Últimas indefectivações

sábado, 12 de março de 2016

Em todas as frentes...

Benfica 5 - 3 Oliveirense

Entrámos muito bem, com dois golos de rajada... mas acabámos por 'adormecer' prematuramente (a rotação devia ter sido feita mais cedo), e a Oliveirense empatou!
Falhámos dois Livres Directos, mas acabámos por marcar no 1.º Power Play (não marcámos no 2.º)... O jogo foi muito intenso no 2.º tempo, a vencer por 3-2, o Trabal defendeu um Livre Directo (inacreditável o Azul ao Diogo...), e conseguimos defender o Power Play... Só perto do final, o Valter voltou a marcar e assim aumentámos a vantagem para dois...
A Oliveirense ainda reduziu de penalty... mas o Torra marcou finalmente um Livre Directo para o Benfica e fez o resultado final...
Aliás já é tempo do Torra marcar todos os LD e penalty's do Benfica, a eficácia do Torra é muito superior aos colegas!
Estamos nos Oitavos-de-final da Taça de Portugal... e um dos adversários mais complicados já ficou pelo caminho...

PS1: Durante a semana ficou-se a saber que o Pedro Henriques irá ser emprestado ao Reus na próxima época, e terá o Marc Torra como companheiro, que devido a questões familiares também irá regressar à Catalunha!
Com o Trabal imperial, o Pedro precisa de minutos... Jogar a Liga Espanhola, numa das melhores equipas, será uma boa experiência (o nosso jovem Diogo Neves está a ser um destaques em Espanha esta época...).
Notava-se alguma 'tristeza' na cara do Torra, isso até já tinha sido discutido nas redes sociais... Não vai ser fácil substituir o Torra (principalmente nas bolas paradas...), o mercado do Hóquei é pequeno, e já foram anunciadas várias 'grandes' contratações estrangeiras para a Oliveirense, para o Sporting e para os Corruptos...
A antecipação da vinda do Vieirinha talvez seja uma boa ideia... o regresso do Diogo também poderá ser opção!

PS2: Parabéns ao João Pereira pelo 3.º lugar, na Taça do Mundo de Triatlo, realizada na Austrália, em Mooloolaba!!! Depois do 3.º lugar do João Silva a semana passada na WTS de Abu Dhabi,, agora foi a vez do João Pereira ir ao pódio!!! O Miguel Arraoilos ficou no 49.º lugar... esteve envolvido numa queda no sector de Ciclismo!
A próxima prova do WTS será na Gold Cost, nos dias 9 e 10 de Abril.

Final da Taça, amanhã...

Benfica 3 - 1 Castêlo da Maia
25-15, 22-25, 25-17, 25-17


Sem o Duff, com o André discreto, voltou a ser o Gaspar a assumir as despesas do jogo... bem coadjuvado pelo Roberto...!
Era desnecessário perder um Set...

Amanhã na Figueira da Foz, temos a Final com o já 'tradicional' adversário a Fonte do Bastardo que hoje derrotou o Sp. Caldas por 3-0. Recordo que no último confronto com a Fonte, perdemos 'facilmente' na Luz com eles... e sem todas as opções disponíveis, podemos voltar a ter problemas. Mas como também já é tradicional nesta secção: queremos mais um Caneco...!!!

A Taça é possível...!!!

Benfica 31 - 25 Avanca
(18-14)

Começamos muito bem... chegámos a ter 7 golos de vantagem, mas os últimos minutos da 1.ª parte foram maus! E a 2.ª parte começou com a mesma tendência... com um 'empurrãzinho' dos apitos (2 exclusões de seguida), o Avanca passou mesmo para a frente (por poucos segundos, o Borrágan não gostou!!!), mas o Benfica reagiu... e o Mitrevski começou a defender a sério...!!!
O Ronny está de volta à boa forma, tal como o Borrágan... o Uelington é que continua com números baixos. O Belone está quase recuperado e o Hugo Lima também precisa de subir de rendimento... Os 'putos' continuam a entrar e a fazer boa figura!!!
A arbitragem muito fraca.

Estamos na Final Four, com Corruptos, Madeira Sad e quase de certeza o Sporting... seria interessante jogar com o Madeira Sad nas Meias-finais!!!

Nova goleada...

Benfica 7 - 0 Boavista

Repetição dos 7-0 ao Braga a meio da semana...!!!
A equipa está de volta à boa forma, numa início de uma fase importante da época, que vai começar com o Derby na próxima semana, que vai definir a ordem do play-off...!!!

Vieira como Marcelo nos abraços ao povo

"No discurso que ontem fez na cerimónia de inauguração da nova Casa do Benfica de Beja, Luís Filipe Vieira apelou à moderação nos festejos e acrescentou às nove 'finais' (jornadas) que faltam para a conclusão do campeonato mais uma: a décima. Que é tão ou mais importante do que qualquer uma das outras: a do combate à euforia. Ele sabe do que fala. Festejar títulos por antecipação é ousadia que se desaconselha, por poder conduzir a mau desfecho, como sucedeu ao Benfica em 2013. Deslumbrou-se com a vitória no Funchal sobre o Marítimo sem se dar conta que ainda faltava disputar dois jogos. Num empatou na Luz, com o Estoril, e no outra perdeu no Dragão, com o FC Porto. De repente, onde se pensava nascerem rosas só emergiram cardos.
Sábia prudência, pois, a que Vieira revelou, num discurso à imagem da grandeza do emblema a que preside. Disse que o tempo e o novo treinador provaram ser possível ao clube ser competitivo com a formação e, tal como o professor Marcelo Rebelo de Sousa, novo Presidente da República, está a fazer, também se abraçou ao povo, por considerar que as Casas são a «melhor ferramenta» que encontrou para «fazer crescer o Benfica».
A 26.ª jornada começou ontem com uma surpresa, sobretudo pela expressão do resultado: vitória (3-0) do Boavista sobre o Marítimo, na Madeira. Para este sábado, dois 'finalistas' em acção: à tarde, Sporting promete encher o estádio do Estoril e, à noite, o FC Porto, em missão aparentemente bem mais tranquila, recebe o União, conhecendo já, quando entrar em campo, a história do jogo do leão. O que poderá ser factor de motivação ou... de resignação."

Fernando Guerra, in A Bola

Assim fica difícil...

Feirense 0 - 1 Benfica B


Tudo continua a correr mal. A atitude hoje foi boa. Ninguém pode acusar os jogadores de não lutarem, mas continuamos a falhar as oportunidades que criamos, sofremos golos incríveis... e ainda temos que aturar os apitos!!!
A forma como os nossos jogadores são intimidados constantemente pelos adversários e pelos árbitros é incrível: os cartões ao Gilson e ao Berto são das coisas mais absurdas que podem existir no Futebol... o Gilson sobre uma entrada dura e perigosa, e ele marca falta contra o Benfica e Amarelo ao Gilson!!! Em contrapartida, o Feirense deu porrada o jogo todo com total impunidade... todos sabiam que nenhum jogador do Feirense ia para a Rua... 
O golo é uma sucessão de ingenuidades, com duas faltas pelo meio!!! Existe falta sobre o Rúben quando faz o atraso, e existe falta sobre o Gilson... os erros e as ingenuidades, não desculpam os erros dos árbitros!!!
Se na 1.ª parte o Feirense ainda dividiu o jogo, no 2.º tempo o único remate foi golo... E depois de estar em vantagem tivemos uma 'aula' do anti-jogo mais nojento possível...
Com um penalty descarado sobre o Saponjic já nos descontos a passar em claro... Já no início da 2.ª parte tinha ficado outro penalty por assinalar...
Mesmo assim os protestos e pressões do banco do Feirense foram constantes toda a partida!!! O silêncio do Benfica sobre estas arbitragens é preocupante. A forma como os funcionários da PorkosTV chegaram à conclusão que a arbitragem beneficiou o Benfica é mais um exemplo daquilo que nos espera...!!!

Mais um Derby vitorioso...

Benfica 3 - 1 Sporting
Alfa, Mendes, Amaral


Os ares do Seixal fazem bem a esta equipa...!!!
Com tantas ausências o Benfica não era favorito para este jogo, o adversário vinha moralizado, e bastava comparar os 'caparros' dos atletas, para perceber que o jogo ia ser muito complicado (agora percebo os elogios do Cátio Bálde esta semana ao Bruninho...!!!).
Além dos jogadores que estão na equipa A e B (Renato, Dias, Ferro, Yuri, Pêpê, Digui, Joãozinho e Sarkic), tanto o Zé Gomes como o Jota foram convocados para as Selecções jovens, e falharam este jogo... Assim, o nosso ponta-de-lança foi o Alfa (habitual médio-centro...), e o nosso extremo-direito foi o Jorginho (habitual defesa-esquerdo!!!).
Com uma diferença abismal física, com muitas soluções de recurso, o Benfica uniu-se, lutou, defendeu bem, contra-atacou com eficiência e venceu com toda a justiça... e ainda tivemos que aturar o 'habitual' apitadeiro... que no início do jogo, bem, não marcou um penalty contra nós, pois o Escoval joga a bola... mas depois foi o festival do costume... inventou um penalty contra o Benfica, e apesar da expulsão do trinco caceteiro Lagarto, foi complacente com muitos outros: o defesa-direito devia ter ido para a Rua na 1.ª parte, o capitão Lagarto também, o defesa-esquerdo também... enfim, um festival!!!


PS: Nos Benjamins C, também vencemos o Derby, por 3-2!!!

Os presidentes e os seus retratos

"O Benfica está nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. E ao vencer o Zénit permitiu a três equipas portuguesas o acesso à mais importante prova europeia na época de 2017/2018. Lá vai o futebol português ao colinho do Benfica.
O tal Benfica utilizou no sábado a sua 5.ª dupla de centrais da temporada – Jardel e Lindelof – e na quarta-feira a sua 6.ª dupla de centrais da temporada – Lindelof e Samaris. Ganhou os dois jogos e continua sem sofrer grandes penalidades. Trata-se de uma conspiração nacional e internacional. Pois se até o presidente da Comissão Europeia, o senhor Juncker, de passagem por Lisboa para assistir à posse do novo presidente da República, quis ir à Luz prestar homenagem ao antigo Rei. E ainda levou para casa um “kit” Eusébio, um escândalo.
O Porto anunciou um processo ao seu associado Carlos Abreu Amorim. O deputado Amorim terá criticado a gestão da SAD em termos considerados ofensivos. “Não há clube mais transparente do que o FC Porto” – reagiu prontamente o site oficial azul e branco. É verdade e admirável. Basta ir ao Youtube.
Também não deixa de ser admirável um presidente que, na segunda-feira, chamou “carneirada” aos adeptos do seu próprio clube venha, na quinta-feira, alertar os mesmos adeptos “para não se deixarem manipular pelos chavões criados pelos rivais”.
Ainda a propósito de presidentes… Causou surpresa o facto do ex-presidente da República ter escolhido um pintor hiper-realista focado em temas da antiguidade clássica para autor do seu retrato oficial. Sempre na vanguarda, também o retrato oficial do actual presidente do Sporting, apresentado ao público no sábado passado, se inspira em filmes de romanos sendo possível apreciar, num traço arrojadamente infantil, o presidente em figurino “Quo Vadis” no exercício de pré-decapitar o presidente do Benfica em figurino anacrónico. O autor permanece incógnito. A não ser que se trate de um auto-retrato, o que também não espantaria ninguém.
Disse Rui Vitória, e bem, que a vitória no derby não vale nada se o Benfica não ganhar ao próximo adversário que é o Tondela. E o Tondela é que é do nosso campeonato. Melhor será, portanto, dar por encerrados os legítimos festejos de uma semana feliz e encarar o adversário de segunda-feira com a humildade que permitiu uma recuperação em que poucos acreditavam. E por mim falo."

Benfica heats up late in cold of St. Petersburg

"LONDON — If there were an award for fan base of the year, the followers of Benfica would have to be candidates.
Before Wednesday, Benfica had not won on Russian soil for 20 years, and it traveled to St. Petersburg, Russia, without its first-string goalkeeper and with three members of its back line out because of either injuries or suspension.
That did not discourage 445 hardy Benfica fans from making the 4,500-mile round trip — made longer because there are no direct flights — to cheer on their team in the Champions League in the freezing cold. 
The players kept them waiting. For 70 minutes, the action in the Petrovsky Stadium was as frigid as the weather, before things got red-hot at the finish, when two late goals by Benfica allowed it to take the lead and win the game.
It was the second time in the series that Benfica had broken through Zenit’s overly cautious tactical game. The first leg in Lisbon had been goalless until a header in injury time from Jonas, from Brazil, gave Benfica a 1-0 lead to defend in Russia.
The second game was goalless until the 69th minute, when Hulk, another Brazilian player, scored for St. Petersburg, tying the series on aggregate, 1-1.
Extra time, and possibly the dreaded penalty shootout, loomed until Nicolás Gaitán stole a late goal for Benfica. Six minutes into injury time, yet another Brazilian, Talisca, wrapped up Benfica’s win, sending the Portuguese club to the quarterfinals.
The final score in St. Petersburg was 2-1. The aggregate score of 3-1 made it look as if Benfica had this series comfortably under control. Nothing could be further from the truth.
“We showed in the field how much we wanted to get past Zenit,” said Andreas Samaris of Benfica. “All of us players were ready to serve the team in any position the coach asked.”
Samaris, normally a midfielder, could be called a success as an emergency center-back on Wednesday. He stood up to 96 minutes of battery from Zenit striker Artem Dzyuba, who was assisted by Hulk.
Hulk — also known by his given name, Givanildo Vieira de Souza — is well known to the Portuguese club because he played in their league for Benfica’s great rival, Porto, before heading to Russia.
But it was Dzyuba — big, powerful, awkward and physical — who tested the strange lineup in defense and the second-string Benfica goalkeeper, Ederson. Tested is perhaps a misleading term because Zenit did not press the weakened Benfica defense nearly enough, perhaps because the Russian club is just emerging from its two-month winter break.
“No, I had not played in defense before now,” Samaris responded on television when asked if he had ever played central defense before. “I practiced, of course, but it was something like a test for me tonight.”
Zenit had never lost at home before to a Portuguese opponent, so while we might have expected it to attack the makeshift rear-guard of Benfica, the opposite happened.
Zenit’s coach, André Villa-Boas, is Portuguese and right out of the mode of José Mourinho. Villa-Boas’s preferred method of play is to counterattack, and his catchword is caution. When Villas-Boas spoke on the field before kickoff, he seemed obsessed with a fear of allowing Benfica to score.
Against an opponent wounded at the back and reliant upon a gifted 18-year-old, Renato Sanches, in midfield, this was surely the wrong approach. Villa-Boas will leave St Petersburg after this season and most likely return to Portugal, possibly back to his former club, Porto.
After Wednesday’s game, Zenit’s owners may be pleased to see him leave.
While it is true that no Russian team has overcome the rust from the winter layoff to reach the Champions League quarterfinals in any of the past six seasons, negativity got what it deserved on Wednesday.
When Hulk broke his recent barren streak and headed in an immaculate cross from Yuri Zhirkov, it did seem that the home team was coming out of a deep sleep.
Benfica determined otherwise. It tied the score after 85 minutes when Raúl Jiménez, a substitute with energy to spare, suddenly turned and tried a long shot. Zenit’s goalkeeper, Yuri Lodygin, misjudged it and turned the ball against his own crossbar, and Gaitán pounced on the bounce to knock in the goal. And then, just as it did three weeks before in the first leg, Benfica summoned the greater will to strike with the last kick of the match. Another winner by another Brazilian substitute, this time the tall and slender Talisca."

Benfiquismo (XLI)

As famosas Marias do Benfica... 9 vezes Campeãs Nacionais de Voleibol, consecutivamente...!!!

Já ganhamos alguma coisa...

"A vitória de Rui Vitória em Alvalade não impediu que, com jogadores cansados, lesionados e castigados, quatro dias volvidos o Benfica estivesse novamente nas oito melhores equipas da Europa. É mentira que ainda não tenhamos ganho nada, ganhamos o respeito da Europa do futebol e a azia de quem é incapaz de reconhecer os méritos alheios. A vitória de Alvalade é simples de explicar: meia-hora de superioridade total conquista um golo de vantagem, e depois a organização e a alma benfiquista derrotaram a inépcia e desperdício sportinguista.
Com o Sporting a liderar o Campeonato, com uma onda de lesões - a que se acrescentou o guarda-redes - com uma maré de esperança verde a empurrar a equipa horas antes do jogo, foi pouquinho aquele Sporting do último sábado. Diria até, que ao Benfica não foi preciso fazer um grande jogo para vencer em Alvalade.
O FC Porto perde em Braga, sofre três golos (um dos quais com o guarda-redes a caminho da mesa do restaurante), leva duas bolas nos postes e queixa-se do árbitro. Estranho. O mesmo árbitro que havia prejudicado o Benfica na recepção ao Sporting, e - como aqui escrevi nessa semana - quem leva três não se pode queixar de nada.
Mas a Liga está muito longe de estar decidida e o Tondela será mais difícil que o Sporting. Haverá luta até ao fim mas o Benfica vai em primeiro. Pode-se dizer, por agora, que o Campeonato português é liderado por uma das oito melhores equipas europeias, e isso faz da nossa Liga uma Liga mais prestigiada internacionalmente.
Na bonita São Petersburgo, terra de Czars e Imperadores, onde a mais importante história da Europa já se escreveu muitas vezes, houve heróis na quarta-feira. Vestiam de vermelho, eram do Benfica e treinados por Rui Vitória. Talvez por isso quando se chegou ao aeroporto, fazia-nos todo o sentido ouvir os adeptos a cantar: «Sou de um clube lutador/Que nunca encontrou rival/Neste nosso Portugal»."

Sílvio Cervan, in A Bola