Últimas indefectivações

sábado, 1 de junho de 2013

Histórica !!!


Barcelona 4 (1) - (2) 4 Benfica

Enormes. Finalmente um pouquinho de fortuna. Independentemente do que acontecer amanhã, esta vitória sobre o Barcelona é histórica. Estamos a falar basicamente da Selecção Espanhola, com alguns dos melhores Argentinos!!! Uma equipa que tem dominado por completo o Hóquei Espanhol e Europeu. Com jogadores, que na Selecção, e no Clube, são praticamente imbatíveis...
A estratégia do Benfica foi perfeita. O Benfica não se deixou entusiasmar num jogo de parada e resposta, com muitos contra-ataques, preferiu cortar o ritmo ao jogo. Fazer ataques planeados, longos. E não permitir que os jogadores do Barça ficassem isolados perante o Ricardo. Neste tipo de jogo o Diogo foi muito importante, com as suas habituais acelerações, e o López ao congelar a posse de bola quando foi preciso.
O plano até deveria ter resultado no tempo regulamentar, mas os apitadores Italianos, não gostaram muito da situação: na 1.ª parte só viram faltas contra o Benfica; o Tuco foi travado 2 vezes com muito perigo, na 1.ª fora da área, na 2.º dentro da área, e nada foi marcado, sendo que na 2.ª situação o Barça marcou golo na resposta; ainda na 1.ª parte ficou mais um penalty por marcar a favor do Benfica, após corte com um patim dentro da área do Barça, num dos poucos contra-ataques do Benfica; na 2.º parte lá começaram a marcar faltas para os dois lados, mas enquanto o Barça podia fazer bloqueios, os Benfiquistas não podiam; perto do final, mostraram um cartão azul, completamente absurdo, ao Viana: livre directo que o Pedro Henriques defendeu, mas o Barça acabou por marcar mesmo no final dos 2 minutos em superioridade numérica!!!
O Benfica fez um jogo bastante concentrado, o Ricardo esteve quase sempre bem (no 1.º golo foi bem enganado, e no 2.º golo do Barça a bola passa pelo meio das pernas do Tuco... algo que não ajuda nada), e não demos muitas abébias na defesa... no ataque, não tivemos muitos remates, ainda assim falhámos duas oportunidades escandalosas (Cacau, Diogo), mas mesmo assim, fomos mais pragmáticos do que o costume...
Voltámos a falhar os Livres Directo, não compreendo como o López continua a marcar os Livres, é que além de falhar, com o seu estilo descontraído, ainda passa a ideia que os falhanços são por desleixo!!! Felizmente, o Viana desta vez, esteve impecável nos penalty's (2), e já no último minuto do tempo regulamentar, após o López falhar mais um Livre Directo, poucos segundos depois (a 40 segundos do final!!!), o mesmo Carlos López, com um remate à meia-volta, fez o golo do empate, a 4 !!!
O prolongamento foi calmo, com as equipas a arriscar pouco... mas já perto do final, novo cartão azul para o Benfica, desta vez foi o Carlos López (muito forçado... pouco discernimento), no Livre Directo o Pedro Henriques voltou a ser gigante, e defendeu (já tinha defendido outro Livre, quando o Barça podia ter feito 5-3, e matado a partida)!!!
Com o Pedro Muro Henriques na baliza, fui para os penalty's estranhamente confiante... e só me enganei uma vez, quando a bola passou por baixo do corpo do Pedro... mesmo assim, o folclore dos árbitros continuou nos penalty's, quando o João Rodrigues foi 'impedido' de marcar o seu penalty!!! Mas não foi preciso, o Pedro resolveu !!!
Depois da desilusão no Campeonato, uma excelente vitória, que infelizmente, só por si, não representa um título. As criticas a esta equipa têm sido muitas. A forma como perdemos no antro Corrupto para o Campeonato não ajudou. Creio que muita gente, não compreende o feito notável, verdadeiramente excepcional, que foi o triunfo no Campeonato o ano passado. Esta é claramente a modalidade mais Corrupta, das muitas modalidades Corruptas, em Portugal. Os empates em Valongo e em Oliveira de Azeméis, são só dois bons exemplos. Acho que a equipa deve ser reforçada para a próxima época, mas não subscrevo à tese da revolução... estamos muitos melhores, e os resultados Europeus são prova disso. Depois da desilusão que foi a derrota o ano passado nos Quartos-de-final da Champions, com o Valdagno, este ano estamos na Final... o percurso Europeu tem sido sempre a subir... se esta Final fosse jogada em qualquer outro pavilhão, a vitória dificilmente nos escaparia, depois da confiança que a vitória de hoje transmitiu...
Reconheço, que para a Final, amanhã, tenho pouco confiança (ao contrário do João Coutinho). A outra Meia-final, Corruptos-Valdagno, teve uma arbitragem miserável, foi praticamente de penalty/LD em penalty/LD até à vitória final !!! A marcação desta Final 4, para este recinto é o cumulo da sem-vergonhice... O meu não acreditar, não está ligado à qualidade do nosso plantel, ao nosso treinador, ou a outra qualquer 'culpa' própria... são muitos anos a assistir à impunidade Corrupta, dentro e fora das quatros linhas...
Antes da partida do Benfica começar, vários adeptos do Benfica foram impedidos de assistir ao jogo, foram mesmo obrigados a fugir para o recinto, já nas bilheteiras, havia uma guarda-pretoriana à espera dos Benfiquistas mais incautos!!! Uma Final Europeia, em qualquer modalidade, ter um tratamento destes, é escandaloso... Tudo isto, com a cobertura das autoridades, e da descomunicação social... Já no final da 2.ª Meia-final tivemos mesmo direito a mais uma pérola, de funcionários pagos pela RTP !!! Toda a gente sabe quem foi, e quem é o Vìtor Bruno, agora na RTP não tem o direito de se comportar como o fez. E não foi só na declaração final, onde desejou a vitória Corrupta na Final de amanhã. Durante a transmissão do jogo do Benfica, ele o companheiro Baila tiveram várias afirmações surreais (o Baila disse mesmo que os Corruptos, este ano recuperaram o Título nacional, ROUBADO pelo Benfica no ano anterior!!!)... mas como é costume, a impunidade reina... e amanhã, deveremos ter outro festival, e se por acaso o Benfica discutir o resultado até ao final da partida, vamos ter Circo: dentro e fora do ringue!!!

Grande vitória


Rio Ave 2 - 5 Benfica

Um dos melhores jogos da época, ainda sem o Joel... Após a burrice do Gonçalo (expulsão perfeitamente evitável, com 2-4 a nosso favor, a 2 minutos do fim... apesar dos bloqueios em movimento não serem permitidos), valeu o Marcão, e o enorme espírito de sacrifício dos nossos jogadores  - ficámos a jogar com 3 (Diece, Coelho, Davi) para 5, em campo !!! Mas antes disso, o Benfica tinha jogado bem, controlado o jogo, acho mesmo que o empate do Rio Ave a 2, foi bastante injusto... ao contrário de outros jogos, a equipa não ficou nervosa ou ansiosa, e conseguiu chegar à vitória, contra um adversário repleto de Internacionais.
Ainda nada está decidido, temos que vencer um dos jogos na Luz, para chegarmos à Final.
Acredito que com todos os jogadores disponíveis. Concentrados e motivados, apesar da superioridade óbvia dos Lagartos durante a época, temos hipóteses de vencer o título. As noticias sobre as contratações para o ano (neste momento já são 4 novos jogadores!!!) podem ter um efeito negativo, mas também motivar... não deixa de ser irónico, que o Diego - o patinho-feio... -, neste momento seja dos jogadores em melhor forma!!!

Péssimo, fim de época...


Sporting 29 - 22 Benfica

Não vi o jogo de hoje, mas pelo resultado também não perdi nada... mais do que as minhas palavras deixo as declarações do nosso Capitão, no final da partida:

A época fica marcada por dois desaires com o Sporting (e o jogo da Maia), o que não deixa de ser irónico. Muito sinceramente, a equipa este ano, esteve melhor, mais regular, mas nos momentos decisivos, falhou novamente. E logo com os Lagartos!!! Não contem comigo para a ladainha do Donner. Já chateia. O Benfica já venceu competições depois disso... Não sei se o treinador vai continuar, não me parece que seja o problema... Temos que ter um plantel mais equilibrado, falta-nos força na 1.ª linha, temos que ter rematadores de longa distância... além disso temos que ter mais um Pivot... No Campeonato as arbitragens condicionam muito, no Andebol os contactos são muito subjectivos, o Benfica este ano foi o melhor ataque e a melhor defesa no Campeonato, mas sempre que levamos com os irmãos Metralha Martins, ou com o Nicolau/Caçador a probabilidade da derrota aumenta exponencialmente. Tal como em outras modalidades, temos que ser muito melhores que os adversários, e não nos podemos dar ao luxo de ter jogos com falta de atitude. As lesões do Dario e do Álamo neste final de época não ajudaram... os problemas físicos do Pedroso, já são naturais!!! Surpresa, foi a renovação do contracto do Pedroso no início da época!!!

PS: A controvérsia com o Carneiro, durante a semana, foi mais um episódio parvo da história do Benfiquismo Online!!! Se o Carneiro às vezes peca, é por excesso de entusiasmo, agarrando-se demais à bola, ou discutindo demasiado com os árbitros, não é por causa do nosso Capitão que esta equipa às vezes demonstra falta de atitude...

FC Porto, a primeira sucursal do Benfica

"O fenómeno já me irritou, mas agora acho piada à coisa: os portistas não comemoram a vitória do FC Porto, comemoram a derrota do Benfica. E há aqui uma diferença. O FC Porto é uma irrelevância na minha relação com o Benfica. Eu comemoro as vitórias do Benfica, eu sinto alegria pelo Benfica, ponto final. Os portistas, porém, não têm esta relação com o FC Porto. Para se sentirem portistas, eles têm de odiar uma coisa exterior ao clube, o Benfica, Lisboa, os magrebinos, os mouros, etc. Ou seja, a agremiação nortenha não é auto-suficiente, não é grande o suficiente, precisa do meu Benfica. Naturalmente, eu só podia achar piada a este fenómeno que deveria interessar aos departamentos de antropologia. Porquê? Porque confirma a superioridade do Benfica. Para existir como adepto, o portista precisa do Benfica. O benfiquista só precisa do Benfica.
No dia-a-dia, eu não acompanho os jogos do FC Porto. Nem sei quando joga. Ao invés, cada portista é um especialista do Benfica. Sabem sempre quem está lesionado, quem é o árbitro do jogo do Glorioso e vêem os jogos do Benfica com mais intensidade do que os jogos do FC Porto. Naqueles corações em perpétua vingança, a derrota do Benfica é mais saborosa do que a vitória do FC Porto. Até apetece dizer que cada portista é um benfiquista em potência. É como se cada portista tivesse à espera do momento certo para fazer o seu coming out futebolístico, é pá, afinal eu sou benfiquista, ó paizinho, importa-se de passar o sal a um mouro? O portista é uma dependência emotiva do Glorioso.
E esta dependência chega a ser cómica. Estamos a falar de um clube que domina há uma geração (25 anos) o futebol português. Apesar deste domínio do tamanho dos Clérigos, a agremiação em causa mantém a mentalidade de cerco, a mentalidade do Asterix que vai desafiar o centro romano. Isto é um pouco ridículo, repito, porque passados 25 anos o centro do futebol português está no Norte e no FC Porto, em particular. O centro já não é o Benfica, que ganhou 4 títulos nos últimos 23 anos. Ao longo deste tempo, o FC Porto devia ter desenvolvido uma cultura autónoma, uma cultura de clube grande, uma cultura de Império do Meio que não precisa do "outro" para saber quem é. Mas de forma um pouco estranha isso não aconteceu. Porquê? A visão pequenina de Pinto da Costa não o permite: depois de tantos êxitos internos, depois de 2 Ligas dos Campeões e 2 Ligas Europa, o líder da agremiação diz que a sua maior alegria foi "vencer um campeonato na Luz". Ora, esta incapacidade do FC Porto para criar uma cultura sem a variável Benfica dá-me um certo conforto. Só ficarei preocupado quando descobrir portistas a comemorar as vitórias do FC Porto e não as derrotas do Benfica."