Tremenda frustração, após mais 2 pontos perdidos, nos descontos... num contra-ataque!!! O resultado foi 'igual' ao Santa Clara e 'parecido' com o do Qarabag, mas o jogo foi diferente: se a 1.ª parte foi quase igual... o 2.º tempo foi diferente, antes das primeiras substituições, e muito diferente para melhor, após a entrada do Lukebakio! Finalmente, foi possível ter 'esperança' que as coisas podem melhorar, vendo o Belga jogar! Finalmente um Extremo, que ganha a maioria dos duelos, até passa a bola quando não tem vantagem, e ainda é um potencial risco na profundidade, com velocidade e potência! Se tudo correr bem, vamos ter um Benfica antes do Lukebakio e outro Benfica com o Lukebakio em campo!!!
Teria sido muitíssimo importante não perder pontos hoje, pois creio que o crescimento da equipa é inevitável! E ir para as próximas duas jornadas, com 2 pontos, tinha sido diferente de já ter 4 pontos perdidos em casa, contra equipas deste tipo! Ficar a 7 pontos dos Corruptos, poderá ser fatal para as ambições desta época!
Mesmo sem treinos, o Mourinho mudou o posicionamento da equipa, estamos a jogar num 433 clássico, com o Ivanovic a jogar com falso extremo esquerdo! O problema é que no outro lado também temos um falso extremo direito no Aursnes! Com a entrrada do Dodi tudo poderá mudar!
Fiquei surpreendido com a falta de substituições ao intervalo, a equipa estava a cometer os mesmos pecados do passado: ataque posicional lento, previsível e sem desequilibradores, por fora e entre-linhas!!!
Outro problema endémico é a passividade sem bola:
- defensivamente os jogadores não antecipam a possibilidade dos colegas perderem os duelos!
- ofensivamente os movimentos de ruptura sem bola, são poucos e quando acontecem raramente o passe é feito! Neste jogo foi irritante principalmente na primeira parte ver o Ivanovic a pedir a bola, sem marcação no lado oposto, e a opção era sempre o passe curto, para a zona mais povoada! Ou então faxia-se o passe longo para o Dahl colado à linha, sempre com problemas na recepção, perdendo muito tempo, permitindo ao adversário ajustar... Na segunda parte, vieram claramente com ordens para arriscar este tipo de passes...
O Lukebakio merecia o MVP, nos poucos minutos que esteve em campo. Talvez o melhor jogo do Enzo em Setembro, jogando um pouco mais recuado, com o Sudakov e o Ríos à frente, defendeu-se melhor da falta de velocidade... Dedic trapalhão... Sudakov, precisa de ganhar entrosamento, a qualidade e a vontade não lhe falta!
O Nico esteve quase sempre bem, mas no golo por exemplo, faltou novamente velocidade... o António ou o Tomás naquela jogada, tinha atacado o adversário, e não tinha feito contenção e ter deixado o Aursnes 1x1 !!! O Aursnes que está a ser 'sacrificado' naquilo que não é a sua posição... Talvez, possa ser opção na Sexta no lugar do castigado Enzo... a sua verdadeira posição! Na Sexta, também apostaria no Obrador as limitações do Dahl quando lhe falta frescura física, são ainda mais visíveis!
O golo de Sudakov. ⚡ pic.twitter.com/oHcEQB9PVd
— SL Benfica (@SLBenfica) September 23, 2025
Mais uma arbitragem horrível, com uma complacência inacreditável para o anti-jogo do Rio Ave, o guarda-redes gozou literalmente com o árbitro, e este não teve coragem de lhe mostrar o 2.º amarelo!!! Voltou a evitar marcar faltas a favor do Benfica junto da área... E no lance capital, foi cobarde: a potencial falta não é um erro claro e evidente, a análise se existe falta é no mínimo suspeita, o VAR não devia ter interferido! Num lance, onde o António marcou o golo, mas o árbitro só ia validar a recarga do Pavlidis... Basicamente, marcámos 2 golos, na mesma jogada, e mesmo assim, ainda anularam tudo!!! A comparação com o golo em fora-de-jogo que este Rio Ave, sofreu na Sexta contra os Corruptos, com o VAR em silêncio, e o jogo desta noite, é esclarecedora... as regras não são as mesmas!
No Benfica ganhar é sempre obrigatório! Na Sexta com o Gil Vicente, é mesmo obrigatório vencer, por todos os motivos do mundo!!! Sem o Enzo (Aursnes ou Barreiro?!), com a equipa cansada (vamos ver se ninguém fica a pensar no Chelsea!), contra o Gil Vicente motivado, com um treinador que costuma tirar pontos ao Benfica... Portanto, não será fácil! Com a falta de tempo para treinar, era previsível que não iriamos ter muitas alterações táticas... os jogadores 'novos' como o Lukebakio vão ser as 'grandes' alterações, agora onde o Mourinho pode e deverá ter impacto, é na 'cabeça' dos jogadores, os níveis de confiança têm que aumentar. Depois da vitória nas Aves, pensei que estávamos no bom caminho, mas hoje voltei a sentir a equipa nervosa e ansiosa... muito trabalho pela frente!











