Últimas indefectivações

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Cadomblé do Vata


"FC Basel 1x3 SL Benfica

1. Foi gira a apresentação do FC Basel aos sócios e adeptos... do Benfica.
2. Não sou gajo de fazer futurismo, mas... aposto que não vamos ser convidados para jogar contra o FC Basel na Suíça daqui a 1 ano.
3. Aursnes capitão na segunda parte... numa altura em que discutem alterações aos estatutos, deve-se pensar na possibilidade dele ser presidente a curto prazo.
4. "Então, mas..."... isto em alemão foi dito pelos jogadores suíços quando o treinador lhes disse ao intervalo que ia sair o João Mário, o Di Maria e o Rafa e em campo encontraram o Neres, o Schjelderup e o Aursnes.
5. Não vou ficar entusiasmado... Não vou ficar entusiasmado... Não vou ficar entusiasmado... Não vou ficar entusiasmado... Não vou ficar entusiasmado..."

Basileia 1 - Benfica 3 : Onda Vermelha na bancada... E no relvado também!


"1. O Benfica e os benfiquistas não têm igual: um estádio pintado de vermelho a milhares de quilómetros de Portugal num jogo de preparação. Somos enormes!

2. Não sabemos bem o que vale este Basileia. Temos que ter cuidado com euforias antecipadas.

3. Um Benfica mais próximo do que vimos na 2a parte da época passada: menos ímpeto, mais posse, a mesma qualidade.

4. Apontamentos individuais da 1a parte.
VLACHODIMOS sem trabalho digno de nota.
BAH muito em jogo, excelente assistência para o primeiro golo.
ANTÓNIO SILVA a ser António Silva. Que mais poderemos nós querer?
MORATO boas antecipações, autoridade, segurança, excelente jogo.
JURÁSEK entrou algo nervoso e tímido. Foi-se soltando e marcou um grande golo.
FLORENTINO o nosso melhor homem a recuperar bolas e a cortar linhas de passe. Fico arrepiado quando leio nos jornais que tem o preço fixado pelo Benfica em 30M€, não vá isso ser verdade...
KÖKÇÜ é craque que não engana. Joga para a frente, simples, com especial acerto na colocação da bola entre linhas adversárias.
DI MARÍA muitos pormenores de encher o olho, um golo de plena oportunidade, uma assistência de classe. Veio para elevar o nível - e já elevou!
JOÃO MÁRIO o elo mais fraco. Lento, pouco assertivo e pouco objetivo.
RAFA muito bons 45 minutos. Renova lá o contrato, porra!
GONÇALO RAMOS um golo na pequena área, em antecipação, como só ele sabe.

5. A 2a parte com dez alterações não poderia ser igualmente boa. Alguns destaques.
AURSNES com a braçadeira de capitão? Lindoooo!
SCHJELDERUP muito jovem, está, por fim, a aparecer. Custou 9M€? Vai provavelmente calar muitas críticas.
RISTIC faz piscinas atrás de piscinas, centra bem, não tem medo de assumir. Grande vai ser a luta pelo lugar de defesa esquerdo.

PRÓXIMA PARAGEM, ALGARVE. VAMOS BENFICA!!!"

Angel...


"Em 45 minutos, Di Maria - que vinha para se reformar - faz a sua estreia e espalha MAGIA.
✅ 1 golo
✅ 1 assistência

#rumoao39"

Bigodes: Basileia...

Benfica After 90: Basileia...

Águia: Basileia...

Terceiro Anel: Basileia...

RND: Basileia...

Benfica FM: Basileia...

5 minutos: Basileia...

Vermelhão: Suíça é Vermelha!

Basileia 1 - 3 Benfica


O ano passado, jogámos na Suíça, com o Girona, na mesma circunstância, após o estágio em Inglaterra, e fizemos provavelmente a partida menos convincente da pré-época, com a equipa a demonstrar algumas dificuldades físicas, após as cargas em St. George! Temia algo parecido para o jogo de hoje... ainda por cima, contra um adversário, com mais 2 semanas de pré-época, mas nada disso aconteceu...!!!


Excelente partida, com muitos indicadores positivos, é verdade que a 1.ª parte foi melhor, jogámos com um onze mais entrosado (com as três contratações a mostrarem mais...), mas com duas semanas de trabalho, estamos a demonstrar muitas dinâmicas de jogo, raramente vistas em equipas, com tão pouco tempo de preparação...


Como eu esperava, não vamos mudar muito, o plano de jogo é para manter-se, com o Jurásek em campo, o Bah terá mais espaço no lado contrário; Morato neste momento tem que ser titular... tenho dito; com o Kokcu vamos ter que apurar o timing de pressão, e perceber qual será o melhor parceiro (incluindo o Aursnes...); Neves sem férias, não está tão solto; Di Maria e Neres vão rodar, mas também poderão jogar juntos... sendo que o Neres, rende muito mais colado à Direita; ao segundo jogo, afirmo convictamente que o João Vítor não chega para 2.º lateral direito; Schjelderup a ganhar pontos; muito perigoso a gestão da janela de mercado no caso do Ramos!


MVP: o Di Maria será MVP noutras ocasiões, hoje vai para o povão Benfiquista! Romaria vermelha a Basileia... numa 'quase' Eusébio Cup Tour!!!


Dos jogadores que não jogaram, temos o Otamendi, o Guedes, o Henrique Araújo e o André Gomes a recuperarem de lesões, o Musa hoje ficou de fora, para o Tengstedt se mostrar, o Samu deverá jogar no próximo, dos restantes só o Tiago Gouveia terá alguma hipótese de ficar no plantel!
Kokubo, Rafa Rodrigues, Meite, Paulo Bernardo, Dantas e Martim Neto não vão ficar...



Hoje há Benfica!

Jaime Cancella de Abreu, in O Jogo

Olá Southampton, sou o David


"O que poderia ter sido o Southampton vs Benfica

Um entusiasmante choque de crânios futebolísticos como Roger Schmidt e Russel Martin, que mesmo com as evidentes diferenças de talento à disposição, teriam argumentos táticos suficiente para conseguirem divertir-nos durante noventa minutos, não passou de relaxante passeata à beira-mar, a passo lento.
Com o Benfica sempre por cima, naturalmente, a tentar pressionar como dantes, e o Southampton a tentar replicar o que fazia o Swansea 2022-23.
Roger entrou a todo gás, com um onze muito próximo daquele que se prevê como principal na temporada que aí vem; Chiquinho acolheu Kokcu na parelha intermediária, Aursnes manteve o papel de omnipresente a partir da esquerda, onde tão bem jogou a época passada, e Neres fez um jogão de costas voltadas para a ala direita.
Rafa, a ostentar braçadeira de capitão do Benfica a ver se o ajuda na decisão capital em relação ao seu futuro, e Petar Musa, que naturalmente surgiu como referência ofensiva dada a falta de Gonçalo Ramos, tentaram discernir os caminhos do golo.
Foi na defesa que se proporcionaram as maiores novidades, ainda que sem grande efeito prático nem promessas de futuros risonhos. João Victor desempenhou o papel de lateral direito uma vez ou outra no Brasileirão, em França foi Kombouaré a ver na sua velocidade um argumento para o arrumar na ala – mas o ex-Corinthians não acrescenta muito mais enquanto homem aberto, e daí que a possibilidade de ser alternativa a Bah não seja, neste momento, muito… atraente.
Fez os primeiros quarenta e cinco minutos, precisamente na parte em que Russel Martin fez alinhar a juventude (quatro titulares com menos de dezoito anos: Amo-Ameyaw, Tyler Dibling, Kami Doyle e Meghoma) e deu tempo aos mais necessitados por uma vaga no plantel – daí que não tenha sido possível aferir qualidades defensivas ao brasileiro, e do que se poderia ver, a desenvoltura no último terço, o brilho de Neres ofuscou qualquer pormenor (se é que os houve).
Lucas Veríssimo e Morato fizeram parelha, sem grandes incidentes a registar como é apanágio quer dum quer doutro – jogando juntos, protegeram o conterrâneo que encarrilava pela direita e permitiam a reedição da dupla central que conquistou a Youth League ao serviço do Benfica, António com Tomás Araújo, na segunda metade.
Ristic actuou pela esquerda, foi certinho como sempre mostrou nos míseros minutos que lhe deram em 2022-23 e marcou um golo, não tão bom como aquele no Estoril, mas outro a mostrar a potente canhota. Que pode não ser tão adocicada quanto a de Grimaldo, preferindo a força ao jeito – mas não há ainda nenhum indício no jogo do sérvio que não justifique uma real oportunidade para a titularidade, pensada já precipitadamente para Jurásek (que viu da bancada, ao lado de Otamendi e Di Maria).
Samuel Soares assumiu as redes, controlou que nem polícia disciplinado a sua área de jurisdição e ofereceu já algo mais que Odysseas – grande à vontade com a bola nos pés. Talvez por aí tenha merecido jogar a totalidade do tempo, sendo o único que disso se pode vangloriar.
Os dois golos do Benfica vieram na primeira parte, o primeiro de Neres, que é de quem se deverá falar quando mais tarde se recordar este jogo como o primeiro passo duma caminhada triunfal até Wembley (e dia 1 de Junho, faltam exactamente 325 dias) – transgride cada vez mais as regras do extremo criativo que deriva para zona interior e atira em jeito, apesar de o ter feito por três vezes e das três vezes ter levado imenso perigo à baliza dos ingleses.
Neres parece continuar o ascendente caminho rumo à total confiança no seu próprio talento e identificação das suas lacunas futebolísticas, e por isso está muito próximo de completar a evolução para fantasista total, decisivo em qualquer situação. É, ou mostra ser, atleta cada vez mais inconformado com o tédio dos estratagemas táticos e parte muitas vezes à procura do desconhecido, sentando adversários com malabarismos enquanto convida para a brincadeira quem ele vê ter estofo para o acompanhar. Hoje foi Chiquinho, foi o novo melhor amigo Kokcu, foi Aursnes que veio algumas vezes lá da outra banda só para ter o privilégio de se associar, e foi Rafa.
Todos eles, excelentíssimos executantes e tecnicistas de grande nível e todos eles também completamente cientes do que os distancia daquele artista. A esta hora estarão certamente em acesa partida de xadrez mental na procura duma resposta para a qual só Schmidt conseguirá dar – há coragem para fazer coexistir Neres e Di Maria? Como a mais óbvia resposta é sim, então quem de nós sai do onze do Benfica?
Sim, jogaram mais Bah, António e Tomás, Rafael Rodrigues, João Mário, Tino, João Neves, Scheljderup, Gouveia – que foi segundo avançado e mostrou boas indicações – e um sonolento Tengstedt, mas é Neres quem merece todo o destaque, mostrando sobretudo o absurdo que foram as suas ausências de jogos capitais de 2022-23.
Não decorou ainda minuciosamente o mapa do campo como Fredrik, não tem a calma parental de João Mário na esquematização dos processos colectivos, não leva constantes multas de velocidade como Rafa nem fuzila como Gonçalo Ramos, mas David Neres reúne todas essas qualidades em doses mais modestas para suportar sobrenatural veia criativa, que tudo inventa sem grande necessidade de raciocinios chatos – tudo na sua criação artística é caoticamente ordenado para a caça ao sorriso, principal propósito do joga bonito. E por isso a Supertaça continuará sem grande cartaz…"

Terceiro Anel: Diário...

Sábado, excerto...