Tadeia - Flash - Benfica...

A ausência de Estado de Direito, continua...





Começar bem


"1. O Benfica começou a temporada oficial às mil maravilhas batendo o FC Porto na decisão da Supertaça Cândido de Oliveira. Viva o Sport Lisboa e Benfica!

2. Foi um jogo típico. Não um jogo típico de início de estação. Mas um jogo típico daquilo que é uma cultura lamentável de antidesportivismo e de arruaça permanente. Todos esses factores, felizmente alheios ao Benfica, só valorizam a vitória da nossa equipa de futebol. As tristes figurinhas do costume do treinador da equipa adversária são já um embaraço para o futebol português. Se não são, deviam ser.

3. O Benfica foi a Aveiro conquistar mais um título oficial para o seu palmarés. Não fez uma primeira parte de grande nível, longe disso, mas fez uma segunda parte à campeão. O que nada tem de espantar porque o Benfica é, na realidade, o campeão nacional de futebol.

4. Os incidentes protagonizados pelo treinador do FC Porto irão agora ser analisados pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. Que regulamento punirá um treinador que diz 'não saio' quando o árbitro o expulsa?

5. O Benfica parece ter resolvido as necessidades do seu plantel para a época de 2023/2024 que arrancou nesta última quarta-feita em Aveiro com o resultado que se sabe. As duas últimas contratações incidiram sobre as posições de guarda-redes e de ponta de lança. Para a baliza chegou o ucraniano Anatoliy Trubin, um guarda-redes internacional de 22 anos que vem do Shakhtar Donetsk, um clube com o qual o Benfica tem excelentes relações graças à lisura de processos evidenciada no momento da contratação de David Neres, outro ex-Shakhtar, no mercado do verão do ano passado.

6. Para o lugar de ponta de lança chegou Arthur Cabral, um brasileiro de 25 anos que mostrou serviço na Europa com a camisola do Basileia e, posteriormente, com a da Fiorentina. Cabral tem créditos de goleador. O jogador aterrou em Tires sem prestar declarações à imprensa, mas o seu pai, Élio Cabral, não demorou a partilhar o sentimento familiar do momento: 'O Arthur está feliz. O Benfica é um clube grande que disputa a Liga dos Campeões e que luta pelo título. Está muito feliz, é uma grande oportunidade de fazer bons jogos e de ser campeão português', afirmou.

7. A pouco menos de três semanas do fecho do mercado, e fazendo fé no que se lê na imprensa desportiva (e não só), falta apenas ao Benfica ir buscar um defesa-lateral para a direita que seja uma opção sólida a qualquer eventual impedimento do nosso dinamarquês Alexander Bah, que se fartou de apanhar pancada em Aveiro."

Leonor Pinhão, in O Benfica

O ataque do Pantera Negra


"Eusébio foi a peça-chave da conquista da 6.ª dobradinha do Benfica

Em 1971/72, passado um mês de se sagrar bicampeão nacional, o Benfica chegou à final da Taça de Portugal, na qual iria enfrentar o Sporting, no Jamor. Pelo caminho ficou o FC Porto, que havia sofrido uma goleada dos encarnados, por 6-0, na meia-final, no Estádio da Luz.
A final foi um jogo de nervos, mais emotivo do que técnico, em que as duas equipas lutaram arduamente pela vitória. Contudo, a equipa benfiquista andava a realizar uma campanha extraordinária desde o início da época e tinha... Eusébio. A veia goleadora do Pantera Negra foi decisiva para a conquista ad Taça, ao marcar um hat-trick, traduzindo-se em todos os golos encarnados desta final que terminou 3-2.
Eusébio inaugurou o marcador, aos 19 minutos, graças ao seu 'sexto sentido para o golo, que ele tão surpreendentemente e em tão larga escala, possui'. O guardião da baliza leonina, ao defender um remate de Diamantino, fez ressaltar a bola, e Eusébio chutou-a de volta, sendo defendida por Hilário, mas o esférico regressou novamente para o avançado benfiquista, que, 'muito oportuno, limitou-se a empurrar a bola para dentro da baliza'.
No segundo tempo, o Sporting empatou, ao converter uma grande penalidade, e, aos 64 minutos, Dinis colocou a sua equipa na dianteira. Quatro minutos depois, o Benfica voltou a empatar o resultado, pois, no 'seguimento de um canto apontado por Nené, Eusébio elevou-se e rematou vitoriosamente de cabeça'.
Sem alterações até ao fim do tempo regulamentar, o jogo foi a prolongamento, e, caso nesse período não se apurasse um vencedor, a final voltaria a realizar-se no dia seguinte. E parecia que seria isso mesmo que iria acontecer, mas, a três minutos do fim, Eusébio foi chamado para executar um livre: 'Bem cá atrás. Agachado, como uma pantera. Pantera que prepara o salto. (...)' e, então, as 'garras distendem-se, soltam-se, retalham a bola. Um estouro. Um morteiro'! Com esta grande prestação, o 'moçambicano reeditara, em terras do Jamor, o mito do herói da Taça'.
Estava conquistada a 15.ª Taça de Portugal do Benfica, que fez assim a sua 6.ª dobradinha. Para Eusébio, que foi o melhor marcador encarnado nesta edição da competição, esta foi a 5.ª vez que venceu uma prova-rainha pelo Clube.
Saiba mais sobre Eusébio na área 24 - O Pantera Negra e Outras Lendas, do Museu Benfica - Cosme Damião.'"

Lídia Jorge, in O Benfica

A época que aí vem


"A temporada futebolística que agora começa vai ser um enorme desafio. Já percebemos que as tradicionais forças do obscuro continuam com a cabeça fora de água, por isso só há uma receita: temos de ser melhores em campo, sempre. Física e mentalmente. Se o adversário jogar com 15 elementos, a solução é encontrar o fundo das redes do adversário mais vezes, tantas quantas forem necessárias, para conquistar os 3 pontos. E ser sempre mais inteligente emocionalmente.
Esta vai ser uma época de tudo ou nada para quem finge estar saudável, mascarando orçamentos e operações financeiras para ocultar anos e anos de fugas para a frente. Seja para Vigo ou para junto dos amigos que trabalham nos bancos mais próximos. Cabe-nos não dar hipóteses, porque a conjuntura que está preparada para os próximos anos a isso nos obriga. Na Liga dos Campeões, apenas uma equipa portuguesa terá entrada direta - com os muitos milhões que isso acarreta. As restantes vão passar mal, dado o fosso que irá ser criado.
Por outro lado, o futebol europeu enfrenta um dos seus momentos mais delicados, depois do que se passou com a novela da Superliga sersus Liga dos Campeões. Agora, o perigo vem da Arábia Saudita, com a sua política oficial e governamental de entrada no mundo do desporto. Golfe, ténis, automobilismo e futebol são algumas das modalidades onde os sauditas estão a investir em força. O desvio de artistas do futebol europeu para o Médio Oriente poderá até enfraquecer algumas equipas de destaque, e essas brechas vão ser aproveitadas por quem sonha com mais receitas. É neste cenário, interno e externo, que o Sport Lisboa e Benfica se vai mover nos próximos meses. Há areias movediças pela frente, por isso todos vamos ser necessários para que não ocorram acidentes de percurso. É preciso acreditar no bom trabalho que está a ser feito. Para deitar abaixo, já bastam os outros."

Ricardo Santos, in O Benfica

Juventude em ação


"Durante uma semana, pelo menos uma, o mundo mostrou a si mesmo que é possível juntar no mesmo sonho a humanidade inteira. Independentemente da motivação religiosa, importa aqui salientar que estes jovens de todos os países não peregrinaram apenas para rezar, eles vieram para discutir amiudadamente os males da humanidade e do planeta. O foco principal desta reflexão em torno do papel que a Igreja Católica desempenha e pode desempenhar em beneficio de todos terá sido a justiça social e a paz, sendo que as desigualdades acentuam ainda mais o sofrimento humano provocado pelas catástrofes da mudança climática. Sem dúvida que estas são as grandes preocupações do momento e a agenda principal das Nações Unidas e da maioria das nações do mundo. Pelo que vamos vendo nos noticiários, entre concentrações inéditas de riqueza, guerras e catástrofes naturais, ainda há muito a fazer, e às vezes a humanidade parece desviar-se da rota. Mas quando vemos jovens mobilizarem-se desta maneira, jovens cheios de sonhos e de energia para os concretizar, temos, apesar de tudo, alguns motivos para sorrir. É que há muito futuro na juventude, e esta parece querer abraça-lo com as duas mãos!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"1
13 convocadas do Benfica (entretanto 2 saíram para outros clubes), só 1 chegou aos oitavos de final do Campeonato do Mundo: Christy Ucheibe, da Nigéria, fundamental no meio-campo da seleção do seu país;

2
Décio Andrade e Eliana Bandeira foram medalha de prata no lançamento do martelo e lançamento do peso, respetivamente, nos Jogos Mundiais Universitários;

3
Sisínio Ambriz conseguiu o bronze nos 110 metros barreiras no Campeonato da Europa sub20 e estabeleceu o novo recorde nacional (13,29 segundos);

4
São 4 os jogadores do Benfica chamados pela seleção do Brasil para a Copa das Nações de futsal: Léo Gugiel, Arthur, Diego Nunes e Rocha

9
O Benfica conquistou a 9ª Supertaça de futebol do seu palmarés;

65
Que podem chegar a 80 milhões de euros. A transferência de Gonçalo Ramos representa, caso sejam atingidos todos os objetivos, a 2ª maior mais-valia de sempre do Benfica numa alienação de um passe, só abaixo da conseguida com João Félix. O montante total é apenas superado pelos das transferências de João Félix (126), Enzo Fernández (121), Darwin (80) e, para já, Rúben Dias (71,6). O jovem avançado formado no Benfica teve um desempenho excelente em 2022/23, apontando 27 golos, todos de bola corrida, uma marca só superada, desde 1990, por Jonas (3 vezes), Cardozo e Darwin. Na equipa A do Benfica, Gonçalo Ramos marcou 41 golos em 106 jogos oficiais, 30 no campeonato Nacional, 8 na Liga dos Campeões. Entre os futebolistas formados no Benfica Campus, é o 2º com mais jogos no estádio da Luz (Rúben Dias lidera);

224
Ao atingir 224 jogos em competições oficiais pelo Benfica, Odysseas Vlachodimos passou a ser o 54º com mais jogos oficiais de águia ao peito."

João Tomaz, in O Benfica

A Verdade do Tadeia #2024/07 - Boavista surpreende o campeão

A Verdade do Tadeia - Flash - Corruptos...