Últimas indefectivações

sábado, 17 de setembro de 2011

Massacre




Nos dois primeiros jogos entrámos mal nas partidas, hoje começamos com um parcial de 14-2 !!! Seria difícil manter a mesma intensidade durante todo o jogo, chegámos a permitir uma redução da diferença, para 8 golos, mas voltámos a 'massacrar'!!!
Uma nota para as caras novas: O Inácio Carmo está completamente adaptado, a defender (algo que era esperado), e a atacar. Nota-se que o Grilo ainda não está sincronizado com a equipa, principalmente a atacar...
O Sp. Horta tem algumas lesões, o orçamento não é mesmo do que em épocas anteriores, mas mesmo assim mantém vários jogadores da época passada, e nas últimas épocas temos repetidamente perdido pontos para esta equipa!!!
Recordo que o Benfica não vai contar com o Pedroso e o Ferreirrinho nós próximos tempos...

Nada fácil



Benfica 6 - 2 Leões de Porto Salvo



Resultado enganador, jogo complicado, contra equipa de qualidade... passar de 3-0 para 3-2 'assustou', mas uma boa reacção colectiva, resolveu o assunto.

Ainda sem o César, mas com o Joel aparentemente totalmente disponível, com o Marcão a dar muita confiança, e com um Diece, na minha humilde opinião, transfigurado para melhor, muito mais objectivo, algo que já tinha notado na Supertaça com o Sporting... e o próximo jogo, também é com Sporting!!!

Objectivamente (penalties)

"O desplante com que os habituais comentadores fanáticos do FCP falam de penalties a favor das outras equipas já mete nojo! Esta semana, a propósito da marcação de três dos quatro penalties que ocorreram no Benfica - V. Guimarães, lemos e ouvimos coisas miseráveis e relatos de cegueira absoluta por parte dessa gente! Só os penalties a favor do FCP, e os que ficam por marcar contra o mesmo grupo desportivo, é que são boas decisões dos árbitros! Tudo quanto seja decisões - mesmo que correctas - a favor dos seus concorrentes, pois já não valem!

Quando é que esta gentalha, que ocupa horas e horas de propaganda nas televisões e nas rádios, deixam de provocar a ira das pessoas que vão vendo e ouvindo este tipo de programas?

É demais!

Esta semana Duarte Gomes lá ganhou coragem para marcar três dos quatro penalties que o V. Guimarães provocou no jogo frente ao Benfica. A falta de coragem para fazer uma boa arbitragem ficou bem vincada quando não marcou uma outra grande penalidade por mão do antigo jogador do Benfica, Alex, e por não ter mostrado vermelho ao jogador vimaranense que num dos penalties impediu a bola de chegar ao fundo da baliza.

Já na ponta final da partida, muitos livres (a maioria inexistentes) apontou contra o Benfica, enquanto faltas claras dos jogadores do Vitória passavam em claro, como que a compensar sabe-se lá o quê (se calhar a pedir desculpa por ter sido obrigado a assinalar os penalties que aconteceram efectivamente).

Não vou defender, por isso, esta arbitragem que cometeu lapsos graves. O maior dos quais o penalti claríssimo que ficou por marcar pela referida mão de Alex dentro da área.

Pensarão esses «isentos» comentadores que alguém vai defender a actuação de Duarte Gomes? Pela minha parte critico-a de forma a que não haja quaisquer dúvidas!"


João Diogo, in O Benfica

Estou receoso...

"1. Estou muito receoso quanto ao futuro da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga de Clubes. A 'troika' FC Porto - Sp.Braga - Nacional não dorme. Diz que não tem nada a ver com escolhas mas é óbvio que está intimamente ligada à candidatura de Soares Franco, o ex-presidente do Sporting que, apesar de publicamente ridicularizado por Pinto da Costa, foi depois 'unha e carne' com este. Foi a altura em que o Sporting se transformou em 'Sporto', com justa indignação de Dias da Cunha, que tão bem havia denunciado o 'Sistema'. O actual presidente, Godinho Lopes, justiça se lhe faça, já mostrou não querer embarcar nessa candidatura, optando por outra bem mais independente, embora, infelizmente sem grandes perspectivas. Entretanto, surgiu o plano B, protagonizado por Fernando Gomes, que tem feito um bom trabalho como presidente da Liga, mas não me deixa descansado, face ao seu passado de íntima ligação a toda a escandaleira em que viveu o Futebol português nos últimos anos.

Quem liderará os árbitros? E a disciplina? Não estou nada descansado...


2. Vitória justa frente ao V. Guimarães, num jogo que ficará para a história pelos três penalties marcados a nosso favor. Que até poderiam ter sido quatro, pois houve em que ficou por assinalar. Embora, ao que parece, o último marcado o não devesse ter sido. Claro que durante algumas semanas esses três 'penalties' serão tema obrigatório e já estou a 'ouvi-los' a tentar reverter isso a seu favor, para tentarem 'apagar' as escandaleiras que os têm beneficiado época após época. Fica o registo para a 'coragem' do árbitro, que assinalou o que viu. Infelizmente, não é habitual.


3. Já se sabe que 'meia-dúzia' de assobiadores fazem barulho por vários milhares. Mas não deixam de incomodar. Seja a assobiar os próprios jogadores da equipa, seja a fazê-lo quando surge um jogador adversário que nos deveria merecer o máximo respeito, pela forma como ajudou o Clube a ser Campeão.


4. Aí estão as modalidades a dar o pontapé de saída da nova época. Bastante bem o Futsal (vitória na Supertaça, frente ao Sporting) e o Andebol (triunfo sobre o FC Porto). É importante começar bem. E fundamental terminar melhor..."


Arons de Carvalho, in O Benfica


PS: Tanto o Arons de Carvalho, como o João Paulo Guerra criticaram os assobios ao Nuno Assis, talvez tenha sido só uma simples distracção:

Eu preferia que ele tivesse sido recebido com indiferença, não o assobiei, mas depois de começar a ouvir algumas palmas, fiquei contente que se tivessem ouvido os assobios, abafando os aplausos. O Nuno Assis desde que saiu do Benfica, sempre que lhe meteram um microfone à frente, não parou de falar do Benfica!!! Repetidamente...!!!

Gostei, não gostei

"No Benfica - Guimarães da 4.ª jornada do Campeonato gostei de ver as equipas entrarem em campo à luz do sol: é outra coisa, o futebol à luz do dia. Também gostei da moldura humana nas bancadas, o que terá a ver com a hora do encontro. E gostei particularmente de ouvir no lançamento do jogo, na Benfica TV, adeptos a declararem que vinham assistir a um jogo do seu Clube, fazendo para o efeito, viagens de centenas de quilómetros.
Não gostei, quando anunciaram a constituição das equipas, da ausência de Pablo Aimar no onze inicial, até porque o esquema táctico adoptado por Jorge Jesus para aproveitar, simultaneamente, as qualidades de Aimar e de Witsel tem dado os melhores resultados. Mas isto é apenas uma opinião de simples adepto, que nem para treinador de bancada tem créditos.
Gostei de Luisão a jogar, imperial na defesa. Gostei dos laterais, sobretudo Maxi Pereira, uma força da natureza ao serviço do emblema do meu coração. Gostei de ver Cardozo marcar, não gostei de o ver atirar à barra. Aliás, não gosto do desperdício do Benfica, que concretiza uma percentagem pequena das numerosas e fantásticas oportunidades de golo que cria. Não gostei da arbitragem e desconfio da fartura de grandes penalidades, sendo que foram todas justas e até ficou mais uma por marcar. O Benfica poderá vir a amargar os três penalties contra o Guimarães, como se tivesse esgotado ali a quota de castigos máximos de que vai beneficiar esta época.
Gostei do apoio das bancadas à equipa. Não gostei da assobiadela a um ex-jogador do Benfica que ajudou o Clube a vencer um Campeonato.
Feitas as contas, gostei muito mais do que não gostei, até pelo gosto imenso a incomparável de ver o Benfica ganhar."

João Paulo Guerra, in O Benfica

Prestígio

"Um fim-de-semana com o aroma da serra da Estrela, repartido por Oliveira do Hospital e Seia, reforçou-me a certeza da inabalável dimensão do Benfica. Assistir ao jogo, frente ao Vitória de Guimarães, num espaço público, escolhido ao acaso, deu para perceber a forma entusiástica como as pessoas se entregam à causa benfiquista, esmagando, em número e convicção, aqueles (poucos) que perfilham outras cores e simpatias.

Na companhia de um amigo portista, mitigadamente portista, o espectáculo acabou por ser mais marcante. O Benfica é mesmo o maior, admitiu, sem favor, o meu comparsa de jornada. Nas horas subsequentes ao embate, tantas foram as pessoas que se me dirigiram, sempre com o Benfica como mote na abordagem, que o meu amigo do FC Porto se rendeu àquela que é uma evidência em qualquer parte do território nacional. O Sport Lisboa e Benfica vale mais, no agrado popular, que todos os outros emblemas desportivos juntos.

Na recente deslocação do ex-presidente Lula da Silva à Luz, as referências abonatórias feitas ao Benfica e a Eusébio inscrevem-se no contexto da grandeza do nosso Clube e do seu símbolo mais carismático. São, igualmente, expressão de um prestígio que se mantém sólido e resistente ao longo de décadas. São, ainda igualmente, expressão de uma forma de estar, sentir e receber sem paralelo no contexto do Desporto nacional.

À grande obra empreendida no Clube nestes últimos anos, importa apenas reforçar a obra competitiva. O Benfica tem que ganhar mais vezes, tem que ganhar mais coisas. Não que o seu encanto possa ser abalado, só que tem tudo, tudo mesmo, para ser ainda mais reforçado."


João Malheiro, in O Benfica