Olhanense 2 - 3 Benfica
Mais um jogo cheio de sofrimento, um jogo com erros defensivos evitáveis... mas felizmente desta vez, tivemos um final feliz.
Apesar dos 5 golos, o jogo foi fraquinho, muito por culpa do relvado: escorregadio, com a relva a levantar, com buracos... muito complicado fazer recepções de bola, e passes simples. Muitas perdas de bola irritantes. E como é óbvio, estas condições beneficiam quem defende... a melhor opção muitas vezes é pontapé para a frente, nós não estamos habituados a fazer isso... e assim, os dois golos sofridos nascem de perdas de bola absurdas: no 1.º foi o Sílvio/Garay; no 2.º a culpa repartiu-se entre o Matic e o Nico!!!
No Benfica, as analises resultadistas, chegam sempre à conclusão, que quando o Benfica não ganha, o problema é da atitude... Não sou desses, este jogo creio que prova isso, independentemente do valor do adversário, não é fácil, dar a volta ao resultado por duas vezes!!! O Benfica neste momento tem claramente um problema na defesa, o nível de eficácia dos nossos adversários é altíssimo, foi assim nos últimos dois jogos para o Campeonato. Esta coisa de entrar nos jogos a perder, tem que acabar... Agora, bem ou mal, os jogadores tem tentado sempre dar a volta aos resultados, às vezes resulta, e algumas vezes não...
Hoje, foi ainda mais notório o problema das ausências - além do Jesus!!! Se para mim o Salvio e o Cardozo são os dois jogadores mais importantes da equipa, hoje com a ausência do Enzo, os nossos problemas na zona de construção ofensiva aumentaram... O Matic, ainda em fase de adaptação a jogar mais adiantado - falhou demasiados passes na 1.ª parte (apesar do grande golo) -, juntamente com os nossos defesas: Luisão, Garay e Maxi são a espinha dorsal que não está lesionada ou castigada... 4 jogadores, é muito pouco. Repito aquilo que já disse anteriormente: se o Benfica conseguir recuperar todos os lesionados, para os últimos 3 meses da época - e mais ninguém se lesionar -, se ainda tivermos na luta pelos títulos, então seremos claramente os principais favoritos.
Não fiquei 'contente' com a lesão do Artur (mais um!!!), queimámos a última substituição, e podia ter sido necessário alterar alguma coisa, no final da partida... O Oblak tem um potencial enorme, mas tem ainda que melhorar em alguns aspectos. Desconheço a extensão da lesão do Artur, mas antes de acontecer alguma coisa, acho que neste momento, a maneira como o Benfica está a sofrer golos, pode ser perigoso dar a titularidade ao Oblak: ou ele engata grandes exibições, porque provavelmente vai ter muito trabalho, ou pode começar a ser queimado pelo 3.º anel!!!
Os treinadores de bancada esta noite tiveram uma prova do seu veneno!!! Nas últimas 48 horas, falava-se da titularidade do Sulejmani; os treinadores de bancada discordavam (onde eu me incluo!!!); todos queriam o Cavaleiro a titular...; o Jesus fez a vontade, o Ivan não esteve muito bem; o Jesus corrigiu ao intervalo; e o 'Mickey' Sulejmani entrou e resolveu o jogo!!! Pois é, prognósticos no fim, é fácil...!!!
Para terminar, uma referência estatística: o 1.º golo do Benfica, marcado pelo Lima, foi marcado em ligeiro fora-de-jogo. A 'linha' da Sport TV mete a 'bola' também em fora-de-jogo, mas mesmo com a 'linha' no sitio certo, o ligeiro adiantado é evidente... não é um fora-de-jogo fácil de marcar, porque logo a seguir ao cruzamento do Nico são vários os defesas que recuam, mas devia ter sido assinalado. Agora a estatística é engraçada!!! O último golo do Benfica, para o Campeonato, marcado em fora-de-jogo, tinha sido na 16.ª jornada, da época de 2010/11, na primeira jornada da 2.ª volta, em Janeiro de 2011, marcado pelo Saviola, numa jogada onde ainda jogou a bola com o braço!!! Praticamente à 3 anos!!! É obra...!!! Existem equipas que semana sim, semana não, beneficiam de um golo em fora-de-jogo, o Benfica parece que é de 3 em 3 anos!!!