Últimas indefectivações

segunda-feira, 31 de julho de 2023

Cadomblé do Vata


"Feyenoord 2x1 SL Benfica

1. O que me transtorna mais nestes resultados de pré época... logo agora que o SC Farense subiu e eu podia ter o SL Benfica a 15km de distância é que o campeão vai descer de divisão antes de se iniciar a I Liga 23/24.

2. Os portistas dizem que o FCP não joga nada e vai perder a Supertaça; os Benfiquistas dizem que o SLB não joga nada e vai perder a Supertaça... se calhar o SC Braga como 3° da Liga 22/23 e finalista da Taça de Portugal pode reclamar já a posse do caneco.

3. Foi um jogo de homenagens... o Feyenoord prestou tributo ao Kokçu e o Glorioso honrou a memória do SLB 00/01 que não jogava um cú.

4. Obviamente que não é por se tratar de um jogo amigável que devemos desculpar a postura displicente dos primeiros 65 minutos... durante esse período, não foram raras as vezes que, sempre com Kugel em mente, me lembrei do preparador físico do Flamengo que ontem esmurrou um jogador da própria equipa.

5. A boa noticia de hoje é que se Kokçu não resultar no Glorioso, podemos oferece-lo ao Feyenoord em troca de 150M... e eles são gajos para venderem o estádio só para o terem de volta."

Mau ensaio geral, trabalho duro pela frente até dia 9!


"Feyenoord 2 - Benfica 1

00' Equipa previsível na ótica de Schmidt. 12' golo do Feynoord (1-0) fífia de Aursnes! Acontece a qualquer um, só não entendo como não fez falta para parar logo ali a jogada. E era fácil. Ora tentem ver de novo, até se encolhe para o adversário passar.

30' Jurásek continua a não convencer. Schmidt é conhecido por tratar os assuntos olhos nos olhos com os jogadores. Assim é mais fácil que eles compreendam as suas opções. Certo, Ristic?

34' golo do Feyenoord (2-0). Otamendi sem pernas para Gimenez, que concretizou com classe. Muitas dúvidas se não estava fora de jogo, mas o mau posicionamento de Bah também não ajudou.

40' nem Di María está a definir bem no último terço? Assim é difícil... Jogada de golo desperdiçada enquanto eles aproveitaram as duas que tiveram.

45' primeira parte fraca, mal jogada. Resultado a pender para o lado da equipa fisicamente mais forte e que não dá espaços nem faz cerimónias para entrar duro e fazer faltas. À atenção do Benfica para dia 9!

46' como eu saúdo as entradas de Morato, Ristic e Neres. E Florentino? E Neves?

60' eles matam qualquer transição nossa em falta. Parece que estão a disputar uma final. Gosto de quem encara os jogos assim. (Mal só o árbitro com o amarelo sempre no bolso.)

73' Neres entrou bem e mexeu logo com o nosso jogo ofensivo, mas falhar um golo só com o guarda redes pela frente, caraças...

85' golo do Benfica (2-1) olhó Tiago Gouveia a assistir! E Musa só teve que empurrar.

90' segunda parte melhor do que a primeira. Derrota sobre derrota não é motivação para ninguém. Trabalho duro pela frente até dia 9."

Bigodes: Feyenoord...

BI: Feyenoord...

Águia: Feyenoord...

Terceiro Anel: Feyenoord...

RND - Feyenoord...

5 minutos: Feyenoord...

Vermelhão: Alarme...

Feyenoord 2 - 1 Benfica


Faltam 10 dias para o primeiro jogo oficial da época, não existem mais jogos de preparação programados, mas provavelmente a equipa irá fazer outro jogo de 90 minutos, à porta fechada, no Seixal, dito isto: estou preocupado!!!

Aquele que em teoria será o nosso melhor 11, não está a funcionar! Temos claramente mais opções, mais profundidade no banco, mas o nosso meio-campo 'titular' não está a fazer o espectável! Estamos a abrir muitos buracos nas costas da nossa linha de meio-campo, estamos a permitir demasiados contra-ataques (fáceis), aos nossos adversários, não estamos a conseguir pressionar os nossos adversários, a equipa parece desequilibrada quando tenta recuperar a bola... e raramente ganhámos um duelo defensivo!

E quando se perde a bola com tanta facilidade, torna-se difícil atacar com 'juízo'!!! Também é verdade que estas duas últimas duas derrotas, foram contra equipas, que usam a falta, não como último recurso, mas como o primeiro 'recurso' para travar as nossas transições (com total complacência dos árbitros, nos dois jogos...), e se no Restelo ainda criámos um número significativo de oportunidades, hoje raramente chegámos à zona de perigo, e quando lá chegámos, decidimos quase sempre mal...

A equipa dominadora do ano passado, ainda não apareceu... e posso estar muito enganado, mas para conseguirmos voltar a equilibrar a equipa, o Roger terá que alterar muita coisa! Algo, que dificilmente irá acontecer...


E até posso dar o 'desconto' da viagem a Roterdão ter corrido mal logisticamente, com a equipa a chegar de madrugada à Holanda, na véspera do jogo e com a equipa fisicamente ainda 'lenta' na reacção... contra um adversário, que jogou com 'pilhas novas'!!!

Mas pessoalmente, o meu 11, no início da época oficial, seria algo como Ody; Bah, Toni, Morato, Ristic; Tino, Aursnes(Neves); Neres, Di Maria(Rafa), Kokçu(Aursnes); Ramos! Kokçu 'subido', no lugar do Aursnes; Di Maria no 'meio' para ter menos responsabilidade defensivas, com o Neres no seu lugar (na direita)! Já agora, o Gouveia provou nos poucos minutos que jogou que merece ficar no plantel e ser alternativa...

Só é pena que nesta pré-época, algumas destas hipóteses não tenham sido testadas... Estes jogos serviram, na minha opinião, para provar que o Kokçu no 'meio' e o Di Maria na 'direita' vai desequilibrar a equipa defensivamente, e ainda retirar o Neres do seu lugar preferido!

Temo que na Supertaça, o 11 seja muito parecido com o de hoje, talvez o Ristic e o Morato no lugar do Jurásek e do Nico (precisava de minutos, por isso compreende-se a titularidade de hoje), contra uma equipa que também usa a falta como a primeira opção (impunemente), vamos muito provavelmente repetir os erros do último confronto com os Corruptos!!!

Último jogo de preparação


"O particular com o Feyenoord, em Roterdão, joga-se às 15h00 com transmissão, em direto, da BTV. A anteceder o dia de jogo, Roger Schmidt deu uma conferência de Imprensa em que abordou vários temas relacionados com a pré-época, a temporada e o plantel. Este é o destaque da BNews.

1. Conferência de Imprensa
Roger Smith na Conferência de Imprensa para o jogo frente ao Feyenoord Roger Schmidt está "muito satisfeito com a pré-época" e revela que "o ambiente tem sido muito bom, os jogadores estão a treinar-se sem problemas e muito motivados". "Estamos completamente focados na preparação para o começo da temporada e, depois, em cada competição, procuraremos dar o nosso melhor", afirma.
O técnico alemão confidencia que está, também, "muito satisfeito com a nossa equipa" e explicita os objetivos do grupo de trabalho: "Queremos jogar muito bom futebol, um futebol de ataque, para que os Benfiquistas gostem de vir ao estádio, e, claro, queremos ganhar troféus, porque é isso que temos de conseguir quando fazemos parte do Benfica."
Sobre o jogo desta tarde, o treinador do Benfica explica a opção por defrontar o campeão neerlandês no final da pré-época: "Escolhemos o Feyenoord porque joga com muita intensidade, é uma equipa agressiva e será um teste muito bom. Queremos fazer um bom jogo, depois ainda temos alguns dias para nos prepararmos para a Supertaça e, especialmente, para uma época muito dura."

2. Red Pass: nova fase
Concluído o período de renovação e troca de lugares, inicia-se a fase de venda aos primeiros Sócios do Sport Lisboa e Benfica que fazem parte da lista de espera. São 298 os lugares disponibilizados para venda, em função da elevadíssima taxa de renovação, muito próxima dos 100%. A lista de espera supera os 14 mil interessados.

3. Projeto inovador em desenvolvimento
A primeira Casa Benfica 2.0, localizada em Santarém, está cada vez mais perto de se tornar uma realidade. Já abriu a fase de inscrições em várias áreas.

4. Natação benfiquista em alta
Diogo Ribeiro tornou-se no primeiro português medalhado num Campeonato do Mundo e a disputar quatro meias-finais de especialidades diferentes. Rafael Mimoso conquistou o ouro no Festival Olímpico da Juventude Europeia. Este foram os resultados mais importantes entre várias participações meritórias de nadadores benfiquistas nestes certames.

5. Protagonista
Isaac Nader, o especialista nos 1500 metros que contribuiu para o 13.º título nacional consecutivo do Benfica em atletismo, é o Protagonista da semana. Uma entrevista que pode ver na BTV ou ler no jornal O Benfica.

6. A vez dos individuais
Uma semana após o tridecacampeonato de atletismo benfiquista, decorrem os Campeonatos de Portugal, prova que define, a nível individual, os campeões nacionais em cada especialidade.

7. 10 anos do Museu
Termina hoje a semana de atividades organizada no âmbito do 10.º aniversário do Museu Benfica – Cosme Damião. No último dia há o workshop "Como cuidar da minha coleção desportiva: da teoria à prática" e o desafio "Caderneta de cromos: especial aniversário".
Entre as várias iniciativas realizadas, destacam-se as mais de mil visitas em 26 de julho, dia de aniversário, com muitas surpresas e presentes especiais, e a sunset party, ontem, que incluiu visita ao Estádio e ao Museu e muita animação, com presença de glórias do Benfica e atletas das várias modalidades, num evento em que foram cantados os parabéns ao museu benfiquista.

8. Treinador do ano
Norberto Alves, líder da equipa técnica bicampeã nacional de basquetebol, foi eleito treinador do ano pela Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol.

9. Fomento da paixão pelo desporto
Quatro andebolistas do Benfica protagonizaram uma ação pedagógica sobre a modalidade junto de dezenas de crianças da Escola Básica Mestre Querubim Lapa, em Campolide, Lisboa. Uma iniciativa registada pelas câmaras da BTV.

10. Uma marca de excelência
Os Elite Training Camps 2023 registaram um recorde de inscrições (375), com atletas dos Sub-12 aos Sub-20, provenientes de 40 países."

Campeões...


Vários Campeões Nacionais Individuais de Atletismo, neste fim-de-semana no Campeonato realizado em Braga. Destaque para o recorde nacional do Isaac Nader nos 800m e o tempo do André Prazeres nos 100m: 10,17s:

100m: André Prazeres
110m barreiras: Sisíno Ambriz
400m barreiras: Yuben Munary
800m: Isaac Nader
1500m: Isaac Nader
3000m obstáculos: Etson Barros
Comprimento: Gerson Baldé
Altura: Gerson Baldé
Vara: Pedro Buáro
Dardo: Leandro Ramos
Disco: Emanuel Sousa
Martelo: Vital da Silva

PS: Fim do Mundial de Natação, com a Prata do Diogo Ribeiro nos 50m Mariposa, que ainda conseguiu o 10.ª nos 100m Livres; o 13.º nos 50m Livres; o 13.º nos 100 Mariposa; e na estafeta dos 4x100 Estilos, ajudou Portugal a conseguir o 16.º lugar! Excelente Mundial, histórica medalha, mas por acaso, nos tempos, até podia ter sido um pouquinho melhor!!!

Desculpe, importa-se que remate?!


"É difícil afirmar-se que falta ‘instinto fatal’ ao ataque do Benfica depois de se ter visto as águias marcarem 11 golos nos quatro primeiros jogos desta pré-temporada. Mas creio que é fácil reconhecer-se que foi, sobretudo, isso que lhe faltou ao quinto jogo, na noite desta terça-feira, no emprestado Estádio do Restelo, frente ao Burnley, recém-regressado à Premier League inglesa pela mão do belga Vicent Kompany (ex-jogador do Manchester City), que aos 37 anos já levou, por exemplo, Pep Guardiola a predestinar-lhe já bem-sucedida vida como treinador. Com ele, o Burnley venceu o Championship (segunda liga) e obteve 34 vitórias no total de 54 jogos da época.
A vitória do Burnley, conseguida com a justiça de quem soube aproveitar o que teve, não retira, porém, uma vírgula à perceção de que as duas caras do Benfica no jogo (mais uma vez um onze em cada parte) não foram capazes de mostrar suficiente instinto para transformar em golos o muito do bom futebol criado. Em suma, não sei se falta ‘veneno’ à águia, mas foi o que lhe faltou no jogo com o Burnley.
Pareceu, desta vez, o Benfica uma daquelas equipas românticas que sabem jogar, sabem organizar, sabem criar, adornar, rendilhar, dinamizar, executar, florear, mas não têm a frieza de decidir melhor e no melhor momento na hora de concluir na área adversária o que deu, por vezes, tanto trabalho a criar.
Servem, naturalmente, os jogos de pré-temporada para afinar o processo de jogo. E o Benfica mostra, na realidade, ter o processo já bastante afinado, no sentido em que a equipa respira saúde física, já está apreciavelmente oleada, quer na ação ofensiva quer na defensiva, e uma qualidade técnica que não surpreende pelo conhecido talento de grande parte dos jogadores campeões mais a evidente classe e dimensão de Dí Maria e o potencial do jovem Kekçu, que não engana e será, aos 22 anos, um dos mais promissores médios que a próxima edição da Liga dos Campeões terá a oportunidade de observar.
Mas apesar dos tais 11 golos marcados a Southampton (2), Basileia (3), Al Nassr (4) e Celta de Vigo (2), o que a águia mostrou – mais uma vez, deixo o sublinhado – no jogo com o Burnley foi algo muito visto, apesar de tudo, na última época: remata pouco, decide demasiadas vezes mal o último passe, não aproveita, assim, o domínio atacante que dá tantas vezes, e tão claramente, a ideia de conseguir. Na gíria, dir-se-á que o Benfica tem muito menos golo do que parece prometer o futebol que joga.
É possível que o treinador Roger Schmidt não fique tão preocupado com o tema como terão, certamente, ficado os imensos adeptos do Benfica que foram até ao Estádio do Restelo (que bom ver como organizações distintas são capazes de se entender para benefício do futebol e que bom ver o magnífico exemplo dado, agora, pela direção de Patrick Morais de Carvalho no Belenenses) para assistir ao único jogo de preparação das águias realizado em Lisboa. Afinal de contas, na última época, a equipa de Roger Schmidt fez 131 golos em 55 jogos em todas as competições oficiais, o que dá uma bastante positiva média superior a dois golos por jogo.
Se nada se alterar até ao fecho do mercado de transferências, a equipa continuará a contar com o crescimento de Gonçalo Ramos, um jogador ao qual se exigirá talvez demais para a jovem idade que tem, vai ter de acreditar em Musa e ter fé que o jovem Tengstedt venha a mostrar porque levou o Benfica a decidir pagar por ele qualquer coisa como 7,5 milhões de euros.
Mas é óbvio que os golos que a equipa de Schmidt vier a fazer (ou não fazer) dependerão, ainda, e muito, do que forem capazes de desequilibrar jogadores como Rafa, João Mário, Kokçu, David Neres ou o inigualável Dí Maria.
Ter golo, ouve-se entre os profissionais do futebol, é ter frieza, instinto, veneno, sentido predador, decisão, sentido de oportunidade, remate, capacidade de executar sem grande preparação.
Parece-me, porém. que será muito injusto fazer cair sobre o jovem Gonçalo Guedes a responsabilidade de encontrar a solução que deve caber a muitos. Claro que se lhe pedirá, de novo, que chegue, pelo menos, aos mesmos 27 golos no total de 47 jogos que fez pelo Benfica na última temporada (média superior a 1,5 golos por jogo).
Mas assim como os 11 golos feitos pelas águias em quatro jogos desta pré-época têm um valor muito relativo (pré-época é sempre pré-época) também o jogo em branco desta terça-feira se enquadra facilmente na ideia de uma andorinha não fazer a primavera.
O que não deve é levar treinador e jogadores do Benfica a agarrarem-se simplesmente a esses ‘clichés’ e a julgar que para o golo aparecer basta jogar muito para a frente. Não creio que seja verdade e o futebol está cansado de o mostrar.
Frente ao Burnley, já a pressão alta do Benfica não funcionou tão bem e perante a boa organização da equipa inglesa, os encarnados sentiram dificuldades a defender. Por outro lado, foi a pressão alta do Burnley que causou mossa na saída de bola do Benfica, a partir de trás. Quando a pressão do adversário s torna eficaz, como foi o caso, das duas uma: ou se mete a bola na frente e corre-se o risco de a perder de imediato, ou é preciso que os médios ou atacantes se movimentem rápido na procura do espaço onde os companheiros possam colocar a bola com a mínima segurança. Se ficarem parados a ver o que dá (como nalguns momentos se viu entre as águias no jogo do Restelo) podem contar com muita dificuldade a sair com a bola da zona defensiva.
No fundo, o que o Burnley fez (bem) ao Benfica (essa pressão alta muito forte, como é expressa na linguagem do futebol) foi o que o Benfica quis fazer (nem sempre bem) ao Burnley. E é o que quer, no fundo, fazer a todos os adversários, porque esse é ponto essencial do modelo de jogo de Roger Schmidt.
A questão, porém, não é o querer; a questão é a da eficácia pretenbdida quando se pressiona. E nessa matéria, a equipa não pode dar-se ao luxo de ser ‘macia’, pressionar apenas com dois ou três e não ser agressiva no momento da marcação; a pressão alta é um momento que exige orquestra muito afinada e músicos muito disciplinados, dedicados e com muita intensidade na procura da melhor nota. Se vão os tambores e ficam os violinos, não se ouvirá música, mas ruído!"

Terceiro Anel: Diário...

Rabona: Félix...

Aperitivo!

O esplendor do Tugão, até a 'feijões'!!!


"Ontem, no estádio do Ladrão podemos presenciar a mais um miserável ato de hipocrisia e sabujice!
Vitor Ferreira, árbitro que foi sentenciado por Luís Gonçalves, foi “convidado” para ser o cicerone de serviço no jogo de apresentação do Contumilense…basicamente teve que ir ao “Perdoa-me” do desporto, mostrar que aprendeu a lição por forma a garantir que a sua carreira não seja tão curta como a de outros que ousaram enfrentar a polvo azul.
É impressionante a forma como o desporto nacional está vergado a estes indivíduos, é a tática da fruta e café com leite que gera demasiadas pessoas com telhados de vidro e presos pelos…
É Portugal em todo o seu esplendor por assim dizer!

#agoladoSabry"

Sábado, excerto...