Últimas indefectivações

quinta-feira, 15 de junho de 2017

'Mails', videoárbitro e o artigo 140.º A (ou só como o Benfica os preocupa)

"Com toda esta guerra o Benfica vai ter um enorme aliado no... videoárbitro

, no mundo da comunicação (e, por força dos muitos anos passados por lá, ... na política) uma expressão inglesa, a silly season – e aqui recorro, de forma simplista, às definições da net – que ... designa o período do ano de menor intensidade informativa nos media, geralmente o período de verão (que pode ser traduzida por estação ridícula) período durante o qual os critérios de selecção jornalísticos tornam-se mais flexíveis, passando a considerar como relevantes assuntos que, geralmente, não constituiriam objecto de notícia.
Isto explicará muita coisa, não acham …. 
Silly Season … estação nossa, ridículos os outros …

Palavras de outros ... para explicar o que já todos percebemos
Não sei a quem a José Marinho se referia, numa das suas últimas publicações, sobre o caso que - ao que parece - pôs o País do Futebol a discutir privacidade e pedidos!
Repetindo o que aqui fiz há uns dias, volto a citar quem cita, porque a citação é perfeita:
«Continuo a preferir não me dar ao trabalho de escrever algo que tão bem está a ser explicado por outros:
Esta primeira página [confesso que os jornais "da corda" fazem tantas com a mesma notícia que já não sei a qual se refere, embora o conteúdo seja sempre o mesmo] tem um mérito.
É reveladora para todos aqueles que conhecem o assalto que se anda a preparar por detrás da cortina. 
Um assalto que envolve um clube, vários meios de comunicação social que lhe são afectos, alguns antigos árbitros a que esses meios dão guarida e mais alguns personagens de baixo relevo.
Uma estratégia que tende a obrigar o presidente da Comissão de Arbitragem a tomar medidas.
E que medidas são essas?
Afastar árbitros que esse clube considera que não são influenciáveis pela sua habitual teia de controladores e principalmente levar Fontelas Gomes a corrigir a sua primeira decisão de não aceitar a curiosa insistência de Pedro Proença de colocar antigos senhores do apito ao serviço do videoárbitro.
Apesar da insistência de Pedro Proença, a decisão da FPF é a de colocar árbitros de segunda categoria a regular a nova tecnologia.
Mas a estratégia está montada e nem é preciso recorrer à pirataria informática para a denunciar.
Basta falar com Fortunato Azevedo, um dos especialistas que o jornal O Jogo usa para chegar à curiosa conclusão de favorecimento do Benfica pelo grupo dos oito que, pelas ruas e cafés de Braga, há várias semanas assegura que estavam identificados os árbitros benfiquistas, que eles já tremiam e que a estratégia seria correr com todos eles e tomar de assalto a arbitragem.
De novo.
Porque, a bem dizer, todo este esforço não corre no sentido de punir o Benfica com algo que não existe mas sim o de assaltar um poder que consideram, como sempre consideraram, decisivo para a recuperação da hegemonia do futebol português.
E para isso acontecer, montaram uma estratégia que começa a estar à vista de todos.
Usando um presidente da Liga, recorrendo a alianças com outros clubes, pirateando e-mails para criar um efeito de diversão e finalmente tomar de assalto a arbitragem, recorrendo a velhas amizades de antigos árbitros cirurgicamente colocados em meios de comunicação editorialmente controlados.
No fundo...é isto.
(By José Marinho, in Facebook
Até pode ser uma posição que, embora esteja assinada por José Marinho, não seja de ... José Marinho ... tantas e tão frequentes são as hipóteses de falsificação e de usurpação de identidades de perfis, neste mundo em que tudo é volátil ...
Mas presumindo ser dele (o artigo que não o texto inicial) nada melhor, como ele diz, ... "continuo a preferir não me dar ao trabalho de escrever algo que tão bem está a ser explicado por outros"!!!

O videoárbitro contra a Santa Aliança
Ora, com toda esta guerra, o Benfica vai ter um aliado enorme no … vídeo árbitro! Não que tire uma palavra ao que aqui escrevi há duas semanas.
Nem uma palavra, mantendo, ipsis verbis, o que acho do vídeo árbitro, num artigo em que segui, de muito perto, a opinião de Paulo Garcia.
Mas, com toda esta pressão, com toda esta guerra dos mails e dos seus hipotéticos sinais, o que pretendia o Porto?
Nada mais nada menos que condicionar as arbitragens, já que, por imposição da UEFA, equipa é coisa que … não irão ter.
Pois esse é o objectivo de quem anda com estas coisas.
Ora, o vídeo árbitro, afinal, vai impedir que a pressão junto dos árbitros resulte, porque, querendo parecer mais papistas que o Papa, ao não apitar casos flagrantes, de forma a prejudicar, directa ou indirectamente, o Benfica, e a beneficiar, directa ou indirectamente, o Porto (e, por arrastamento, o Sporting), os árbitros serão confrontados com as imagens de quem, cá de cima, não pode deixar de ver o óbvio.
Ou seja, tudo isto teria alguma utilidade, não fosse o vídeo árbitro …
Até porque – depois dir-me-ão – que nunca por nunca um árbitro de campo irá contrariar a indicação de quem está a ver o jogo … na televisão!
O que prova que nem sempre ter razão é o que melhor serve os nossos interesses!
A não ser que passemos a ter a classificação da Liga, da Liga da Verdade e … da Liga da Verdade do Vídeo Árbitro!!!

Palavras minhas ... Para explicar o que não precisa de explicação
1 ano, o mundo do futebol foi moralizado com a introdução de uma norma … para me afastar da televisão. A mim, passe a imodéstia! O famoso artigo 140.º A do Regulamento Disciplinar da Liga. E, para que não restem dúvidas, … sem culpa de Pedro Proença! Que foi o autor material – como lhe pediram – mas não foi o autor moral dessa norma! Nem ele nem Luís Filipe Vieira que, internamente, na estrutura do Benfica, sempre se bateu para que a norma não fosse respeitada, tão absurda era a sua génese, a sua formulação e a sua legitimidade! Mas, para já, o que interessa é que não conseguiram o que queriam. Mas – tão grande era o ridículo – que acabaram por a revogar! Um obrigado à SIC, pelo que se bateu contra esse abuso – em nome de princípios e da liberdade de imprensa – e de todos os que consideraram – muito especialmente aqui em A Bola – essa norma, no mínimo, … imoral! Um dia contarei a história desse artigo! Um dia …

E do Canelas, Futebol Clube ... do Porto ... Ninguém diz nada???
para que nada nem ninguém lá daquelas bandas julgue que o barulho faz com que esqueçam os nossos podres … na Federação ninguém quer saber do Canelas, Futebol Clube … do Porto? Com investidor chinês interessado e tudo … pois então!!! Da Associação já sabíamos que ninguém quereria saber! Agora da FPF, … também não???"

Rui Gomes da Silva, in A Bola

Juvenis - 9.ª jornada - Fase Final

Benfica 2 - 0 Braga


Campeonato mal perdido, a 'roubalheira' no Benfica-Sporting, acabou por ser decisivo... Mesmo assim, foi notório um abaixamento de forma de alguns jogadores, neste final de época, principalmente após os compromissos das Selecções...
Agora, ainda falta uma jornada... em Alcochete e é para ganhar!



PS: Gostei de ver esta tarde na BTV na Gimnáguia...!!!

Fake News IV

"Sabem o que é mais engraçado dos emails..? É que nota do árbitro Manuel Mota não foi modificada - e ainda bem - o filho do Adão Mendes não foi promovido e o Nuno Cabral deixou de ser delegado da Liga. Este polvo é muito fraquinho.
E Luís Filipe Vieira foi mais vezes castigado no mandato de Mário Figueiredo do que no mandato de qualquer outro presidente da Liga."


"De 2013 a 2017:
Sporting 40 penaltys, 15 com o jogo empatado.
Porto 35 penaltys, 18 com o jogo empatado.
Benfica 27 penaltys, 7 com o jogo empatado."


"Os últimos 4 campeonatos (Minutos em superioridade numérica) :
Sporting - 628'
Porto - 456'
Benfica - 368' "

Profeta do Benfica, in Twitter

"O jornal O Jogo foi escutar o senhor Carlos Coutada para traçar um perfil de Adão Mendes.Disse o ex-dirigente da FPF que afastou o ex-árbitro da Associação de Futebol de Braga porque queria mais transparência. Assim tipo Fortunato Azevedo que agora, por sinal, é um dos árbitros do fantástico tribunal do jornal O Jogo. O curioso é que o jornal O Jogo podia ter poupado nos custos e se queria falar com alguém que pudesse ter uma opinião bem fundamentada sobre Adão Mendes podia ter ouvido o líder dos Super Dragões ou repescado aquela singela parte de um comunicado da claque onde se elogia a competência de Adão Mendes. Sobre Carlos Coutada...um antigo presidente da Associação de Futebol de Braga, no tempo em que as Associações punham e dispunham e principalmente controlavam a arbitragem na Federação. O tempo dos chitos, dos quinhentinhos, das jarras e outras manifestações da mais pura transparência."






Basicamente é isto!!! A manipulação descarada continua, o aproveitamento nojento por causa das audiências continua... Tudo, porque os Corruptos estão à beira de 'rebentarem', os Lagartos são sempre Lagartos... e assim, o grupinho da Global Notícias implementou a política de terra queimada, tentando denegrir tudo e todos... tentando afastar patrocinadores, e adeptos...!!!
Tudo em cima de um não facto!!!

Só três notas:
- a semana passada depois da divulgação manipulada na TV, publicaram na integra os tais e-mails! Como foram facilmente desmontados, este semana, mudaram de estratégia: só publicaram 'partes' dos ditos e-mails, envolvendo o Paulo Gonçalves... porque sabiam que com o mínimo de contexto, tudo seria absolutamente normal...!!!

- aliás o desespero é tanto, que Mário Figueiredo (ex-Presidente da Liga), respondeu, explicou que a comunicação com Paulo Gonçalves foi 'normal', que as frases foram descontextualizadas... e ainda acrescentou que os Corruptos estavam habituados a beneficiar de favores criminosos, e quando começaram a ser tratados, como todos os outros, não gostaram...!!! Mesmo assim, o Nojo ainda conseguiu manipular a resposta de Mário Figueiredo e publicou em 1.ª página, com um título, mentiroso, insinuando que o ex-presidente da Liga, corroborava as acusações pifías !!!

- já agora, será que o CD abriu um processo de inquérito às palavras do Presidente dos Lagartos, que acreditando nas suas palavras, na famosa gravação da 'Puta da Gala', afirma que basta um telefonema da África da Sul e muda tudo???!!!!!

A VAR vamos

"Nas suas inteligentes e humoradas asserções, Dalai-Lima (não confundir com Dalai-Lama) escreveu, há dias: «Vídeo-árbitro em todos os jogos já para o ano pode lançar 3000 comentadores televisivos no desemprego».
Será mesmo assim? Não que não haja quase 3000 comentadores desportivos (melhor, futebolísticos), nos quais me incluo através da Bola TV, considerando que alguns se reproduzem à velocidade dos girinos. Mas, quanto ao despedimento por causa do vídeo-árbitro (em apalermado acrónimo é o VAR, lido em certas partes do país como BAR), permito-me, com a devida vénia, discordar.
Acho até que o tempo de alguns programas dedicados ao futebol, perdão à arbitragem, vai ficar mais enriquecido com este novo protagonista arbitral. Passamos a ter, o árbitro de campo, os dois árbitros assistentes, o 4.º árbitro, as múmias paralíticas da linha de fundo nas provas europeias e agora o tal de VAR. Vai ser um fartote.
Haverá menos casos para esmiuçar até ao tutano? Tirando aspectos de pura geografia campal e de cartolina, não sei, confesso. De uma coisa, porém, estou certo. A confusão vai continuar e a subjectividade imperará entre os mais acérrimos defensores de causas perdidas. É que sempre haverá casos onde a dúvida não se esvanece, por exemplo, quanto a dois factores não mensuráveis: a intencionalidade e a intensidade. A não ser que os canais televisivos se minuciem com aparelhagem sofisticada e polígrafos ultra-sensíveis. Lá teremos que gramar as suspeitas sobre os vários VAR e juízos infalíveis de contumazes CAR (comentador-árbitro). Já dizia Lampedusa: é preciso que algo mude para que tudo fique (quase) na mesma...
A VAR vamos!"

Bagão Félix, in A Bola

Um crime secular de lesa-futebol

"Em doses cuidadosamente medicinais, o director de comunicação do FC Porto tem vindo a público revelar o teor exacto de alguns supostos e-mails que teriam sido trocados entre figuras ligadas ao Benfica e ao seu presidente. Segundo a tese portista, essa correspondência prova a capacidade de influenciar árbitros, classificações dos mesmos e até nomeações, por parte do Benfica.
De factos:
1 - o director de comunicação do FC Porto tornou pública suposta correspondência privada;
2 - dessa acção resultaram indícios de que o Benfica estaria a influenciar a arbitragem com intuito de conseguir favorecimentos ilícitos;
3 - O Benfica reagiu dizendo que foram cometidos vários crimes no Porto Canal, por parte do director de comunicação do FC Porto, no âmbito informático e da falsificação;
4 - o referido director de comunicação anunciou que continuará a divulgar e-mails comprometedoras.
Análise:
1 - Caso fosse reconhecidamente um assunto com peso jurídico, o FC Porto nunca o deveria ter tornado conhecido, antes de o denunciar ao Ministério Público para completa investigação em condições de secretismo;
2 - É verdade que pelo actual código penal incorre em crime quem viola, devassa e divulga correspondência particular, mesmo que electrónica;
3 - Mesmo assim, o assunto deve ser séria e competentemente investigado pelas entidades competentes;
4 - A luta pela influência dos grandes clubes portugueses na arbitragem existe mesmo. É, aliás, um crime secular de lesa-futebol português."

Vítor Serpa, in A Bola

PS: Extraordinário, como é que o director da Bola considera 'um facto', que os e-mails contêm 'indícios... de favorecimentos ilícitos'!!!!
Onde?!!
Como é que uma conversa de preparação para o debate televisivo... e uma série de pedidos, não correspondidos, por parte de pessoas 'insignificantes', podem ser considerados 'indícios' de alguma coisa?!!!

Benfiquismo (D)

Minuto de silêncio,
em memória do grande
Jorge Perestrelo...

Já agora, o jogo:
Penafiel - Benfica, 2004/05,
foi uma das maiores roubalheiras
dos últimos tempos...
'patrocinada' pelo Proença!!!

Lanças... Pior é mesmo (im)possível !!!

Krovinovic

É oficial, Krovinovic é jogador do Benfica.
Aquele que terá sido o jogador revelação da Liga 2016/17, provavelmente o melhor jogador da competição, 'fora os grandes'!!!
É jovem, é Croata e é talentoso...
Talvez devido à sua nacionalidade, poderemos comparar com o Modric!!! Joga mais ou menos na mesma posição... tem um 'controlo de bola' muito bom... Agora, a minha dúvida é se será capaz de se adaptar ao 'modelo' do Benfica! (sim, espero, desejo... desesperadamente, que o Mister decida, manter o 442!!!).
Se me tivessem dito que o Modric, do Tottenham, jogaria no Real Madrid na posição que joga hoje, eu chamaria-os 'malucos'!!! Mas acabou por se adaptar...
Pelas palavras do próprio jogador, elogiando o Pizzi, e pelas declarações de alguns 'amigos', parece-me mesmo, que o objectivo será apostar na posição '8' (tal como o Pizzi fez...), vamos ver como é que o Krovi vai adaptar-se às funções defensivas da posição '8'!
Sendo que também poderá jogar como falso extremo direito, tal como o Pizzi já o fez!!! Já como 'segundo avançado' não me parece que tenha as características necessárias!
Uma última nota: é jogador que ocupa espaços idênticos aos do João Carvalho...!!! Mas se no caso do Krovi, acredito numa adaptação a '8', no caso do Joãozinho acho muito mais complicado...!!!