Últimas indefectivações

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Perguntas

"O Benfica fez sempre o pleno. Ou porque o assunto é Benfica ou porque, em outros clubes, tudo desemboca no Benfica. Esta obsessão deixa-me orgulhoso.
Recuperada a rotina dos títulos, está na moda os apaniguados do clube 'anti-Benfica' dizerem que o SLB é forte contra os fracos e é fraco contra os fortes (na presunção de que os seus clubes são fortes, hélas!) e que Rui Vitória só ganha aos liliputianos clubes da nossa praça.
Será que Atlético de Madrid (lá), Zenit (cá e lá), Dínamo de Kiev (cá e lá e os tais que eliminaram o Porto da Champions no Dragão) e Bayern (eliminado por 2-3, a menor diferença com clubes portugueses, sem cabazada) serão pequenotes?
Será que quem assim pensa, não se pergunta porque, tão filantropicamente, as suas equipas distribuem tantos pontos pelas equipas menores?
Será que nas últimas 3 épocas (com Jesus e Vitória) o tricampenato nacional, as três Taças da Liga, uma Taça de Portugal e duas Supertaças foram obra do acaso e fruto da complacência do Portugal futebolístico dos pequeninos?
Será que se considero o Sp. Braga um desses modestos clubes? É que com Rui Vitória, o Benfica já o defrontou 4 vezes e ganhou 4 vezes com um score de 13-2. Já o Porto, no mesmo período, não ganhou nenhum dos 3 disputados e perdeu uma final e o SCP foi eliminado da Taça!
Será que 'o melhor futebol de Portugal' empatou (de novo) com o Tondela no minuto 92 com um golpe de lucidez táctica, ao invés do minuto 92 do Benfica no Dragão, de pura sorte de casino?
Será que os 2 pontos que o SLB perdeu no Dragão são diferentes dos 2 pontos perdidos na Luz com o V. Setúbal?"

Bagão Félix, in A Bola

Ainda falta muito...

Sporting 28 - 25 Benfica
(17-11)

Em primeiro lugar, é preciso recordar que os Lagartos tem um orçamento no Andebol, cerca de 5 vezes superior ao Benfica !!! Sim, 5 vezes !!! Absolutamente ridículo...

Mesmo assim, hoje, ficou provado, que com um bocadinho mais de 'cabeça' e 'sorte', temos equipa para no mínimo discutir os jogos!!!
Hoje, resolvemos falhar 3 Livres de sete metros...; além disso o Tiago Pereira, o nosso melhor Central ofensivo não jogou (e o Vidrago, sendo que o Pais foi dos melhores); e se não fosse aquela parte final do 1.º tempo, onde deixámos o adversário 'fugir' com vários erros ofensivos (permitindo fáceis 'contra'...), teríamos 'apertado' mais o adversário, na excelente 2.ª parte que fizemos!!!
Com todas as 'estrelas' com salários milionários, que os Lagartos têm, é na baliza que eles tem o principal 'desequilibrador'!!!! E infelizmente, hoje, os nossos guarda-redes não conseguiram fazer diferença (como fizeram, várias vezes, o ano passado...)!!!

Nota de destaque, mais uma vez, para o Terzic: está claramente a melhorar... e com todas as dificuldades na 1.ª linha, foi ele que assumiu... Talvez por não se ter intimidado com o 'redes' do outro lado, como alguns dos nossos se sentiram naquela 1.ª parte!!!

Tal como afirmei no início da época, sem play-off's será mais complicado, mas temos os jogos em Casa, e a 2.ª fase para rectificar...

O povo é sereno. É só vapor...

"Entre a alegoria do Rebanho de Ovelhas e a metáfora do Búfalo calmo, assim se vai fazendo a actualidade do futebol português. Quase sempre de pavio curto e com vocação para momentos zen, o retrocesso civilizacional prossegue, dando lugar à discussão entre os que garantem que houve cuspidela e aqueles que sustentam que foi só vapor...
As cenas indecorosas do túnel de Alvalade, a que o país inteiro teve acesso e que cola uma imagem troglodita ao dirigismo desportivo, só mereceram, até agora, um sepulcral silêncio da Liga de Clubes e do seu presidente, ao que parece pouco interessado na defesa do desporto-negócio que tutela.
A Pedro Proença deverá exigir-se, neste momento, uma intervenção pedagógica, que verbere incidentes deste calibre e garanta que as instituições têm meios para cortá-los pela raiz.
Mas o desafio não se fica pelo líder da Liga. Este caso é um teste ao novo Conselho de Disciplina da FPF, não quanto à apreciação dos méritos da causa, mas sim no que respeita à celeridade prometida por José Manuel Meirim nos idos da sua candidatura.
Quanto a Bruno de Carvalho e Carlos Pinho, apenas uma nota: já era tempo de, em vez de se multiplicarem em intervenções e comunicados, virem a público pedir desculpas pelas cenas que protagonizaram. Por mais que cada um deles ache que está carregado de razão, bastará um rápido visionamento das imagens para concluírem que estiveram muito longe do... mínimo.
Se não houver um acto de contrição, é porque o que cada um deles fez no túnel de Alvalade corresponde à forma como quer estar no futebol.
E o futebol, o que terá a dizer?"

José Manuel Delgado, in A Bola

Castigo ao Presidente

"Tendo sido notificada do Acórdão proferido pela Secção Profissional do Conselho de Disciplina da FPF, que decidiu julgar parcialmente procedente a acusação ao Presidente do Conselho de Administração da «Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD» (Benfica SAD), Luís Filipe Vieira, por pretensos factos ocorridos após o jogo “Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD / Vitória Futebol Clube – Futebol SAD”, realizado no dia 21 de Agosto de 2016, com a aplicação de uma sanção de suspensão de 60 (sessenta) dias e pena de multa de 3.445,00€ (três mil quatrocentos e quarenta e cinco euros), a Benfica SAD esclarece os seus accionistas, associados do «Sport Lisboa e Benfica» e demais público que:
1 – O Presidente do Conselho de Administração da Benfica SAD irá interpor de imediato recurso deste Acórdão do Conselho de Disciplina da FPF para o Tribunal Arbitral do Desporto, confiando que a anterior jurisprudência desse tribunal superior se confirme e se obtenha a anulação da decisão da Federação Portuguesa de Futebol.
2 – O Acórdão do Conselho de Disciplina da FPF sancionou o Presidente do Conselho de Administração da Benfica SAD em 2 meses de suspensão ainda que dê como não provadas as declarações iniciais que deram origem a este processo disciplinar.
3 – No entendimento da Benfica SAD e do seu Presidente do Conselho de Administração, o Acórdão do Conselho de Disciplina da FPF revela erros graves e notórios na apreciação da prova, valorizando quase em exclusivo o depoimento de uma das testemunhas em detrimento das demais arroladas quer pela própria acusação, quer pela defesa. É ainda inaceitável que a valoração da prova não se tenha detido na razão de ciência sobre a qual as testemunhas depuseram e tenha entrado no domínio da idoneidade das mesmas, ao ponto de considerar impossível (!!) e uma “contradição lógica inultrapassável” a presença de duas testemunhas em simultâneo atrás do Presidente da Benfica SAD numas escadas de acesso ao átrio da tribuna presidencial.
4 – Notificado do Acórdão do Conselho de Disciplina da FPF, o Presidente do Conselho de Administração da Benfica SAD reitera, agora publicamente, que em nenhum momento proferiu quaisquer expressões injuriosas ou grosseiras, nem mesmo aquela – a única, diga-se – que sustenta a condenação vinda de referir, ou seja, a de que o árbitro do jogo em causa “tinha roubado 3 penaltis ao Benfica na época passada”; confirma tão só que questionou os critérios do Conselho de Arbitragem da FPF que haviam determinado a nomeação de tal árbitro.
5 – Ainda no entendimento da Benfica SAD e do seu Presidente do Conselho de Administração, o Acórdão do Conselho de Disciplina da FPF desvalorizou de todo – e sem qualquer razão que o fundasse – a circunstância pública e manifesta de o árbitro em causa ter sido reincidente numa atuação infeliz em mais um jogo em que foi interveniente a equipa do SL Benfica (recorda-se: a época passada fora avaliado negativamente com 2,5 e esta época com 7,9 – notas que traduzem em ambos os casos, segundo os critérios objectivos de avaliação, a existência de erros graves com influência no resultado. Assim se justificou a indignação do Presidente do Conselho de Administração da Benfica SAD e a razão exclusiva pela qual questionou o Vogal do Conselho de Arbitragem da FPF sobre o(s) critério(s) da sua nomeação logo na segunda jornada da presente edição da Liga Zon.
6 – O Presidente do Conselho de Administração da Benfica SAD reitera, agora publicamente, que as suas observações foram feitas num espaço reservado, com urbanidade, sem qualquer grosseria ou gestos menos próprios, e fora do espaço público – ao invés do que tem sido conduta dominante nos últimos tempos por parte de outros dirigentes.
7 – O Presidente do Conselho de Administração da Benfica SAD, ainda que se tenha surpreendido e indignado com uma decisão de suspensão de 2 meses ininteligível e incoerente com outras decisões que têm sido públicas, saúda a celeridade com que a Comissão de Instrutores da LFFP e o Conselho de Disciplina da FPF trataram este processo. Assim sendo, deseja-se com veemência que esse princípio de actuação célere seja aplicado a todos os casos pendentes e para todas as ocorrências e declarações que todos os dias têm sido testemunhadas ou denunciadas na Liga Nos.
8 – Por fim, a Benfica SAD e o seu Presidente do Conselho de Administração aguarda, com a mesma serenidade e urbanidade até hoje invariavelmente demonstradas, que sejam proferidas decisões disciplinares – quaisquer que elas sejam – para as participações que efectuou a 30 de Novembro de 2015 (!!), ao abrigo das quais se denunciaram factos que podem consubstanciar infracções muito graves no plano do atentado à ética desportiva, da ofensa da honra e consideração do Sport Lisboa e Benfica e de vários agentes desportivos intervenientes nas competições profissionais."


PS: O Benfica continua a ser um Clube 'inovador'!!!! Desta vez o Presidente do Benfica, é castigado, por um desabafo, em privado, no final de um jogo, onde o Benfica foi claramente prejudicado, por um árbitro com um conhecido historial em prejuízo do Benfica...!!!
Enquanto isso temos Clubes com estratégias de coação pública, constante, antes, durante e depois das nomeações e dos próprios jogos,.. a passarem entre os pingos da chuva, sem qualquer problema!!!!

Benfiquismo (CLXXXVIII)

Aquecimento...!!!

Muito bom...

Benfica 77 - 69 Chalon
19-22, 32-15, 17-17, 9-15

Grande vitória, aquele 2,º período foi mesmo espectacular, com grandes momentos de Basket... Só trememos um pouco no final, porque a rotação foi 'curta' e os jogadores estavam mesmo cansados naqueles minutos finais...

Grande jogo do Carlos Morais... e do Barber que conseguiu equilibrar a luta nas tabelas, com grande desvantagem de centímetros...!!!

Matematicamente ainda não estamos qualificados, mas muito sinceramente, creio que é uma questão de saber se vamos ficar em 2.º ou em 3.º com acesso à repescagem!!!! Temos tudo para ganhar ao Bruxelas na última jornada, e assim terminar com 4 vitórias e 2 derrotas...

Creio que já é altura de confessar que os resultados europeus até este momento, estão muito acima da expectativa inicial!

ADENDA: Afinal, com os resultados dos outros jogos de ontem, nos outros grupos, o Benfica está mesmo qualificado para a próxima fase... só falta saber se em 2.º ou em 3.º!!!