Últimas indefectivações

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Vermelhão: Retirar ilações...

Benfica 0 - 2 Burnley


Estreia para o Roger: derrota na pré-época!!! Mas também se aprende nas derrotas!

O resultado é um pouco enganador, o Burnley pressionou bem, e defendeu de forma coesa, com bons fundamentos, mas o melhor jogador dos ingleses foi o guarda-redes, que até podia ficar já em Lisboa!!! A minha surpresa foi a forma paciente como eles saíram quase sempre a jogar na 1.ª fase de construção... é óbvio que ter um guarda-redes que joga muito bem com os pés ajuda, mas existe claramente trabalho do treinador...

Agora ofensivamente os nossos guarda-redes não tiveram muito trabalho, sendo que além de frango do Samu, contabilizei pouquíssimos remates à nossa baliza, sendo que quando na 1.ª parte, o nosso meio-campo abriu 'buracos', a linha defensiva portou-se bem, contemporizando e resolvendo a situação!

O Aursnes apareceu pela primeira vez no meio, e até não correu muito bem, porque mais uma vez, na pressão alta, estamos a defender mal, as costas da linha de meio-campo... O Jurásek pressionado também demonstrou algumas dificuldades técnicas, 'oferecendo' a titularidade muito provavelmente ao Ristic, que tem na segurança na saída de bola, uma das suas melhores características!

A presença do Di Maria, defensivamente, também pode trazer alguns desequilíbrios... obrigando, quase sempre ao Ala do outro lado, compensar no 'meio'! Nos jogos anteriores, vimos muitas trocas entre o Di Maria e o Rafa, mas isso hoje não aconteceu...

No 2.º tempo, até jogámos com um 11 mais combativo, mas a eficácia inglesa e o nosso desperdício (criámos vários oportunidades de golo, para ganhar...), ditou o resultado final... Com o Tino e o Chiquinho no meio, demos muito menos espaço no meio, mas com o Neves como defesa direito, perdemos profundidade no flanco direito... O Neres entrou bem, mas faltou definição e eficácia na área!

Com o Burnley a recuar com os minutos, foi ainda mais notório a nossa dependência dos defesas laterais! Na 1.ª fase de construção, os nossos Alas acabam sempre por jogar por 'dentro', afunilando muito o nosso jogo, obrigando os Laterais a 'atacarem' as costas da linha defensiva contrária... E quando isso não acontece, ficamos bloqueados!

Excelente teste para evidenciar as nossas lacunas:
- Guarda-redes e 2.º Lateral Direito... além da dependência do Ramos!
- Continuamos sem acertar na dupla do meio-campo, e dos respectivos automatismos!
- Gostaria de ver o Di Maria na esquerda... quando a equipa precisa de mais 'largura'!

Relvado horrível e arbitragem asquerosa! Perdi a conta ao número de faltas cínicas, por trás, a travar intencionalmente as nossas transições, sem qualquer punição...! Teste exemplar para aquilo que vamos encontrar no Tugão!

Mesmo momento se tivesse que escolher um 11 para a Supertaça:
Odysseas; Bah, Toni, Morato, Ristic; Tino, Kokçu; Di Maria, Rafa, Aursnes; Ramos.

Particular com o Burnley


"Hoje realiza-se mais um jogo de preparação inserido na pré-época. Este é o destaque da BNews.

1. Amigável no Restelo
Hoje, às 20h30, Benfica e Burnley, da Premier League, encontram-se em mais uma partida de preparação para a nova temporada. Ao longo do dia, também pode comprar bilhetes no Estádio do Restelo, mas apenas para o público em geral.

2. Data da Supertaça definida
O desafio que abre a época, entre Benfica e FC Porto, está agendado para dia 9 de agosto, às 20h45, no Estádio Municipal de Aveiro.

3. Contrato prolongado
Tomás Araújo continua de águia ao peito até 2028. Esta renovação de contrato surge na sequência de outras efetuadas recentemente (Otamendi, Martim Neto, Tiago Gouveia). "É o melhor clube português e o do meu coração, por isso só posso estar muito feliz."

4. Mensagem de felicitações
O extraordinário desempenho de Diogo Ribeiro nos Mundiais de Fukuoka, onde já se sagrou vice-campeão do mundo nos 50 metros mariposa, o maior feito da história da natação portuguesa, representa "orgulho nacional, orgulho benfiquista" conforme explicitado por Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica.

5. A BTV acompanhou as campeãs
A equipa feminina de hóquei em patins do Benfica detém o recorde de títulos consecutivos do Clube numa modalidade de pavilhão. Veja, nesta reportagem da BTV, como foi a conquista de mais um Campeonato Nacional.

6. Preparação do futsal
A equipa masculina já iniciou os trabalhos de preparação.

7. Feito inédito
Cinco atletas do Benfica participaram no jogo decisivo do apuramento inédito da Seleção Nacional feminina Sub-22 de voleibol para o Campeonato da Europa. Alice Clemente e Marisa Pardal foram as máximas pontuadoras do encontro.

8. Destaque no dressage
Leonor Coelho bateu o recorde pessoal e classificou-se na 19.ª posição no Campeonato da Europa de Dressage de Crianças e Juniores."

Medalhas de fim de ano letivo


"A juntar à satisfação de terminarem com sucesso o curso de ginástica, estava a alegria dos alunos receberem as almejadas medalhas e laços.

Foram inúmeros os desportistas que deixaram o seu nome na história. Todavia, o Benfica também existe graças a uma enorme massa anónima de atletas que praticaram modalidades encarnadas e que não têm, por isso, menos valor que os primeiros. Isto é principalmente visível nas vertentes recreativas das modalidades, em que os adeptos se inscreviam para jogarem, praticarem exercício físico ou mesmo pelo convívio que estas proporcionavam.
A ginástica, 'base de todos os desportos', é um dos maiores exemplos desta realidade. Praticada no Benfica ininterruptamente desde 1913, com a abertura da 'matrícula para a classe de ginástica sueca', tem uma forte tradição em ministrar este salutar desporto à massa associativa, de forma lúdica, e que, com o tempo, ganhou também uma vertente competitiva.
A partir de 1943/44, e durante vários anos, uma das formas de reconhecimento e incentivo aos alunos que se inscreviam nesta modalidade consistia em premiá-los em laços e medalhas no final da época. Os laços, 'com as cores do Clube', eram oferecidos 'aos que pela primeira vez frequentaram as aulas, e não faltaram uma única vez'. Por sua vez, as medalhas eram entregues aos ginastas 'que mais se distinguiram' naquela temporada 'pela sua assiduidade e pelo seu aproveitamento'.
Estas eram atribuídas durante a 'festa de encerramento das classes de ginástica do ano lectivo' respectivo, que era também especial para estes jovens por terem a oportunidade de demonstrar o que tinham aprendido, sendo o 'orgulho dos papás enternecidos'. Houve anos em que a cerimónia de distribuição de medalhas e laços realizou-se no início da época seguinte, mas o sentimento era o mesmo, pois era 'o dia desses traquinas simpáticos receberem as medalhas e os laços vermelho-branco com que sonharam durante um ano inteiro de caminhada para as aulas de ginástica (...) e nada, nem ninguém, seria capaz de os fazer sufocar a alegria com que ali estavam para receberem «a sua medalha«!'
Aproveite a oportunidade de ver uma camisola infantil de ginástica do Benfica, dos anos 40, na exposição temporária 'Não É Meu, É Nosso!', no Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Embaixadores do Benfica


"1. Gilberto, um campeão nacional que foi sabendo cair no goto dos benfiquistas, regressou ao Brasil e ao futebol brasileiro. É agora jogador do Bahia. Gilberto desfaz-se em elogios ao Benfica sempre que a imprensa brasileira lhe pede para fazer o balanço da sua passagem pela Luz. Que grandes embaixadores do Benfica são os antigos jogadores do Benfica.

2. 'A estrutura do Benfica é algo difícil de comparar. Eu conversava com os jogadores que estavam a chegar de clubes grandes da Europa e eles diziam que era um coisa incomparável, era impressionante as coisas que têm lá', disse agora Gilberto que está lá longe, no Rio de Janeiro, e não tem nem a necessidade nem a obrigação de dizer bem do clube que fez dele um campeão. Mas disse. E, assim, vai continuar a ser uma pessoa muito estimada, estimadíssima, pelas gentes do Benfica.

3. Gilberto não foi o único antigo jogador do Benfica a falar sobre o nosso clube durante esta semana. Svilar, que passou cinco anos nesta casa, pertence atualmente aos quadros da AS Roma e, lá longe, na capital italiana, explicou aos italianos que os tais cinco anos no Benfica 'não foram cinco anos perdidos porque o Benfica é um clube enorme'. Outro que tal. Viva o Benfica.

4. Mas, para lá dos seus antigos jogadores, o Benfica tem muitos mais embaixadores do seu bom-nome. O que se passou no domingo passado na Suíça entra diretamente no capítulo dos maiores proezas diplomáticas cometidas pelos adeptos do Benfica no esplendor da sua massa anónima. O Benfica foi a Basileia jogar com o FC Basel e o estádio do FC Basel, que jogava em casa, encheu-se de benfiquistas vindos de todos os cantos da Suíça e dos países vizinhos também com forte presença da emigração portuguesa.

5. Vinte mil adeptos do Benfica viram no centro da Europa, assim, uma excelente vitória do seu clube do coração. Vinte mil adeptos, vinte mil embaixadores.

6. O capitão da seleção portuguesa de futebol recusou-se a responder a um jornalista que lhe perguntou se queria comentar o regresso do Di Maria ao Benfica. Que não, que não queria, que se lhes perguntassem alguma coisa sobre o Sporting ainda equacionaria responder, mas que sobre o regresso de Di Maria ao Benfica, enfim, não tinha nada a dizer. Compreende-se.

7. E, perante os dislates que se ouviram nas mais variadas plataformas quando Di Maria aterrou em Lisboa, não há como não considerar como muito responsável a atitude do capitão da seleção portuguesa. É que há alturas em que mais vale uma pessoa ficar calada."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Ânimo aos pessimistas militantes


"Gosto do defeso. Chamam-lhe, com propriedade, silly season – época tonta – apesar das decisões importantes que são tomadas pelos clubes nesta altura. É campo fértil para entusiasmos desmesurados, os fatalismos tendem a esvanecer depressa, a inconsequência das emoções impera. E isso diverte-me.
Acresce o interesse inusitado por eventos cuja relevância é manifestamente reduzida. Ver futebolistas a correrem à volta do relvado de jogo torna-se um gerador prolífero de pistas para se adivinhar o onze titular; um sorriso de um jogador à chegada ao centro de estágio logo é transformado numa promessa velada de inauditas conquistas; um qualquer pormenor da camisola alternativa poderá provocar a sensação de que se estará a hipotecar o triunfo dos títulos almejados.
E há os jogos particulares, em teoria mais propícios ao estímulo de bocejos, na prática, para alguns, uma plataforma de formação de opiniões definitivas, para quase todos, desafios de suprema importância, imperdíveis, bálsamos de vínculo emocional após a inatividade que os confrontos entre selecções não preenchem.
Nada disto é tonto. É paixão e dedicação, é clubismo, e pouco será mais importante, para quem o sente, do que o amor por um clube.
Tão importante que são múltiplas as vivências e todas são válidas. Mesmo aquelas que me chateiam, das quais relevo as norteadas pelo pessimismo militante exacerbado, imune a sucessos e a provas dadas, mais enfático no defeso por carência de acontecimentos substantivos. É mais comum do que se possa imaginar.
Na preparação para cada episódio do programa “A Época em Revista na BTV”, no qual participo, procuro apreender o estado de espírito da nação benfiquista ao longo da temporada. Consulto fóruns, vejo os comentários de cada jogo nas redes sociais e nas notícias online. Após uma época de sucesso como 2022/23, esta análise retrospectiva torna-se caricata, embora seja compreensível que, ao longo do ano, seja acentuada a dimensão de escape de anseios e frustrações.
Menos aceitável é, no entanto, esta mesmíssima postura no defeso. Não atinge, porventura, uma percentagem considerável de adeptos, mas fico perplexo com as críticas que vou encontrando a Roger Schmidt, Norberto Alves, Nuno Resende ou Marcel Matz, só para nomear os treinadores das equipas masculinas campeãs nacionais.
Bem já me disse o meu pai muitas vezes: um treinador, para que haja muita gente a achá-lo incompetente, só precisa de vir para o Benfica. E eu aproveito para parafrasear a Margaret Thatcher, de quem não sou particular admirador, mas gosto da frase: Se alguns benfiquistas vissem um qualquer treinador do Benfica a andar sobre o rio Tejo, diriam que o faz por não saber nadar.
O que vale é que somos tantos benfiquistas que muitos, no caso do Benfica, pode cingir-se a uma pequena fatia da massa adepta. E sei que só assim pode ser, tal foi o sucesso em 2022/23."

João Tomaz, in O Benfica

Obrigado, Benfica!


"São duas palavras apenas, mas ainda há quem tenha muita dificuldade em pronunciá-las: Obrigado, Benfica! Era o mínimo que se esperava da Federação Portuguesa de Futebol, agora que se inicia o Campeonato do Mundo para seleções femininas. Portugal conseguiu o inédito apuramento e terá a sua estreia nos relvados da Nova Zelândia já neste fim de semana.
Nota-se a euforia, o interesse da comunicação social, dos políticos, das marcas publicitárias e, até, alguns canais de televisão enviaram profissionais para acompanhar o evento. Fico muito feliz com esta mediatização do futebol feminino, mas não consigo ficar calado a assistir sem dizer o que é necessário - se não fosse o investimento do SL Benfica nesta modalidade e género, o futebol na vertente feminina continuaria a ser um ilustre desconhecido em Portugal.
Esta será a sexta época do projeto no Glorioso. Além de termos conquistado tudo o que era possível internamente, fomos à fase de grupos da Champions League, fizemos golos e pontos, ganhámos jogos e garantimos a qualificação de duas equipas nacionais para a mais importante competição da UEFA. Chega para ter um reconhecimento claro da entidade que rege o futebol em Portugal? Não. Mas chega para andarem a fazer figuras com as nossas estrelas em campanhas publicitárias e de marketing, entrevistas e vídeos motivacionais. Já para agradecerem ao Glorioso a quase dezena de convocadas, o elevar do ritmo e da qualidade da seleção feminina, só silêncio. Quase que se ouvem os grilos...
São três jogos na primeira fase deste Mundial feminino: dos muito difíceis, um mais acessível (na teoria). Há que torcer pelas miúdas, claro, por todas elas. E desejar que as nossas voltem bem, felizes e prontas para representar o maior de Portugal."

Ricardo Santos, in O Benfica

A Luz é onde quisermos


"Eu não sabia e, provavelmente, o leitor também não: há um Estádio da Luz na Suíça! A Catedral na capital portuguesa é esplendorosa, mas a beleza do edifício construído em Basileia não fica muito atrás quando o Benfica lá entra. As bancadas e as ruas pintadas de vermelho não deixam dúvidas quanto à grandeza do Glorioso, no entanto, devem ter deixado algumas na cabeça do Kokçu. 'Será que vamos disputar aqui a Taça da Liga? Será que vamos ter este apoio em todos os jogos?', perguntou seguramente aos colegas durante o intervalo.
Se até os benfiquistas ficaram surpreendidos com tamanha adesão por parte dos seus congéneres, imaginem-se então os apoiantes do Basileia, ou até os próprios jogadores.
Todos reparámos na expressão facial do Calafiori, o defesa italiano que se armou em espertalhão a provocar o Schjelderup, quando olhou na direção da bancada para se sentir protegido pelos seus adeptos, ficando imediatamente envergonhado ao encarar duas dezenas de indivíduos vestidos de vermelho e branco com palavras muito pouco simpáticas para com a sua mão. 'Mas tu pensas o quê? Que estás em casa?' terão questionado boquiabertas aquelas pessoas, prontas a defender o menino norueguês.
Não é nada fácil definir o que é o Benfica, porém ficamos bem mais perto da resposta se recorrermos ás imagens deste Basileia - Benfica, um simples jogo de preparação realizado às 16.00 de um domingo em pleno verão, o programa ideal para mais de 15 mil benfiquistas poderem apanhar sol. A praia é engraçada, certo, mas é mais divertido ver o Di Maria a distribuir chocolate do que ver o Sr. Camilo a distribuir bolas de Berlim."

Pedro Soares, in O Benfica