Últimas indefectivações

domingo, 30 de outubro de 2016

Numa cidade feliz

"Como bem sublinham Luís Filipe Vieira e Rui Vitória, as únicas conquistas só podem surgir no final das provas, nunca agora

1. (...)

2. Foi um fim de semana bem feliz para o Benfica. Ganhou, com momentos de nota artística, o Paços de Ferreira e viu o Futebol Clube do Porto e Sporting empatarem os seus jogos com Nacional e Vitória de Setúbal. É indiscutível que ambos esbanjaram pontos bem importantes. E num momento determinante. No fim de semana que antecede uma semana em que ocorrem jogos decisivos para  cada um dos três clubes para o seu futuro próximo na Liga dos Campeões. Mas depois do relevante jogo, depois de amanhã, frente ao Dínamo de Kiev, o Benfica vai ao Dragão no próximo domingo sabendo que sairá do Porto na liderança da Liga em razão da distância alcançada nesta nona jornada face aos seus directos adversários. Que terão, em circunstância diferentes, jogos bem complexos, um no Dragão face ao Brugges e outro em Dortmund face a um Borússia também em crise de resultados. O que não deixará de motivar Jorge Jesus e o conjunto dos seus jogadores.
Mas, no futebol doméstico e em razão deste fim de semana de verdadeira alegria, não é caso para o Benfica entrar em euforia. A Liga ainda nem chegou ao seu Verão de São Martinho, que será um tempo de selecções e, decerto, com Fernando Santos a fazer uma convocatória com uma ou outra surpresa. Que será uma forma de reconhecimento e um instante de motivação para aquele(s) que terão o privilégio de serem chamados a mais uma convocatória da Selecção que conquistou o título europeu. Mas depois da curta pausa das selecções ainda faltará muita Liga até ao Natal. Ainda nada está alcançado. Nada mesmo. Mas como bem recordam e coerentemente dizem Luís Filipe Vieira e Rui Vitória a conquista é só no final. E o final só é a 21 de Maio de 2017. Data da prevista última jornada desta Liga portuguesa. Por isso a nação benfiquista tem de combinar habilidade com humildade, crença com vontade, mérito com personalidade. Temos de continuar a quase encher a Luz e a acompanhar, com dedicação e fervor, a equipa sempre que joga em campo adversário. O Benfica só se deve preocupar consigo próprio. E sentir que, de verdade, Gonçalo Guedes nos está a encantar e que Rafa quase está recuperado. E acreditar que Jonas a curto prazo, com barba ou sem ela, nos voltará a fazer sorrir com os seus golos que nos embalam para abraços de múltiplos contentamentos.

3. (...)"

Fernando Seara, in A Bola

Nada aconteceu por mero acaso

"O Benfica começou por ganhar na Luz. Depois ganhou no Funchal, onde o Sporting perdeu dois pontos e, no dia seguinte, ganhou em Setúbal, onde o FC Porto imitou o Sporting.
Em função dos resultados dos seus rivais mais directos, o Benfica ficou a sete pontos do Sporting e a cinco do FC Porto. E se é óbvio que estar a sete pontos do seu concorrente directo da Segunda Circular não é decisivo, mas é significativo, estar agora a cinco pontos do FC Porto também não é decisivo, mas é muito importante.
Desde logo porque o próximo jogo do Benfica será no Dragão, onde toda a pressão passa para a equipa de Nuno Espírito Santo. É que se o FC Porto tivesse ganho em Setúbal, poderia ambicionar vencer o próximo clássico e assumir a liderança no campeonato. Não aconteceu e, agora, o jogo do Dragão assume um grau de importância elevada para o FC Porto. Se perder, fica numa posição muito difícil, apesar de ainda estarmos numa altura precoce da competição; se empatar, a situação, não sendo dramática, será, pelo menos, preocupante; se ganhar, não deixará fugir o Benfica, mas, ainda assim, não o ultrapassa na classificação.
O Benfica irá, pois, ao Porto, numa posição muito mais confortável do que admitiria antes desta última jornada.
Bom, mas o mais marcante é que nada disto aconteceu por acaso.
O Benfica venceu o Paços de Ferreira com uma exibição categórica e até com elevada nota artística; o Sporting empatou na Madeira com uma exibição deprimente, a dar sinais de um défice de confiança que urge resolver; o FC Porto empatou em Setúbal com uma exibição estranha de tão preocupantemente decrescente."

Vítor Serpa, in A Bola

Derrota na Ribeira Brava

União da Madeira 1 - 0 Benfica B


Acabou a sequência de resultados positivos, num jogo altamente condicionado pelo mau relvado... onde o Benfica até fez uma 1.ª parte razoável, mas no 2.º tempo era praticamente impossível fazer um 'passe' no meio-campo ofensivo do Benfica...!!!
Mesmo assim, ficou um penalty claríssimo por marcar sobre o Joãozinho... e no ataque seguinte, o União marcou, numa escorregadela do Benitez!!!

2.ª dia da Youth Cup

Terminou hoje a 6.ª edição da Youth Cup no nosso  Caixa Futebol Campus... e com duas vitórias do Benfica:
- Os Juvenis A (sub-17), bateram o Aalborg por 5-2;
- Os Infantis A (sub-13), bateram o Arsenal por 4-2;
Realçar a diferença física enorme entre os nossos Infantis e os do Arsenal e mesmo assim ganhámos; os Juvenis apesar da goleada tiveram momentos muito displicentes...!!!


FC Porto alivia carga a Jesus

"Os dois pontos perdidos em Setúbal são mais graves do que os dois pontos perdidos em Tondela

1 - Um campeonato de futebol é, com frequência, como uma peça de teatro. Os momentos psicológicos marcam o guião e, depois, as equipas estão condenadas a seguir o que fica escrito, até as de arbitragem. Ontem, o FC Porto falhou o seu momento psicológico (e o árbitro João Pinheiro também). Os dois pontos perdidos em Setúbal são mais graves do que os dois pontos perdidos em Tondela, porque atraiçoam o clássico da semana que vem com o Benfica e, pior, põem a equipa de Nuno Espírito Santo no mesmo saco em que está o Sporting, aliviando-o do azedume dos críticos. A poucos dias de jogar em Dortmund, Jesus agradece que desviem dele as atenções ou até que se relativize o colapso sportinguista, à luz da trajetória do FC Porto. Foi uma bênção. Por outro lado, o Benfica está dispensado de jogar na roleta. Ter sorte no Dragão significará esticar para oito pontos o colchão de penas em que o primeiro lugar já parece instalado; ter azar não trará nada de irremediável. Este momento psicológico é só para o FC Porto. Se provar que o Benfica sangra como toda a gente, será mais fácil acreditar quando lhe estiver nos calcanhares, a partir da semana seguinte.
Nuno Espírito Santo falhou um momento psicológico importante. E parece que, em Alvalade, se anda a decidir demasiado a "olhómetro"
2 - Antes do Nacional-Sporting, William Carvalho contava dois penáltis convertidos em quatro tentativas. Bas Dost tem sete em sete e Bryan Ruiz dez em doze. Ambos estavam no relvado, anteontem, quando Jesus mandou o capitão chutar o quinto penálti. Às vezes, a estatística não é só uma lista de números aborrecidos que distorcem os factos e beliscam a experiência das velhas ratazanas de balneário. Jesus saberia qual é a taxa de Bas Dost (100%) ou decidiu a "olhómetro", como costuma dizer? Adrien nunca seria fácil de substituir, nem de fotocopiar, mas o Sporting comprou três médios neste defeso para se pôr a salvo de uma dependência que já era bem evidente na época passada. A mesma estatística que desaconselharia optar por William para marcar um penálti em pleno terramoto também diria, a tempo, que Elias é tão parecido com Adrien como Jesus com António Guterres."

Ferraris e unhas

"Está a chegar a hora de Jesus justificar o ordenado milionário que ganha

1 - No mesmo dia em que ficou a saber que vai receber 988 mil euros pela cedência de jogadores à Seleção Nacional durante o Euro"2016, o Sporting voltou a pagar o preço de não ter a maior parte desses jogadores em condições de contribuir para a equipa. João Mário foi transferido para o Inter, Adrien continua lesionado e William deixou que a falta de intensidade que tem marcado o seu futebol nos últimos tempos se refletisse na falta de convicção com que partiu para a conversão de uma grande penalidade que podia ter ajudado a escrever uma história diferente na Choupana. Em forma, apenas Rui Patrício, que evitou males maiores, mas não conseguiu disfarçar a insegurança de uma equipa bipolar, que reflete em campo as hesitações de um treinador que parece estar à procura de uma solução com base no método de tentativa e erro. A sete pontos do Benfica, com o FC Porto a escapar-se por entre os dedos e com o fantasma das ressacas da Champions a tornarem o Arouca num gigante, o Sporting chega ao início de novembro com a época em risco. Por outras palavras, está na hora de Jesus justificar o ordenado que ganha e mostrar que tem unhas para conduzir qualquer carro: ganhar com Ferraris é fácil.
2 - Faz tão pouco sentido a marcação de jogos na Choupana para as 21 horas este ano como fazia no ano passado. É verdade que ontem as coisas correram bem e a ameaça do nevoeiro não chegou a passar disso mesmo, mas conhecendo a natureza imprevisível do clima naquela zona da ilha da Madeira, este horário é um convite à confusão, anulando qualquer margem para eventuais ajustamentos em tempo útil e potenciando as polémicas que sempre acompanham os adiamentos numa altura em que o calendário aperta. De resto, o facto de se ter disputado outro jogo, em Lisboa, às 19 horas só torna a situação mais incompreensível. Era de supor que se tivesse aprendido alguma coisa com os maus exemplos."

Benfiquismo (CCLXVI)

Três Benfiquistas !!!

Taquicardia elevada !!!

Juventude de Viana 4 - 5 Benfica
(1-2)

Esta equipa, a continuar assim, vai dar cabo dos corações Benfiquistas, até o final da época!!! Estas reviravoltas épicas nos últimos segundos são 'bonitas', mas deviam ser evitadas... com vitórias folgadas, de preferência!!!

Até começamos muito bem, com um 0-2, mas totalmente conta a corrente, num erro defensivo do Diogo a Juventude reduziu... e o jogo ficou diferente. O Benfica não soube 'controlar' a vantagem e o jogo ficou completamente aberto...
No 2.º tempo o nosso treinador, deve ter dado nas orelhas dos nossos jogadores, e notou-se claramente uma mudança de estratégia, queríamos evitar um jogo de parada e resposta... mas isso acabou por não resultar, com a Juventude a passar para a frente, após muitos 'percalços'!!!
Logo após o 2-2, e principalmente após o 4-3, voltámos a arriscar tudo... e curiosamente, é neste registo de ataque à doida, que o Benfica parece estar mais confortável!!!! E tal como a semana passada, demos a volta ao marcador... garantindo a vitória a 18 segundos do fim...

Insistir no Nicolia na marcação do Livres Directos é incompreensível. O João Rodrigues tem que marcar os Penalty's e o Adroher os Livres Directos (mesmo com o falhanço de hoje)... Com as actuais regras, os jogos equilibrados decidem-se quase sempre nas 'bolas paradas', não podemos continuar a dar de avanço!!!!!
Deixei a arbitragem para o fim, porque o 'tema' é longo!!!!!! O Benfica foi altamente prejudicado durante o jogo todo, foram penalty's que ficaram por marcar (contei pelo menos 4...), foram cartões azuis que ficaram por dar ao adversário (pelo menos 2...), foram faltas atrás de faltas não assinaladas (a Juventude fez mais de 15 minutos na 2.ª parte, com 1 falta...!!!)... expliquem-me como o Tó Silva no LD falhado no final pelo Nicolia não leva Azul; expliquem-me como no penalty sobre o Tiago não houve cartão...!!! E expliquem-me como é possível validar o 2.º golo à Juventude!!!! Golo que mudou completamente a dinâmica do jogo...
No penalty que deu a vitória ao Benfica, a decisão é discutível... na repetição a bola parece não entrar... Agora, não sabemos se o árbitro mandou repetir o penalty (porque supostamente o Edo não estava bem colocado...), ou se marcou novo penalty porque o Edo prendeu a bola com a luva... Suspeito que depois de tanto roubo, depois da festa que os Benfiquistas fizeram pelo golo reclamado pelo João, não teve coragem de 'anular' o golo, e na dúvida se a bola tinha ou não passado a linha de golo, mandou repetir...!!!
Agora, uma coisa tenho a certeza, o Benfica foi claramente a equipa mais prejudicada durante toda a partida...
ADENDA: Nas discussões pós-jogo estão a esquecer-se de um pormaior: o árbitro ao mandar repetir o penalty, fez-o sem acesso às repetições, portanto com os festejos do Benfica, ele provavelmente pensou que estava a 'anular' o golo da vitória ao Benfica... aliás a ausência de protestos por parte da Juventude são elucidativos!!!

Uma última nota para a TVI: tal como já aconteceu com o Futsal, meter gente complexada e/ou desonesta a comentar os jogos do Benfica é inaceitável. O Vítor Bruno até foi um bom jogador, mas não pode comentar jogos do Benfica... o homem não pode com o vermelho!!!

No próximo Sábado temos jogo Europeu, com o Vic... a equipa não pode continuar a sofrer 4 golos, em todos os jogos... e se internamente ainda temos força para a remontada, na Europa será muito mais complicado... Mesmo com o Turquel na Luz, na próxima jornada do Campeonato, não será fácil...

Vitória na Maia

Maia 60 - 66 Benfica
11-15, 16-12, 13-20, 20-19

Jogo feio, com poucos pontos, principalmente no início... O jogos Europeus a meio da semana explicam alguma coisa, mas não justificam tudo...!!!
O Carlos Morais já demonstrou que neste tipo de jogos, vai marcar sempre muitos pontos... e se marcassem as faltas todas nas penetrações!!!! Aliás, a arbitragem voltou a destacar-se...!!!