Últimas indefectivações

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Contagem de espingardas no Benfica

"Vêm aí as eleições. O cadáver desta época ainda não arrefeceu, e já se contam espingardas para a batalha de Outubro. É bom que assim seja. Não sou um crente convicto dos benefícios das democracias – é assustador pensar que o voto de um idiota vale tanto como o de um sábio e que há muito mais idiotas do que sábios – mas, já dizia o outro, ainda não se inventou um sistema menos mau. E o Benfica ainda vai sendo um clube dos sócios, saibamos, pois, reconhecer o privilégio que é ainda termos voto na matéria.
Nesta altura, porém, não são conhecidos os exércitos. Sabe-se que Vieira irá defender o forte, adivinha-se que alguém lhe irá fazer frente, e não se faz ideia de quem assumirá o papel de bombo da festa que se tornou tradicional em todos os actos eleitorais que já vivi.
No dia em que escrevo, há benfiquistas que estão com LFV, venha quem vier; há benfiquistas que estão contra LFV, apareça quem aparecer; e há benfiquistas que vão esperar por conhecer todas as propostas e então decidir dar o seu voto àquela que lhe parecer melhor para o clube. Já eu sou tão especial, que nem consigo encaixar-me em nenhuma das categorias que eu próprio defini. Estou com LFV neste momento, mas não cegamente – se aparecer um projecto melhor, admito mudar de trincheira. E não me considero mercenário nem vira-casacas, pois o meu objectivo é sempre o mesmo: defender os superiores interesses do clube. Sou fiel ao clube, não ao Luís nem ao Diniz.
Estou, portanto, com LFV. Não preciso de dizer porquê nem de tentar convencer ninguém de que deve fazer como eu. Para o bem e para o mal, sabemos quem é Vieira, do que é capaz e do que não é. Sabemos o que fez e o que lhe falta fazer. Interessa-me nesta altura conhecer as alternativas. Nota-se algumas ondas, mas não se conhece o(s) rosto(s) da oposição a Vieira. Eu, pelo menos, não conheço. Imagino que a malta que anda a pintar palavras de ordem nas paredes do estádio saiba mais do que eu a este respeito. Ou então são apenas os desiludidos que estão contra Vieira no matter what a que aludi no parágrafo anterior, ou, pior, são os tais idiotas que também têm direito a votar. Sejam quem forem, estão no seu direito.
Como sabem os que me lêem há mais tempo, não considero que o nosso insucesso desportivo esteja associado ao presidente que elegemos nem ao treinador que este escolheu. Aponto o dedo ao polvo. Vamos ser razoáveis, é muito difícil fazer melhor nestas condições. Há erros próprios da nossa parte, é inevitável que haja, mas há um baralho viciado há 30 anos. É como aqueles artistas da vermelhinha: deixam-nos ganhar ao princípio e depois ficam-nos com o dinheiro. Há marosca para que não consigamos acertar na vermelhinha: quando não é o gajo que manipula as cartas, é um comparsa na assistência. E depois há malta que crê verdadeiramente que perdemos o dinheiro porque somos nabos e não sabemos jogar aquilo? Não me fodam! Rotulo de idiota o primeiro que acreditar nisso. Gritas batota, chamam-te Calimero e acusam-te de estares apenas a tentar esconder os teus próprios erros. Chamas a polícia, dizem que não há provas. Arranjas provas, dizem que são ilegais. E tens de ir sempre a jogo, sabendo à partida que vais ser comido. Pensas: desta vez não me vão conseguir enganar, porque faço assim e assado, e o resultado acaba por ser o mesmo: escandaloso, nas barbas de toda a gente, mas parece que ninguém viu.
Vieira conseguiu ganhar duas vezes a estes trafulhas: numa, houve uma descoordenação pouco habitual entre os comparsas (três engravatados numa época, lembram-se?), e na outra a polícia estava a ver o jogo com um apito dourado na boca e deixou-os nervosos. Nesta época, fomos a jogo com uma táctica nova, na esperança de que desta vez não nos comessem – apoio a Fernando Gomes. Fomos novamente comidos, pois claro. Da maneira que toda a gente viu e da maneira que alguma gente jura não ter visto. Mas o homem tentou. Sabia que tinha de fazer alguma coisa diferente e tentou. Resultou? Não. Mas isso só agora se soube. Na altura parecia boa ideia. Quanto a mim, decisão inatacável, se a soubermos/quisermos compreender.
Não resultou, está na hora de fazer algo diferente uma vez mais. A entrevista de hoje de João Gabriel revela isso. Diz que os homens fazem batota, que há manipulação, que o baralho está viciado, que ninguém vai preso. É mentira? Não. Não é mentira, mas aparece uma besta conotada com a tal oposição a Vieira e diz que nós é que não sabemos jogar à vermelhinha. Ora, foda-se! Está um gajo à espera de que venha um projecto com novas ideias, e vem este idiota revelar com todas as letras que nem percebeu onde está o problema! Ou, então, sabe onde está o problema, mas atira poeira para o ar, crendo que os benfiquistas são todos parvos. Seja qual for o caso, este, para mim, está chumbado. Com chumbo grosso."


PS: Num curto espaço de tempo é a segunda vez que realço uma prosa do Boloposte (mais conhecido pelas piadas curtas e grossas!!!)... Concordo com praticamente tudo, mas tenho uma 'pequena' variação: tal como o Boloposte compreendi o apoio ao Nandinho das Facturas (uma tentativa desesperada de tentar algo diferente!!!), mas desde início também compreendi que não ia resultar, bem pelo contrário...!!! 

Lixívia Extra-Forte IXXX

Tabela Anti-Lixívia Extra-Forte:
Benfica.......66 ( -15)...81
Corruptos.....72 (+5)...67
Sporting.......52 (+2)...54
Braga..........62 (+10)...52


Nem com quase todas as classificações definidas a Máfia 'dorme'!!! A consagração do Proença (mais uma vez) no Dragay foi bonita!!! Como já muitos afirmaram: ao Proença 'Dente-Dourado', só faltou usar um gel azulado na cremalheira, para ficar mais enquadrado na festa pífia!!!
O curioso é que a 'receita' foi a mesma do jogo da Luz: impunidade total para aos jogadores Corruptos, e depois 'como não quer a coisa' dois amarelos ao mesmo jogador do Sporting, desta vez o 'Cabo' América, 'passou' por Emerson!!! Como mesmo assim, o golo não aparecia, lá deu mais um empurrãozinho com o penalty da praxe, com o Givanildo a empurrar o Pereirinha descaradamente no início da jogada!!! Os Lagartos queixam-se do vermelho ao Polga, mas essa até terá sido a única decisão acertada...
Os 'abraços' no final da partida foram comoventes... dignos dos seus protagonistas...
adenda: Ainda foi a tempo de expulsar o Fernando (que celebrou a dita expulsão da forma mais aparvalhada possível), naquilo que se pode chamar uma decisão estatistica!!! Daqui a uns anos o Proença poderá dizer que houve um jogo, onde até expulsou um jogador dos Corruptos, nessa altura ninguém se lembrará que foi aos 93 minutos, com o resultado em 2-0 para os Corruptos e com o adversário a jogar com 8 jogadores (2 expulsões e um jogador que saiu lesionado...)!!!




Na Luz tivemos que aturar o mano novo dos Costas. Levei um amigo ao jogo, que não costuma ir à Luz, que durante a partida ficou intrigado com a velocidade e agressividade do apitadeiro sempre que marcava uma falta a favor do Benfica!!! Passo a explicar: Quando a falta era a favor do Leria, não se aproximava da bola, deixava os jogadores colocarem a bola onde quisessem (no meio-campo do Leiria em média era 15 metros mais à frente, no meio-campo do Benfica, para não dar nas vistas, 5 metros no máximo!!!), quando o Benfica queria marcar um livre rapidamente, não deixava, colocava-se arrogantemente à frente da bola, e a bola tinha que ser colocada milimetricamente no sítio certo!!! Podem me dizer: mas isso não interessa para nada!!! São capaz de ter razão, nem estou a afirmar que neste jogo houve premeditação para prejudicar o Benfica, só estou a observar que o vício em prejudicar o Benfica é tão grande, que mesmo quando não têm 'encomenda' para entregar, acabam por prejudicar na mesma!!!
Marcaram erradamente um fora-de-jogo ao Leiria, e deixou passar pelo menos 3 faltas no meio-campo a favor do Benfica: sendo que duas tiveram como consequência ataques semi-perigosos do Leiria, e na outra ao não marcar falta, perdoou o 2º amarelo ao Ogu!!!

Do jogo de Braga não obtive informação.

Anexos:

Benfica
1ª-Gil Vicente(f) E(2-2), João Ferreira, Nada a assinalar
2ª-Feirense(c) V(3-1), Hugo Pacheco, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
3ª-Nacional(f) V(0-2), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
4º-Guimarães(c) V(2-1), Duarte Gomes, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
5ª-Académica(c) E(4-1), Vasco Santos, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
6ª-Corruptos(f) V(2-2), Jorge Sousa, Nada a assinalar
7ª-Paços de Ferreira(c) V(4-1), Bruno Esteves, Prejudicados, Sem influência no resultado
8ª-Beira-Mar(f) V(0-1), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
9ª-Olhanense(c) V(2-1), Marco Ferreira, Prejudicados, Sem influência no resultado
10ª-Braga(f) E(1-1), Proença, Prejudicados, (0-2), -2 pontos
11ª-Sporting(c) V(1-0), Capela, Prejudicados, Sem influência no resultado
12ª-Marítimo(f) V(0-1), Sousa, Nada a assinalar
13ª-Rio Ave(c) V(5-1), Bruno Esteves, Nada a assinalar
14ª-Leiria(f) V(0-4), Cosme, Nada a assinalar
15ª-Setúbal(c) V(4-1), Malheiro, Prejudicados, Sem influência no resultado
16ª-Gil Vicente(c) V(3-1), Marco Ferreira, Nada a assinalar
17ª-Feirense(f) V(1-2), Rui Costa, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
18ª-Nacional(c) V(4-1), Jorge Sousa, Prejudicados, Sem influência no resultado
19ª-Guimarães(f) D(1-0), Xistra, Prejudicados, (0-0), -1 ponto
20ª-Académica(f) E(0-0), Hugo Miguel, Prejudicados, (0-3), -2 pontos
21ª-Corruptos(c) D(2-3), Proença, Prejudicados, (2-0), -3 pontos
22ª-Paços de Ferreira(f) V(1-2), Bruno Esteves, Prejudicados, Sem influência no resultado
23ª-Beira-Mar(c) V(3-1), Manuel Mota, Nada a assinalar
24ª-Olhanese(f) E(0-0), Capela, Prejudicados, (0-2), -2 pontos
25ª-Braga(c) V(2-1), João Ferreira, Nada a assinalar
26ª-Sporting(f) D(1-0), Soares Dias, Prejudicados, (1-3), -3 pontos
27ª-Marítimo(c) V(4-1), Bruno Paixão, Prejudicados, Sem influência no resultado
28ª-Rio Ave(f) E(2-2), Olegário, Prejudicados, (2-4), -2 pontos
29ª-Leiria(c) V(1-0), Rui Costa, Nada a assinalar

Corruptos
1º-Guimarães(f) V(0-1), Olegário, Beneficiados, (0-0), +2 pontos
2ª-Gil Vicente(c) V(3-1), Rui Silva, Beneficiados, Impossível contabilizar
3ª-Leiria(f) V(1-4), Capela, Prejudicados, Sem influência no resultado
4ª-Setúbal(c) V(3-0), Marco Ferreira, Beneficiados, Sem influência no resultado
5ª-Feirense(f) E(0-0), Bruno Esteves, Beneficiados, (1-0), +1 ponto
6ª-Benfica(c) E(2-2), Jorge Sousa, Nada a assinalar
7ª-Académica(f) V(0-3), Paulo Baptista, Nada a assinalar
8ª-Nacional(c) V(5-0), Cosme Machado, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
9ª-Paços de Ferreira(c) V(3-0), Hugo Miguel, Beneficiados, Sem influência no resultado
10ª-Olhanense(f) E(0-0), Capela, Prejudicados, (0-1), -2 pontos
11ª-Braga(c) V(3-2), Soares Dias, Prejudicados, Sem influência no resultado
12ª-Beira-Mar(f) V(1-2), Xistra, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
13ª-Marítimo(c) V(2-0), Duarte Gomes, Prejudicados, Sem influência no resultado
14ª-Sporting(f), E(0-0), Proença, Nada a assinalar
15ª-Rio Ave(c), V(2-0), Marco Ferreira, Nada a assinalar
16ª-Guimarães(c), V(3-1), Hugo Miguel, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
17ª-Gil Vicente(f), D(3-1), Bruno Paixão, Prejudicados, Impossível contabilizar
18ª-Leiria(c), V(4-0), Rui Silva, Beneficiados, Impossível contabilizar
19ª-Setúbal(f) V(1-3), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
20ª-Feirense(c) V(2-0), Jorge Ferreira, Beneficiados, Impossível contabilizar
21ª-Benfica(f) V(2-3), Proença, Benefeciados, (2-0), +3 pontos
22ª-Académica(c) E(1-1), Marco Ferreira, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
23ª-Nacional(f) V(0-2), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar
24ª-Paços de Ferreira(f) E(1-1), Pacheco, Beneficiados, (2-1), +1 ponto
25ª-Olhanense(c) V(2-0), Manuel Mota, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
26ª-Braga(f) V(0-1), Olegário, Beneficiados, Impossível contabilizar
27ª-Beira-Mar(c) V(3-0), Bruno Esteves, Beneficiados, Impossível contabilizar
28ª-Marítimo(f) V(0-2), Paulo Baptista, Beneficiados, Impossível contabilizar
29ª-Sporting(c) V(2-0), Proença, Beneficiados, Impossível contabilizar

Sporting
1ª-Olhanense(c) E(1-1), Xistra, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
2ª-Beira-Mar(f) E(0-0), Fernando Martins, Nada a assinalar
3ª-Marítimo(c) D(2-3), Proença, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
4ª-Paços Ferreira(f) V(2-3), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
5ª-Rio Ave(f) V(2-3), Hugo Miguel, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
6ª-Setúbal(c) V(3-0), Cosme Machado, Nada a assinalar
7ª-Guimarães(f) V(0-1), Bruno Paixão, Nada a assinalar
8ª-Gil Vicente(c) V(6-1), João Capela, Beneficiados, Sem influência no resultado
9ª-Feirense(f) V(0-2, Gralha, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
10ª-Leiria(c) V(3-1), Manuel Mota, Beneficiados, Impossível contabilizar
11ª-Benfica(f) D(1-0), Capela, Beneficiados, Sem influência do resultado
12ª-Nacional(c) V(1-0), Vasco Santos, Nada a assinalar
13ª-Académica(f) E(1-1), Rui Costa, Nada a assinalar
14ª-Corruptos(c) E(0-0), Proença, Nada a assinalar
15ª-Braga(f) D(2-1), Capela, Nada a assinalar
16ª-Olhanense(f) E(0-0), Vasco Santos, Nada a assinalar
17ª-Beira-Mar(c) V(2-0), Duarte Gomes, Nada a assinalar
18ª-Marítimo(f) D(0-2), Cosme, Nada a assinalar
19ª-Paços de Ferreira(c) V(1-0), Jorge Ferreira, Prejudicados, Sem influência no resultado
20ª-Rio Ave(c) V(1-0), Paulo Baptista, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
21ª-Setúbal(f) D(1-0), Gralha, Prejudicados, Beneficiados, (1-1), -1 ponto
22ª-Guimarães(c) V(5-0), Soares Dias, Nada a assinalar
23ª-Gil Vicente(f) D(2-0), Bruno Paixão, Prejudicados, Impossível contabilizar
24ª-Feirense(c) V(1-0), Vasco Santos, Nada a assinalar
25ª-Leiria(f) V(0-1), Proença, Beneficiados, Impossível contabilizar
26ª-Benfica(c) V(1-), Soares Dias, Beneficiados, (1-3), +3 pontos
27ª-Nacional(f) V(2-3), Xistra, Nada a assinalar
28ª-Académica(c) V(2-1), Hugo Miguel, Prejudicados, Sem influência no resultado
29ª-Corruptos(f) D(2-0), Proença, Prejudicados, Impossível contabilizar
Braga
1ª-Rio Ave(f) E(0-0), Duarte Gomes, Beneficiados, (1-0), +1 ponto
2ª-Marítimo(c) V(2-0), Soares Dias, Beneficiados (1-0), Sem influência
3ª-Setúbal(f) V(0-1), Hugo Miguel, Beneficiados (0-0), +2 pontos
4ª-Gil Vicente(c) V(3-1), Rui Costa, Nada a assinalar
5ª-Guimarães(f) E(1-1), Pedro Proença, Nada a assinalar
6ª-Nacional(c) V(2-0), Xistra, Nada a assinalar
7ª-Leiria(f) D(1-o), Marco Ferreira, Nada a assinalar
8ª-Feirense(c) V(3-0), João Ferreira, Nada a assinalar
9ª-Académica(f) E(0-0), Jorge Sousa, Nada a assinalar
10ª-Benfica(c) E(1-1), Proença, Beneficiados, (0-2), +1 ponto
11ª-Corruptos(f) D(3-2), Soares Dias, Beneficiados, Sem influência no resultado
12ª-Paços de Ferreira(c) V(5-2), Marco Ferreira, Nada a assinalar
13ª-Olhanense(f) V(3-4), João Ferreira, Nada a assinalar
14ª-Beira-Mar(f) V(1-2), Rui Costa, Nada a assinalar
15ª-Sporting(c) V(2-1), Capela, Nada a assinalar
16ª-Rio Ave(c) V(2-1), Sousa, Prejudicados, Sem influência no resultado
17ª-Marítimo(f) V(1-2), Bruno Esteves, Nada a assinalar
18ª-Setúbal(c) V(3-0), Hugo Pacheco, Nada a assinalar
19ª-Gil Vicente(f) V(0-3), Hugo Miguel, Nada a assinalar
20ª-Guimarães(c) V(4-0), Capela, Nada a assinalar
21ª-Nacional(f) V(1-3), Vasco Santos, Nada a assinalar
22ª-Leiria(c) V(2-1), Xistra, Beneficiados, (2-3), +3 pontos
23ª-Feirense(f) V(1-4), Duarte Gomes, Nada a assinalar
24ª-Académica(c) V(2-1), Gralha, Beneficiados, (1-2), +3 pontos 
25ª-Benfica(f) D(2-1), João Ferreira, Nada a assinalar
26ª-Corruptos(c) D(0-1), Olegário, Prejudicados, Impossível contabilizar
27ª-Paços de Ferreira(f), E(1-1), Duarte Gomes, Nada a assinalar
28ª-Olhanense(c), D(1-2), Hugo Pacheco, Nada a assinalar
29ª-Beira-Mar(c), V(1-0), Bruno Paixão, Nada a assinalar

Neblina

"O processo Apito Dourado mostrou-nos a forma como certos clubes se movimentavam nos bastidores, e traficavam influências com vista à viciação de resultados desportivos. Dirigentes desportivos recebiam árbitros em casa nas vésperas de jogos, ofereciam-lhes prostitutas após os mesmos, adulteravam processos disciplinares, instrumentalizavam jornalistas, etc. Ficou à vista, e ao ouvido, de todos, que havia quem não olhasse a meios para atingir os seus fins, que havia quem fosse capaz de tudo para chegar às vitórias. À semelhança do que aconteceu em tantos outros casos no nosso país, questões processuais chocaram de frente com o apuramento da verdade, e promoveram a impunidade generalizada - aspecto que serviu para o branqueamento daquelas vitórias e daqueles títulos, convidando, simultâneamente, a que tias práticas continuassem, ou até que se intensificassem.
A quem conheça um pouco da história da corrupção no Desporto internacional (e, infelizmente, já houve vários e diferentes casos), não surpreenderia também que a vertente ligada à arbitragem, então desmascarada, fosse apenas a ponta de um iceberg onde outro tipo de elementos se misturasse. Dito de outro modo, quem acompanhe, por exemplo, o Ciclismo e os seus frequentes casos de doping, sabe que o tipo de controlo feito no Futebol não passa de uma brincadeira de crianças, à qual muitas práticas ilícitas, e actualmente bastante sofisticadas, podem facilmente escapar. E, quem tenha lido alguma coisa sobre o fenómeno das apostas ilegais (por exemplo na Ásia, mas também na Itália ou na Alemanha), perceberá como a um defesa-central, ou a um guarda-redes, é fácil fabricar um resultado, prejudicando a própria equipa, a troco de dinheiro, de um contrato, de um relação privilegiada com determinado empresário, de uma boa crítica num jornal, ou até de uma ameaça.
Quem já se mostrou capaz de corromper, e vive da impunidade de um sistema judicial obsoleto, não pode pois esperar as nossas felicitações, mas sim a nossa desconfiança."

Luís Fialho, in O Benfica

Cabeça fria

"1. Pronto, acabou. Tivemos o pássaro na mão, deixámo-lo fugir. O FC Porto nunca convenceu (nem sábado, na Madeira) mas acaba folgado campeão. Houve culpas de árbitros (ainda este domingo Benquerença se 'esqueceu' de marcar duas grandes penalidades...) mas também muitas culpas próprias. Não vale a pena, a quente, andarmos à procura de culpados. E adeptos que este domingo não apoiaram a equipa não têm moral para, no fim, a criticarem.

2. Infelizmente, as coisas no Futebol (campanha europeia à parte) não correram bem. Mas no Futebol jovem estamos bem lançados nos vários escalões, no Hóquei lideramos (finalmente!), no Voleibol começamos bem a final ) e espero que a esta hora já sejamos campeões), no Basquetebol respondemos com uma vitória categórica à inesperada derrota de sábado, no Futsal estamos bem lançados... e ainda houve a Corrida do Benfica - António Leitão, com milhares de participantes e um grand ambiente, apesar da chuva. Tudo isto (também) é Bnefica.

3. Esta quarta-feira passaram 50 anos sobre outra data memorável: 5-3 ao Real Madrid e segundo título europeu. Que grande jogo! Começamos por estar a perder, por 2-0, empatámos 2-2, o grande Puskas ainda fez o 3-2 na 1.ª parte mas, na segunda, fomos imparáveis e, com três golos, derrotámos a equipa que fora cinco vezes campeã europeia. Um ano antes, na estreia das transmissões da Eurovisão em Portugal, quase nada se vira do encontro com o Barcelona. Desta vez, pudemos seguir todo o jogo de Amesterdão em directo. Que grande festa!

4. A Inspecção-Geral da Educação arquivou a (ridícula) queixa de um pai a propósito de uma canção infantil na qual se dava um Viva o Benfica. A referida inspecção considerou que a 'actuação da escola não merecia censura jurídico-disciplinar'. A questão não foi tanto a queixa do pai da aluna mas o patético aproveitamento feito pelo FC Porto, que até emitiu comunicados afirmando que a actuação não se cingia a uma escola mas a toda a região, tipo plano de acção concertado a favor do Benfica. Têm que inventar guerras para manter a chama acesa..."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Palavras

"Nesta fase do Campeonato, as palavras estão cansadas. E, assim, é difícil encontrar palavras frescas para fazer referências a um empate em Vila do Conde, com dois golos tão bem marcados, dois golos tão inacreditavelmente sofridos e tantos, tantos golos perdidos. E foi nesse dia e desse modo que o Benfica perdeu em definitivo a fé no Campeonato, cuja classificação comandava destacadíssimo no final de Março.
Ao longo da temporada vai-se dando uso às palavras, explicando aqui, justificando acolá. Chega-se a um ponto em que as palavras estão gastas, porque independentemente de tudo o que se joga e se decide à margem das quatro linhas, nas antecâmaras da mentira, não há palavra para justificar, perdas de tantos pontos assim.
E agora, que dizer quando o mais fraco FCP de que há memória nos últimos anos, com um plantel sem soluções e um treinador de recurso, celebra o título a duas jornadas do fim? Não há palavras. As palavras estão gastas.
Bem sabemos de grande parte do muito que se joga fora do campo, nas alfurjas do Sistema. Na véspera do jogo em Vila do Conde, assistira-se no Funchal ao que o jornal A Bola designou por «caricato», a cena com «dois jogadores do Marítimo a saltar juntos para cortar a bola com a mão», para o primeiro dos dois penálties da vitória portista. Provavelmente Sir Alex Fergunsson tinha razão quando sentenciou que há clubes que comprar títulos.
O Benfica , ao invés, comprou jogadores e formou para esta época um plantel que dificilmente repetirá, pela quantidade e qualidade de jogadores e pela diversidade de soluções. Mas chega-se ao fim do calendário e que dizer? As palavras estão cansadas e gastas."

João Paulo Guerra, in O Benfica

Festejos e lamentos

"Triste noite de domingo em que o Benfica, em Vila do Conde, entregou definitivamente o título ao FCP. Triste pelo choro que um miúdo benfiquista apresentava nos écrans televisivos; triste pela exibição descolorida que o nosso Benfica fez; triste porque percebemos que, na segunda metade do campeonato, abrimos, nós próprios, as portas de nossa casa, para que a corja do costume pudesse fartar vilanagem.
No ano passado, todas as virgens ofendidas do jornalismo e da opinião publicada rasgaram as vestes devido à lamentável atitude do Benfica ter apagado a luz e ligado a rega, aquando da festa do clube do sr. Costa. Estranhamente, este ano, ninguém se insurgiu contra o que foi documentado, visto, revisto e transmitido por vários canais televisivos: aquando dos festejos do FCP, gritavam em uníssono, jogadores e dirigentes, cânticos sucessivos de ódio e ofensa ao Benfica e aos benfiquistas. Aquela gente festeja o ódio e o insulto. Aquela gente fomenta o que festeja. Em redor, o silêncio conivente de uma comunicação social maioritariamente amestrada.
No meio da leda mansidão dos comentários que se ouviam pela televisão – e é tão fácil atirar para debaixo do tapete de uma vitória a sujidade com que a mesma foi conseguida – surgiu uma voz dissonante: Rui Santos, na SICN. Este jornalista disse que o campeonato foi uma farsa, disse que as nomeações dos árbitros são suspeitas e pediu que se investigasse um futebolista do Marítimo que ajudou o árbitro de circunstância a ajudar o campeão de circunstância. Em redor ficou o silêncio… entrecortado pelos que, do cimo de uma varanda, festejavam, insultando o adversário. E nesse insulto, nesse momento de afirmação de uma forma de ser e estar, demonstrava-se a pequenez de quem insulta e a grandiosidade de quem era insultado… o que não deixa de ser uma fina ironia."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica