Últimas indefectivações

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Romances de cordel

"1. O Sporting está na iminência de mais uma Assembleia Geral destitutiva para discutir o futuro dum presidente. Se avançar será mau; se não avançar, pode ser ainda pior. Never Ending Story, dos Limahi, foi um sucesso nos anos 80. Estamos em 2020. Este é um dos dramas do leão.
2. Sérgio Conceição tirou o penso da ferida do FC Porto após a final da Taça da Liga e Pinto da Cosa apressou-se a recolocá-lo. Mas um penso não cura. Quem traz o desinfectante?
3. O futebol português é o espelho duma sociedade cada vez mais extremada. Nem mais, menos. Ou há amor ou ódio. E aqui que vive Rui Pinto, entre o heroísmo e a vilanagem aos olhos de alguns; aos olhos da estranheza mais distante de quem não compreende muito bem, em comparação com outros, a continuada prisão preventiva.
4. FC Porto e Benfica entram em campo amanhã para discutirem uma boa parte da época dentro de campo e continuarem uma discussão infinita fora dele.
5. A exibição do Famalicão na Luz apenas vejo provar que é mais fácil lembrar-nos duma história bem contada com final infeliz do que dum romance de cordel mal escrito em que o David derrotou o Golias.
6. Cada vez que Bruno Lage fala em conferência de imprensa há um genocídio de traças nos gabinetes de comunicação dos clubes.
7. Marco Ficini morreu numa rixa de claques em plena via pública. O pacto de silêncio entre dois grupos rivais que parece imperar no julgamento é um grito lancinante no meio de uma rua em que toda a gente olha para trás para ver o que se passou mais ninguém acode o agredido: o futebol.
8. Travante Williams é do Alasca, tem uma história de vida impressionante pelo dramatismo, dá ares de ser um tipo simpático e é um basquetebolista impressionante. Às vezes, quando nada mais há, resta uma ideia de vida para nos salvar. Pode ser um exemplo. Até para o clube."

Hugo Forte, in A Bola

O Sócio !!!

"O homem que Pinto da Costa achava que «não tinha condições para arbitrar» e que, depois de uma reabilitadora ameaça de morte, passou a ser «reconhecidamente o melhor árbitro» foi o escolhido para apitar o clássico. 💙"

O futebol português descobre a cada ano, a cada jornada um “novo fundo”

"Artur Soares Dias vai mesmo ser o árbitro no clássico de amanhã. Como se não bastasse, ter um portista assumido a arbitrar o jogo, teremos Tiago Martins no VAR, que todos sabem tem um processo contra o SL Benfica a decorrer. Por si, é simplesmente inacreditável esta dupla nomeação. 
Mas isto não é tudo, Artur Soares Dias será o 8º árbitro em 20 jogos do #PortoaoColo da AF Porto. Será, também, o 8ª árbitro da AF Porto em jogos do Sport Lisboa e Benfica. O #PortoaoColo teve, ainda, VAR da AF Porto em 10 dos 19 jogos realizados até agora.
Artur Soares Dias que nas últimas 12 épocas, só assinalou 2 penaltis desfavoráveis ao #PortoaoColo (1 deles aos 90 minutos com o resultado de 3-0), mas já foi capaz de assinalar 7 penaltis desfavoráveis ao SL Benfica e 7 penaltis desfavoráveis ao Sporting CP.
No mesmo período, o FC Porto alcançou uma percentagem de pontos em disputa de 79%, em linha com os 80% registados com todos os árbitros, já o SL Benfica regista 69%, valor muito inferior aos 82% verificado com todos os árbitros, claramente indicativo da influência do árbitro da Confeitaria. 
Mais, Artur Soares Dias que foi o 6º classificado da época passada (2018/19) (!!!) e é escolhido para este jogo. Porquê?
Nós explicamos, são 7 anos seguidos de FC Porto – SL Benfica no Dragão só com árbitros da AF Porto. Repetimos, 7 anos! Se juntarmos os jogos na Luz, são 12 árbitros da AF Porto em 14 jogos. Ou seja, no Dragão são 100% dos jogos. No total, são 86% dos jogos entre SL Benfica e FC Porto arbitrados por árbitros... do Porto.
Demasiado mau para ser verdade."

Casa do Benfica em Vila Nova de Gaia vandalizada

"Palavras inscritas na parede que devem ser interpretadas como estão escritas: ameaça aos nossos sócios responsáveis pelo funcionamento da Casa e que nunca instigaram ou criaram qualquer espírito ou iniciativa de ódio para com adeptos e sócios de outros clubes.
As autoridades têm de hoje e amanhã não só garantir a segurança das instalações, mas também face a esta frase de ameaça explícita a segurança de crianças, mulheres e homens que hoje e amanhã vão estar na Casa do Benfica a apoiar o seu clube e não a odiar o quer que seja. Isto tem de parar! 
Queremos deixar a nossa solidariedade a todas as Casas e aos seus dirigentes que têm sido alvo destes actos de vandalismo, em especial às Casas na região do Porto.
Já não é apenas inveja da nossa dinâmica e sucesso do Projecto das Casas do Benfica, mas sim a irresponsabilidade de um grupo de arruaceiros que fazem mais mal que bem ao clube que representam.
Muita força a todos!
Juntos somos mais fortes!"

[FR] Bistrot - After Match vs Famalicão e Pre Match Jornada 20 na Cidade Invicta

Mais do que um clássico

"A falta de orientação estratégica dos rivais do SL Benfica e de liderança de Liga e Federação determinou o período da história de maior desequilíbrio desportivo e financeiro do futebol em Portugal.

Neste sábado disputa-se um encontro decisivo para a definição do vencedor da Liga NOS 2019-2020, embora este desafio possa representar muito mais do que um simples jogo ou campeonato. Se durante décadas muitos discutiram e criticaram a “cartelização” de um campeonato a três, pois bem, no final do jogo deste sábado, uma vitória do Benfica pode muito bem e de forma simbólica representar uma nova era no futebol português, a era do “monopólio” SL Benfica. Esta nova era, que se tem vindo a forjar ao longo da última década, é sustentada por dois factores fundamentais:
(i) competência e visão de uma estrutura encarnada que apostou na construção/formação e reformulação de infraestruturas e quadros técnicos e directivos e (ii) na falta de rumo e preparação das estruturas directivas de FC Porto e Sporting CP, agarradas a modelos de gestão, estratégias de comunicação e planeamentos que se têm revelado desactualizados e desajustados.
Durante algum tempo, os pontapés de Kelvin e Herrera, a boa imprensa de Jorge Jesus ou os penalties defendidos por Renan, ajudaram a alimentar a ilusão entre adeptos e principalmente, deram argumentos e força a direcções de FC Porto e Sporting CP, que sem saberem porque pontualmente ganharam, agora não conseguem perceber porque regularmente perdem!
No entanto, e como sempre, o tempo destapa a realidade e reforça a razão, e o que já era perceptível tornou-se evidente. A falta de orientação estratégica dos rivais do SL Benfica e de liderança política de Liga e Federação determinou o período da história em que existe o maior desequilíbrio desportivo e financeiro do futebol em Portugal.
De repente, o que era discutido a três (verdade seja dita, que raras vezes o foi), passou a ser discutido fundamentalmente a dois, com a possibilidade séria de qualquer disputa competitiva passar para o campo do meramente ocasional. Neste imaginário “novo mundo” o SL Benfica passará a reinar de forma tranquila e permanente, não porque não possa ser derrotado de tempos em tempos, mas apenas porque esses tempos serão uma raridade, resultante da diferença de qualidade entre as equipas. Se dúvidas existem, ficam os factos.
Neste sábado, Bruno Lage poderá reforçar o seu record de vitórias fora de casa (18), sendo que este record sucede a um outro de Rui Vitória (16). Será coincidência que os últimos dois treinadores do SL Benfica ganhem como nunca antes algum treinador ganhou? O novo reforço encarnado, Julian Weigl, poderá estrear-se num clássico com o FC Porto já neste sábado. O jogador alemão, ex-Borussia de Dortmund, custou 20 milhões de euros, sendo esse valor superior à soma dos orçamentos anuais de Tondela, Boavista, Moreirense, Belenenses SAD, Santa Clara e Portimonense.
Neste cenário em que os adversários ficam cada vez mais longe, o campeão continuará a ter a glória e passará à história, mas as dúvidas sobre o futuro da competição irão adensar-se. No desporto, a competitividade, a rivalidade e a incerteza são o combustível necessário para manter a vivacidade e o interesse.
Perante um contexto internacional, onde as injecções de capital nos principais clubes são feitas de forma duvidosa e sob o “descontrolo” do fair play financeiro, pensar-se que um clube reinante num país periférico pode sobreviver ou sequer conviver entre os “gigantes” do futebol europeu parece pura utopia! Talvez a única forma de o fazer passe pela existência de uma liga interna competitiva, onde jogadores e equipas se valorizam e dão a conhecer, e por um campeonato atractivo e espectacular, que jogadores e treinadores nacionais e estrangeiros queriam abraçar.
Apenas com uma evolução de todos o futebol português pode passar para outro patamar e, nesse contexto, este Benfica forte entre fracos pode voltar a reencontrar-se com sua verdadeira história europeia.
Este é um caminho longo e difícil que tem de ser partilhado por clubes e instituições responsáveis pelo futebol em Portugal, e onde cada um deve assumir a sua responsabilidade. O FC Porto depois de disputar esta “final” deve caminhar sobre o resultado sabendo que os seus problemas são estruturais e não conjunturais, e não será pelo queixume e pela desvalorização dos méritos dos adversários, que estes se irão resolver no futuro, tal como não se resolveram no passado. Pensar que dos grandes clubes em Portugal, o FC Porto, é o único que não tem uma academia de formação, deve inquietar até os adeptos menos atentos à realidade do clube.
Seja qual for o resultado do clássico, o futuro continuará a ser o que dele se fizer, e se nada se aprender ou alterar, ele continuará a ser escrito em tons rubros — até ao limiar das nossas fronteiras."

Mas porquê, José?

"Aposta arriscada, mas sobretudo surpreendente. José Peseiro é o novo seleccionador da Venezuela. Até aqui tudo bem, sendo um treinador desempregado, Peseiro era livre de escolher o seu futuro. Mas assumir o cargo colado à ideia de que foi uma escolha do ditador, causa-me estranheza. 
Principalmente porque tenho José Peseiro como um homem sério e de princípios. Jorge Sampaoli foi a primeira opção mas, por ser demasiado caro, e já de malas feitas, acabou por ficar «pendurado». O treinador português terá sido imposto pela cúpula ministerial por ser mais barato. A mesma cúpula que diariamente esbanja dinheiro e que deixou a Venezuela no estado em que todos sabemos. Adiante.
A Vinotinto, como é conhecida, é actualmente a 25ª classificada no ranking mundial. O primeiro objectivo de José Peseiro passa por qualificar a Venezuela para o Campeonato do Mundo do Qatar. Terá muito trabalho pela frente, até porque primeiro tem de começar por conhecer os jogadores e toda a realidade que envolve o dia-a-dia da Selecção Venezuelana. Do seu lado, Peseiro terá a comunidade portuguesa no país, agora em menor número devido ao êxodo no país, tendo em conta a situação económica e, por consequência, social.
José Peseiro foi apresentado como o técnico com melhor currículo que os venezuelanos tiveram até hoje. Para ele, esta é a segunda experiência enquanto seleccionador, depois de ter comandado a Arábia Saudita, entre 2009 e 2011.
Treinador experimentado, José Peseiro estava sem trabalhar depois de ter deixado o Sporting na temporada passada. Este é mais um grande desafio que terá pela frente, numa carreira em que conta com três troféus: Supertaça de Espanha, Taça da Liga em Portugal e Campeão do Egipto.
Boa sorte mister, que bem vai precisar."

A táctica

"1 - Zidane no jogo desde fim-de-semana, contra o Atlético de Madrid, ao intervalo, fez uma mudança táctica. Tirou de uma assentada Kross e Isco e meteu Vinicius e Lucas Vázquez. A mudança resultou, o jogo do Real Madrid estendeu-se mais pelos flancos e Vinícius esteve na jogada que deu o golo da vitória.
Um treinador está para fazer mudanças, não pode adormecer no banco, por muito que lhe custe tirar jogadores como Kroos e Isco. Com a mudança táctica aumentou a intensidade e a profundidade do futebol do Real Madrid. Tudo isto só possível pela existência de Valverde que no meio-campo, pela sua disponibilidade física faz de dois jogadores no centro do terreno.
Zidane sabe disso e com o seu estilo de seda, porcelana e cuidada, não deixou de tecer elogios a quem foi substituído ao intervalo e venceu, é o que interessa ao Real Madrid. A táctica é da responsabilidade do treinador, mas podia não ter resultado.
Assim, o Real Madrid está embalado na Liga e com redobrado ânimo para defrontar o Manchester City na Champions.
2 - A táctica do grande José Mourinho contra o Manchester City de Guardiola também resultou. Jogou com as armas que dispõe na falta de Kane. Defendeu e no contra-ataque que tanto gosta arrumou com o City. Não foi uma vitória bonita, mas foi inteligente e a possível, com as armas que tinha e as características dos seus jogadores.
Relançou a possibilidade do Tottenham poder ascender ao 4.º lugar que lhe dá acesso à Champions e um ânimo acrescido ao vencer o Manchester City, campeão do ano passado e o seu rival de sempre – Pep Guardiola.
Esta quarta-feira, para a Taça de Inglaterra, Mourinho voltou a alterar a táctica, tira Vertonghen logo no início da segunda parte, entra Gelson que está na jogada do terceiro golo.
Mourinho está em alta, de novo, mais descontraído, mais interventivo no banco, já se ri, respeita os adversários e com pezinhos de lã, ainda vai fazer uma "figuraça" na Champions."

O que podemos aprender com os atletas olímpicos

"Estamos acostumados a vê-los competir, a ganhar provas, conquistar medalhas e a subir aos pódios. Mas também a errar, falhar e perder.
São milhões os apaixonados por desporto pelo mundo fora, que acompanham regularmente as suas modalidades e atletas favoritos. E normalmente, todas as análises são efectuadas com base na prestação dos atletas, pelos seus resultados desportivos, elogiando as vitórias e criticando, por vezes em demasia, quando não ganham. No entanto, todo o processo de preparação anterior à competição é ignorado. E é esse trabalho efectuado na sombra que lhes permite competir com os melhores do mundo e serem, eles próprios, dos melhores do mundo no que fazem.
Os atletas são seres humanos como nós, de carne e osso. Então, o que os torna tão especiais? E que lições podemos aprender com eles para nos tornarmos melhores, tanto a nível pessoal como profissional?
Nos últimos anos tenho tido o privilégio de privar de perto com muitos atletas e de verificar que estes desenvolvem, fruto da exigência diária da sua actividade, um conjunto de competências e comportamentos que podemos todos aplicar no nosso dia-a-dia. Neste sentido, selecciono apenas algumas destas características:
A definição de objectivos: É comum ouvirmos falar da importância da definição de objectivos a curto, médio e longo prazo. Objectivos que devem ser ambiciosos mas atingíveis e mensuráveis. Mas quantos de nós realmente o fazemos? Esta é a realidade diária dos atletas, que definem objectivos para a sua carreira, por norma em ciclos de 4 anos, e todo o seu trabalho é efectuado em prol destes objectivos. Com isto, estão constantemente em avaliação, fazendo ajustes para que o principal objectivo possa ser atingido. E acredito que resida aqui parte do seu sucesso;
O foco: São extremamente focados no trabalho a desenvolver para a obtenção dos seus objectivos e cada dia é organizado para que estes possam ser atingidos. Focam-se no essencial e no que conseguem controlar para obter resultados, ignorando factores de distracção;
O insucesso: Todos temos dias maus, alturas em que, por muito que tentemos, as coisas não saem. E com os atletas não é diferente. No entanto, é a capacidade de se levantarem após as quedas que os distingue dos demais. Muitos perdem mais vezes do que as que ganham. E de cada má prestação, retiram aprendizagens para o futuro.
O trabalho: Por muito talentosos que possam ser numa fase mais inicial da sua carreira, só o trabalho árduo lhes permite chegar ao topo mundial. Uma frase motivacional muito em voga refere que o único sítio onde sucesso aparece antes de trabalho é no dicionário. Os atletas sabem bem da veracidade dessa afirmação e…
…dão sempre o máximo: em cada treino e em cada competição entregam-se a 100%. Só assim é possível atingir os resultados ambicionados.
Valorizam o descanso: aspecto tanta vez descurado no dia-a-dia, apesar de fundamental. Os atletas, pelas exigências físicas da sua rotina, sabem bem da importância vital que tem o descanso para a sua performance e implementam adequadas rotinas de sono;
A paixão: pelo que fazem. No recente Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas, Nelson Évora referiu que esta é a parte fundamental da carreira de um atleta – e que considero ser aspecto fulcral na vida de cada um. É importante encontrar algo pelo qual somos apaixonadas e dedicarmo-nos a 100% a isso.
Os atletas são referências na sociedade e podem ser uma grande fonte de motivação e inspiração, assim queiramos conhecer todo o processo, não apenas o resultado final. São pessoas normais que pela grande exigência a que estão sujeitos, maximizam o seu comportamento.
Seguindo os seus exemplos, acredito que todos podemos ser melhores no que fazemos, podendo até almejar pertencer à elite mundial naquilo que fazemos."

O futebol em análise

"O universo desportivo e o universo moral cruzam-se. O desporto pretende ser um universo à parte da sociedade. Ouve-se dizer (e escreve-se) que o futebol, em particular, é um mundo à parte; é um Estado dentro do Estado. Sabemos que nem todas as modalidades desportivas suscitam a mesma efervescência emocional.
Os gestos repetitivos que não valorizam a “beleza” corporal, as acções descontínuas, as competições onde os adversários não se confrontam directamente, etc., não oferecem uma certa “dramatização” desportiva. As “grandes” modalidades desportivas, como, por exemplo, o futebol e o râguebi, respeitam fielmente uma trilogia clássica: agrupamento de multidões no mesmo recinto, um grande estádio, um espaço à escala dos fervorosos adeptos contemporâneos. Considerando o mais popular de todos, o futebol, que se tornou uma referência mundial, apresenta todas as aparências da futilidade. Pelos comentários dos adeptos sobre as vitórias da sua equipa preferida, esta modalidade surge como um “jogo com profundidade”, que teatraliza os valores essenciais das sociedades. Como todas as outras modalidades desportivas, o futebol exalta o mérito, a performance e a competição entre iguais. Ele permite ver a incerteza e a mobilização dos estatutos individuais e colectivos, que simbolizam a ascensão e o declínio das vedetas (atletas), as promoções e os rigorosos processos de classificação. A popularidade dos desportos reside na capacidade de incarnar o ideal das sociedades democráticas. O futebol valoriza o trabalho de equipa, a solidariedade, a divisão das tarefas, a planificação colectiva, bem à imagem do mundo industrial, de que ele é historicamente o produto. A importância é marcar. Que o diga o Maradona, com o seu golo de mão, “a mão de Deus”, quando do encontro Argentina-Inglaterra do Mundial em 1986. Nas sociedades actuais somos convocados, individual ou colectivamente, para o sucesso. O fracasso e o infortúnio não são psicologicamente toleráveis. São apenas toleráveis quando a injustiça ou o destino são portadores da responsabilidade. Um jogo de futebol é, assim, um universo discutível, prestando-se a múltiplas interpretações. E é esta característica - “discutível” - que confere ao futebol a sua qualidade de “drama filosófico” e que atiça a paixão dos “especialistas”, que nunca terminam de comentar, e de comentar os comentários.
No âmbito da ReLeCo “Educação Desportiva, Corpo e Ética”, integrada no CeiED/ULHT, vamos organizar uma Mesa-Redonda dedicada à “Comunicação no Futebol Profissional”, no dia 10 de Fevereiro de 2020, pelas 17h30, no Edifício U da ULHT. Contamos com a sua presença! A Entrada é Livre."

Antevisão...

Fim de semana preenchido

"Como não poderia deixar de ser, o destaque, no fim de semana, recai sobre a visita ao Dragão da nossa equipa de futebol (sábado, 20h30). Trata-se de um clássico que coloca frente a frente as duas melhores equipas do Campeonato e no qual, conforme tem acontecido nos últimos anos, impera a imprevisibilidade do resultado.
Reiteramos o nosso desejo de vencermos e somarmos mais três pontos e que seja um grande jogo de futebol, que as três equipas estejam à altura da importância deste e que prevaleça o fair-play, dentro e fora das quatro linhas. É também a imagem da competição e do futebol português que estará em causa; da nossa parte podemos garantir que tudo faremos para honrá-la.
Contaremos certamente, como é costume, com muito apoio vindo das bancadas. Os benfiquistas são incansáveis no apoio à sua equipa e apelamos aos nossos adeptos que continuem unicamente focados no seu papel de 12.º jogadores, sem dúvida preponderante nos títulos conquistados no passado. Juntos somos mais fortes!
E muitas outras oportunidades surgirão, nos próximos dias, para apoiarmos o nosso Benfica. Destacamos algumas delas.
A começar, no sábado, pelo basquetebol e voleibol, com ambas as equipas a disputarem partidas na Luz. Às 15h00, receberemos o Illiabum em basquetebol a contar para a 19.ª jornada da Liga Placard. Às 17h00 será a vez do voleibol, em que defrontaremos o Fonte do Bastardo nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Uma hora mais tarde, as nossas basquetebolistas jogarão na Luz com o CP Natação. Também às 18h00, as nossas hoquistas estarão na Catalunha para defrontar o CP Voltregá na Liga Europeia. E, às 20h30, a nossa equipa feminina de andebol será visitada pelo Madeira SAD.
No domingo, logo às 11h00, os Iniciados enfrentarão, no Seixal, o Cova da Piedade. A equipa B de futebol visitará a Oliveirense, às 11h15. Haverá dérbi no futsal, às 14h20, no pavilhão João Rocha. No andebol, além de novo jogo da equipa feminina na Luz, às 15h00, teremos a estreia na fase de grupos da Taça EHF, com o jogo na Dinamarca a ter início agendado para as 14h00. No futebol feminino, o adversário será o Estoril, na Tapadinha às 15h00. E, às 17h30, as nossas voleibolistas entrarão em ação na Luz, frente ao Espinho.
A todas as nossas equipas (mencionadas e por mencionar) desejamos boa sorte e que vençam os seus jogos para honra e glória do Sport Lisboa e Benfica!
#PeloBenfica"

O Clássico

Esclarecedor...

"Este é o cenário das expulsões em jogos Benfica-Calor da Noite, em casa e fora, para todas as competições, desde o início do Século.
Um cenário pornográfico, onde o Benfica tem quase o triplo de expulsões comparativamente ao Calor da Noite! São 19 expulsões contra 7!
Percebem agora o porquê de serem nomeados árbitros da AF Porto clássico sim, clássico sim, não percebem? Aceitam-se apostas para saber qual ou quais os jogadores do Benfica que Artur Super Dragão vai expulsar amanhã. 
E ainda têm o descaramento de falar de arbitragens, quais calimeros.
Este é o mapa da vergonha! E não termina por aqui...ainda hoje vamos apresentar mais dados objectivos, factuais e comprovadores do verdadeiro benefício de arbitragem a este polvo do Calor da Noite que não há maneira de exterminar!"

Semanada...

"1. A Demissão do Responsável do Scouting no Brasil. Francisco Oliveira demitiu-se da posição que tinha no Departamento de Prospeção do clube e no comunicado que enviou para as redacções explicou que tudo se devia à discordância com a política de contratações do Benfica no Brasil, onde se privilegia o interesse de empresário, tendo chegado vários jogadores a Lisboa com um parecer negativo do olheiro. Esta notícia vem apenas confirmar aquilo que há muito se suspeita. O Benfica, particularmente na América do Sul, procura algo mais além de bons jogadores. Aliás, na verdade, se formos a ver o história, ser-se bom jogador nem é o critério principal. Que jogadores fomos buscar ao Brasil nos últimos anos que vos tenham ficado na memória? Talisca e… o David Luiz? Central que já saiu do Benfica há quase dez anos. E pelo meio? Quantos bluffs passaram por cá? Marcelo Hermes, César Martins, Luís Filipe, Victor Andrade, Airton, Alan Kardec, Bruno Cortez, Felipe Menezes, Éder Luiz, Élvis, Patric, Bruno César. A lista é tão extensa. E só estamos a falar do Brasil. Se metemos aqui a Argentina e o Paraguai, a quantidade de jogadores que nem na Segunda Divisão tinham lugar é assustadora. Daquela lista que pus, os que tiveram uma carreira mais positiva foi o Bruno César e o Alan Kardec (que joga numa equipa da segunda metade da tabela na China). Eu já nem gosto nada da ideia de ver o Benfica metido nestas aldrabices de agentes e negociatas. Mas já que as fazem, pelo menos tragam jogadores de qualidade. É o mínimo.
2. Acusações de Fraude Fiscal. Benfica, FC Porto, Braga, Guimarães, e mais uma série clubes, Presidentes e Jogadores estão a ser investigados por fraude fiscal. É uma notícia que é muito inflamada pelo nome das pessoas envolvidas. Isto não é propriamente uma novidade, particularmente no futebol. Até o Cristiano Ronaldo e o Messi já tiveram problemas destes. Quem não pagou impostos, terá que pagar. É assim para todos.
3. A Lesão de Jardel. Jardel fez uma rotura de ligamentos. Por sorte foi o ligamento lateral interno, e como tal a lesão não é tão grave. O Benfica, no papel, fica momentaneamente com apenas dois centrais, mas não acho que haja razão para alarme. Primeiro porque o Samaris e o Weigl podem fazer a posição. Acho que isto já estava precavido no mercado de inverno quando o Conti saiu. Segundo, acho que um dos três miúdos que temos na equipa B, pode ser alternativa, apesar de nenhum deles me parecer já pronto, também não seria um escândalo se isto acontece-se. Se tivesse que escolher um, escolhia o Branimir Kalaica. É o mais experiente dos três e parece-me ser o que menos erros comete. Como o plantel é curto, é provável que um ou dois deles acabe por ir treinar com a equipa principal. Resta dizer que na primeira metade da época, Rúben Dias e Ferro não estiveram os dois ao mesmo tempo no eixo defensivo do Benfica menos de mil minutos, sendo que a maioria desses minutos foi na Taça de Portugal e na Taça Liga, onde já só restam, na melhor das hipóteses, dois jogos. Um para a semana e eventualmente o último jogo da temporada.
4. Os Resultados da Equipa B. A equipa B nos últimos 12 meses perdeu 13 dos 15 jogadores mais utilizados da época passada. São eles: Chris Willock, Alex Pinto, Nuno Santos, Benny, Saponjic, Zé Gomes, Ivan Zlobin, Florentino Luís, Jota, Ferro, Nuno Tavares, Keaton Parks e Pedro Amaral. Só sobram Tiago Dantas e Kalaica. A última vez que tivemos uma mudança tão radical na equipa como esta foi no ano em que a geração de Rúben Dias entrou na equipa B. Íamos descendo nesse ano. Ficámos em 19º a 1 ponto da descida e a 23 pontos do 3º lugar. Este ano estamos a três lugares da descida, mas estamos a 10 pontos do 3º lugar e a 12 da descida. Ou seja, estamos mais perto do pódio do que descer. No entanto, tem sido um caos nas redes sociais por causa da equipa B. Volto a repetir o que já disse há uns anos atrás: a equipa B serve para formar, os resultados são secundários. Há muito talento nesta equipa B e não é por os jogadores andarem a perder mais jogos do que a ganharem que não estão a evoluir. A equipa de Rúben Dias (e João Carvalho, Diogo Gonçalves, Pêpê, Rebocho) perdeu nesse ano 21 jogos. No ano a seguir ficaram em 4º. Relaxem e preparem-se para o Rafael Brito, Gonçalo Ramos e Tiago Dantas.
5. Pedrinho. O Benfica assegurou o primeiro reforço da próxima temporada. Ainda não tive oportunidade de o ver jogar, mas parece ser um jogador que se encaixa em qualquer uma das três posições de apoio ao avançado que temos de momento. É esquerdino, mas joga muitas vezes pela direita. Ontem na selecção olímpica brasileira começou a titular atrás do ponta de lança. Parece ser um jogador muito evoluído tecnicamente, muito rápido mas com alguns problemas na finalização. Os brasileiros comparam-no ao Willian do Chelsea."

As Águias #53 - Belém, Fama & Clássico ...

Benfiquismo (MCDXXXV)

Veteranos!!!

Play:TT na Madureira!