Últimas indefectivações

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Os mesmos de sempre

"Ei-los que estão de volta.
Ainda não acabaram as férias e já esqueceram as noites de farra no Marquês, deitaram para trás das costas o facto de o seu Clube ser Bicampeão Nacional no Futebol e renegaram o ano mais triunfante de sempre do SL Benfica em todas as modalidades. Lá estão eles, em directo e online desde os sofás, toalhas e espreguiçadeiras de praia, a exigir o rolar de cabeças, a atacar as decisões de quem decide o caminho do Clube. Todos os anos é a mesma coisa.
De calções e chinelos no pé, são também eles os mestres da táctica, os suprasumos do mercado de verão, os melhores olheiros do planeta. Ficam acordados noite dentro para ver os jogos-treino, disputados a feijões, e poder dizer mal assim que o árbitro apita para o fim. Desdenham das novas contratações, arrasam os novos valores que subiram dos Juniores e da equipa B, atiçam o povo contra o novo treinador. O normal, portanto. Foi assim na pré-época passada quando o SL Benfica foi despachado sem apelo nem agravo na Emirates Cup.
Dizem-se Benfiquistas, mas são-no pouco. Estão ao nível do uruguaio Mini Pereira, que se vendeu por prato de lentilhas e dentro em breve estará a terminar carreira no mais completo anonimato. Têm aquele síndrome de pequenez típica dos sportinguistas, só olham para o quintal do vizinho para ver se a vaca está mais gorda ou se a relva está mais bem cuidada. Invejam a contratação de Franguillas, sonham com os milhões fictícios de um qualquer banco amigo e estão à espera de Domingo à noite para dizerem: 'Eu bem vos avisei'.
Estão enganados. E vão ter que meter a viola no saco.
Carrega, Benfica!"

Ricardo Santos, in O Benfica

Mitroglou

A pedido de muitas famílias Benfiquistas, lá chegou um ponta-de-lança. Com a saída do Lima era obrigatório reforçar o poder ofensivo do Benfica, mesmo com o Jonathan a evoluir, tínhamos que ter alguém 'diferente'... com experiência, 'poder' de grande área, e com 'garantia' de golos!!!
Kostas Mitroglou tem características diferentes do Lima: é igualmente possante; é rápido; mas tem 'escola' de avançado (cresceu e fez a sua formação inicial na Alemanha), joga bem de costas para a baliza, sabe fazer contenção, parar a bola no peito e fazê-la rodar; marca muitos golos de cabeça; é rato de área; mas também tem remate fácil de longa distância... As únicas dúvidas que eu tenho, são: a condição física (recordo que no início da época anterior esteve muito tempo lesionado); e a atitude...
O Lima tinha um espírito colectivo (e de sacrifício), pouco habitual em avançados, se o Mitroglou chegar com a mesma ambição de triunfar colectivamente, temos avançado para fazer mais de 20 golos época... Neste momento parece-me ser um parceiro ideal para o Jonas, só foi pena chegar 'atrasado' pois não deverá ser opção para a Supertaça!!!
Uma nota para as estatísticas do Mitro: além dos muitos golos na Grécia, principalmente no Olympiakos (uma equipa que defronta adversários parecidos com os do Benfica, internamente...), tem 15 golos nas competições europeias: 11 na Champions, 2 Liga Europa e os restantes nos jogos de qualificação...

Ainda duas postas de pescada:
1.º - estou-me marimbando para o suposto roubo aos Lagartos, se eles não assinaram com ele, problema deles, aliás neste defeso já perdi a conta ao numero de jogadores que foram dados como certos nas Osgas, e não ficaram... Se sempre que o Sporting se mostra interessado num jogador, mais ninguém o poder contratar, então o mercado europeu, estava parado... pois, eles já se mostram interessados em praticamente todos os jogadores livres!!!
2.º - a chegada do Mitroglou, foi recebida nas hostes Benfiquistas com esperança... e até alguma alegria 'exagerada'!!! Agora, é só esperar pelos Golos, e pelos inevitáveis assobios do 3.º anel, ao estilo do Nené, do Magnusson, do Nuno Gomes, do Cardozo, do Lima... Temos que manter a tradição!!!

Eis a mais simbólica Supertaça

"Eis a tão ansiada Supertaça que, longos anos após, recupera o clássico dos clássicos: Sport Lisboa e Benfica-Sporting Clube de Portugal. Quando jogam os dois grandes clubes da capital, espalham-se virulentamente dois lugares-comuns: que entre eles, o resultado é sempre imprevisível e que há a regra estatística de que ganha quem está pior (o que, está provado, não corresponde à verdade...). Este jogo, com que se inicia a temporada 2015/2016 (em bom rigor, é o último título da época anterior), não terá, por isso, registo oficial de quem está melhor ou pior. Logo, um factor acrescido de imprevisibilidade. Poder-se-á rebater esta situação, dizendo que os jogos da pré-época correram melhor a um do que a outro. Mesmo assim, é comparar o Mafra com o PSG (ainda que quase B), ou discernir entre o Ajax Cape Town, Club America, Crystal Palace ou Fiorentina. Fosse apenas a dimensão das manchetes na comunicação social (incluindo este jornal) e o vencedor já estaria encontrado, assim se 'castigando' o Benfica porque, este ano, não foi (ainda bem, digo eu) o abono de família das notícias, rumores, especulações sobre cinquenta jogadores que entram e vinte que saem. Ao invés,o Sporting permitiu uma exuberância apoplética de retumbantes movimentos e o Porto ajudou à festa com Casillas, Sara Carbonero e Pereira.
Todavia, mandam as regras da competição que tenha mesmo que se jogar. E, assim sendo, o quase inútil Estádio do Algarve, depois de ser hospedeiro da selecção de Gibraltar, volta a encher com este grande jogo, agora numa versão superior dos Torneios do Guadiana."

Bagão Félix, in A Bola

Mantos...