Últimas indefectivações

domingo, 15 de janeiro de 2012

Três secos... em frente na Taça

Benfica 3 - 0 Guimarães
25-13, 25-14, 25-21


Contra um adversário que nas últimas semanas tem conseguido excelentes resultados, esperava-se mais dificuldades... mas não foi isso que aconteceu: nos dois primeiros Set's demos 'baile', no terceiro relaxamos um pouco, demos confiança ao opositor, mas mesmo assim, vencemos...

Estou curioso para saber qual será o nosso adversário nos Quartos-de-final da Taça, depois do Sp. Espinho e do Vitória de Guimarães, começam a faltar opositores difíceis!!!

4.º melhor? Hã?

"Pior que acharem a liga portuguesa a 4.ª melhor do Mundo é alguém acreditar


A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, além de ter um nome extraordinário, faz distinções extraordinárias, a última a eleição da liga portuguesa como a quarta melhor do Mundo, à frente de França, Alemanha e Itália. Mesmo considerando o desempenho internacional recente na segunda divisão europeia, não vejo como, ainda que a classificação tenha sido sublinhada até pelo presidente da FPF, ex da Liga.

Comparemo-nos com a liga alemã, 6.ª na lista. Na Alemanha há 36 clubes profissionais e só três tiveram dificuldades financeiras nos últimos quatro anos. Na Bundesliga o volume de negócios cresce há anos e em 2010 atingiu o valor recorde de 700 milhões de euros. As receitas de publicidade crescem na casa dos 20 por cento desde 2007 e com a dependência dos direitos televisivos que é metade dos espanhóis e um terço da dos italianos. A diferença pontua média entre o vencedor e o quinto classificado na Alemanha na última década é de 16,4 pontos. Em Portugal é de 24, ilustrador da competitividade. A média de golos nos últimos anos foi de 2,83 por jogo, acima de Inglaterra, Espanha, Itália ou Portugal. A de assistências nos jogos é de 42790. Em Portugal é de 10894. E concentrada em três, enquanto na Alemanha há sete com lugar nos vinte europeus com mais gente nos estádios: Dortmund, Bayern, Schalke, Hamburgo, Monchengladbach, Colónia e E. Frankfurt (mesmo na segunda!), todos acima dos 46 mil. Os alemães têm mais dinheiro para bilhetes? Têm. E têm bilhetes mais baratos. Rondam os 15 euros e incluem transporte público. Quando se admitiu a possibilidade de aumentá-los os patrocinadores impediram-no; preferem estádios cheios. Quarta melhor do Mundo? Hã?

E, já agora, quando se iludirem com o poder da formação e a supremacia dos nossos orientadores, olhem para Espanha, que tem, realmente, campeões do Mundo em qualquer modalidade. É cinco vezes maior e tem cinco vezes mais gente, sim. E faz quantas vezes mais? Tenham juízo. Ou pelo menos vergonha."


Miguel Cardoso Pereira, in A Bola

A surfar a onda !!!



Benfica 4 - 1 Setúbal



Jogo tranquilo, nova goleada, após começar a perder, só faltou mais um golo para este jogo ter sido um copy/paste do jogo com o Rio Ave... talvez só a absurda expulsão do Cardozo impediu o 5º golo!!! (num jogo onde os visitantes fartaram-se de dar porrada impunemente... onde praticamente no intervalo o árbitro ainda andava a avisar, que para a próxima é que dava amarelo... num daqueles jogos onde os comentadores para desculparem a incompetência - ou más intenções - dos apitadores, dizem que foi uma arbitragem à Inglesa!!! Como é que num jogo destes, o Cardozo é expulso com duplo amarelo, sem efectuar uma única falta?!!!)

Entre lesões e castigos a equipa continua a 'rodar' jogadores e a verdade é que o rendimento tem sido sempre o mesmo... Apesar de não ter marcado, Rodrigo fez talvez o seu melhor jogo ao serviço do Benfica (tem melhorado muito nas recepções de bola a meio-campo de costas para a baliza).

Os Benfiquistas fizeram a vontade aos jogadores, e num momento economicamente difícil, quase encheram a Luz, num ambiente festivo, só não gostei da 'onda': porque a equipa entrou na festa, e naqueles minutos que se seguiram ao 4º golo tiveram algumas perdas de bola, imperdoáveis (não compreendo porque é que o Benfica, a ganhar, arrisca sair a jogar nos pontapés de baliza!!!). Mas é preciso continuar a apoiar, porque este Campeonato só vai ser decidido no fim...