Últimas indefectivações

domingo, 4 de janeiro de 2015

Três pontos... e liderança mantida.

Penafiel 0 - 3 Benfica

Não me cansarei de recordar, até porque aparentemente, muita gente premeditadamente quer esquecer, nas analises às actuais exibições do Benfica: voltámos a jogar com 3 titulares da equipa Campeã; e 6 caras novas!!! Além dos lesionados (Fejsa, Amorim, Salvio, Luisão, Eliseu - suspeito que as ausência do Bebé das últimas convocatórias, seja também por lesão), temos ainda dois jogadores a fazer a 'pré-época' (Sílvio, Sulejmani), hoje ainda tivemos o castigo do Samaris.

Neste momento, mais importante do que jogar bem, são os 3 pontos. Se passarmos esta fase, com aproveitamento máximo, quando os ausentes regressarem, estaremos muito mais próximo do nosso grande objectivo.

Esta noite em Penafiel, voltámos a não fazer ma grande exibição, mas mais uma vez o Júlio César foi praticamente um espectador, e as oportunidades do jogo, foram quase exclusivamente, nossas. Falta consistência na pressão alta do Benfica, estamos a recuperar poucas bolas, em condições de fazer conta-ataques; e temos dificuldade em gerir o ritmo do jogo mais conveniente...
Hoje, o Cristante voltou a ser o melhor. O crescimento do Italiano é notório. Neste momento é ele o líder do meio-campo, mais do que um substituto do Enzo, é o substituto do Matic (a '6'). A surpresa do onze, acabou por ser a presença do Lisandro, no lugar do César. O Brasileiro até vinha a jogar benzinho, mas o Argentino esteve bem esta noite. O Talisca, esteve um pouquinho mais agressivo na recuperação (a '8'); e voltou a marcar após uma seca, que já estava a preocupar muita gente. Outro que não marcava à muito tempo era o Jardel, que no Olhanense e nos primeiros tempos no Benfica até marcava com alguma frequência!!! O Lima continua sem marcar, mas voltou a ser importante, principalmente nas recepções de bola, que acabaram por dar assistências... O Ola John entrou muito bem no jogo, mas foi perdendo gás com o decorrer do jogo. O Maxi voltou a ser dos melhores, mas levou um amarelo, que o vai afastar do próximo jogo com o Guimarães. Com este castigo, o André Almeida irá para a direita (onde joga melhor)... vamos ver quem vai entrar para esquerda: Benito, Sílvio ou Eliseu. Não esquecer que o Vitória tem extremos muito rápidos... Mesmo sem ter sido dos melhores jogos do Jonas, continua a marcar, é importante manter a onda...!!! O Nico também não fez um dos seus melhores jogos, mas mesmo assim foi decisivo na construção das nossas jogadas mais perigosas....

O Jesus voltou a retardar as substituições até ao 'máximo'. É verdade que em Inglaterra muitas vezes não fazem as 3 substituições, mas não havia necessidade... até porque o Ola John estava em clara queda, o Sulejmani precisa de minutos; o Derley também já demonstrou utilidade na frente, quando é preciso pressionar alto, e fustigar os centrais adversários... e o nosso meio-campo Cristante/Talisca também estava bastante desgastado.
Não me admirava nada, que a expulsão do Tony fosse posta em causa, pelos avençados do costume (ou até o golo bem anulado ao Penafiel!!!), mas a única base válida de argumentação do Tony é: "então o Vítor Bruno fartou-se de dar pau, e não foi expulso, nem amarelo levou, e eu é que sou expulso?!... O árbitro deve ter alguma coisa contra os carecas!!!"
Também será 'engraçado' verificar a ginástica ética, que se vai fazer no rescaldo desta jornada. Já que tanto o Benfica, como os Corruptos, golearam sem jogar bem, e ambos beneficiaram de uma expulsão, com os Corruptos a jogarem 1 hora em vantagem numérica (e mesmo assim sofreram um golo contra 10), sendo a grande diferença, o facto do Benfica estar a jogar com mais de metade dos titulares no estaleiro... Mas mesmo assim, o Benfica (líder, com 6 pontos de avanço), está em crise, e os Corruptos vencem e convencem!!!